Nesta terça-feira (5), a partir das 16h, acontecerá a segunda ação da , que neste ano celebra o tema “Caminhos Gerais: Itinerários e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro”. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).
Intitulada Caminhos de Religiosidades, a ação abordará os templos religiosos que existiam na região do antigo Curral del Rei (dois demolidos e um reformulado), focando nos aspectos sociais, históricos, arquitetônicos, artísticos e patrimoniais. Espaços sagrados de outras manifestações religiosas também serão citados, como as primeiras igrejas protestantes e terreiros de Belo Horizonte.
O percurso terá início no prédio do Iepha-MG, o Prédio Verde, localizado no Circuito Liberdade, e seguirá até a Capela de Santana na Casa Fiat de Cultura, perpassando pelo Largo do Rosário e encerrando na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. Com duração de duas horas, o trajeto será mediado pela gerente de difusão e educação para o patrimônio cultural do Iepha, Carol Ministério.
A atividade é gratuita, voltada para professores, estudantes, educadores, turistas, servidores públicos, gestores, e demais interessados. A inscrição pode ser feito por meio da plataforma Sympla ou presencialmente no dia do encontro.
A programação completa da 9ª Jornada do Patrimônio segue até o dia 18 e pode ser conferida neste Guia On-Line.
Caminhos da Liberdade
A primeira ação dessa série, os Caminhos da Liberdade, aconteceu no dia 30 de agosto, às 16h. O itinerário abordou as ideologias modernas, liberais e republicanas que influenciaram a transferência do centro político e administrativo de Minas Gerais, de Ouro Preto para a região do antigo Arraial do Curral del-Rei, e como essa nova mentalidade pode ser percebida na arquitetura, símbolos alegorias presentes no espaço, e na denominação da própria Praça da Liberdade.
O percurso teve início no prédio do Iepha, seguindo pelos prédios das antigas Secretarias de Estado no entorno da Praça da Liberdade e se encerrou no Palácio da Liberdade, com duração de uma hora e meia. O trajeto foi mediado pelos servidores do Iepha, Adalberto Mateus e Carol Ministério.
Caminhos Literários
A terceira ação, Caminhos Literários, acontecerá no dia 14 de setembro, às 16h. A ideia é abordar os escritores, movimentos, locais e curiosidades que marcaram a história literária de Belo Horizonte.
O itinerário começará no Iepha, seguindo em direção à Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Em seguida, o grupo irá para os edifícios do Salão Vivacqua, Museu da Cadeira Brasileira, Academia Mineira de Letras, Praça Afonso Arinos, Edifício Arcângelo Maleta, Livraria Francisco Alves. O encerramento será na praça do antigo Cine Metrópole. A mediação será dos servidores Marcelo Souza, Meire Avelar e Carol Ministério.
Sobre a Jornada do Patrimônio
A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural. Realizada bienalmente nos anos ímpares, a Jornada integra a programação do Dia do Patrimônio e incentiva o desenvolvimento de diversas atividades destinadas a todos os perfis de público e faixas etárias.
Mais informações no site do Iepha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário