quarta-feira, 24 de junho de 2026

Fecitur-MG promove nove regiões turísticas na Expo Turismo Goiás e fortalece presença no mercado nacional

 


Nos dias 17 e 18 de junho, a diversidade dos destinos turísticos mineiros ganhou destaque na Expo Turismo Goiás, um dos mais importantes eventos do setor turístico do Centro-Oeste brasileiro. Representando Minas Gerais, Teresa Lemos (presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais - Fecitur-MG), participou da feira no estande da KS Turis, reunindo nove Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do estado.



O espaço apresentou ao público formado por agentes de viagens, operadores de turismo e investidores, os atrativos das IGRs Da Cachaça, Sertão Gerais, Caminho Novo, Nascente do Rio Doce, Serra do Brigadeiro, Serra Geral do Norte de Minas, Velho Chico, Rota do Muriqui e Rota do Triângulo, evidenciando a riqueza cultural, histórica, gastronômica e natural de Minas Gerais, além do Catálogo da Ruralidade Viva da Emater-MG e Guia Cumbucca de Marcelo Wanderley. 


Segundo Teresa Lemos, a participação na feira reforça a importância da promoção integrada dos destinos mineiros. “Participar da Expo Turismo Goiás foi uma oportunidade estratégica para apresentar a diversidade e o potencial turístico de Minas Gerais a um público altamente qualificado. Quando as regiões se unem em uma mesma ação de promoção, ampliamos nossa visibilidade, fortalecemos a comercialização dos destinos e criamos novas oportunidades de negócios para todo o estado”, destacou.



Também prestigiaram o estande durante o evento Marco Túlio Chaves Moreira (presidente da IGR Sertão Gerais), Izalto Neto (presidente da IGR Velho Chico), Ana Carla Moura (coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur), Fernando Carlos Pereira (presidente do Fórum Regional de Turismo Negócios e Tradições e do Fórum Estadual de Turismo de Goiás) e Luciano Guimaraes (gerente de Estruturação de Destinos e Produtos Turísticos da Goiás Turismo), fortalecendo a presença institucional das regiões e contribuindo para a divulgação dos atrativos locais.

Ainda de acordo com Teresa Lemos, a participação conjunta demonstra a maturidade do turismo regional em Minas Gerais e o compromisso das entidades com o fortalecimento dos territórios. “A presença das nove IGRs em um único espaço mostra a força da governança regional e do trabalho colaborativo que vem sendo construído em Minas Gerais. Acreditamos que o turismo se fortalece quando os destinos atuam de forma integrada, compartilhando experiências e promovendo suas potencialidades de maneira conjunta. A Expo Turismo Goiás foi uma excelente oportunidade para aproximar nossos destinos do mercado e ampliar sua competitividade", afirmou.

A ação reforçou o compromisso das entidades mineiras com a promoção e valorização dos destinos turísticos do estado, ampliando a visibilidade das regiões representadas, fortalecendo sua presença no mercado nacional e estimulando conexões estratégicas capazes de gerar novas oportunidades de negócios, investimentos e desenvolvimento econômico.


As nove IGRs expositoras também apresentaram resultados e iniciativas desenvolvidos por meio do Convênio de Saída nº 11.954/2025, celebrado entre a Fecitur-MG e a Codemge, com interveniência da Secult-MG, demonstrando os avanços obtidos no fortalecimento da governança turística e na promoção integrada dos destinos mineiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário