A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, representante da principal força da economia local, o setor de comércio e serviços, e o Estádio Mineirão, maior palco do futebol e do entretenimento, oficializaram parceria para 2025. O contrato foi assinado no último sábado, dia 8, no Mineirão, antes da final do Campeonato Mineiro, pelo presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, e pela gerente comercial do Mineirão, Ursula Nogueira.
Com o tema, “O coração do comércio bate no Gigante”, a parceria tem como foco potencializar ações voltadas para o esporte, a cultura e a economia da cidade, além de celebrar conjuntamente os 65 anos da CDL/BH e os 60 anos do Mineirão.
"O Mineirão é mais que um estádio, é um impulsionador para o comércio e serviços da capital. Cada grande evento, cada jogo, reverbera por toda a cidade, movimentando bares, restaurantes, hotéis e o setor de transporte. Essa parceria é uma oportunidade para contribuir ainda mais para o crescimento econômico da nossa cidade”, destacou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, durante a assinatura do contrato.
A tabelinha tem como tema “O coração do comércio bate no Gigante”. “Trocadilhos à parte, a CDL/BH é formada por ‘dirigentes’ que, assim como no futebol, têm papel fundamental na gestão e no fomento do mercado mineiro. Tê-la ao nosso lado neste ano especial vai nos ajudar a realçar a importância do Mineirão como uma mola propulsora da economia do Estado. Estudo do Ipead/UFMG mostrou que para cada R$ 1 gasto no Mineirão, R$ 3,97 são despendidos fora dele”, ressalta a gerente comercial do estádio, Ursula Nogueira.
Sexagenários e potências econômicas - A CDL/BH celebra, no mês de junho, seis décadas e meia de atuação em prol do setor de comércio e serviços da capital mineira. Com quase 13 mil associados, a entidade é a maior unidade do sistema CDL do país e, em Belo Horizonte, representa e defende o setor responsável por 72% do PIB e empregador de mais de um milhão de pessoas.
Já o Mineirão, que chega aos 60 anos em 2025, é outra importante força econômica da cidade e do estado. Somente em 2022, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas (Ipead), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os eventos esportivos e sociais realizados no Mineirão promoveram a injeção imediata de R$ 963 milhões na economia, sendo R$ 575 milhões decorrentes das 55 partidas de futebol e R$ 388 milhões dos 152 eventos culturais, corporativos, feiras e shows. O impacto sobre a economia de Minas Gerais chega a R$ 1,160 bilhão, sendo R$ 671 milhões por causa das atividades do futebol e R$ 489 milhões por causa dos shows e atividades sociais. Desses R$ 1,160 bilhão, a maior parte se dá dentro de Belo Horizonte: R$ 1,045 bilhão.
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