quinta-feira, 31 de julho de 2025

VARGINHA SE PREPARA PARA SE TORNAR UM POLO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO NO SUL DE MINAS

 

O centro e  o Aeroporto de Varginha

Varginha está localizada uma região privilegiada a 300 Km da capital mineira e a de São Paulo, e a 400 Km do Rio de Janeiro, em rodovia federal ligando as principais cidades do Brasil. Varginha á  uma das cidades mais estratégicas de Minas Gerais, está dando um passo importante para se consolidar como um centro de referência para o turismo regional. Com o apoio da Secretaria de Estado de Minas Gerais e de diversas entidades, a cidade está elaborando um Plano de Desenvolvimento Turístico que promete impactar cerca de 60 municípios do entorno.

Varginha já possui uma infraestrutura robusta, com uma rede hoteleira bem estruturada e um aeroporto com excelente capacidade. A iniciativa visa capitalizar essa localização privilegiada e a infraestrutura existente para atrair mais visitantes, servindo como porta de entrada para uma rica variedade de destinos no Sul de Minas.

O Que Varginha Tem a Oferecer - A cidade, famosa mundialmente pela história do ET de Varginha, não se apoia apenas nesse mistério para atrair visitantes. A clássica nave espacial no centro da cidade é um convite para explorar outros encantos, como:

  • Zoológico de Varginha: Um espaço de preservação ambiental no coração do bairro Jardim Petrópolis, ideal para um passeio em família.
  • Museu Municipal de Varginha: Um local para mergulhar na história da cidade e de seus personagens. A entrada é gratuita.
  • Theatro Capitólio: Uma joia arquitetônica e cultural que recebe concertos, peças e apresentações artísticas de diversos estilos.
  • Via Café Garden Shopping: Um moderno centro comercial com lojas, praça de alimentação e cinema.
  • Morro das Três Torres: Para os amantes do ecoturismo e aventura, o morro oferece trilhas e uma vista panorâmica deslumbrante da região.
  • Estádio do Melão: Palco de jogos de futebol que recebe times de todo o Brasil, uma ótima pedida para os fãs do esporte.

A cidade também se destaca pela sua gastronomia e hotelaria, com restaurantes como Boi GordoÁgua Doce Cachaçaria e Castelli Romani, e hotéis de qualidade como Tryp By Wyndham Café RoyalVia Garden Varginha Hotel e Castelar Novo Hotel.

Um Plano com Abrangência Regional - O plano de desenvolvimento não se restringe apenas a Varginha. Cidades vizinhas como Cambuquira, Campanha, São Tomé das Letras, Três Corações, Três Pontas e Carmo da Cachoeira, entre outras, serão diretamente beneficiadas. A proposta é integrar a oferta turística da região, que abrange desde águas termais e turismo religioso até turismo rural, histórico e cachoeiras.



O lançamento oficial do projeto “Varginha como Polo de Desenvolvimento Turístico Regional” será no dia 21 de agosto, em um evento promovido pela Edersul – Empresa de Desenvolvimento Regional do Sul de Minas Gerais em parceria com a Câmara Municipal e a Prefeitura de Varginha.

Porto Seco, centro de distribuição de mercadorias

Acompanhe as novidades sobre o projeto e a cidade pelos canais oficiais: @camaravarginha e @prefeituradevarginha.

Salão Náutico Capitólio ressalta a força econômica e cultural do Lago de Furnas

 


 

Entre os dias 24 e 27 de julho, a Marina Escarpas foi palco do Salão Náutico Capitólio 2025, com o tema: “A força do Mar de Minas unindo sustentabilidade, turismo e inovação”. O evento, um dos principais encontros do setor náutico no Brasil, contou com palestras, workshops e ativações especiais, tendências e lançamentos do mercado náutico, equipamentos, acessórios e soluções para embarcações, espaços de lazer, gastronomia e atrações ao ar livre, podcast ao vivo e conteúdos exclusivos, além de oportunidades reais de negócios e networking.



O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), levou os atrativos turísticos do estado à terceira edição do evento, em um estande imersivo, com projeções audiovisuais e ambientação sonora, inspirado nas paisagens da região do Lago de Furnas. A ambientação privilegiada evocou o movimento das águas, cores que traduzem a natureza mineira e ativações que unem tradição e inovação.

Segundo o Governo, os grandes espelhos d’água, como o Lago de Furnas e os cânions de Capitólio, são tesouros turísticos e a visibilidade é fundamental para alavancar o fluxo de visitantes e gerar desenvolvimento regional.  A paisagem do Mar de Minas, que antes se limitava a montanhas e cafezais, hoje abriga marinas, jet skis, iates e veleiros que movimentam uma economia pujante, do turismo ao comércio náutico.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o Mar de Minas é símbolo do potencial turístico náutico, mas é também ponto de partida para um projeto maior de transformar Minas Gerais em destino de natureza e cultura com alto valor agregado.



“O Salão Náutico é uma plataforma de projeção nacional e internacional, onde Minas reafirma sua identidade, sua criatividade e sua capacidade de gerar oportunidades para os territórios”, afirmou Leônidas.

A presidente do Circuito Turístico do Lago de Furnas, Thayse de Castro, destacou a importância de participar do Salão Náutico junto ao stand de Minas Gerais, ressaltando a relevância da presença de mais IGRs. “Foi uma oportunidade valiosa para o circuito mostrar sua força cultural. Apresentamos a Mostra de Cinema de Fama que ocorrerá em agosto e selamos a parceria com Capitólio. Juntos, fortalecemos essa conexão que nos une, promovendo um turismo mais afetivo, integrado e sustentável”, afirmou.


Thayse destacou ainda que o trabalho coletivo foi muito importante. “Toda essa nossa participação só foi possível graças a equipe do circuito, que se movimentou e se deslocou até o evento. Gostaria de agradecer nossa gestora Fran Assis, a secretária executiva Jenifer Passos, o secretário de Cultura e Turismo de Fama, Douglas Prado, o cinegrafista Reginaldo, o fotógrafo Marcos, a jornalista Ana Luísa e a produtora cultural Aryanne Ribeiro, além dos produtores e artesãos que disponibilizaram seus produtos para apresentarmos no evento”, agradeceu.



O evento se consolidou como uma vitrine para os sabores e riquezas da região, reunindo produtos como a Geleia Minas Gourmet, de Fama; a tilápia do Frigorífico Fazenda Cabo Verde; o Viana Coffee / Estação Café; o tradicional pão de queijo da Herança da Fazenda e o Doce de Leite Majestic de Alfenas.



A chef e assadora profissional de Alterosa, Daniela Valério, apresentou um prato delicado e marcante: filé de tilápia assado acompanhado de ceviche de banana-da-terra. “Escolhemos a tilápia por ser uma proteína muito presente na nossa região e pelo sabor único que ela adquire nas águas do Lago de Furnas. Optamos por prepará-la assada, sem qualquer tempero, justamente para valorizar seu sabor natural. Como acompanhamento, ceviche de banana da terra com pimenta biquinho e crispy de gengibre, que trouxeram frescor e contraste ao prato. É uma combinação simples, mas que ressalta a essência dos ingredientes”, explicou.

Daniela também destacou o potencial turístico e econômico de Capitólio, reconhecido internacionalmente. “É uma região com excelente infraestrutura e grande capacidade de atrair negócios. Eventos como o Salão Náutico impulsionam não só o setor náutico, mas também a gastronomia, o turismo e a hotelaria. Capitólio vai além das belezas naturais; oferece experiências integradas e múltiplas possibilidades. Minha participação foi extremamente positiva, e acredito que o evento fortalece a visibilidade da região. Além da exposição de embarcações, o Salão trouxe outras atrações, mostrando a força da integração entre diferentes setores”, concluiu.

O secretário municipal de Turismo e Cultura de Capitólio, Cristiano Lopes, conta que a Prefeitura de Capitólio marcou presença institucional com ações e participação em debates, mostrando ao Brasil a força do turismo náutico do município, sua cultura e seu povo. “Agradecemos imensamente a todos que estiveram conosco, apoiando, organizando e representando Capitólio com tanta dedicação. Seguimos firmes na missão de valorizar o Mar de Minas, impulsionar nossa economia e fortalecer o turismo sustentável”, concluiu.

Para a gestora do Circuito Turístico do Lago de Furnas e turismóloga, Fran Assis, participar do Salão Náutico foi uma vitrine estratégica para o circuito. “Ao levarmos nossos destinos, produtos e sabores para o stand da Secult-MG, mostramos que o turismo na nossa região vai muito além das paisagens — ele navega por histórias, tradições e experiências que encantam e movimentam a economia local”, concluiu.



O próximo evento será a 8ª Mostra de Cinema de Fama, entre os dias 14 e 17 de agosto, uma celebração do encontro entre o cinema e os territórios — entendidos não apenas como espaços geográficos, mas como lugares simbólicos, afetivos e políticos.


O tema “Territórios do Olhar” propõe uma reflexão sobre o cinema como ferramenta de escuta, reconhecimento e reinvenção dos espaços que habitamos. Mais informações: https://mostrafama.com.br/

 

Fonte: Ana Luísa Alves

Espaço Luxury celebra 10 anos de curadoria e sofisticação no Festuris

 


O Festuris Gramado — uma das principais plataformas de negócios turísticos da América Latina — se prepara para comemorar em 2025 uma data emblemática: os 10 anos do Espaço Luxury, ambiente dedicado exclusivamente às marcas de alto padrão, experiências exclusivas e ao universo do luxo no turismo. 

Criado para atender um nicho em pleno crescimento no Brasil e no mundo, o Espaço Luxury rapidamente se consolidou como referência dentro do evento. Ao longo de uma década, abrigou grandes marcas nacionais e internacionais, promoveu encontros estratégicos entre profissionais do setor e fortaleceu o turismo de luxo como vetor econômico e de posicionamento de imagem.

 “São dez anos de uma curadoria cuidadosa, que equilibra requinte, inovação e conexão com o que há de mais atual no turismo de experiência. O Espaço Luxury foi uma proposta ousada a época, que se provou acertada e necessária”, destaca Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris. “É uma área que agrega valor, gera negócios qualificados e promove o networking entre marcas e profissionais que fazem a diferença no mercado.” 


Para 2025, o espaço promete uma edição ainda mais impactante, com ambientação elegante, experiências sensoriais, ativações exclusivas e um time de expositores que refletem o que há de melhor em hospitalidade, destinos de alto padrão, lifestyle, bem-estar e tecnologia voltada ao luxo. 

“O turismo de luxo é um segmento que exige autenticidade, atenção aos detalhes e alto nível de personalização. Ao longo desses 10 anos, o Espaço Luxury trouxe exatamente isso: uma vitrine refinada, com marcas que representam o que há de mais desejado no setor”, ressalta Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris. “Em 2025, vamos celebrar essa trajetória com excelência e muitas novidades.”

 O Espaço Luxury 2025 será também uma homenagem a todos que ajudaram a construir essa história: expositores, curadores, parceiros e visitantes que, ao longo da última década, fizeram do ambiente um dos grandes destaques do Festuris. 

Mais do que um espaço físico, o Luxury é hoje sinônimo de experiência, prestígio e transformação no turismo brasileiro. 

 


quarta-feira, 30 de julho de 2025

Museu da Inconfidência reabre para visitação

 


Ouro Preto está a apenas 100 Km da capital mineira, na praça Tiradentes, no centro da cidade, está um dos principais pontos turísticos da histórica Ouro Preto, o Museu da Inconfidência, que já foi cadeia e sede da Câmara Municipal, reabriu por completo no dia 30 de julho, o local  abriga um acervo importante da história do Brasil e de Minas Gerais.




Após uma reforma, com recursos obtidos pelo Ministério Público, o museu conta agora com projeto de prevenção contra incêndios que, segundo o Corpo de Bombeiros, está em processo de regularização. Falta apenas a conclusão das medidas de segurança contra incêndio e pânico e uma nova vistoria.



Além disso, o museu recebeu instalações elétricas novas, alvenarias pintadas e cantarias, as estruturas arquitetônicas de pedra, limpas. O objetivo foi garantir maior segurança para funcionários, visitantes e o acervo histórico da instituição.



Apesar do fechamento no fim de janeiro deste ano, as atividades não foram suspensas por completo. A Sala de Exposição Manoel da Costa Ataíde, localizada no Anexo do Museu da Inconfidência, e a Casa Setecentista do Pilar, na Rua do Pilar, continuaram abertas ao público. Também foram disponibilizadas visitas virtuais e programação pela internet.



Antiga cadeia e Câmara Municipal -  O prédio do Museu da Inconfidência foi construído, no centro de Ouro Preto, entre 1785 e 1855. No local funcionou a Câmara Municipal e cadeia. Nas primeiras décadas do século XX, o prédio passou a funcionar exclusivamente como cadeia.

A mudança mais simbólica veio na década de 1930, quando os restos mortais dos inconfidentes exilados na África foram repatriados e receberam um espaço de honra: o Panteão dos Inconfidentes. Hoje, inclusive, duas mulheres, reconhecidas como inconfidentes, passaram a ter um lugar neste espaço: Hipólita Jacinta e Bárbara Heliodora.

A exposição permanente do museu é um convite a mergulhar na história da Inconfidência Mineira e refletir sobre temas do cotidiano de Minas Gerais, como mineração, transportes, construção civil, arte sacra, pintura, escultura e religiosidade.

https://www.instagram.com/museudainconfidencia/

Queijos premiados geram fila de espera na Queijo D’Alagoa

 


Queijos premiados geram fila de espera na Queijo D’Alagoa-MG O reconhecimento gerou um sabor especial em Alagoa, no sul de Minas Gerais. Após conquistar duas medalhas de ouro este ano, uma na ExpoQueijo de Araxá e outra no XVIII Prêmio Queijo Brasil, o Queijo do Osvaldinho entrou oficialmente na lista de desejos dos amantes de queijos artesanais e também na lista de espera.

Queijos do Osvaldinho tem fila de espera de até 30 dias

 O mesmo fenômeno se repete com o Alagoa Fumacê, também recebeu Medalha de Ouro e foi escalado para Seleção Queijista 2025, que é um destaque refinado de apenas 10 queijos, dentre quase 2.000 exemplares no XVIII Prêmio Queijo Brasil. Com sabores marcantes e produção limitada, os queijos vêm atraindo compradores de todo o Brasil. “Recebemos um volume de pedidos muito acima da média logo após o anúncio das premiações. O resultado foi uma fila de espera para esses dois queijos”, explica Osvaldo Filho, fundador da Queijo D’Alagoa-MG. O Queijo do Osvaldinho impressiona por equilibrar maciês com suavidade. Produzido com leite cru de vaca Girolando e Jersey o queijo é vendido fresco, com cerca de 20 dias, tem massa amanteigada, casca natural, com notas lácteas frescas e frutadas. Já o Alagoa Fumacê é um queijo defumado com madeira, troncos de oliveira, maturado por 30 dias, de aroma envolvente e sabor defumado suave, que surpreende mesmo os paladares mais exigentes. Apesar da fila de espera para os campeões, que tem sido em torno de 20 a 40 dias, a boa notícia é que a loja online da Queijo D’Alagoa-MG mantém opções a pronta entrega igualmente premiadas e cheias de personalidade, como: - 


Queijo do Coronel – Super Ouro no Mundial do Queijo Brasil 2024, Ouro e Seleção do Queijista VI Prêmio Queijo Brasil 2023. É um queijo maturado por mais de 3 meses, tem um aroma floral e notas frutadas. Picância elevada e persistente na boca. Retrogosto adocicado. Zero lactose. Harmoniza com vinhos e cervejas. Pode ser servido em lascas como aperitivo, bem como, cortado em fatias bem fininhas na salada. Ralado em cima do molho nas massas. Cunhas de 300 a 400gr - Queijo Gran Alagoa – Medalha de Bronze no VI e VII Prêmio Queijo Brasil, ele começa com 15kg e termina a maturação com 12kg. Maturado de 6 a 12 meses, tem textura mais seca, massa dura e sabor forte, com perfil levemente picante e aroma intenso. Cunhas de 500gr.

 


Queijo Gran Alagoa – Medalha de Bronze no VI e VII Prêmio Queijo Brasil, ele começa com 15kg e termina a maturação com 12kg. Maturado de 6 a 12 meses, tem textura mais seca, massa dura e sabor forte, com perfil levemente picante e aroma intenso. Cunhas de 500gr. - Queijo Alagoa Grande: Um dos melhores queijos de Alagoa: Super Ouro no Concurso Municipal de Alagoa 2022 e diversas medalhas de ouro em anos distintos. Queijo de casca amarelada, massa macia e untuosa, levemente picante, persistente na boca, aromas de ervas frescas e lácteos. É um queijo democrático que harmoniza com tudo: café, cerveja, vinho, doce de leite, goiabada, geleias, azeite, tomatinho seco, cortado em fatias com pão francês, em cubinhos com azeite e orégano, enfim, mil e uma utilidades. Peças de 5kg e cunhas de 300 a 400gr. A Queijo D'Alagoa-MG é pioneira na venda de queijo pela internet e na entrega em todo o Brasil desde 2009 através site pela internet e na entrega em todo o Brasil desde 2009 através do site. https://www.queijodalagoa.com.br/ 


Serra Negra tem o melhor do inverno

 



A charmosa Serra Negra, encravada nas montanhas da Serra da Mantiqueira e parte do Circuito das Águas Paulista, é um dos destinos mais procurados do interior de São Paulo durante o inverno. Mas é em agosto, já fora do agito das férias escolares, que a cidade revela uma de suas faces mais encantadoras: clima ainda frio, paisagens deslumbrantes, ruas mais tranquilas, pontos turísticos menos movimentados e, como bônus, preços de baixa temporada em hospedagem e passeios.



A apenas 150 km da capital paulista, Serra Negra é um convite para quem busca desacelerar com qualidade. Mesmo no pós-férias, a cidade mantém seu clima ameno, perfeito para degustar a gastronomia local, curtir um bom vinho ou aproveitar as delícias da produção regional — queijos, cafés, cachaças e vinhos artesanais. As rotas temáticas pela zona rural, como a do Queijo e Vinho ou a do Alto da Serra, seguem ativas e ainda mais especiais com menos movimento e atendimento mais personalizado.



A baixa temporada também favorece quem gosta de explorar com calma. Sem filas ou multidões, atrações como o Teleférico do Cristo Redentor, a Disneylândia dos Robôs, o Mirante Alto da Serra e o Parque Santa Lídia tornam-se experiências ainda mais agradáveis. O centro da cidade, com suas mais de 400 lojas de roupas, couro, malhas e calçados, vira um verdadeiro paraíso para quem gosta de fazer compras com tranquilidade.



E para os apaixonados por natureza e aventura, agosto continua oferecendo passeios de jipe por trilhas e mirantes, além de voos de balão ao amanhecer — agora com a vantagem do ar mais limpo e frio típico da estação, ideal para fotos espetaculares.

Serra Negra conta com mais de 40 hotéis e pousadas que, em agosto, praticam tarifas mais acessíveis e promoções especiais, tornando o destino ainda mais atrativo para um público diversificado. Restaurantes para todos os gostos — do regional ao internacional — completam a experiência.

             fotos:Gerson Cordeiro


Agosto é o mês ideal para quem deseja viver o inverno de forma mais autêntica e sossegada, longe da correria, mas cercado por charme, sabores e natureza. Serra Negra prova que não é preciso ir longe — nem gastar muito — para aproveitar tudo isso.



Para mais informações sobre o destino além de dicas de hospedagem e restaurantes acesse: https://visiteserranegra.com.br e www.instagram.com/visiteserranegraoficial

Turismo destaca nos setores aéreo, rodoviário e alimentação

 


O turismo nacional brasileiro registrou um faturamento recorde em maio deste ano ao movimentar R$ 17 bilhões. O valor é o maior já registrado para o mês na série histórica, o que representa um crescimento de quase 8% em relação a maio de 2024. Os três setores que mais se destacaram foram o transporte aéreo e rodoviário de passageiros e alimentação, que juntos faturaram quase R$ 10 bilhões.

 O Ministério do Turismo tem feito parcerias com as empresas aéreas, por meio do Conheça o Brasil Voando, além de estarmos reforçando cada vez mais a ligação aérea entre os nossos destinos. Isso proporciona um crescente número de opções para o brasileiro fazer as malas e aproveitar os variados atrativos nacionais.



O setor de transporte aéreo foi o que liderou o crescimento no mês, registrando um faturamento de quase R$ 4,3 bilhões, com alta anual de 12%. Logo atrás, em termos de peso para o resultado geral, está o setor de transporte rodoviário de passageiros, que totalizou R$ 2,9 bilhões em faturamento, com crescimento anual de 4,9%. Já o grupo de alimentação também apontou crescimento de 4,9%, com R$ 2,72 bilhões. Os dados foram divulgados pela FecomercioSP, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda de acordo com o levantamento, todos os grupos analisados registraram crescimento no mês. É o caso do setor de locação de meios de transporte, que teve um faturamento de R$ 2.3 bilhões no período, com um crescimento de 6% frente a maio de 2024. Logo na sequência está o setor de alojamento, que registrou o maior crescimento percentual frente a maio de 2024: 15,9%. O faturamento do grupo foi de R$ 1,8 bilhão.



As agências de viagens, operadoras de turismo e outros serviços relacionados também estão no levantamento da FecomercioSP, e registraram alta de 6,4% e faturamento de R$ 1,3 bilhão. Na sequência estão as atividades culturais, recreativas e esportivas, com variação de 3% e faturamento de R$ 1,2 bilhão e, fechando a lista, outros tipos de transporte aquaviário, com alta de 4,2% e faturamento de R$ 357 mil.

terça-feira, 29 de julho de 2025

Parque da Gameleira será administrado pela Associação Mangalarga Marchador

 

 



A transferência da gestão e operação do Parque de Exposições Bolivar de Andrade, mais conhecido como Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, foi transferido no dia 27 de julho pelo Governo Estadual para a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), vencedora do edital de seleção pública do Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA para a escolha de uma entidade de registro genealógico para a gestão do parque e o fortalecimento dos registros de raça.

A assinatura simbólica do contrato de gestão com a ABCCMM foi feita durante a abertura oficial da 42ª Exposição Nacional do Mangalarga Machador, realizada no Parque da Gameleira pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, , Thales Fernandes, e pela diretora-presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, acompanhada da diretora-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Luiza de Castro, e marca uma nova etapa na história do parque de exposição agropecuária.


“Esse contrato de gestão vai potencializar o uso do Parque da Gameleira, que tem área de 9 hectares no coração de Belo Horizonte, vai melhorar a estrutura do local para a realização de eventos. Há possibilidade de vigência do contrato por até 20 anos e isso dá condição de investimento na estrutura para que o local seja uma vitrine do agronegócio mineiro”, avalia o secretário de Agricultura, Thales Fernandes.

A diretora-presidente Cristiana Gutierrez ressalta a importância do trabalho em parceria. “Queremos que este espaço seja um centro de referência de estrutura, visibilidade e oportunidades para o agro mineiro e todas as associações sediadas no parque. Este futuro, tenho certeza, será construído por muitas mãos”.   

Passaporte equídeo - O secretário de Agricultura Thales Fernandes também anunciou a abertura de consulta pública para a implantação do passaporte sanitário equídeo (equinos, asininos e muares), que vai facilitar o trânsito desses animais O documento poderá ser utilizado para substituir a Guia de Trânsito Animal (GTA) exclusivamente em eventos e atividades específicas previstos na normativa.

Dando continuidade às ações do projeto de implantação do passaporte, também foi assinado o protocolo de intenções entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo para a implantação do sistema. “É uma demanda antiga que está virando realidade e vai desburocratizar o trânsito desses animais nesses estados, com a eliminação da Guia de Trânsito Animal (GTA). Será montado um banco de dados acessível pelos agentes de defesa agropecuária dos três estados para a emissão do passaporte. Isto vai facilitar o trânsito dos equídeos e a realização de eventos de raças nesses estados”, explica Thales Fernandes.

Durante a agenda, também foi inaugurada a placa que dá nome ao complexo formado pelo Expominas e pelo Parque da Gameleira como Complexo de Exposições, Feiras e Eventos Alysson Paolinelli, atendendo a legislação criada para homenagear o ex-ministro e ex-secretário de Agricultura de Minas Gerais. “É um nome que deve ser sempre lembrado e uma homenagem justa e merecida ao ex-ministro, que é referência no agronegócio mineiro e nacional reconhecido como o pai da agricultura tropical”, explica o secretário Thales Fernandes.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Jardim Origem novo espaço de eventos






 


Um novo capítulo começa no Jardim Canadá, em Nova Lima. Surge o Jardim Origem, um espaço de eventos que resgata a essência do afeto e da celebração, agora sob nova gestão do grupo familiar proprietário do imóvel. O espaço renasce onde outrora funcionou o tradicional Domus XX, trazendo consigo um novo conceito arquitetônico: mais livre, clean, e em total harmonia com a natureza.

O projeto foi pensado para abraçar momentos marcantes da vida, como casamentos, formaturas, premiações, festas corporativas e encontros especiais - sempre com a sofisticação e exclusividade.

A grande estrela do novo Jardim Origem é o seu teto retrátil, que permite experiências ao ar livre com conforto e segurança em qualquer estação. A possibilidade de transformar o ambiente, em segundos, em um espaço aberto ao céu, permite vivências únicas, sem as preocupações com o clima.

Segundo Maria Laura Tergilene, sócia do empreendimento, o Jardim Origem nasce com um propósito claro: ser um ambiente exclusivamente voltado aos encontros afetivos e memoráveis.

"Criamos o Jardim Origem para ser um lugar sagrado. Cada detalhe foi pensado para acolher conquistas, sonhos e celebrações únicas. Queremos que quem escolher esse lugar sinta que ele é tão especial quanto o momento que está vivendo", afirma a empresária.



Com capacidade para até 2.600 pessoas, o Jardim Origem oferece estrutura completa para eventos de alto padrão, unindo conforto, funcionalidade e elegância. Além do ambiente versátil com teto retrátil, o espaço agora conta com estacionamento próprio, proporcionando acesso direto à portaria do salão - mais comodidade e exclusividade para anfitriões e convidados.

Isadora Tergilene, sócia do Jardim Origem, celebra esse novo momento:

"No dia 6 de agosto faremos a nossa inauguração, será um novo recomeço. Estamos muito felizes em inaugurar o Jardim Origem, um espaço que já carrega uma história afetiva na memória de Belo Horizonte, conhecido anteriormente como Domus XX. Agora, sob nova gestão, damos continuidade a esse legado com um novo olhar".


https://www.instagram.com/ojardimorigem/


Inauguração oficial - O Jardim Origem abre oficialmente suas portas no dia 6 de Agosto, mas os agendamentos já estão disponíveis.

Agosto das Artes celebra a potência criativa de Minas Gerais



Minas Gerais viverá, em agosto, um de seus momentos mais intensos de celebração da diversidade cultural com a realização do Agosto das Artes, ação promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). Parte do calendário oficial do Ano Mineiro das Artes – AMA 2025, o projeto propõe uma programação plural, gratuita e descentralizada, com mais de 200 eventos realizados em 120 municípios do estado.


O cadastro ainda está aberto, e agentes culturais interessados em integrar a programação podem inscrever suas ações ao longo de todo o mês no site: www.minasgerais.com.br.

Durante todo o mês, oficinas, exposições, apresentações artísticas, festivais, rodas de conversa e encontros formativos movimentarão praças, centros culturais, museus, bibliotecas e outros espaços públicos, promovendo o encontro entre tradição e contemporaneidade, cultura popular e arte urbana, memória e inovação.

“Minas é território da criação, onde a arte pulsa em cada município, em cada pessoa. O Agosto das Artes revela essa pulsação coletiva e faz da cultura um elo entre passado, presente e futuro. Ao ocuparmos nossas ruas, praças, museus e espaços simbólicos com música, literatura, gastronomia, cinema, saberes e celebrações, reafirmamos que a cultura é a alma viva de Minas Gerais, e a arte, o caminho que nos une”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

Diversidade cultural e artística em destaque

O Agosto das Artes também reconhece e fortalece os festivais tradicionais, festas populares e demais celebrações culturais promovidas pelos municípios, integrando essas expressões ao calendário oficial do projeto. A ação se consolida, assim, como um grande mosaico da produção artística e cultural mineira, valorizando as identidades e saberes de cada território.

Na capital mineira, o público poderá prestigiar a aclamada ópera “Cavalleria Rusticana”, uma produção da Fundação Clóvis Salgado, em cartaz no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, de 06 a 10 de agosto.
Com direção musical de Lígia Amadio e participação da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais, o espetáculo leva ao palco um clássico da ópera italiana, com ingressos a preços populares.

Tenor  Matheus Pompeu e Soprano Sylvia Klein - foto Glenio Campregher


A já consagrada Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, em sua 12ª edição, será o ponto alto do Agosto das Artes. O evento acontecerá em 12/08, no Dia Nacional das Artes,  mobilizando instituições culturais em todas as regiões do estado, com programações especiais noturnas, homenagens e atividades interativas.

Também em Belo Horizonte e Região Metropolitana (RMBH), o público poderá conferir festivais de cinema e gastronomia. Em Contagem, o festival de cinema tem início em 22/08 de agosto; já em Paraopeba, o festival gastronômico começa no dia 23/08.

Em Rio Manso, a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário ocorrerá de 30/08 a 1º de setembro, com desfiles de Congado e Moçambique, além de momentos de fé e celebração comunitária.

No Sul de Minas, a cidade de Machado inaugura, no dia 1º de agosto, o espaço “Machadenses nas Artes Brasileiras...”, na Casa da Cultura, em homenagem a dez artistas locais de projeção nacional. A cidade também realiza a 109ª Festa de São Benedito, de 15 a 26/08, com atrações religiosas, culturais e afro-brasileiras.

Carvalhópolis sediará o 1º Festival de Viola, nos dias 2 e 3/08, com 20 duplas se apresentando em praça pública. Já Muzambinho promove o FELIM – Festival Literário de Muzambinho, de 11 a 16/08, com oficinas, lançamentos literários e sessões de contação de histórias.

Em Varginha, acontece a Mostra de Cinema e Gastronomia Rural Mineira, nos dias 27 e 28/08, promovendo o encontro entre cinema, música, sabores da roça e cultura popular. Já em Campestre, o XLI Festival Marieta Vianna, no dia 27/08, reúne poesia, música e artes visuais, em diálogo com as raízes culturais da cidade.

Na Zona da Mata, o município de São João Nepomuceno realiza, mensalmente, até dezembro, o Encontro de Violeiros na Praça da Estação. A edição de agosto, a partir do dia 22/08, destaca a valorização da música sertaneja de raiz e da cultura local. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Na região das Vertentes, o tradicional Festival de Música de Prados chega à sua 46ª edição, em 02/08, com concertos, oficinas e recitais, consolidando-se como um dos eventos musicais mais respeitados do estado.

A programação completa está disponível no site www.minasgerais.com.br.

Monte Verde atrai turistas com atrações

O frio típico da Serra da Mantiqueira está em seu auge, e Monte Verde se revela ainda mais encantadora nesta época do ano. Com temperaturas ...