O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, administrado pelo BH Airport abre o último
trimestre do ano reafirmando a dedicação em oferecer a melhor experiência
aeroportuária aos clientes, entregando mais comodidade, conforto, segurança e
praticidade em melhorias e modernização da infraestrutura.
Ainda neste mês de
outubro, o terminal internacional mineiro irá reinaugurar o Desembarque 1 para
os passageiros, uma obra de responsabilidade do Poder Público, que envolveu o
aporte de aproximadamente R$ 15 milhões do BH Airport, mediante compromisso de
ressarcimento pela Infraero.
O projeto traz inovação tecnológica e arquitetônica para o
Desembarque 1, que passa a contar com um fluxo de circulação mais ágil, novo
layout para as esteiras de bagagem, elevador, escadas rolantes, banheiro,
climatização, câmeras de monitoramento e sistemas eletrônicos de última
geração, em uma área total de 2 mil metros quadrados. “Esta é mais uma
importante iniciativa para transformar as chegadas e partidas no nosso
aeroporto em experiências agradáveis, tranquilas, práticas e confortáveis. Como
bons mineiros, buscamos sempre receber os passageiros com a nossa
hospitalidade, em um ambiente ao mesmo tempo acolhedor, moderno e eficiente”,
ressalta o CEO do BH Airport, Daniel Miranda.
As obras do Desembarque 1 são remanescentes de um conjunto
de investimentos da ordem de R$ 250 milhões previstos para o aeroporto. “Esse
pacote deveria ter sido entregue pela empresa pública antes da concessão do
aeroporto, como parte da preparação para a Copa do Mundo. As modernizações
comtemplam intervenções no terminal de passageiros, com novas opções
comerciais, modernização da fachada, sistemas elétricos, eletrônicos,
climatização, sistema de transporte e inspeção de bagagens, além de conclusão
de intervenções no pátio de aeronaves”, esclarece o CEO do BH Airport.

Ao longo dos anos 11 anos de concessão, foram investidos
cerca de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura, incluindo a construção do Terminal de
Passageiros 2, que ampliou a capacidade de atendimento de 10 para 32 milhões de
pessoas por ano. Os investimentos também foram aplicados em reformas nos
terminais, melhorias viárias, intervenções na pista de pouso e nos pátios, além
da ampliação da pista de pouso e decolagem, que hoje tem 3.600 metros e é a
terceira maior do Brasil. Em tecnologia, a inovação passou pelo sistema de
atendimento e embarque, beneficiando tanto os passageiros quanto as companhias
aéreas, além do novo e-gate, equipamento de checagem eletrônica de passaportes
que permite a verificação da documentação em segundos.
“Vale destacar que a nossa estrutura nos permite operar
aeronaves de grande porte e ampliar a conectividade internacional, fortalecendo
o papel estratégico do BH Airport como hub de conexões”, reforça Daniel
Miranda. Nesse sentido, a consistência direciona a evolução dos números.
Comparando o período pré-pandemia (2019) com 2025, o BH Airport registrou
avanço de 20% na movimentação de passageiros, enquanto a média brasileira teve
crescimento de 9%.
No comparativo entre 2025 e 2024, de janeiro a setembro de 2025,
mais de 9 milhões de passageiros passaram pelo terminal, o que representa um
crescimento de cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No setor de cargas, o BH Airport movimentou mais de R$ 11
bilhões em mercadorias importadas em 2024, alta de 60% sobre o ano anterior.
Entre janeiro e agosto de 2025, o Hub Logístico Multimodal do BH Airport
movimentou mais de 9 mil toneladas, somando operações de importação e
exportação, o que representa um crescimento de 11% em comparação ao mesmo
período de 2024. “Nossa estratégia é integrar diferentes modais, do aéreo ao
marítimo e terrestre. Ou seja, buscamos oferecer soluções completas para importadores
e empresas dos mais diversos segmentos”, conclui Daniel Miranda.
Com localização estratégica e um dos principais hubs do
país, o BH Airport atende cerca de 70 destinos nacionais e internacionais.
Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pela Motiva,
uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e
por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da
Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero,
estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.
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