quinta-feira, 2 de outubro de 2025

BH Airport destaca entre os aeroportos do país

 

 



O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, administrado pelo BH Airport abre o último trimestre do ano reafirmando a dedicação em oferecer a melhor experiência aeroportuária aos clientes, entregando mais comodidade, conforto, segurança e praticidade em melhorias e modernização da infraestrutura.



Ainda neste mês de outubro, o terminal internacional mineiro irá reinaugurar o Desembarque 1 para os passageiros, uma obra de responsabilidade do Poder Público, que envolveu o aporte de aproximadamente R$ 15 milhões do BH Airport, mediante compromisso de ressarcimento pela Infraero.



 O projeto traz inovação tecnológica e arquitetônica para o Desembarque 1, que passa a contar com um fluxo de circulação mais ágil, novo layout para as esteiras de bagagem, elevador, escadas rolantes, banheiro, climatização, câmeras de monitoramento e sistemas eletrônicos de última geração, em uma área total de 2 mil metros quadrados. “Esta é mais uma importante iniciativa para transformar as chegadas e partidas no nosso aeroporto em experiências agradáveis, tranquilas, práticas e confortáveis. Como bons mineiros, buscamos sempre receber os passageiros com a nossa hospitalidade, em um ambiente ao mesmo tempo acolhedor, moderno e eficiente”, ressalta o CEO do BH Airport, Daniel Miranda.

 As obras do Desembarque 1 são remanescentes de um conjunto de investimentos da ordem de R$ 250 milhões previstos para o aeroporto. “Esse pacote deveria ter sido entregue pela empresa pública antes da concessão do aeroporto, como parte da preparação para a Copa do Mundo. As modernizações comtemplam intervenções no terminal de passageiros, com novas opções comerciais, modernização da fachada, sistemas elétricos, eletrônicos, climatização, sistema de transporte e inspeção de bagagens, além de conclusão de intervenções no pátio de aeronaves”, esclarece o CEO do BH Airport.


 Ao longo dos anos 11 anos de concessão, foram investidos cerca de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura, incluindo a construção do Terminal de Passageiros 2, que ampliou a capacidade de atendimento de 10 para 32 milhões de pessoas por ano. Os investimentos também foram aplicados em reformas nos terminais, melhorias viárias, intervenções na pista de pouso e nos pátios, além da ampliação da pista de pouso e decolagem, que hoje tem 3.600 metros e é a terceira maior do Brasil. Em tecnologia, a inovação passou pelo sistema de atendimento e embarque, beneficiando tanto os passageiros quanto as companhias aéreas, além do novo e-gate, equipamento de checagem eletrônica de passaportes que permite a verificação da documentação em segundos.

 “Vale destacar que a nossa estrutura nos permite operar aeronaves de grande porte e ampliar a conectividade internacional, fortalecendo o papel estratégico do BH Airport como hub de conexões”, reforça Daniel Miranda. Nesse sentido, a consistência direciona a evolução dos números. Comparando o período pré-pandemia (2019) com 2025, o BH Airport registrou avanço de 20% na movimentação de passageiros, enquanto a média brasileira teve crescimento de 9%.



No comparativo entre 2025 e 2024, de janeiro a setembro de 2025, mais de 9 milhões de passageiros passaram pelo terminal, o que representa um crescimento de cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.



 No setor de cargas, o BH Airport movimentou mais de R$ 11 bilhões em mercadorias importadas em 2024, alta de 60% sobre o ano anterior. Entre janeiro e agosto de 2025, o Hub Logístico Multimodal do BH Airport movimentou mais de 9 mil toneladas, somando operações de importação e exportação, o que representa um crescimento de 11% em comparação ao mesmo período de 2024. “Nossa estratégia é integrar diferentes modais, do aéreo ao marítimo e terrestre. Ou seja, buscamos oferecer soluções completas para importadores e empresas dos mais diversos segmentos”, conclui Daniel Miranda.

  Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende cerca de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pela Motiva, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

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