domingo, 18 de agosto de 2024

Encontro da FEBTUR

                                            Jornalistas participantes da FEBTUR

A FEBTUR- Federação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo, realizou de 1 a 4 de agosto , o I Encontro Nacional da FEBTUR , que reuniu mais de 70 jornalistas de 12 estados e do Uruguai. Com o importante tema central Fronteiras Digitais Explorando Novas Dimensões no Jornalismo de Turismo, o encontrou começou na quinta feira, dia 1 de agosto, no auditório do Hotel Escola Senac Barreira Roxa, situado na Via  Costeira, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

                 Presidente Gorgônio Loureiro

A abertura do evento com as boas-vindas aos congressistas foram proferidas pelo presidente da FEBTUR Nacional , jornalista Gorgônio Loureiro e o presidente da FEBTUR RN, jornalista José Maria Pinheiro. A mesa da solenidade  foi composta por: Marcelo Queiroz,  Presidente do Sistema Fecomércio RN; deputado estadual Luiz Eduardo,  Presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte; vereador Felipe Alves, representando a Câmara dos Vereadores de Natal; Solange Portela,  Secretária de Estado de Turismo do Rio Grande do Norte, e neste ato representando a Governadora Fátima Bezerra; Ohana Fernandes,  Secretária de Turismo de Natal, representou o prefeito Álvaro Dias, empresário Abdon Gosson, presidente da ABIH RN  -Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio  Grande do Norte, todos  destacaram a importância do evento que coloca o Turismo potiguar na mídia nacional e além das fronteiras brasileiras.

              Participantes durante a plenária e debates


 O I Encontro Nacional da FEBTUR trouxe temas importantíssimos que foram proferidos por  pela representante do governo estadual, a secretária de Turismo Solange Portela reforçou a importância da visibilidade do destino por meio dos jornalistas e comunicadores. “Divulguem o que o RN tem de melhor”,  “O Rio Grande Norte está muito feliz com vinda de todos vocês comunicadores de turismo aqui”, agradeceu o deputado estadual Luíz Eduardo, um grande incentivador para que o encontro da Febtur Nacional acontecesse no estado. “Tenho certeza de que todos aqui presentes ficaram supressos com os roteiros deste estado e que serão produzidos conteúdos fantásticos,” completou ao registrar que o turismo traz divisas é uma das principais atividades econômicas do estado.
                 
Jornalista José Maria Pinheiro

As entidades do trade turístico do estado que estavam presentes na abertura, falaram da importância do encontro com profissionais de renomes nacionais e mundiais. “O Sistema Fecomércio reconhece a importância do Turismo”, lembrou o presidente da entidade no RN, Marcelo Queiroz, citando a atuação da Câmara de Turismo nas discussões sobre o desenvolvimento do Estado e completou, ressaltando a formação profissional por meio do restaurante escola do Hotel Barreira Roxa, do Senac/RN.

Jardiana Costa, presidente executiva do Natal Convention Bureau, enfatizou o grande potencial da capital potiguar para a realização de eventos, além do Polo Gastronômico. “Estivemos no Congresso em Salvador, em 2023, apoiando o Encontro de Natal por acreditar na importância deste evento”, comemorou. Representando a hotelaria do estado, Abdon  Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih/RN), falou do preparo da rede hoteleira para receber o turista e da geração de 300 mil empregos diretos e indiretos.

Também houve as participações dos expositores: Solange Portela com foco no “SÍRIO –  Inteligência de dados para impulsionar o Turismo do Rio Grande do Norte;  o empresário Graco Parente, vice- presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. Diretamente de Portugal, o presidente da internacional  Rede Villa Galé, o empresário  Jorge Rebelo, ; Ana Paula,  Coordenadora da Embratur, Jonhatan Góes que foram, dentre outros, palestrantes importantes que destacaram a importância da valorização e da modernidade da indústria turística e o secretário de Estado de Turismo de São Paulo, Roberto Lucena

A programação do evento constou o lançamento literário do livro Pontes, Céus e Mitologia do jornalista Paulo Atinzing, fundador e diretor do Diário do Turismo. Os congressistas foram contemplados com almoço e coffee break com apoio da  Fecomércio RN. Outros assuntos de suma importância atinentes a FEBTUR Nacional foram abordados pelo jornalista Gorgônio Loureiro, e dentro dos temas discutidos ficou para a após as eleições municipais a escolha da edição do próximo Congresso Nacional da FEBTUR. O primeiro dia começou às 8 hs e terminou às 20 horas, com 12 horas de debates e projetos para o turismo brasileiro e o fortalecimento da FEBTUR que existe há apenas dois anos, reunindo jornalistas e escritores de turismo de vários estados.

O encontro contou com palestras, mesas-redondas, lançamento de livro, reunião plenária da entidade e visitas técnicas por roteiros emocionantes, como:  as belezas da praia de Ponta Negra, na capital; as praias da localidade de Pipa,

                      fotos Canindé Soares
                            Maracajaú, a beleza do mar com corais

encantadoras, Maracajaú, de onde sai o passeio em alto mar para mergulho nas áreas de formação de corais, e Genipabu, com seus passeios de Buggy que deixam as pessoas com a adrenalina no alto,

                       Adrenalina na alta em Genipabu
além da beleza das dunas de areias que encantam, as belezas das falésias, que 
são paredões íngremes encontrados no litoral,  e enchem de emoção os turistas.


Os participantes visitaram as instalações do Centro de Treinamento Barreira do Inferno, da Agência Espacial Brasileira. O Centro serve de base para lançamentos de foguetes e abriga o Museu Aeroespacial, onde estão à mostra protótipos de foguetes já utilizados, e informações das atividades ali desenvolvidas que são muito importantes para diversos setores.

Barreira do Inferno
A promoção de experiências e práticas em projetos de satélites e sondas de pequeno porte, além de promover a difusão da cultura aeroespacial para professores e estudantes de instituições de ensino médio e técnico-profissional. Esses equipamentos lançados ao espaço têm papel preponderante, contribuindo para avaliação da previsão do tempo, auxiliando nas práticas agrícolas, na formação e qualificação de novos profissionais em pesquisas e desenvolvimento, e na defesa do espaço aéreo da região.
                              Entrada do maior cajueiro do mundo
Também estiveram no maior cajueiro do mundo, segundo o Guiness Book, o qual, em tempos passados, produzia mais de 70 mil frutos a cada safra.
                   Maior cajueiro do mundo
Nesse período, os frutos são apanhados e oferecidos aos turistas que visitam o local.

Para encerrar o encontro com chave de ouro,  a comitiva foi conhecer o Complexo Cultural da Rampa, pertencente à Marinha, onde está o Museu da 2ª Guerra, com uniformes e armamentos utilizados pelos pracinhas e as fotos dos presidente Roosevelt, dos EUA e Getúlio Vargas, do Brasil, assinando o Acordo de Potengi, que envolvia a cooperação dos países  a fim de enfrentar os nazistas. Imperdível, até pelo esplêndido pôr-do-sol que se avista dali. Um espetáculo !

O evento contou com o apoio da @luckreceptivo;@praiamarhoteis;@focoturismo.com.br;@amandarochaeventos;@rnemprotur;@rnsetur;@fecomerciorn;@sebraern;@fbhaoficial;
@sistemaocern;@datashowbrasil;@natalcvb;@sindbuggyrn; @portaldemaracajau;@turbinouoficial;
@zurichairport;@abih.rn;@coopercrutac;@amotapioca;@entremarescatamara;@barracadaostrarn;
@baobavino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Unesco avaliará candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Cultural da Humanidade

No próximo dia 4 de dezembro, a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal será formalmente avaliada durante a 19ª Sessão do Co...