Em sua histórica 40ª edição,
o Natal Luz de Gramado, que ocorre de 23 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de
2026, prepara uma decoração especial para celebrar em grande estilo. Com
assinatura da stager Claudya Chanas, a proposta de cenografia une respeito às
origens e inovação. O dourado será a cor símbolo da próxima edição e a energia
sustentável ganha espaço no Lago Joaquina Rita Bier.
Entre os destaques do
projeto, está a Rua Torta, um dos pontos turísticos mais visitados e
fotografados de Gramado, que ganhará decoração vermelha em conexão com a nova
Vila de Natal, na Praça das Etnias. Totalmente repaginada, a Vila de Natal terá
uma Casa do Papai Noel lúdica e muito diferenciada. “A faixa de pedestres
também será torta e fará o convite para o passeio até a Vila, que terá novo
fluxo de visitação: as casinhas foram voltadas para a avenida Borges de
Medeiros e a circulação levará o público das lojas de artesanato até a Casa do
Papai Noel. Além dos tons dourados distribuídos por toda a cidade, o vermelho
também marca presença nesta área do projeto”, explica.
Outra novidade é a estreia
da energia sustentável no Natal Luz. A ilha do Lago Joaquina Rita Bier terá
iluminação alimentada por energia solar, marcando o compromisso do evento com o
futuro. “É uma edição emblemática. Vamos manter o que é tradição, olhando para
o passado com respeito, mas projetando o futuro com as novas tecnologias, como
a energia sustentável”, diz Claudya.
Segundo ela, a decoração
ainda receberá novos halos nos pórticos e na praça João Leopoldo Rosenfeldt e
árvores de globos iluminados ao longo da Borges de Medeiros. “Serão mais de 800
unidades de globos para formar as árvores. Pensamos a cidade como um todo,
conectando diversos pontos e gerando um fluxo agradável”, frisa.
Outra preocupação na
concepção do projeto decorativo foi, de forma singela, separar os aspectos
lúdicos do Natal dos aspectos religiosos. “Buscamos uma nova formatação,
separando a parte religiosa da lúdica, justamente para dar mais destaque para
ambas. O presépio, que ficava ao lado da Igreja Matriz São Pedro, será
instalado na frente da paróquia e os prédios de órgãos de segurança ganharão
anjos em referência à proteção da comunidade”, revela a decoradora.
O 40° Natal Luz de Gramado é
apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e
Bradesco, Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Bradesco. Patrocinador
master: Gav Resorts. Copatrocínio: Bradesco Seguros e Coca-Cola. Apoio: Havan,
RBT Internet, Vinícola Miolo e Hasam Group. Hospedagem oficial: Laghetto
Hotéis, Resorts & Experiências. Parceiro sustentável: Tereos Açúcar e
Energia Brasil. Tiqueteira oficial: Eleven Tickets. Agente cultural: Marca
Produções. Financiamento: PRÓ-CULTURA, Secretaria de Estado da Cultura do Rio
Grande do Sul. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Realização: Gramadotur
e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – União e Reconstrução.
Claudya Chanas, da empresa C3 Staging Experiences, mora em Gramado há quatro anos e tem uma trajetória consolidada na criação de projetos de ambientação de alto padrão. A stager iniciou a carreira em 1987, com decoração de festas infantis e eventos. Depois, buscou especialização focando a atuação em festas de casamento. Ao longo das décadas, construiu uma história marcada pela busca de novas referências e pelo empreendedorismo. Além de casamentos, passou a atuar em projetos de decoração para a hotelaria em redes como Casa Hotéis, Laghetto, Kempinski Laje de Pedra, Chocoland e Hotel Colline de France. Agora, traz sua expertise e visão criativa para assinar a cenografia dos 40 anos do Natal Luz, em um projeto que une elegância, emoção e a tradição que faz do evento um dos maiores espetáculos natalinos do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário