quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Sebrae Minas inicia diagnóstico gerencial das micro e pequenas empresas do estado

 


 

O Sebrae Minas vai começar a etapa de entrevistas on-line da pesquisa Panorama das Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais. O objetivo é entender, com maior profundidade, os modelos e as práticas de gestão dos pequenos negócios do estado, em áreas como finanças, marketing, pessoas, entre outras.


 

O questionário da pesquisa será enviado por e-mail, a partir desta quinta-feira (14/9), para uma base de aproximadamente 1, 477 bilhão de proprietários (as) de micro e pequenas empresas do estado. “Com esse diagnóstico, o Sebrae Minas poderá aprimorar as soluções para apoiar os pequenos negócios do estado a se tornarem mais sustentáveis e competitivos”, ressalta o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva.

 

O formulário da pesquisa será enviado por meio do seguinte endereço: inteligenciaempresarial@sebraemg.com.br. O whatsAp do Sebrae Minas para esclarecimentos de dúvidas ou mais informações é o 0800 570 0800. 



Rodada de Negócios de Alimentos e Bebidas movimenta R$ 6,5 milhões em negócios




Mais de 60 empresas do segmento de alimentação e bebidas, entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), participaram, na última semana, da Rodada de Negócios de Alimentos e Bebidas, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. O evento gerou uma expectativa de R$ 6,5 milhões em vendas para os próximos 12 meses e aproximou pequenos fornecedores do setor e grandes compradores.


A Rodada foi promovida pelo Sebrae Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e contou com a presença de 19 compradores e 44 fornecedores de Minas Gerais, São Paulo e Amazonas. Durante o encontro, os empreendedores também participaram de uma palestra sobre vendas e estratégias para captar clientes e parceiros com a jornalista e consultora Katharina Lacerda.


A ação tem o apoio do projeto Origem Minas, criado em 2012 pelo Sebrae Minas para fomentar a competitividade, valorizar a “mineiridade” e o trabalho dos pequenos produtores da agroindústria do estado, além do projeto Setorial da Cachaça, promovido pela Seapa, que tem o objetivo de ampliar a promoção comercial das aguardentes produzidas no estado.


Segundo a analista do Sebrae Minas Danielle Fantini, a Rodada de Negócios atendeu às expectativas dos empresários e parceiros. “Ficamos satisfeitos com os resultados. Tivemos uma participação intensa de produtores, que se mostraram otimistas com as oportunidades de novos mercados. Esperamos que esses empreendedores possam expandir ainda mais sua rede de contatos”, afirma.


O empreendedor Fábio Pádua Castro, de Santo Antônio do Amparo, ficou satisfeito ao participar da Rodada de Negócios. Proprietário do In Villa Empório, especializado em conservas e geleias, conseguiu durante o evento fazer um acordo comercial para fornecer produtos para uma padaria de São Paulo. “É uma oportunidade valiosa para os pequenos produtores, pois facilita a aproximação com potenciais clientes do atacado e do varejo de Minas e de outros estados”.


Afonso Oliveira, representante comercial da cooperativa Coopemapi – Mel das Gerais, de Bocaiuva, fechou negócios com três fornecedores. Segundo ele, além de estimular as vendas futuras, a Rodada de Negócios permite que as empresas conheçam e valorizem ainda mais a origem dos produtos. “O evento foi muito positivo, pois nos deu a oportunidade de apresentar a história de nossos produtos e destacar o trabalho feito por mulheres e jovens do Norte de Minas”, diz o empreendedor. 

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