Estande de Minas no Festuris
Gramado está celebrando o
Natal Luz com milhares de turistas, e o Festuris que teve a abertura no dia 6
de novembro com a solenidade oficial de abertura do 37º Festuris – Feira
Internacional de Turismo de Gramado, um dos mais relevantes eventos de negócios
turísticos das Américas.
Espetáculo de abertura do Festuris
Com foco em cultura,
negócios e ambiente favorável ao empreendedorismo, estado amplia conexões e
reforça posicionamento na maior feira de turismo do Sul, em Gramado , na serra gaúcha.
De 6 a 9 de novembro, Minas Gerais
participa da 37ª edição da Festuris . Com um grande estande interativo,
o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG),
apresenta a diversidade cultural, a força empreendedora e o potencial econômico
do turismo mineiro — hoje um dos motores mais dinâmicos da economia do estado.
A presença reforça a
atuação estratégica de Minas no principal evento de negócios turísticos da
região Sul, reconhecido por conectar destinos do Brasil e do Mercosul,
impulsionar investimentos e ampliar oportunidades para o setor privado.
Na Festuris, Minas destaca dois importantes atrativos: o Carnaval, que consolidou o estado como o terceiro destino mais procurado do país em 2024, segundo a Booking.com; e a Estrada Real, maior rota turística do Brasil, que integra cultura, história, natureza e vocação empreendedora no turismo de experiência.
“Minas Gerais vive um novo ciclo no turismo, baseado na liberdade econômica, na eficiência pública e no protagonismo do setor produtivo. Nosso papel é garantir ambiente seguro e competitivo para quem empreende, gera emprego e movimenta nossa economia criativa. Estar na Festuris é apresentar ao Brasil e ao mundo um estado que une tradição e inovação, que valoriza sua identidade e que se abre para novos negócios e investimentos. Minas é um destino plural e preparado para seguir crescendo com liberdade e prosperidade.”, destaca a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerai, Bárbara Botega.
Durante os quatro dias de
feira, o estande mineiro receberá operadores, agentes de viagens, destinos e
investidores. A programação conta com degustações da cozinha mineira —
Patrimônio Cultural do Brasil —, apresentações culturais e ativações
sensoriais. O foco é promover conexões estratégicas, gerar negócios e
fortalecer o trade turístico com inovação e competitividade.
A participação integra a
política estadual de fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento
econômico e social, expansão de mercados e atração de investimentos. Minas se
posiciona como um destino de experiências autênticas, baseado em hospitalidade,
eficiência e parceria com o setor privado.
Com presença estratégica
na Festuris, o Governo de Minas reafirma sua política de valorização do turismo
como motor de desenvolvimento econômico e social. A iniciativa reforça o
compromisso de projetar o estado em novos mercados, fortalecer parcerias institucionais
e ampliar a visibilidade de destinos que unem cultura, história e inovação.
Mais do que participar de um dos maiores encontros do setor nas Américas, Minas
Gerais se apresenta como um território de experiências autênticas, preparado
para receber o mundo com sua hospitalidade singular.
Além do forte apelo
cultural e de lazer, o estado se consolida como potência em turismo de
negócios. Segundo a Pesquisa de Demanda Turística de 2022, 22% dos visitantes
viajam a Minas a trabalho. O estado é o segundo destino mais procurado do país
para negócios, com 13,22% do total nacional, de acordo com levantamento da
Onfly. O desempenho reflete infraestrutura eficiente, conectividade aérea
crescente, serviços qualificados e ambiente favorável ao empreendedorismo.
A Feira acontece no Serra Park, em Gramado, com uma programação intensa que
reúne 110 palestrantes e mais de 60 horas de conteúdo. O evento registra
crescimento de 15% em relação ao ano anterior, com mais de 400 estandes e 17 mil
participantes.
Na abertura do evento,
dia 6 de novembro, a CEO do Festuris, Marta Rossi, destacou que o encontro vai
além da celebração de uma trajetória de quase quatro décadas — é um convite à
transformação. “Após 37 anos de história, não estamos aqui apenas para celebrar
o passado, mas para criar novas conexões e responder à pergunta mais urgente de
nosso tempo: como a humanidade e a tecnologia se unem para reimaginar o futuro
do turismo. O verdadeiro progresso está em usar as ferramentas digitais para
fortalecer o que é insubstituível nas relações humanas”, afirmou.
Marta também destacou o
protagonismo do turismo sustentável .Ela anunciou ainda a homenagem à Costa
Rica, país referência em sustentabilidade, e o lançamento do Projeto Hortênsia,
que une turismo, educação e desenvolvimento regional.
Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, na abertura do Festuris
Eduardo Zorzanello,
também CEO do Festuris, reforçou o propósito do evento em gerar impacto
positivo para o setor. “Mais do que números, o que nos move são as entregas que
fazemos e o legado que deixamos. Nunca nos entendemos como uma feira apenas,
mas como um agente transformador, capaz de impactar o desenvolvimento
econômico, social e ambiental do turismo”, além de enaltecer a
representatividade global desta edição, que reúne 200 hosted buyers de
diferentes países e 64 destinos internacionais participantes da Feira.
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