quinta-feira, 3 de abril de 2025

Lendas de São Tomé das Letras atrai turistas

 

Localizada a 304 Km de Belo Horizonte, a cidade de São Tomé das Letras tem muitos fatos curiosos como aparições de fadas, duendes, gnomos, ovnis e ETs são algumas das lendas, além das belezas naturais, que tornam a cidade de São Tomé das Letras, no Sul de Minas, conhecida. Mas o município também possui outra mística que intriga moradores, turistas e até historiadores: ter um portal para Machu Picchu, no Peru.



São Tomé das Letras, um dos destinos turísticos mais místicos de Minas Gerais, inicia um novo ciclo de promoção e reposicionamento de sua imagem com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). Com o conceito "São Tomé das Letras – Onde você é o mistério", a cidade reforça sua vocação para o turismo de experiência, em que a natureza e a espiritualidade convergem, valorizando suas paisagens naturais, cultura ancestral e atmosfera de transcendência.

O plano, elaborado para destacar essa qualidade do município, baseia-se em uma identidade visual inspirada em elementos da região. A marca traz referências à arte rupestre, às texturas de pedra e às cores que remetem ao pôr do sol e às formações minerais, criando uma conexão imediata com o ambiente natural e a atmosfera mágica da cidade.

         Foto: John Brandão

 

Representantes do Governo de Minas e da Secult-MG estiveram dia 1 de março no município, onde se reuniram com o trade turístico e prefeitura para tratar dessas ações voltadas ao aprimoramento do turismo local. O alinhamento de estratégias e a construção conjunta de propostas também levou em consideração a importância da segurança dos visitantes, especialmente após os casos recentes uso de substâncias psicoativas, a exemplo do chamado “brisadeiro”.

“Estivemos aqui analisando a situação do turismo da cidade, vendo o que é possível fazermos para juntos construímos um reposicionamento da imagem de São Thomé das Letras, a fim de atrair mais turistas, com mais qualidade, e, em breve, vários ações aparecerão dentro desse projeto, com uma nova marca que está para nascer”, sintetizou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.


 

Campanha - Entre as principais ações da nova estratégia, está a campanha digital #SouSãoTomé, que contará com uma série de vídeos e conteúdos interativos, explorando relatos reais de visitantes e moradores. Além disso, influenciadores das áreas de espiritualidade, arte e slow living serão convidados a vivenciar e divulgar a experiência única que a cidade proporciona.

Outro grande destaque é o Festival Portais do Eu, um evento que reunirá música transcendental, espaços de cura e meditação, oficinas de expressão sensível e palestras sobre espiritualidade e liberdade. A programação foi pensada para ampliar a conexão dos visitantes com sua própria essência, em um ambiente de troca e aprendizado.

Roteiros temáticos - A proposta de São Tomé das Letras também inclui a criação de roteiros temáticos voltados ao autoconhecimento e à exploração sensorial. Entre eles, destacam-se:

Roteiro Místico e Sensorial: inclui meditação no Cruzeiro, visita à Gruta do Carimbado, banho de cachoeira com terapia sonora e observação astronômica guiada.

Roteiro de Autoconhecimento e Arte: com oficina de escrita reflexiva, experiência de arte em pedra e feira holística.

Conexão entre o passado e o presente - A estratégia de reposicionamento reforça São Tomé das Letras como um destino onde o ancestral e o contemporâneo se encontram, proporcionando experiências profundas e transformadoras. Com esse movimento, a cidade reafirma sua identidade única e se projeta como um território de liberdade, transcendência e conexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana da Inconfidência e o legado dos inconfidentes

  Neste ano, a Semana da Inconfidência ganha um significado ainda mais simbólico ao celebrar os 250 anos da Polícia Militar de Minas Gerais ...