O turismo brasileiro vive um momento histórico com turistas estrangeiros visitando os estados, gerando emprego e renda. O trade turístico tem fortalecendo com a união de entidades com os governos estaduais para o desenvolvimento do turismo e cultura. De janeiro a agosto de 2025, o país recebeu 6,52 milhões de turistas internacionais, número que não só representa um crescimento de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024, como também supera, em apenas oito meses, o total de visitantes que países vizinhos receberam durante todo o ano passado, como Chile - 5,2 milhões -, Uruguai e o Peru - ambos com 3,3 milhões de visitantes cada -, segundo dados da ONU Turismo.
O resultado estabelece o maior acumulado já registrado
para os oito primeiros meses do ano e coloca o Brasil muito próximo de superar
a meta para este ano de 6,9 milhões de visitantes internacionais prevista no
Plano Nacional de Turismo 2024-2027. Até o momento já são 94,6% da meta
cumprida.
Em agosto, o desempenho também foi memorável: 576 mil
chegadas internacionais, um aumento de 37,8% em relação a agosto de 2024. Foi o
melhor agosto da história, superando inclusive o recorde de 2016, quando o país
recebeu 537 mil visitantes no mês, ano marcado pelos Jogos Olímpicos no Rio de
Janeiro.
Em apenas oito meses, o Brasil está próximo do recorde
histórico de 6,77 milhões de turistas que chegaram ao Brasil em todo o ano de
2024. Nos próximos meses, todos os turistas que entrarem, somam para o recorde
do final do ano, quando ultrapassaremos os 8 milhões de turistas.
A performance de 2025 não só supera o registrado em 2024, como também deixa para trás os desempenhos históricos de 2016 a 2018, quando o país recebeu entre 4,4 e 4,6 milhões de turistas nos oito primeiros meses de cada ano. O resultado reforça o impacto positivo das ações implementadas pelo governo federal, por meio do Ministério do Turismo e da Embratur, para ampliar a conectividade aérea, diversificar a oferta turística e promover o Brasil internacionalmente.
A Argentina segue liderando como principal emissor de turistas ao Brasil. No acumulado de 2025, mais de 2,6 milhões de argentinos escolheram destinos brasileiros. Em seguida aparecem o Chile, com 539 mil visitantes, e os Estados Unidos, com mais de 516 mil turistas. Já os países europeus — França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido — somam juntos mais de 740 mil visitantes em território nacional.
Consulte as agências e operadoras de viagens para fazer sua viagem com familiares e amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário