quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Virada da Liberdade 2026 celebra o legado de Lô Borges e várias atrações em espetáculo multimídia


                             

               

Muitas atrações na Virada da Liberdade


A Virada da Liberdade 2026 vai homenagear Lô Borges, um dos maiores artistas da música brasileira e símbolo da identidade cultural de Minas Gerais. O cantor já estava confirmado com uma das atrações da Virada da Liberdade e todos os mineiros sentiram a partida do compositor em novembro. A homenagem vai unificar música, tecnologia e artes visuais em um tributo especial à sua trajetória.


Em um espetáculo que une emoção e inovação, o réveillon no Circuito da Liberdade contará com três momentos de homenagens dedicadas ao artista. As celebrações para Lô começam no palco principal, quando umas das bandas contará com uma participação especial protagonizando uma canção do cantor. A música vai celebrar a influência do artista sobre diferentes gerações de músicos e estabelece um diálogo entre passado, presente e futuro da música mineira, em um encontro simbólico no palco da Virada da Liberdade.

                        Aline Calixto

Programação: 17h – DJ Marlon Pierre ; 18h – Pé de Sonho; 19h10 – Juarez Moreira;20h30 – Aline Calixto; 22h15 – Lagum; 23h30 – Esquenta para a Virada

00h – Show de Drones e Fogos e 00h16 – Biquíni


                     Banda Biquini


Poucos minutos antes da virada, o público será surpreendido ainda por uma ação audiovisual exclusiva, desenvolvida especialmente para o evento. Mantida em sigilo pela produção, a intervenção promete emocionar e criar um momento de conexão coletiva, preparando o clima para a chegada de 2026.

 O tributo também ganhará forma nos céus de Belo Horizonte. Durante o show de drones, um dos momentos mais aguardados da noite, será exibido o tênis icônico que estampa a capa de um dos discos mais emblemáticos de Lô Borges, imagem profundamente associada à sua trajetória artística. Transformado em figura luminosa sobre o Palácio da Liberdade, o símbolo integra a narrativa visual do espetáculo aéreo, que combina tecnologia, arte e memória afetiva.

 A Virada da Liberdade é uma ação do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), com apresentação da Copasa, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com patrocínio do Instituto BAT, Codemge e Itambé, além do apoio do Palácio da Liberdade, Circuito Liberdade, CDL-BH e da Prefeitura de Belo Horizonte.

Estrutura inédita  -  Um grande palco cenográfico está sendo montado na Praça da Liberdade, com 12 metros de largura e 15 metros de pé-direito, valorizando a arquitetura do Palácio da Liberdade e proporcionando uma experiência visual impactante.

 O espetáculo pirotécnico contará com fogos de baixo ruído, priorizando o conforto e a inclusão de idosos, crianças, pessoas sensíveis ao som e animais. Serão mais de 5.500 disparos, sincronizados com uma trilha sonora exclusiva em homenagem ao povo mineiro. A celebração será complementada por uma apresentação aérea com mais de 300 drones, em coreografia dedicada aos ícones da cultura de Minas Gerais.



terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Modernização das travessias por balsas no lago de Furnas

 



 

O lago de Furnas é conhecido como “Mar de Minas”, onde haverá a modernização da travessia das balas , através do projeto que prevê investimentos de aproximadamente R$ 280 milhões em novas balsas e serviços aos usuários, ao longo dos 30 anos de contrato, e tem como objetivo qualificar um serviço essencial prestado há cerca de seis décadas na região.

A estimativa é de que mais de 300 mil pessoas, em 52 municípios, sejam beneficiadas com um transporte mais seguro, regular e eficiente para veículos e passageiros.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), publicou dia 30 de dezembro,  o edital de licitação da parceria público-privada (PPP) para a operação, manutenção e modernização das travessias aquaviárias no lago da usina hidrelétrica de Furnas, no Sul do Estado.

 

A concessão contempla sete travessias: Penas (São José da Barra–Guapé), Fernandes (Guapé–Cristais), Águas Verdes (Carmo do Rio Claro–Campo do Meio), Fama (Fama–Campos Gerais), Pontalete (Paraguaçu, Elói Mendes e Três Pontas), Mendes (Campo Belo–Nepomuceno) e Itaci (Carmo do Rio Claro).

 


Atualmente, o sistema é operado pelas prefeituras, que enfrentam limitações técnicas e financeiras. A Eletrobras é responsável pela disponibilização e manutenção das embarcações. Entre os principais desafios estão dificuldades operacionais e longas filas em períodos de alta temporada.

Com a PPP, a proposta é padronizar os serviços e as tarifas, ampliar a frequência das travessias, estabelecer horários fixos, renovar as balsas, incluir manutenção corretiva permanente e reforçar os equipamentos de segurança.

A modernização do sistema aquaviário visa contribuir para o desenvolvimento regional, facilitar o escoamento da produção agrícola, fortalecer o turismo e ampliar o acesso da população a serviços essenciais, o projeto representa um grande avanço para a população que depende diariamente das balsas.

 

A Seinfra recebeu contribuições sobre o projeto por meio de consulta pública realizada entre 16 de setembro a 19 de outubro, com o objetivo de ampliar o diálogo com a sociedade.

No mesmo período, foram promovidas audiências públicas presenciais nos municípios de São José da Barra, Campo do Meio, Três Pontas e Campo Belo, além de uma audiência virtual transmitida pelo canal oficial da secretaria no Youtube.

Os encontros permitiram apresentar o projeto à população, esclarecer dúvidas com as equipes técnicas e recolher sugestões que contribuíram para o aprimoramento da proposta.

O leilão da concessão está previsto para o primeiro trimestre de 2026.

Feriados nacionais movimentarão o turismo

 

O ano de 2026 já está batendo na porta. O movimento de viagens para o ano novo vai ser intenso, preparem os planejamentos para as viagens, consulte as agências e operadoras de turismo, para realizar com tranquilidade as viagens com familiares e amigos. O Governo Federal divulgou as datas dos 10 feriados nacionais, apenas um cai no fim de semana – o da Proclamação da República, em 15 de novembro, será no domingo. Não podemos esquecer dos feriados municipais e estaduais comemorados em cada estado e município por leis.



A lista inclui dez feriados nacionais e nove pontos facultativos abrangendo datas tradicionais do calendário cívico e religioso brasileiro, além de períodos de organização do funcionamento administrativo, como carnaval e as vésperas de Natal e ano novo.

Confira o calendário de feriados nacionais e pontos facultativos em 2026:

  • 1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional);
  • 16 de fevereiro, carnaval (ponto facultativo);
  • 17 de fevereiro, carnaval (ponto facultativo);
  • 18 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h);
  • 3 de abril, Paixão de Cristo (feriado nacional);
  • 20 de abril (ponto facultativo);
  • 21 de abril, Tiradentes (feriado nacional);
  • 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
  • 4 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 5 de junho (ponto facultativo);
  • 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro, Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo);
  • 2 de novembro, Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional);
  • 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);
  • 24 de dezembro, Véspera do Natal (ponto facultativo após as 13h);
  • 25 de dezembro, Natal (feriado nacional); e
  • 31 de dezembro, Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 13h).

  • Consulte as agências e operadoras de viagens para o melhor planejamento, preços e pacotes de viagens.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Cerveja com tradição de 130 anos produzida por padres no porão de igreja é eleita a melhor do mundo

 


Uma cervejaria artesanal mantida há mais de 130 anos no porão de uma igreja católica em Juiz de Fora conquistou medalha de ouro no Brazilian International Beer Awards (Prêmio Internacional de Cerveja no Brasil, em tradução livre).

 A premiada do maior concurso de bebidas independentes da América Latina, “WeissBier” é produzida pela Cervejaria Hofbauer, que funciona no subsolo da Igreja Nossa Senhora da Glória.

 

A produção é mantida por padres da Congregação Redentorista, que preservam métodos tradicionais inspirados na cultura cervejeira europeia.

Segundo os organizadores do concurso, a cerveja mineira se destacou entre mais de mil rótulos inscritos, recebendo nota 97 de 100 em critérios como aroma, sabor e equilíbrio.

Com o quarto reconhecimento conquistado pela cervejaria em 2025, ano em que passou a disputar competições, o prêmio colocou a Hofbauer como melhor do mundo na categoria disputada.

 

A história e as características da cerveja centenária- A história começa no fim do século XIX, quando missionários redentoristas trouxeram ao Brasil a tradição monástica de produção de cerveja.

Desde então, a fábrica funciona com as mesmas máquinas importadas da Holanda em 1907, mantendo processos manuais e produções em pequena escala com lotes de apenas 350 litros, apenas quatro vezes por ano.

A bebida apresenta coloração amarelo-claro, teor alcoólico de 5,3% e aspecto naturalmente turvo. No paladar, o fabricante descreve um conjunto equilibrado, de corpo leve, baixo amargor e final suavemente cítrico.

 

"Ganhar uma premiação aumenta a visibilidade da marca e reforça a credibilidade no meio cervejeiro. Além disso, esses eventos permitem trocar experiências com produtores de todo o mundo. Mesmo quem não é premiado aprende muito com o feedback dos jurados", afirmou Taylor Bertoli, mestre cervejeiro e responsável pela produção.

Como visitar a cervejaria- As visitas à cervejaria ocorrem aos sábados por agendamento, para grupos de até 30 pessoas, ao custo de R$65,00. Segundo a paróquia, os recursos obtidos com a venda da cerveja são destinados a projetos sociais da igreja.

 A Hofbauer oferece sete estilos de cerveja artesanal. O pacote inclui degustação de três cervejas, pão e bolinho de cevada.  https://www.instagram.com/cervejahofbauer/

sábado, 27 de dezembro de 2025

Parque Estadual do Ibitipoca atrações subterrâneas entre grutas e natureza

 



Entre montanhas, mirantes icônicos e trilhas que cortam paisagens que parecem esculpidas à mão, o Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais, guarda um de seus maiores tesouros: as grutas. São nove formações rochosas que transformam a visita em uma jornada por ambientes milenares, onde luz, sombra, textura, silêncio e geologia se misturam para criar um dos cenários mais fascinantes de Minas Gerais. O Parque Estadual do Ibitipoca é uma área protegida, com 1.488 hectares, dividindo as águas dos rios Grande e Paraíba do Sul.



Nele, os visitantes podem encontrar uma ampla área verde, pertencente ao Domínio Atlântico (Bioma Mata Atlântica), composta por florestas nebulares. campos de altitude e campos rupestres, que se desenvolveram em espaços rochosos.

Entre as espécies comuns no local, destacam-se as charmosas bromélias e orquídeas, além de samambaias e os imponentes cactos. Em sua extensão, é possível avistar candeias, que são constantemente cobertas por líquens em tons de verde intenso: os chamados “barba-de-velho”.

As belezas naturais não terminam por aí. Ao caminhar entre as suas formações vegetais, encontramos cachoeiras e piscinas naturais, muito apreciadas pelos turistas. Em alguns casos, e graças à forte correnteza, existem ainda escavações, que criam passagens subterrâneas repletas de mistério, como a Ponte da Pedra.

 

Para visitar o parque partindo de Belo Horizonte, seguir a BR-040 no sentido Rio de Janeiro, antes de Juiz de Fora acessar o trevo para a BR 267 seguindo para Lima Duarte. De Lima Duarte, seguir para o Distrito de Conceição de Ibitipoca por 26 km em estrada não-pavimentada. Do Distrito de Conceição de Ibitipoca ao parque são mais 3km de estrada calçada.

                                             



Existe outro acesso que é feito também pela BR 040, seguindo até o trevo de Barbacena. Seguir pela MG-338 sentido Ibertioga e, após esta cidade, continuar por 45 Km em estrada não pavimentada passando por Santa Rita do Ibitipoca até o trevo entre o Parque e Conceição do Ibitipoca. Atenção à sinalização neste trecho pois existem muitos cruzamentos. A sinalização para o parque existe a partir de Lima Duarte e na BR 267.

 

Muito mais que pontos de passagem, as grutas de Ibitipoca são experiências completas de contemplação e aventura e consideradas o maior patrimônio de cavernas de quartzito do Brasil, um verdadeiro universo subterrâneo a céu aberto.

 

As nove grutas estão distribuídas pelas trilhas mais conhecidas do parque e oferecem diferentes tipos de vivências: passagens estreitas, corredores iluminados por claraboias naturais, salões amplos, janelas com vista para vales e cenários onde a luz praticamente não entra.

 



O Circuito Janela do Céu abriga três grutas – da Cruz, conhecida pela abertura superior que cria um efeito de luz marcante; Sistema Fugitivos – Três Arcos, um conjunto impressionante de formações com arcos naturais e corredores fotogênicos; e dos Moreiras, a única que só pode ser visitada com acompanhamento de um guia credenciado por contar, desde 2022, com um plano de manejo espeleológico implementado para garantir a conservação do patrimônio e a organização do fluxo de turistas. Com 16km (ida e volta), este é o percurso mais longo do parque e só pode receber no máximo 240 visitantes por dia. Conta com subidas e descidas íngremes, o que exige bom preparo físico do visitante.

 


No Circuito das Águas fica a Gruta dos Gnomos, marcada por pequenas cavidades e muito associada à mitologia e à cultura popular, onde os gnomos são descritos como seres de baixa estatura que habitam subsolos; e a Ponte da Pedra, famosa pelo imenso bloco que forma uma "ponte" natural sobre o visitante. O percurso é mais curto - 5,2km, entre ida e volta - mas também tem subidas e descidas íngremes. Ao longo da trilha existem mirantes que foram instalados como forma de promover segurança e conforto ao visitante, além de possibilitar a contemplação da paisagem.

 

Já o Circuito do Pião, um dos mais procurados, também possui um percurso longo, com aproximadamente 9,5km (ida/volta) e duração média de 6h para vencer as muitas subidas e descidas íngremes e chegar às grutas do Monjolinho, conhecida pela sensação de frescor e pelo silêncio característico das cavidades menores; do Pião, que tem esse nome por ficar próxima ao icônico Pico; e dos Viajantes, tradicional parada dos trilheiros, com uma ampla área de abrigo natural.  Consulte as agencias e operadoras de viagens para fazer o pacote para a região e apreciar a maravilha da natureza.

 

Mais informações: https://parquedoibitipoca.com.br/loja

Turismo em crescimento : Mais de 93 milhões de passageiros voaram pelo Brasil

 

 


Os voos domésticos estão batendo recordes com a  movimentação do turismo pelos aeroportos pelo Brasil. A aviação civil brasileira segue em trajetória de crescimento e alcançou resultados expressivos ao longo de 2025, reforçando o papel estratégico do transporte aéreo para o desenvolvimento do turismo no país. Entre janeiro e novembro, o mercado doméstico registrou a movimentação de 92 milhões de passageiros, número que já supera todo o volume contabilizado no ano de 2023 e se aproxima dos 93,4 milhões registrados em 2024.

 

Os dados foram divulgados  pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por meio do relatório de demanda e oferta do setor, que reúne informações atualizadas até novembro.

 

Apenas em novembro, 8,6 milhões de passageiros viajaram em voos nacionais, um crescimento de 7,4% na comparação com novembro de 2024, além de um novo recorde para o período.

 

Considerando os segmentos doméstico e internacional, a aviação brasileira somou 117,8 milhões de passageiros transportados entre janeiro e novembro, resultado que se aproxima do total verificado em todo o ano de 2024 (118,4 milhões) e do recorde histórico de 2019, quando o país alcançou a marca de 118,7 milhões.

 


Os dados da ANAC  mostram que aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) liderou o ranking de movimentação, em um ranking também composto pelos terminais de Congonhas, na capital paulista; Brasília (DF), Confins (MG) e Galeão (RJ).  Entre janeiro e novembro de 2025, o trajeto São Paulo-Rio de Janeiro registrou 6,6 milhões de passageiros, seguido das rotas São Paulo-Paraná (6,2 milhões) e São Paulo-Santa Catarina (5,4 milhões).

 

Confira aqui o relatório de demanda e oferta da Anac https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNDI3ZjQxZDItMjY2MC00NzNhLTk1ZjUtN2MwNjMzNzNiNGE1IiwidCI6ImI1NzQ4ZjZlLWI0YTQtNGIyYi1hYjJhLWVmOTUyMjM2ODM2NiJ9

Santa Casa BH o maior hospital de Minas Gerais vence Prêmio Federassantas com os projetos ONA Voice e Capa da Coragem

                                                

              

A Santa Casa BH celebrou mais uma conquista na 7ª edição do Prêmio Federassantas de Boas Práticas – Dr. Eduardo Levindo Coelho, promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas). A cerimônia aconteceu no dia 3 de dezembro, no auditório da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), reunindo gestores, especialistas e lideranças da saúde filantrópica do estado. 

Com o resultado, a instituição alcança o terceiro ano consecutivo de reconhecimento na premiação estadual. Em 2025, a Santa Casa BH conquistou o primeiro lugar em dois eixos. No Eixo Melhoria de Processos e Sustentabilidade Econômico-Financeira, o projeto ONA Voice: Gamificação como Estratégia para a Cultura da Qualidade foi premiado por sua abordagem inovadora no fortalecimento da cultura da qualidade e na adesão às diretrizes institucionais. 

Já no Eixo Humanização e/ou Experiência do Cliente, o projeto Capa da Coragem conquistou o primeiro lugar ao transformar a experiência de crianças em processo cirúrgico, colocando em evidência o cuidado humanizado e o acolhimento no ambiente hospitalar. 



Além das premiações, a Santa Casa BH marcou presença em todas as categorias do prêmio, concorrendo com oito projetos, o que reforça sua atuação integrada, inovadora e de alta complexidade no atendimento 100% SUS. 

Projeto Capa da Coragem  - Iniciado em junho de 2023, já contando com mais de 440 intervenções até o momento, o Projeto transforma a experiência de crianças que passam por procedimentos cirúrgicos na Santa Casa BH ao levar o lúdico para um dos momentos mais delicados da internação: o preparo e o trajeto até o bloco cirúrgico.  

As crianças vestem capas e fantasias de super-heróis e, em alguns casos, seguem até o centro cirúrgico em um carrinho elétrico, tornando esse percurso mais leve, seguro e acolhedor. 

A gerente do Instituto Materno Infantil Santa Casa BH, Camila Costa, idealizadora do projeto explica que o Capa da Coragem nasceu do desejo de olhar para a criança além do procedimento e proporcionar uma experiência do paciente transformadora. É sobre cuidado integral, empatia e respeito à infância, mesmo dentro de um ambiente de alta complexidade como o hospital.” 



A iniciativa utiliza a linguagem da criança — o brincar — para reduzir o medo e a ansiedade, fortalecer vínculos com a família e a equipe multiprofissional e ajudar a criança a compreender e elaborar emocionalmente todo o processo cirúrgico. O projeto envolve diversos profissionais da Pediatria, equipes de enfermagem, anestesia e profissionais do bloco cirúrgico, garantindo uma abordagem alinhada à humanização do cuidado.  

Para a psicopedagoga Liliane Caetano Nunes, uma das coordenadoras do projeto, “quando a criança brinca, ela se sente segura para expressar seus medos e emoções. Ao trazer o universo do faz de conta para o ambiente hospitalar, conseguimos transformar um momento de dor e ansiedade em uma experiência de acolhimento, confiança e fortalecimento emocional, tanto para a criança quanto para a família.” 

Projeto ONA Voice  - Vencedor do Eixo Melhoria de Processos e Sustentabilidade Econômico-Financeira, o ONA Voice, de autoria da gerente de Qualidade da Santa Casa BH, Lívia Tadeu e sua equipe, foi criado para apoiar a instituição no avanço para o Nível 2 de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). 

A iniciativa transformou um processo técnico em uma estratégia de engajamento institucional, utilizando a gamificação como ferramenta para fortalecer a cultura da qualidade. O projeto envolveu 28 times multiprofissionais, com batalhas temáticas voltadas à análise situacional, revisão de documentos e tratamento de não conformidades, além de capacitações contínuas com ferramentas de gestão. 

Os resultados foram expressivos: 82,79% das não conformidades foram tratadas e houve redução de 70% dos documentos vencidos. Para a autora do projeto, “o ONA Voice ampliou o conhecimento técnico sobre o Manual Brasileiro de Acreditação, fortaleceu a integração entre os setores e aumentou a adesão ao sistema de gestão da qualidade. Ao utilizar a gamificação, mostramos que é possível engajar os colaboradores e fortalecer a cultura da qualidade de forma leve e participativa, trazendo protagonismo e corresponsabilidade e tornando a qualidade parte do dia a dia assistencial.” 

O Prêmio Federassantas reconhece as boas práticas desenvolvidas por hospitais filantrópicos de Minas Gerais. A edição deste ano contou com a participação de mais de 300 hospitais, 26 instituições inscritas e 27 projetos semifinalistas, distribuídos em eixos temáticos como inovação em tecnologia, qualidade assistencial e humanização. Após a seleção técnica, os projetos passaram por votação popular e, na etapa final, por avaliação de uma comissão julgadora. 


 

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

“Escapada” no Intercity Expo



O Escapada oferece uma nova forma descansar e aproveitar o no final de semana na cidade, menu assinado e sensação de viagem sem sair de Belo Horizonte; Ação inédita do hotel disponibiliza apenas 22 diárias disponíveis aos finais de semana.

Cresce a cada dia o número de pessoas que buscam uma pausa estratégica da rotina, seja para descansar, celebrar um momento especial ou simplesmente aproveitar um fim de semana tranquilo próximo de casa, mas em um ambiente diferente para renovar a energia. Por isso, os hotéis são os espaços perfeitos para estas escapadas de bem-estar. Atento a esse movimento, o Intercity BH Expo lança o Escapada, uma proposta de hospedagem aos fins de semana que convida o público de Belo Horizonte e entorno para uma experiência que proporciona o conforto de hotel, clima de viagem e opções gastronômicas personalizadas, tudo isso sem a necessidade de longas distâncias para apreciar um clima de férias e a cidade.

 

Segundo Rodrigo Cançado, diretor do Intercity BH Expo, a ação está alinhada às novas demandas do público. “Percebemos que muitas pessoas desejam viajar sem, necessariamente, ir longe. Essa tendência já se consolidou em São Paulo e Rio, mas Beagá tem muito potencial para atrair este público. O Escapada nasce justamente para atender esse desejo de proporcionar descanso, gastronomia de qualidade e a experiência de se sentir em viagem, mas dentro da própria cidade ou região metropolitana. Nossa cidade tem muito a oferecer, e queremos que nossos hóspedes descubram isso com outro olhar.” O diretor informa que o lançamento foi bem recebido pelo público e a procura pelo Escapada tem sido ótima.


 

Experiência gastronômica – Um dos diferenciais do Escapada é a gastronomia, pois o programa combina a hospedagem de duas diárias no padrão Intercity com direito a um jantar com menu especial de cinco opções, assinado pelo chef do restaurante Libertas, Nelson Felipe, que integra o complexo do hotel. A ação aposta no conceito de turismo de proximidade, oferecendo ao morador a sensação de explorar a própria cidade como destino, com tempo, calma e atenção aos detalhes. Entre os destaques do menu estão opções com Parmegiana, Salmão Grelhado, Bife Ancho com Risoto, Frango Grelhado e alternativa vegetariana.

 


Para reforçar o caráter exclusivo da experiência, o Escapada disponibiliza apenas 22 diárias por fim de semana, garantindo atendimento personalizado e uma vivência mais tranquila e acolhedora dentro do hotel. Cançado destaca ainda que a tendência do turismo de proximidade vem ganhando força no país. “O hóspede de hoje busca experiências completas. No Escapada, entregamos exclusividade, conforto e bem-estar em uma proposta acessível e diferenciada.”



 Informações – O pacote Escapada tem valor de R$ 949 (duas noites) e inclui 1 jantar para duas pessoas (sem bebidas), estacionamento gratuito, piscina climatizada, academia 24h, room service 24h e ISS.

 




A oferta é válida exclusivamente para moradores de Belo Horizonte e região metropolitana. As hospedagens podem ser realizadas de sexta a domingo ou de sábado a segunda, em apartamento Standard. O jantar incluso é válido para apenas uma das noites da estadia, demais consumos serão cobrados à parte. Para mais informações e reservas, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp: (31) 3307-5802, o Intercity BH Expo, fica localizado na Av. Amazonas, 7702, Gameleira, Belo Horizonte. A ação é por tempo limitado e sujeita à disponibilidade.

Natal de surpresas do BH Airport promove troca das telas por criatividade e aprendizado no Ninho

 


Querido Papai Noel, quero ganhar um kit de crochê neste Natal. Este pedido nada comum recheou a grande maioria das cartas que as dezenas de crianças atendidas pelo Projeto Educacional Ninho, de Lagoa Santa, compartilharam em uma campanha de solidariedade e afeto promovida pelo BH Airport neste mês de dezembro. A ação mobilizou os colaboradores do terminal mineiro, que tiveram a oportunidade de adotar as cartas e participar da entrega dos presentes pelo Papai Noel, em uma celebração natalina especial, envolvendo mais de 700 pessoas da comunidade.

 


Foram contempladas 128 crianças já atendidas pelo projeto, 40 novos alunos que ingressaram recentemente e 40 irmãos dos estudantes, totalizando mais de 200 presentes de Natal. Além dos novelos com cores sortidas de linha e kits completos com agulhas de crochê, as crianças ganharam livros e materiais para colorir que resgatam valores da infância e promovem a troca construtiva das telas eletrônicas pela criatividade, aprendizado, presença e interação.

 

“A iniciativa tem impacto direto na comunidade do entorno e mobilizou nossos colaboradores, que se sentiram motivados a participar da campanha, adotando as cartinhas deixadas na árvore de Natal do BH Airport para presentear as crianças, trazendo alegria, emoção e pertencimento ao realizar sonhos por meio das surpresas que preparamos para elas. A iniciativa integra a nossa agenda de responsabilidade social e reforça o papel do aeroporto como agente de desenvolvimento social e educacional”, afirma a gerente de Comunicação e Marketing do BH Airport, Joelma Fraga.

 


A ação acontece em um contexto de desafios crescentes para a infância e para a educação básica no país. Mais de 90% das crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, usam a internet regularmente, em grande parte por meio de dispositivos móveis, o que representa atualmente certa de 25 milhões de crianças e adolescentes no país. Os dados integram a análise TIC Kids Online Brasil (Cetic.br/NIC.br), que apresenta os principais resultados sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. Ao mesmo tempo, avaliações do Ministério da Educação indicam dificuldades persistentes de aprendizagem, especialmente nos anos iniciais, além de problemas relacionados à atenção e ao engajamento escolar. Esse cenário tem mobilizado educadores a buscar novas alternativas pedagógicas para o desenvolvimento das crianças.

 

Crochê como ferramenta de aprendizagem - 

No Projeto Educacional Ninho, o crochê passou a integrar a rotina pedagógica depois que uma aluna precisou ser hospitalizada e recebeu um kit da educadora Daniela Paulinelli, uma das fundadoras do projeto, com a intenção de mobilizar recursos terapêuticos para a criança atravessar o processo crônico da doença, contribuindo para a readaptação durante o retorno à escola. “Quando essa criança voltou, percebemos que a atividade tinha criado um elo forte com a sala de aula. Foi um fenômeno: outras crianças se interessaram, trouxeram seus próprios materiais, e o crochê se incorporou naturalmente ao cotidiano do projeto”, explica.

 


“A partir daí, pensamos, em conjunto com os pais, no melhor uso dessa ferramenta como recurso principal para tirar as crianças das telas em casa. Dentro dessa nova perspectiva, realizamos também uma mostra cultural, com workshops, e apresentação de peças de crochê que atravessaram gerações, alinhavando o valor desse trabalho manual na vida dessas crianças e dessas famílias”, complementa Daniela Paulinelli.

 


“Apoiamos a proposta do projeto para proporcionar benefícios físicos, cognitivos, pedagógicos e emocionais para essas crianças e ficamos felizes em saber que os pais e a escola já comemoram ganhos em concentração, atenção, redução da ansiedade, coordenação motora, autoestima e interatividade. Iniciativas como essa traduzem o nosso propósito de encurtar distâncias e conectar destinos também no campo social, promovendo inclusão e desenvolvimento sustentável”, ressalta a gerente de Comunicação e Marketing do BH Airport, Joelma Fraga. “O que conecta o BH Airport ao Ninho é o desejo de voar alto e voar junto”, conclui Daniela, destacando a gratidão pela parceria.

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

10 milhões de pessoas participam das atividades da Fundação Clóvis Salgado

                                    

                    Palácio das Artes, centro de BH

Circuito da Liberdade, uma parte na praça da Liberdade

Os projetos, programações, ações culturais, artísticas realizados pela Fundação Clóvis Salgado encerra 2025 com recorde de público no Circuito Liberdade; com público presencial e virtual ultrapassando 10 milhões .

Palácio das Artes também termina o ano com crescimento de atividades e de público presencial, com destaque para as exposições e o programa “Palácio na Cidade e Cidades no Palácio”

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) encerra o ano de 2025 com recorde de público no Circuito Liberdade, o maior complexo cultural, turístico, educativo e criativo da América Latina: as visitações presenciais e virtuais aos equipamentos da rede somaram mais de 10 milhões, puxadas pelo aumento na oferta cultural e no número de equipamento integrados ao complexo, 60 no total – um crescimento de 70%, frente aos 35 no início do ano.

                                                  foto:PauloLacerda

Gestores do Circuito Liberdade

Às vésperas de completar 55 anos, o Palácio das Artes, um dos principais espaços culturais do Circuito Liberdade, encerra o ano de 2025 também com números exitosos. De janeiro a novembro, foram mais de 2,5 mil atividades realizadas presencialmente e mais de 320 mil visitações aos espaços do complexo artístico. Em números absolutos, houve incremento de 144 atividades nas áreas de teatro, música, artes visuais e dança, incluindo as ações do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado.

Já em relação às atividades fora do Palácio das Artes, o “Palácio na Cidade e Cidades no Palácio”, programa de descentralização e interiorização das ações da Fundação Clóvis Salgado, esteve presente em diversas cidades mineiras – como Montes Claros, São Gotardo, Rio Paranaíba e Sabará – com recortes de exposições, reunindo cerca de 12 mil pessoas, o que representa um aumento de quase 600% no número de pessoas atingidas, em comparação com 2024. As itinerâncias do Cine Humberto Mauro atraíram um público de quase 2,5 mil pessoas, um crescimento de mais de 270%.

Palácio de todas as Artes – O crescimento no número de atividades no Palácio das Artes se refletiu em um aumento de público presencial, com destaque para alguns espaços. As seis galerias do complexo, por exemplo, registraram um número total de quase 100 mil visitações de janeiro a novembro, cerca de 22% a mais do que no mesmo período de 2024.

                                               foto:PauloLacerda

  

                                             foto:PauloLacerda


A mostra mais visitada do ano, “Bonecos Giramundo”, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, exibe o rico acervo do grupo mineiro, com cerca de 600 itens (incluindo bonecos, máscaras e outros artefatos) que fazem parte do imaginário coletivo dos brasileiros há gerações.

Entre os espaços destinados aos espetáculos e recitais, a Sala Juvenal Dias atraiu um público 30% maior, somando um total de mais de 8 mil pessoas. O Teatro João Ceschiatti chegou a 6,3 mil espectadores ao longo do ano. Os dois espaços receberam tanto eventos externos quanto os recitais da Escola de Música, os espetáculos da Escola de Teatro e a mostra da Escola de Tecnologia da Cena, do Cefart – que conta com quase 2 mil alunos em cursos regulares e de extensão. Em 2025, o Teatro João Ceschiatti foi também palco da Cia de Dança Palácio das Artes (CDPA), com o espetáculo inédito “Impulsos”, em novembro – dividido em duas performances, “60 Grãos” e “PLOT”,  o espetáculo inovador foi inspirado em temas inusitados, como café, Beethoven e jogos de RPG.

Em relação à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), o número de apresentações se manteve: foram 27 tanto em 2024 quanto em 2025, de janeiro a novembro. Mas, ainda assim, houve aumento no público. Em 2025, quase 16 mil pessoas assistiram aos concertos, 5% a mais do que no ano anterior. Nas apresentações envolvendo a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG), o aumento foi de 7%, com quase 11 mil espectadores até novembro de 2025.

                                         foto:Paulo Lacerda

Espetáculo "Carmina Burana"


Os destaques do ano foram a cantata “Carmina Burana”, abertura da temporada de concertos; o “Messias de Haendel”; os concertos da série “Pianíssimo”; e as apresentações da série “Sinfônica Pop”, com convidados como Toninho Geraes, Fabinho do Terreiro, Aline Calixto, Adriana Araújo, Marcus Viana e Sérgio Pererê. Tanto a OSMG quanto o CLMG receberam regentes convidados e solistas do Brasil e do exterior.

                         foto:Paulo Lacerda

As óperas, eventos marcantes no calendário anual da Fundação Clóvis Salgado, também repetiram o sucesso dos anos anteriores.

                                            foto:Paulo Lacerda

                 Ópera "Matraga"
Em maio, o público pôde assistir à remontagem da ópera mineira “Matraga”, de Rufo Herrera, baseada em um conto de Guimarães Rosa e especialmente encomendada pela FCS. 


foto:Paulo Lacerda

Ópera “Cavalleria Rusticana”

Em agosto, “Cavalleria Rusticana”, ópera italiana composta por Pietro Mascagni, foi reencenada, trazendo novamente ao maior palco do Palácio das Artes uma trama arrebatadora de paixão e vingança. Somadas, as duas óperas foram assistidas por um público de mais de 11 mil pessoas, um aumento de quase 5% na média de público, se comparadas com as duas óperas de 2024.

                                              fotos:Paulo Lacerda

 
Espetáculo "Impulsos"



Outros espaços do Palácio das Artes mantiveram o alto quantitativo de público. É o caso do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, que recebeu quase 170 mil espectadores entre janeiro e novembro. Um dos eventos mais marcantes do ano foi o espetáculo inédito “Química”, apresentado em novembro e que reuniu a Cia de Dança Palácio das Artes e a Cia Favelinha, dentro do programa antirracista “Sobre Tons”, do Ministério Público de Minas Gerais, feito em parceria com a Fundação Clóvis Salgado – além do espetáculo, ao longo do ano de 2025 a parceria proporcionou a realização de concertos, exposições, sessões e mostra de cinema e um vídeocast com nove episódios.

O Cine Humberto Mauro, por sua vez, encerra o ano com um total de mais de 40 mil espectadores, marca superada anualmente desde 2023. Entre as mais de 850 sessões, os destaques foram a mostra “Intérprete do Brasil: Uma Homenagem a Grande Otelo”, comemorando os 110 anos do ícone do cinema brasileiro, a mostra “Stephen King: Do Terror ao Drama”, que contou com a já tradicional maratona com mais de 24h de programação contínua exibindo clássicos de terror, o “Ciclo Wim Wenders”, que homenageou o renomado cineasta alemão em seus 80 anos, e o 27º FestCurtasBH, reafirmando a potência do curta-metragem com mais de 100 filmes do Brasil e do mundo.

                        fotos:Paulo Lacerda



Outro momento emblemático foi a vinda do premiado cineasta estadunidense Charles Burnett ao Cine Humberto Mauro, onde ele comentou um filme estrelado por Grande Otelo em uma sessão com acessibilidade.

A vasta programação e os números de público elevados refletem um compromisso cada vez mais firme da Fundação Clóvis Salgado com a democratização do acesso à cultura, como afirma o presidente da instituição, Sérgio Rodrigo Reis.

“As pessoas precisam cada vez mais se apropriar desse espaço, entendendo que aqui nós temos ofertas culturais para todos os tipos de público, e a imensa maioria com entrada gratuita ou a preços populares. Da música erudita à MPB, do cinema de repertório aos filmes populares, das artes visuais canônicas às propostas de vanguarda, do balé clássico à dança contemporânea, aqui é o lugar em que todas as artes e todas as pessoas se encontram. E em 2026, quando o Palácio completa 55 anos, o objetivo é ampliarmos e diversificarmos ainda mais a presença do público aqui e do Palácio na vida de cada um”, promete.

                          foto:Pablo Bernardo

Orquestra sinfônica Pop com Sérgio Pererê

                           fotos:Paulo Lacerda

                                 

Apresentação Escola Cefart


A Fundação tem a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes e a CâmeraSete, entre outros diversos equipamentos. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

 

Turistas são recebidos com Queijo Minas Artesanal no BH Airport

                     Quem desembarcar na capital mineira será recebido pelo “jeito mineiro de ser”, com um dos maiores símbolos da gastronom...