Localizada
a 304 Km de Belo Horizonte, a cidade de São Tomé das Letras tem muitos fatos
curiosos como aparições de fadas, duendes, gnomos, ovnis e ETs são algumas
das lendas, além das belezas naturais, que tornam a cidade de São Tomé das
Letras, no Sul de Minas, conhecida. Mas o município também possui outra mística
que intriga moradores, turistas e até historiadores: ter um portal para Machu
Picchu, no Peru.
São Tomé das Letras, um dos destinos turísticos mais místicos de Minas Gerais,
inicia um novo ciclo de promoção e reposicionamento de sua imagem com o apoio
do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo
(Secult-MG). Com o conceito "São Tomé das Letras – Onde você é o
mistério", a cidade reforça sua vocação para o turismo de experiência, em
que a natureza e a espiritualidade convergem, valorizando suas paisagens
naturais, cultura ancestral e atmosfera de transcendência.
O plano,
elaborado para destacar essa qualidade do município, baseia-se em uma
identidade visual inspirada em elementos da região. A marca traz referências à
arte rupestre, às texturas de pedra e às cores que remetem ao pôr do sol e às
formações minerais, criando uma conexão imediata com o ambiente natural e a
atmosfera mágica da cidade.
Foto:
John Brandão
Representantes
do Governo de Minas e da Secult-MG estiveram dia 1 de março no município, onde
se reuniram com o trade turístico e prefeitura para tratar dessas ações
voltadas ao aprimoramento do turismo local. O alinhamento de estratégias e a
construção conjunta de propostas também levou em consideração a importância da
segurança dos visitantes, especialmente após os casos recentes uso de
substâncias psicoativas, a exemplo do chamado “brisadeiro”.
“Estivemos
aqui analisando a situação do turismo da cidade, vendo o que é possível
fazermos para juntos construímos um reposicionamento da imagem de São Thomé das
Letras, a fim de atrair mais turistas, com mais qualidade, e, em breve, vários
ações aparecerão dentro desse projeto, com uma nova marca que está para
nascer”, sintetizou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas
Gerais, Leônidas de Oliveira.
Campanha
- Entre
as principais ações da nova estratégia, está a campanha digital #SouSãoTomé,
que contará com uma série de vídeos e conteúdos interativos, explorando relatos
reais de visitantes e moradores. Além disso, influenciadores das áreas de
espiritualidade, arte e slow living serão convidados a vivenciar e divulgar a
experiência única que a cidade proporciona.
Outro
grande destaque é o Festival Portais do Eu, um evento que reunirá música
transcendental, espaços de cura e meditação, oficinas de expressão sensível e
palestras sobre espiritualidade e liberdade. A programação foi pensada para
ampliar a conexão dos visitantes com sua própria essência, em um ambiente de
troca e aprendizado.
Roteiros
temáticos - A proposta de São Tomé das Letras também inclui a criação de roteiros
temáticos voltados ao autoconhecimento e à exploração sensorial. Entre eles,
destacam-se:
Roteiro
Místico e Sensorial: inclui meditação no Cruzeiro, visita à Gruta do Carimbado,
banho de cachoeira com terapia sonora e observação astronômica guiada.
Roteiro
de Autoconhecimento e Arte: com oficina de escrita reflexiva, experiência de
arte em pedra e feira holística.
Conexão
entre o passado e o presente - A estratégia de reposicionamento reforça São Tomé das
Letras como um destino onde o ancestral e o contemporâneo se encontram,
proporcionando experiências profundas e transformadoras. Com esse movimento, a
cidade reafirma sua identidade única e se projeta como um território de
liberdade, transcendência e conexão.
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