domingo, 9 de novembro de 2025

Minas é destaque no Festuris com negócios para o trade turístico

 



O 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, é um dos principais eventos do setor turístico da América Latia, com mais de 400 estandes, 2.500 expositores, por onde passaram nos dias 7 e 8 de novembro, cerca de 17 mil pessoas do Brasil e exterior de agências e operadoras de viagens, hotelaria, companhias áreas, estados, municípios entre outros setores da cadeia do turismo, confirmando que a economia turística é uma potência no Brasil e no mundo. O estande de Minas Gerais foi o mais movimentado do evento, com uma média por dia de mais de 3 mil pessoas conhecendo as diversas atrações turísticas, nos 21 coexpositores , onde realizaram negócios , networking para os mercado mineiro. O público participou das aulas show realizadas durante todos os dias, deliciando da melhor culinária do Brasil.

Agentes e operadores de viagens conhecendo o potencial turístico mineiro


Durante os dois dias foram servidos mais de 1.200 pratos de diversas receitas e mais de 100 litros de cafezais mineiros, entre eles o café Zaro.




O sommelier Leo e o chef Reinaldo

Os chefs Reinaldo Mendes e Mariana Gontijo


Milhares de pessoas visitaram os estande conhecendo a cultura, turismo e a culinária



A secretária Bárbara Botega participando das aulas show da gastronomia mineira


21 coparticipantes divulgando o turismo, cultura e atrações dos municípios


Minas Gerais  fortalecendo o foco em cultura, negócios e ambiente favorável ao empreendedorismo,  ampliando conexões , apresentando a diversidade cultural, a força empreendedora e o potencial econômico do turismo mineiro — hoje um dos motores mais dinâmicos da economia do estado.





Segundo os dados da secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega, a procura pelo carnaval por turistas de outros estados e países, cresceu mais de 830 % , segundo os dados do Booking, comparado com o este ano. E a presença de Minas Gerais na atuação de negócios turísticos da região Sul, como o Festuris, é fundamental  por conectar destinos do Brasil e do Mercosul, impulsionar investimentos e ampliar oportunidades para o setor privado, gerando emprego e renda dos mineiros, fortalecendo cada dia o trade turístico. 

“Minas Gerais vive um novo ciclo no turismo, baseado na liberdade econômica, na eficiência pública e no protagonismo do setor produtivo. Nosso papel é garantir ambiente seguro e competitivo para quem empreende, gera emprego e movimenta nossa economia criativa. Estar na Festuris é apresentar ao Brasil e ao mundo um estado que une tradição e inovação, que valoriza sua identidade e que se abre para novos negócios e investimentos. Minas é um destino plural e preparado para seguir crescendo com liberdade e prosperidade.”, destacou a secretária Bárbara Botega. 



     
 Subsecretária de Estado de Turismo, Patrícia Moreira, Ariadne, diretora do café Zaro e o diretor comercial da TAP, Carlos Antunes, mantendo a parceria dos voos da TAP com Minas Gerais

 Rota Cordilheira do Espinhaço - Do Jequi ao Norte , que  abrange municípios como Botumirim, Grão Mogol, Bocaiúva, Turmalina, Olhos d’Água, Cristália, Itacambira e Montes Claros. O roteiro propõe uma imersão na Cordilheira, única no Brasil e reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera, com uma das maiores diversidades biológicas do país. Com foco em trekking, ecoturismo e cicloturismo, o percurso combina natureza exuberante, cachoeiras, vinícolas e experiências culturais que evidenciam a força da região.

Rota Destinos do Peruaçu - Conecta Januária, Itacarambi e São João das Missões, no entorno do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, também reconhecido como Patrimônio Mundial Natural. O roteiro valoriza o turismo de base comunitária e as vivências gastronômicas com identidade sertaneja, desde casas de farinha até as praias do Rio São Francisco. Conecta Januária, Itacarambi e São João das Missões, no entorno do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, também reconhecido como Patrimônio Mundial Natural.



O roteiro valoriza o turismo de base comunitária e as vivências gastronômicas com identidade sertaneja, desde casas de farinha até as praias do Rio São Francisco. 

Patrícia Moriera, a diretora do Festur Ouro Preto, Savia Neves e Thiago Ferreira, no lançamento do Festur 2026

Também foram lançados o Natal Barroco, em São João del Rei, que serão apresentadas cantadas nos casarões e ruas da cidade, além de apresentações artísticas com a presença do Papai Noel. 


A tecnologia em sintonia com  o turismo, com o lançamento da plataforma digital da Cordilheira do Espinhaço, a única Cordilheira do Brasil, que abrange 172 municípios mineiros, com informações da estrada cênica do Espinhaço.


Com presença estratégica na Festuris, o Governo de Minas reafirma sua política de valorização do turismo como motor de desenvolvimento econômico e social. A iniciativa reforça o compromisso de projetar o estado em novos mercados, fortalecer parcerias institucionais e ampliar a visibilidade de destinos que unem cultura, história e inovação. Mais do que participar de um dos maiores encontros do setor nas Américas, Minas Gerais  apresentou como um território de experiências autênticas, preparado para receber o mundo com sua hospitalidade singular em todos os 853 municípios e 5 mil distritos. 




O Mercado Central de BH sempre levando os produtos mineiros para os eventos do turismo


Também foram lançados os vinhos do município de Grão Mogol


Além do forte apelo cultural e de lazer, o estado se consolida como potência em turismo de negócios. Segundo a Pesquisa de Demanda Turística de 2022, 22% dos visitantes viajam a Minas a trabalho. O estado é o segundo destino mais procurado do país para negócios, com 13,22% do total nacional, de acordo com levantamento da Onfly. O desempenho reflete infraestrutura eficiente, conectividade aérea crescente, serviços qualificados e ambiente favorável ao empreendedorismo.


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