quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo em Belo Horizonte

 

A melhoria do ambiente dos pequenos negócios, o desenvolvimento econômico e a revisão da carga tributária marcaram os discursos durante a solenidade de lançamento da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. A deputada Ludimilla Falcão (PODE), mais conhecida como Lud Falcão, assume a presidência do grupo, que contará com o apoio de entidades e lideranças empresariais de todo o estado, com o objetivo de formular políticas públicas e leis que contribuam para desburocratizar e desonerar os pequenos negócios.

A frente já conta com a adesão de 42 parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e tem o apoio do Sebrae Minas, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG). Além de Lud Falcão, estiveram presentes no evento os deputados Antônio Carlos Arantes (PL), Leonídio Bouças (PSDB), Duarte Bechir (PSD) e Delegado Christiano Xavier (PSD).

Alessandro Carvalho

O presidente do Sebrae Minas e da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, lembrou que as ações propostas pela nova frente serão importantes para o surgimento de novos empreendimentos. “Mais de 99% da força econômica no Brasil é representada pelos pequenos negócios. Em Minas, temos mais de 2,3 milhões de empreendimentos, entre microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas (MPE), produtores rurais e artesãos. Cada um deles é uma centelha de criatividade, dedicação e inovação e representa boa parte da geração de empregos. No entanto, sabemos que o caminho do sucesso é árduo e repleto de desafios. A complexidade da legislação e as barreiras burocráticas sufocam a chama empreendedora. Por isso, é necessário um olhar especial dos parlamentares, em uma agenda conjunta, para alavancar o desenvolvimento desses negócios”, ressaltou.


Alessandro Carvalho

Lud Falcão falou sobre a importância de estar à frente desse projeto que pode ajudar no desenvolvimento de Minas Gerais. “Quando falamos nos setores de comércio e serviços, lembramos que são responsáveis pela maioria das empresas do país, que geram renda e empregos. Hoje, em cada 10 pessoas na faixa etária de 18 a 64 anos, três são empreendedoras. Minas Gerais também é referência no número de pequenos negócios e sabemos da importância dessa união para ajudar a todos que querem empreender. Presidir a frente parlamentar é uma das ações mais significativas do meu mandato e não tenham dúvidas de que os parlamentares envolvidos estarão mobilizados para impulsionar o desenvolvimento e reduzir a mortalidade das pequenas empresas”, destacou.

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes, 1º vice-presidente da ALMG, também comemorou o lançamento da frente em benefício dos pequenos negócios. “A união de parlamentares fará a diferença em favor do segmento. É fundamental que tenhamos ações para defender o interesse dos setores produtivos. Temos na ALMG vários projetos em tramitação que podem ajudar na transformação dessas empresas e essa frente é uma ferramenta importante para buscar mudanças e melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Bruno Falci, presidente da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) e vice-presidente da FCDL-Minas, disse que a iniciativa será estratégica para favorecer os empreendimentos mineiros. “Todos nós que fazemos parte do setor produtivo mineiro temos muito a comemorar com o lançamento da frente. O projeto representa um grande avanço na defesa dos interesses das micro e pequenas empresas mineiras, que foram responsáveis por mais de 90% dos empregos no estado. A FCDL Minas está comprometida em ajudar no trabalho deste grupo, que certamente vai propor ações benéficas para os pequenos negócios”, disse.

Alessandro Carvalho

O secretário-executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Guilherme da Cunha, destacou que os empreendimentos precisam de apoio e valorização. “O governo de Minas está comprometido com ações para promover a liberdade econômica e a desburocratização dos pequenos negócios. Mas sabemos que ainda é um desafio alinhar ações nas diferentes regiões do estado. O empreendedor precisa ter voz na assembleia e ser beneficiado por leis e decretos que simplifiquem a abertura de empresas. Que essas iniciativas possam significar mais desenvolvimento e tragam oportunidades para os empreendedores”, enalteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paraíso além de Maceió: descubra os principais destinos alagoanos

Com a chegada do verão, as praias de Alagoas se tornam um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. Conhecido po...