quarta-feira, 1 de novembro de 2023

O futuro do audiovisual no Brasil e no mundo no MAX 2023


 O Brasil. Segundo dados da Receita Federal, Minas Gerais é o terceiro estado com o maior número de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais que permanecem atuando neste mercado (4,5 mil empreendimentos), atrás apenas de São Paulo (20 mil) e Rio de Janeiro (27 mil). Para orientar e preparar esses empreendedores para as oportunidades e desafios do audiovisual nos próximos anos, o Sebrae Minas promove várias capacitações durante a MAX 2023. O evento será realizado de 7 a 9 de novembro, em Belo Horizonte. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site max.sebraemg.com.br.

 A programação dos três dias do evento inclui palestras, oficinas, painéis e encontros com especialistas e representantes de grandes produtoras e distribuidoras nacionais e internacionais. “A MAX se consolidou como o principal evento do audiovisual em Minas Gerais, não apenas por fomentar oportunidades de negócios futuros para a produção independente, mas também por proporcionar uma visão abrangente dos desafios legais, regulatórios, monetários e criativos que o setor enfrenta. Além disso, os participantes conhecem novas tecnologias, possibilidades de financiamentos e demandas de grandes players. Uma boa oportunidade para profissionais e empresas do audiovisual se atualizarem e se adaptarem a um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

 No primeiro dia da MAX 2023, haverá discussões sobre a evolução da indústria do audiovisual sob a perspectiva de criadores, produtores e distribuidores em relação aos conteúdos, e ao posicionamento do Brasil no mercado mundial.

 Os participantes também vão saber sobre o desenvolvimento de projetos em seus diversos gêneros e conhecer as estratégias para atender às demandas das marcas em diferentes plataformas e redes sociais. Além disso, vão aprender como produzir conteúdos relevantes e atrativos tendo como referências pesquisas de tendências e público-alvo, e ainda, a importância das parcerias entre produtores e criativos independentes.

 No painel “Desenvolvendo ‘Cangaço Novo’”, produtores, criadores e roteiristas da série brasileira ‘Cangaço Novo’, que estreou em agosto e se tornou sucesso entre o público do Amazon Prime Vídeo. Os convidados vão falar sobre processo criativo do projeto, investimentos e os desafios enfrentados para trazer uma abordagem contemporânea do período do cangaço no Brasil.

 O dia 8 de novembro (quarta-feira) será marcado por discussões polêmicas, entre elas, questões relacionadas à propriedade intelectual do audiovisual e editorial sobre direitos autorais, licenciamento, proteção de conteúdo e modelos de negócios. Haverá ainda debates sobre a monetização dos conteúdos do audiovisual nas plataformas de streamings.

 Profissionais do setor farão uma análise do mercado audiovisual brasileiro, as atuais janelas e formatos de narrativas, os elementos essenciais para a formatação de um projeto, e o consumo de conteúdos das novas gerações.

 A MAX 2023 também abre espaço para mostrar os desafios enfrentados pela indústria de podcasts, que têm impactado criadores, anunciantes, ouvintes como: mudanças de hábitos, a entrada no mercado de novos formatos de mídia e falta de regulamentação.

 Já no último dia do evento (9/11), um dos assuntos de destaque será a inovação e tendências previstas para o setor até 2025. Especialistas vão explicar como a inteligência artificial (AI) e outras ferramentas inovadoras se tornarão estratégicas desde a concepção e produção até a distribuição do conteúdo audiovisual. Haverá ainda apresentação de novos conceitos, como o storyliving, uma técnica para contar histórias de forma mais interativa e imersiva, envolvendo o uso da realidade virtual, aumentada, mista, áudio, podcasts, AI, teatro, exposições e experiências de marca. Além disso, os participantes vão conhecer padrões de comportamento da audiência, suas necessidades e interesses, estratégias de distribuição e geração de receita.


 A curadoria da MAX 2023 é feita pela BRAVI. A programação completa das capacitações está disponível no site do evento.

 Encontros com Players-Outra novidade desta edição da MAX 2023 são os Encontros com Players, uma série de bate-papos com grandes empresas do setor. As conversas, que acontecerão nos dias 7 e 8 de novembro, vão tratar de assuntos como: investimentos no audiovisual, tendências de mercado e estratégias de distribuição de conteúdo. Entre os participantes estão representantes da Anonymous Content Brazil, Stenna Group, Paris Produções,Warner Bros., Discovery Kids, Cartoon Network e Cartoonito, Vitrine Filmes, Canal Brasil e Paramont+.

 Negócios-Simultaneamente as capacitações, o evento promovido pelo Sebrae Minas terá uma programação voltada para negócios. Neste ano, 215 projetos de produtores independentes e criadores de conteúdos audiovisuais brasileiros serão apresentados para 45 grandes players do setor durante a Rodada de Negócios do Audiovisual. Entre os convidados estão: Discovery, Amazon Studios, Warner Bros., Sony Pictures, Paramount, Paris Entretenimento, Camisa Listrada Canal Brasil, Telecine e Embaúba Filmes.

 Haverá ainda Sessões de Pitching, diariamente, das 16h40 às 18h. Doze projetos do audiovisual nacional serão apresentados para o público do evento e potenciais investidores. O primeiro lugar das categorias Ficção, Kids e Factual receberá o ‘Troféu Destaque MAX 2023’.

De 7 a 9 de novembro

 Sede do Sebrae Minas – Av. Barão Homem de Melo, 329 -Belo Horizonte

 Inscrições e informações: max.sebraemg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santa Casa BH inaugura 20 máquinas de hemodiálise

A Santa Casa BH deu mais um importante passo em sua missão de oferecer saúde de ponta para todos. No último dia 16 de setembro, a instituiçã...