Diversas cachoeiras divertem os turistas
A ABAV Expo começou dia 8 de outubro com muitas novidades no trade
turístico nacional e em especial para Minas Gerais. O mercado do trade
turístico nacional e internacional estão ligados nas 2 mil marcas
de expositores do Brasil e exterior , expostas nos 437
estandes distribuídos pelos pavilhões do Riocentro. As
atividades promovem o intercâmbio de conhecimento sobre tendências,
ferramentas de venda e experiências turísticas inovadoras. Entre os temas
abordados, estão inovação, diversidade, sustentabilidade, turismo regenerativo,
tendências de mercado, afroturismo, turismo sênior, inclusão, gastronomia e
destinos nacionais e internacionais.Mais de 500 agentes de viagens
estão no evento consolidando a feira e reforçando a
posição estratégica do Brasil no cenário global do setor.
Com sotaque acolhedor, com a gastronomia em destque com uma
cozinha montada dentro do estande, onde são preparadas receitas das ches da
cozinha, onde o públcio prova da melhor gastronomia do Brasil, além de queijos,
doces, cachaças, licores e muito mais produzidos pelos municípios das Minas e
bela Gerais.
A ABAV Expo mostra que o
turismo de negócios é também uma forma de construir conexões humanas e
econômicas duradouras. O estado participa do maior evento do setor na América
Latina, que acontece no Riocentro, no Rio de Janeiro, com uma intensa agenda de
reuniões, homenagens e lançamentos que revelam seu excelente momento no mapa do
turismo brasileiro. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria
de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, em parceria com a Codemge e o Sebrae.
Minas é o segundo estado do país mais procurado pelos turistas para ser
conhecido, conforme pesquisa do IBGE. #VemMinerizar”
Juquinha, símbolo da Serra do Cipó
O estande também foi palco para o lançamento da Rota da Serra do Cipó, novo
produto turístico que reúne 30 experiências de ecoaventura, cultura e
hospitalidade no coração da Cordilheira do Espinhaço. A iniciativa abrange os
municípios de Jaboticatubas e Santana do Riacho, reconhecidos pelos cenários de
montanha, rios de águas cristalinas e rica biodiversidade dos campos rupestres,
um dos ecossistemas mais antigos e raros do planeta. As experiências são
divididas em três eixos: Rota Jardim, que valoriza a biodiversidade e o turismo
contemplativo; Rota Fôlego, voltada para aventura e esportes de natureza; e
Rota Origens, que conecta história, cultura e ancestralidade.
Durante o lançamento Rota do Cipó, a subsecretária de Turismo Patricia Moreira , Roger Vieira , do Sebrae Minas, prefeito de Santana do Riacho , Fernando Burgarelli , Prefeito de Jaboticatubas e Presidente da IGR Parque Nacional da Serra do Cipó , Racly Andrade, Renata Castro , do Sebrae Minas, , Josefina Maria de Freitas ,Vice-prefeita de Santana do Riacho, Josefina Maria de Freitas
A Serra do Cipó está a apenas 90 Km de Belo HJorizonte, onde estrada que encanta as pessoas com as montanhas emoldurando a viagem. A Rota do Cipó celebra a integração e o fortalecimento do turismo
sustentável na região, oferecendo experiências completas aos viajantes que
buscam natureza, aventura, bem-estar e cultura. A Serra do Cipó é uma das
regiões mais belas do Brasil, com fácil acesso por estar próxima ao Aeroporto
Internacional de Confins.
Considerada o “Jardim do Brasil”, a Serra do Cipó tem ganhado destaque no cenário nacional por sua exuberância, diversidade de atrações e potencial de crescimento. A nova rota turística promete ampliar a visibilidade da região, gerar oportunidades para os empreendedores locais e atrair cada vez mais visitantes ao coração de Minas Gerais.
Prefeito de Santana do Riacho , Fernando Burgarelli e o prefeito de Jaboticatubas e presidente da IGR Parque Nacional da Serra do Cipó ,Racly Andrade
Os visitantes poderão conhecer ainda atividades como canoagem no
Rio Parauninha, observação de aves na Cordilheira do Espinhaço, trilhas
interpretativas no Parque Nacional da Serra do Cipó, escaladas, cavalgadas,
piqueniques, práticas integrativas e astroturismo.
A natureza da Serra do Cipó encanta os turistas
A proposta das Rotas do Cipó é promover uma imersão sustentável, conduzida por guias locais e comunidades anfitriãs, fortalecendo o turismo de base comunitária e o desenvolvimento regional.
“A Serra do Cipó é uma das belezas mais encantadoras de Minas
Gerais, reunindo diversos atrativos naturais e rica gastronomia. Acreditamos
que o turismo, quando bem estruturado, gera desenvolvimento econômico e social,
além de criar oportunidades e preservar o patrimônio natural e cultural do
território. As ações desenvolvidas a partir do programa Check-in Turismo, do
Sebrae Minas, em parceria com o Governo do Estado, têm contribuído para
fortalecer o local como um destino sustentável e integrado, além de ampliar a
competitividade dos pequenos negócios e promover as experiências em grandes
eventos que envolvem toda a cadeia turística, como a ABAV”, destaca o
presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Ao longo dos três dias de evento, a presença de Minas na ABAV Expo
busca gerar novas oportunidades de negócios, fortalecer parcerias estratégicas
e ampliar o fluxo de visitantes nacionais e internacionais para as diferentes
regiões do estado, consolidando o turismo como vetor de desenvolvimento
econômico, cultural e social.
Mais informações: www.secult.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário