sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Bares e restaurantes projetam alta no movimento no fim de ano



O setor de alimentação fora do lar tem boa expectativa para os últimos meses do ano. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 81% dos empreendedores acreditam que o faturamento será maior do que no mesmo período de 2024, impulsionado pelo pagamento do 13º salário, o aumento das confraternizações e o turismo nas festas de fim de ano.



Segundo o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o cenário de desemprego em baixa e maior renda disponível sustenta o otimismo do setor. “Setembro foi atípico, com fatores externos que afetaram o desempenho, mas, ainda assim, o otimismo permanece. Acreditamos que os próximos meses serão muito movimentados pelas confraternizações, turismo e pagamento do 13º salário, que tradicionalmente fortalecem o setor nesta época do ano”, afirmou.

Apesar das boas projeções, setembro foi um mês difícil para o setor, marcado pela alta da inflação e pelos efeitos da crise do metanol, que impactou a última semana do mês. O número de empresas com lucro caiu de 43% em agosto para 33% em setembro, enquanto o total de negócios em prejuízo subiu de 16% para 27%.

Os dados são reforçados pelo Índice Abrasel-Stone, que registrou uma queda de 4,9% no volume de vendas no mês.

Mesmo assim, o ambiente é de confiança. “O desemprego baixo e o aumento do consumo são boas notícias para o setor. Isso gera mais movimento, mas também aumenta a dificuldade em encontrar profissionais qualificados. Ainda assim, é uma situação positiva. Nós preferimos enfrentar o desafio de contratar a lidar com a falta de clientes”, avalia Solmucci.


Minas Gerais -  No estado, 79% das empresas esperam aumentar as vendas no fim de ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, 8% esperam estabilidade, 8% projetam queda e 5% dos estabelecimentos não existiam em 2024. Além disso, 19% estimam aumentar o faturamento em até 5%; 21% estimam aumentar o faturamento entre 6% e 10%; 20% estimam aumentar o faturamento entre 11% e 20%; 9% estimam aumentar o faturamento entre 21% e 30% e 10% estimam aumentar o faturamento acima de 30%.

A pesquisa apontou ainda que 27% dos empresários pretendem contratar mais funcionários nos últimos meses do ano. Outros 63% vão manter o quadro de empregados e apenas 10% têm a intenção de demitir. Já em relação ao prejuízo, inflação e endividamento, 29% das empresas registraram prejuízo em setembro. Outras 37% ficaram em equilíbrio e 34% realizaram lucro. Além disso, 38% não conseguiram reajustar os preços do cardápio nos últimos 12 meses e 36% possuem pagamentos em atraso.



De acordo com a presidente da Abrasel em Minas Gerais, Karla Rocha, os resultados mostram que, apesar de desafios como inflação e endividamento, os empresários estão confiantes e preparados para o fim de ano. “Os próximos meses são aguardados com muito otimismo para o aumento nas vendas com as festas de final de ano, as confraternizações e o aumento do poder de compra com o 13º salário”, ressaltou.

Sul de Minas - O presidente da Abrasel no Sul de Minas, SEHAV e ACIV, André Yuki, conta que na região não está sendo diferente. “Os empresários preveem aumento nas vendas e essa expectativa supera os resultados registrados em anos anteriores, evidenciando um processo de retomada após períodos de instabilidade.


Entre os fatores que tradicionalmente impulsionam o segmento nesta época, destacam-se as confraternizações familiares e corporativas, o pagamento do 13º salário e o turismo regional”, explicou.

Ainda segundo André Yuki, apesar da boa expectativa de faturamento, a maioria dos empresários relatam dificuldades na contratação devido à falta de interessados ou à escassez de profissionais qualificados. “Para mitigar essa situação, muitos empresários estão investindo em premiações por desempenho, treinamentos, flexibilização de jornadas e reajustes salariais. Com o intuito de atrair clientes, estratégias como promoções em redes sociais e decorações temáticas tornaram-se fundamentais para aproveitar o período festivo. A Black Friday também se destaca como uma oportunidade estratégica para alavancar o consumo no setor”, enfatizou.

André Ostermayer, proprietário da Confraria Monte Verde, conta que Monte Verde, distrito de Camanducaia, é um destino que encanta pela natureza exuberante, o clima de montanha, o charme das pousadas e a gastronomia local. “Estamos nos preparando para receber esse ano 300 mil visitantes, um aumento significativo no movimento, especialmente nos bares e restaurantes, que estão se preparando para oferecer experiências únicas aos visitantes. O setor de alimentação fora do lar tem um papel essencial nesse ciclo turístico — somos parte da vivência de quem vem aproveitar o melhor da Serra da Mantiqueira”, afirmou o associado da Abrasel Sul de Minas.

Maira Ferreira, proprietária da Cecy Cozinha Afetiva de São Lourenço, ressalta que o Circuito das Águas vive um momento muito especial no fim de ano, onde as cidades se enchem de vida, turistas chegam em busca de descanso e boa comida, e isso reflete diretamente no setor. “A Floresta Iluminada no Parque das Águas se tornou um grande atrativo e vem transformando o Natal em uma época ainda mais movimentada, com impacto muito positivo para bares e restaurantes. Além disso, a conquista da água São Lourenço como a melhor água com gás natural do Brasil trouxe ainda mais visibilidade e orgulho para a região”, disse.

Ainda segundo Maira, no Cecy, todos se preparam com carinho para esse período, reforçando a equipe e criando experiências que conectam afeto, boa comida e hospitalidade. “O fim de ano é tempo de celebrar e também de ver o comércio e o turismo florescendo juntos. Mais do que vender, é tempo de acolher e encantar quem vem pra casinha”, concluiu.


Reforço nas equipes para atender à demanda - Com o aumento do movimento, 32% dos estabelecimentos pretendem ampliar o quadro de funcionários, principalmente para cargos operacionais. O principal motivo é o crescimento da demanda no fim de ano (78%), seguido da reorganização administrativa das empresas (28%) e da renovação das equipes (19%).

Entre as funções mais buscadas estão auxiliares de cozinha (70%), garçons (54%), atendentes e cumins (48%) e cozinheiros (42%). Essas posições refletem a necessidade de reforçar a linha de frente e as operações internas para acompanhar o aumento da clientela.


Dificuldades de contratação e estratégias de retenção - Apesar da intenção de contratar, 88% dos empresários relatam dificuldades no processo seletivo, principalmente pela falta de interessados nas vagas (32%) e pela escassez de profissionais qualificados (31%). Cargos que exigem especialização, como sushiman, churrasqueiro, chef de cozinha e gerente, estão entre os mais difíceis de preencher.

Para enfrentar o desafio, os empreendedores têm recorrido a ações para atrair e reter talentos: premiação por desempenho (41%), cursos e treinamentos (20%), flexibilização de horários (19%) e aumento de salários (19%).


Mais do que contratar, é preciso capacitar -  O setor de alimentação fora do lar é historicamente um dos que mais oferece oportunidades para quem busca o primeiro emprego. Pesquisa da Abrasel mostra que 92% dos empresários contratam pessoas sem experiência anterior, a maioria jovens entre 18 e 24 anos.

Para Solmucci, o desafio não está apenas em contratar, mas também em desenvolver e gerir as equipes. “Além da dificuldade de contratar bem, há o desafio de administrar pessoas e garantir que elas se desenvolvam. Por meio do Conexão Abrasel, nossa plataforma gratuita, oferecemos cursos voltados à gestão e qualificação das equipes — dois pilares fundamentais para fortalecer a retenção e a capacitação dos funcionários”, concluiu.


Fonte: Ana Luísa Alves

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