A partir do dia 12 de março,, em missão liderada pela Secult-MG, Minas Gerais terá estande próprio na 35ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um dos eventos do setor mais importantes de Portugal e um dos maiores do mundo. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), em parceria com o Instituto Mundu, viaja a Lisboa mais uma vez para divulgar e promover as riquezas do Estado, intensificando sua estratégia de atrair mais turistas estrangeiros, além de atrair novas oportunidades de negócios.
Nesta edição da BTL, Minas Gerais aposta nas artes, na natureza, na religiosidade e, claro, na cozinha mineira. O evento, que acontece até o próximo domingo (16/3) no FIL – Parque das Nações, se destaca por promover destinos nacionais e internacionais, além de ser um ponto de encontro de mais de 3.500 profissionais do setor do mundo todo para desenvolvimento de negócios e promoção de networking. Em 2024, a BTL contou com 79 mil visitantes e 1.500 expositores de 85 países. Foram mais 200 hosted buyers (compradores) internacionais de 42 mercados emissores, quase o dobro em relação à edição de 2023.
A ação faz parte do programa “Minas para o Mundo: Mundo para Minas”, que já traz resultados crescentes. “O turismo é um dos grandes motores da economia mineira. Nossa participação na BTL Lisboa 2025 reforça a imagem de Minas Gerais como um destino de experiências autênticas, ligando nossa cultura, gastronomia e história ao turismo. Nossa missão na feira é fortalecer nossa presença no turismo global, consolidando nossas paisagens, nossa arte e nossa gastronomia como grandes atrativos internacionais”, destaca Leônidas de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
“A parceria entre a Codemge, a Secult-MG e o Instituto Mundu viabiliza a apresentação da cozinha mineira como um dos grandes destaques da feira, encantando o público com nossos sabores autênticos e tradicionais, além da hospitalidade do povo mineiro”, salienta Maria Amélia Vieira Vaz de Melo, presidente do Instituto Mundu, que será representada na feira pela diretora executiva da entidade, Liliane Ferreira Santos.
“A Codemge tem um importante papel no reforço de projetar Minas Gerais para o mundo. A promoção do Estado para fora do Brasil busca atrair empresas, turistas e outros agentes interessados em conhecer Minas Gerais e suas potencialidades, seus atrativos culturais, turísticos, industriais. Tudo isso, de forma a proporcionar desenvolvimento econômico para Estado”, conclui Helger Lopes, diretor de Administração e Finanças da Codemge.
Estande próprio - Minas Gerais chega à BTL Lisboa com um estande que não apenas apresenta destinos turísticos, mas transporta os visitantes para dentro do Estado, despertando sentidos e criando conexões com a cultura mineira. O espaço imersivo traduz sua identidade, suas paisagens e sua cultura, consolidando-se como um destino turístico essencial no Brasil. Com um conceito arquitetonicamente inovador, inspirado na Cordilheira do Espinhaço, na Mantiqueira de Minas e na tradição barroca, o estande oferecerá experiências sensoriais que vão além da promoção turística.
“Nosso estande não é apenas um espaço expositivo, mas uma experiência que traduz Minas Gerais em sua essência.
A Cordilheira do Espinhaço e a Mantiqueira moldam nossa paisagem, o barroco revela nossa história e a cozinha mineira expressa nossa hospitalidade. Tudo isso está presente aqui, convidando o público europeu a conhecer e sentir Minas", destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
Todos os dias os participantes poderão acompanhar a Cozinha Viva, em experiências de degustação com as chefs Carol Fadel e Maria Clara Magalhães e experimentar produtos típicos mineiros, como cachaça, queijos, pães de queijo, azeite, broas e doces numa mesa posta. Um dos destaques é o Queijo Minas Artesanal, que teve seus modos de preparo declarados em dezembro como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
O barista Ricardo Vaz Torrido vai preparar diariamente um café do Cerrado Mineiro, simultaneamente à divulgação das duas rotas cafeeiras recém-lançadas em feiras de turismo, Café do Sul de Minas e Turística do Café do Cerrado, que promovem o turismo de experiência. Haverá, ainda, espaços para exibição de imagens e vídeos das riquezas naturais e culturais do Estado, projetadas em um painel de LED gigante, para encontros institucionais e para apresentações musicais e culturais.
Ano Mineiro das Artes - Como em 2025 é celebrado o Ano Mineiro das Artes, o estado reafirma sua vocação como destino global de cultura, patrimônio e experiências autênticas, como um território onde a cultura e a natureza não apenas coexistem, mas se fortalecem mutuamente. Minas Gerais promoverá na feira seus artistas, como o violeiro Chico Lobo, que, em parceria com o violeiro português Pedro Mestre, encerrará os dias na feira com um Encontro de Violas. A tradição musical das violas, Patrimônio Cultural Imaterial de Minas, celebra os laços culturais entre Brasil e Portugal ao valorizar a tradição da música de raiz dos dois países.
Minas Gerais ainda deverá se reunir com parceiros no turismo internacional, como a companhia aérea TAP Portugal, que completa 80 anos no dia 14 de março, e o Grupo Vila Galé Hotéis, que abrirá, no dia 24 de maio, o primeiro hotel da rede em Minas Gerais. Estão previstas ainda reuniões do secretário Leônidas de Oliveira com o diretor da Câmara de Comércio Portugal – Brasil, Paulo Mesquita, e com o prefeito de Coimbra, presidente da Câmara Municipal de Coimbra e presidente da Associação Portugal Brasil – 200 Anos, José Manuel Diogo, para estreitar ainda mais as relações entre os dois países.
A feira portuguesa ainda une esforços entre países de língua portuguesa para dinamizar o turismo. Um protocolo de intenções será assinado nesta quinta-feira (13/3) entre a Secult, o Ministério da Economia e Finanças de Moçambique e o Instituto Nacional do Turismo (Inatur) do país africano para partilhar experiências, dados e boas práticas na gestão do setor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário