quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural da Humanidade

Minas Gerais se aproxima de um momento histórico. Na reta final da candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, que anunciará a decisão em reunião prevista para o dia 4 de dezembro , em Assunção, no Paraguai, o Governo de Minas intensifica as ações e celebra a mobilização em torno desse reconhecimento tão esperado. A reunião será transmitida ao vivo pela Rede Minas, permitindo que mineiros e brasileiros acompanhem de perto este marco.

Com a possibilidade de os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal serem inscritos na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Governo de Minas já se organiza para celebrar a conquista em grande estilo com uma programação diversa, tanto em Belo Horizonte quanto nas regiões produtoras.
                         
Secretário Leônidas Oliveira
“Certamente, a partir do dia 4, celebraremos muito essa conquista, tanto na capital quanto nos territórios produtores. Hoje, estamos nos preparando para este momento histórico com grande entusiasmo e expectativa. Este título será uma conquista não só para Minas Gerais, mas também para o Brasil”, ressaltou Leônidas de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, em coletiva de imprensa realizada no Palácio da Liberdade, no dia 27 de outubro.
A programação, realizada pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), valorizam não apenas o queijo como um dos grandes símbolos da mineiridade, mas também a importância dos territórios produtores e suas tradições.

                                                        fotos: Leo Bicalho
           
                Secretária adjunta de Comunicação, Bárbara Bodega

As ações terão início já no dia 4/12 e se estendem até 15/12. Logo após a reunião em Assunção, está prevista uma coletiva de imprensa no Palácio da Liberdade. Show de drones e uma performance de Marcus Viana com o Coro Sinfônico do Palácio das Artes completam a programação. No coreto da Praça da Liberdade, será montada uma mesa de queijos e drinks especiais com cachaça mineira. Entre os dias 5/12 e 8/12, duas press trips, que reúnem cerca de 80 jornalistas de todo o país, vão percorrer as 10 regiões produtoras do Queijo Minas Artesanal no estado. 

Maior queijo do mundo e espetáculo de drones pelo interior  - Na manhã do dia 15/12, o destaque fica por conta da apresentação do maior queijo do mundo no Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, em Belo Horizonte. A iguaria foi produzida em Ipanema, no Vale do Rio Doce. Durante o evento, haverá distribuição de café e queijo para os visitantes. A marca de 2.870 quilos foi alcançada durante a realização da 14ª Festa do Queijo. 

As celebrações também acontecerão pelo interior de Minas, com espetáculo de drones iluminando o céu projetando e imagens de queijos, montanhas e símbolos da cultura mineira nos municípios que pertencem às regiões produtoras do Queijo Minas Artesanal. Em cidades como São Roque de Minas, Diamantina, Coronel Xavier Chaves, Araxá, Lima Duarte, Serro, Serra do Salitre e Uberlândia, entre outras, serão realizados shows de drones alusivos ao reconhecimento da Unesco. 
                           Presidente do IEPHA/MG, João Paulo Martins
Uma história de tradição e reconhecimento -  Os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal têm raízes profundas na história de Minas Gerais e do Brasil. Desenvolvidas ao longo de três séculos por pequenos produtores rurais, essas técnicas foram reconhecidas em 2002 como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais e, em 2008, como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. 

Desde setembro de 2022, quando foi lançada a candidatura durante o 4º Festival do Queijo Artesanal Mineiro, o Governo de Minas, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério da Cultura (MinC), tem trabalhado ativamente para promover a importância desse reconhecimento. Nos últimos meses, ações como a criação de uma marca promocional e a mobilização das 10 regiões produtoras em eventos culturais e feiras têm consolidado o apoio popular e institucional à candidatura.


terça-feira, 26 de novembro de 2024

Adiamento do IX Congresul

 Nota Oficial sobre o Adiamento do IX CONGRESUL

Prezados parceiros, participantes e apoiadores,

A EDERSUL vem a público informar que, devido ao crescimento significativo da adesão de novos participantes e ao aumento da escala do evento, tomamos a decisão de adiar o IX CONGRESUL – Congresso Sul Mineiro de Municípios . Essa decisão visa garantir que possamos oferecer uma experiência ainda mais completa, com uma infraestrutura que atenda às altas expectativas de todos os envolvidos.


Gostaríamos de agradecer imensamente a todos que apoiaram e contribuíram para o planejamento do evento até o momento, incluindo autoridades governamentais e empresariais, jornalistas, técnicos, prefeitos, secretários municipais, funcionários públicos, vereadores, líderes políticos, representantes de entidades de classe e indivíduos comprometidos com o progresso e a prosperidade do sul de Minas Gerais. Este adiamento nos dá a oportunidade de expandir e melhorar ainda mais o congresso, criando novas oportunidades de networking, debate e desenvolvimento para a nossa região.


Estamos confiantes de que, com este novo cronograma, será possível realizar um evento ainda mais impactante e relevante para todos os participantes. Agradecemos a compreensão e o apoio de todos, e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos. Nossa equipe está trabalhando ativamente para organizar tudo e dar suporte a quem necessite durante este período.


Continuaremos trabalhando com dedicação e entusiasmo para consolidar o IX CONGRESUL como um evento de referência para o Sul de Minas, dando continuidade ao legado das 8 edições já realizadas.


Atenciosamente,

Braz Pagani

Presidente da EDERSUL

A atividade turística em Minas Gerais cresceu 506% a mais do que o Brasil em 2024


O estado de Minas Gerais consolida sua posição como um dos principais destinos turísticos do Brasil, de acordo com indicadores recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados apontam o crescimento contínuo do turismo em Minas Gerais nos últimos dez anos e destacam a liderança do estado nos últimos três anos. Desde 2022, Minas Gerais assumiu a ponta do crescimento da atividade turística entre os estados das regiões Sul e Sudeste, e, desde 2023, destaca-se como referência em todo o Brasil.

Para se ter uma ideia dessa expansão, a atividade turística em Minas Gerais cresceu 506% a mais do que o Brasil em 2024. De janeiro a agosto, o estado apresentou variação acumulada de 9,1%, ao passo que a média nacional foi de 1,5%. Considerando apenas o mês de agosto, Minas teve crescimento de 8,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o desempenho brasileiro ficou em 2,6%,

Os números são do Índice de Atividades Turísticas (IATUR), do IBGE, e estão no mais recente boletim divulgado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). O relatório também mostra que, até agosto, houve crescimento de 9,75% no número de trabalhadores do setor turístico em relação ao início da série histórica, em janeiro de 2023. No total, Minas possui 432.078 pessoas com carteira assinada atuando no segmento.

Os dados, retirados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam ainda a criação de 2.193 empregos apenas em agosto de 2024. O segmento de alimentação foi o que mais contribuiu, gerando saldo de 1.627 novos postos de trabalho. Até agosto, o turismo fez surgir cerca de 13 mil empregos em Minas Gerais.
                                 Foto: Cezar Félix

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, comenta sobre os resultados: "Estamos orgulhosos de ver Minas Gerais se destacando no turismo nacional. Esses números refletem nossos esforços em promover o estado como um destino diversificado e acolhedor. Continuaremos investindo em infraestrutura e em iniciativas que valorizem nossa cultura e nosso povo". 

Mais de 4,5 milhões de passageiros desembarcaram em aeroportos mineiros de janeiro a agosto de 2024, número 10,7% acima do mesmo período do ano passado. O mês de agosto registrou 632.935 desembarques no estado, superando em 16,3% o registrado em agosto de 2023 e em 13,6% o fluxo de agosto de 2019, período pré-pandemia. Os principais estados emissores foram São Paulo, Minas, Bahia e Rio.

A quantidade de turistas estrangeiros também subiu. Ao todo, 27.580 passageiros de voos internacionais pousaram em Minas apenas em agosto de 2024, um aumento de 44,1% quando comparado a agosto de 2023 e de 2,3% no comparativo com julho. Isso significa que, apenas até o oitavo mês de 2024, Minas já alcançou 95,3% do total de turistas internacionais recebidos em 2023. Os visitantes vêm principalmente do Chile (29,42%), Portugal (28,27%), Panamá (20,26%) e Estados Unidos (14,96%).

Esse crescimento é atribuído ao rico patrimônio histórico do estado, à diversidade cultural e às belezas naturais que atraem visitantes em busca de experiências autênticas. O incremento no número de passageiros nos aeroporto mineiros resulta de novas rotas aéreas e da ampliação de conexões internacionais. Essa expansão tem facilitado o acesso de turistas estrangeiros, contribuindo para a visibilidade global do estado.


segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Prefeitura de BH e Governo Estadual analisam carnaval 2025

A maior festa popular do país já está movimentando. O carnaval de Belo Horizonte  será realizado entre os dias 15 de fevereiro e 9 de março de 2025. A previsão é de um público durante a folia de cerca de 6 milhões de pessoas nas ruas da capital mineira, com os 550 blocos, além das escolas de samba e blocos caricatos, com animação em todas as regiões da cidade. Esse ano mais de 5 milhões de pessoas participaram dos dias de carnaval, com o número expressivo de 30 mil estrangeiros participando da folia.

Representantes do governo de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte  têm mantido conversas sobre a repetição do apoio do Governo Estadual a Prefeitura de BH no processo de organização do Carnaval da capital mineira. A tendência é que, para 2025, a parceria tenha como foco o desenvolvimento de ações que mostrem a folia belo-horizontina como um carnaval sustentável.

A ideia, inclusive, é que a festa seja promovida como um evento ESG – sigla em inglês para governança social, ambiental e corporativa. 


No dia 22 de novembro, o prefeito Fuad Noman  e o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, se reuniram para tratar do Carnaval belo-horizontino. Uma das ações debatidas foi o desenvolvimento de um projeto para reduzir o volume de resíduos produzidos pelos foliões ao longo dos dias de festa. Uma das metas é ampliar a reciclagem do lixo gerado pelos festejos.

A parceria entre as gestões de Fuad Noman e Romeu Zema  vai culminar, também, na ampliação da lista de vias que receberão um sistema de sonorização próprio para os dias de folia. Assim como já acontece nas avenidas dos Andradas e Amazonas, a Avenida Brasil, que corta a Região Centro-Sul de Belo Horizonte e a Área Hospitalar, receberá caixas amplificadoras.

O sistema de som utilizado neste ano foi objeto de aporte de R$ 4,5 milhões do governo do estado.

                              Sistema de som utilizado este ano

As caixas amplificadoras instaladas nas avenidas não serão usadas apenas pelos blocos, mas também pelas escolas de samba, visto que os desfiles das agremiações da cidade, tradicionalmente ocorridos na Avenida Afonso Pena, foram transferidos para a Andradas a partir do ano que vem.

Além de Fuad Noman  e Leônidas Oliveira, também participaram da reunião de alinhamento do Carnaval de 2025 a secretária de Estado adjunta de Comunicação , Bárbara Botega, e o diretor administrativo da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (Codemge), Lincoln Farias.



Prefeitura de Belo Horizonte lança o Guia Virtual do Mercado Central

 ‍


Um novo projeto dedicado à valorização da gastronomia local foi lançado dia 26 de novembro, pela Prefeitura de Belo Horizonte, a partir de uma parceria entre a Belotur e o Sebrae Minas. Trata-se do Guia Virtual do Mercado Central, projeto que visa estreitar a conexão dos visitantes com o icônico centro de compras e espaço de lazer da cidade, oferecendo uma imersão na rica história das pessoas e dos produtos que moldaram sua trajetória de sucesso. A iniciativa faz parte da celebração de cinco anos desde a conquista do título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco para a capital mineira em 2019. O tour virtual, assim como outras informações sobre o projeto, pode ser acessado no Portal Belo Horizonte

Por meio de uma plataforma multissensorial, os turistas e moradores da cidade poderão explorar um universo gastronômico vasto e diversificado. Este guia reúne conteúdos em variados formatos e suportes, como textos, áudios e vídeos, proporcionando uma experiência inovadora e envolvente.


Os visitantes do Mercado Central poderão acessar esses recursos de duas maneiras: diretamente no local, por meio de leitura de QR codes, disponíveis nas lojas e em pontos estratégicos do mercado; ou de forma remota, pelo link no portal da cidade. A plataforma oferecerá cinco caminhos temáticos: doces, comidas, queijos, bebidas e ingredientes/panelas, abrangendo um total de 31 estabelecimentos do centro de compras. 

“Este projeto, que celebra os cinco anos em que Belo Horizonte foi reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, visa conectar os visitantes ao Mercado Central, a seus corredores vibrantes, aos produtos locais e, acima de tudo, às pessoas que dão vida a essa economia criativa.


Este guia virtual e imersivo apresenta novas perspectivas, tendências e maneiras de vivenciar um dos nossos principais atrativos turísticos, valorizando este ponto de encontro especial para mineiros e turistas de todo o mundo, celebrando a rica cultura e a gastronomia de Minas Gerais”, comenta Bárbara Menucci, presidente da Belotur. 

O Guia Virtual do Mercado Central faz parte das ações em comemoração aos 5 anos do título de Cidade Criativa da Gastronomia concedido a Belo Horizonte pela Unesco em 2019. Outras iniciativas em que a Belotur esteve envolvida incluem a participação na Conferência Internacional sobre Estudos e Pesquisas em Gastronomia e Turismo, realizada em Ouro Preto/MG. Também houve o lançamento do projeto ‘Bares com Alma’, desenvolvido em parceria com o Sebrae e apresentado no último dia 13. A iniciativa produziu um inventário de 30 estabelecimentos icônicos e tradicionais da cidade. 

“O Mercado Central de Belo Horizonte é um patrimônio cultural e econômico da cidade, onde as tradições mineiras e a diversidade do comércio local se encontram e conectam gerações. Essa iniciativa do Sebrae Minas e da Belotur acontece em um momento especial, pois nossa capital comemora, em 2024, cinco anos do título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco. E o Mercado, que completou 95 anos em setembro, é o ambiente ideal para o turista conectar cores, sabores e aromas da culinária mineira. Nosso propósito é oferecer aos turistas e demais frequentadores uma experiência turística imersiva no local, proporcionando uma viagem por meio de seus saberes e histórias”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva. 


Territórios e Redes Criativas  -  O lançamento do Guia Virtual do Mercado Central faz parte do projeto ‘Territórios e Redes Criativas’, criado em dezembro de 2019, com o intuito de lançar um novo olhar sobre algumas regiões de Belo Horizonte, mostrando aos moradores e visitantes todo o potencial dessas localidades. 

 Em sua primeira etapa, desenvolvida em 2020, a programação teve como foco a região da Lagoinha e ofertou oficinas, cursos gratuitos e mentorias para negócios do setor de gastronomia que valorizavam a identidade do bairro e seu entorno. Em 2021, o projeto foi implementado no território da Pampulha, que também conta com um guia virtual, disponível no Portal Belo Horizonte

A iniciativa no Mercado Central pretende dar destaque aos negócios locais, gerando novas oportunidades de emprego e renda. 

Mercado Central  -  O Mercado Central é uma das maiores referências da cultura alimentar da cidade, reunindo em um só local produtos, insumos, utensílios e pratos que caracterizam as diversas regiões de Minas Gerais. Fundado em 1929, o Mercado Central de Belo Horizonte é um dos atrativos turísticos mais visitados da capital mineira, conta com mais de 400 lojas e um fluxo diário de visitantes de cerca de 30 mil pessoas.


Em 2016, a Revista da TAM reconheceu o Mercado Central de Belo Horizonte como o terceiro melhor do mundo. 


Paraíso além de Maceió: descubra os principais destinos alagoanos


Com a chegada do verão, as praias de Alagoas se tornam um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. Conhecido por suas águas cristalinas, praias de areia branca e piscinas naturais, o litoral alagoano oferece opções que vão além das já famosas praias da capital Maceió. 

Em bairros mais afastados ou nos arredores da cidade, os visitantes podem aproveitar a temporada para explorar novos paraísos. Ipioca, por exemplo, está localizada a 20 km do centro de Maceió, no litoral norte, e oferece tranquilidade e belezas naturais. 

Praia de Ipioca é famosa por suas piscinas naturais e por abrigar o início da segunda maior barreira de corais do mundo. Além disso, o destino conta com atrativos históricos como a Igreja Nossa Senhora do Ó e a antiga casa do segundo presidente do Brasil, Marechal Floriano Peixoto.

Já a Praia de Guaxuma, a apenas 10 km do centro da capital, é ideal para quem busca relaxar em um ambiente rústico e com pouca movimentação. Com uma extensa faixa de areia e vegetação abundante, a praia oferece um cenário paradisíaco para os visitantes.

Barra de São Miguel, a cerca de 30 km de Maceió, também é parada obrigatória para um passeio de bate e volta. A cidade balneária oferece diversas opções de lazer, como passeios de quadriciclo, trilhas ecológicas e mergulhos em piscinas naturais. Além disso, o destino também conta com uma excelente infraestrutura de hotéis, restaurantes e barracas de praia.


Com 15 km de litoral e um cenário encantador com exóticas fazendas de coqueiros, Japaratinga é uma antiga colônia de pescadores que oferece tranquilidade e contato com a natureza. A cidade conta com construções históricas, como a Igreja Matriz do século 18, e praias paradisíacas, como a Praia de Bitingui e a Praia de Barreiras do Boqueirão.

Outro destaque fica por conta de Paripueira, que é conhecida como a "capital das piscinas naturais". O lugar oferece aos visitantes a oportunidade de se conectar com a natureza e observar a rica vida marinha da região.


E abriga ainda o primeiro Parque Municipal de Preservação do Peixe-Boi na América Latina e praias de beleza singular, como a Praia de Paripueira e a Praia do Sonho Verde.

Onde se hospedar  - Para quem busca conforto e praticidade durante a estadia em Maceió e para aproveitar os principais destinos alagoanos durante a temporada, o Complexo Ipioca Beach oferece duas opções de hospedagem:

O Maceió Mar Resort, o primeiro all inclusive do Grupo MME, com 278 apartamentos, gastronomia diversificada e programação de entretenimento para todas as idades;


e o Ipioca Beach Resort, ideal para grupos e famílias, com apartamentos equipados com antessala, duas TVs, dois aparelhos de ar-condicionado, micro-ondas e varandas com vista para a natureza.

Para mais informações e reservas, acesse: mmehoteis.com.br

Santa Casa BH mobiliza ações para os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres


A violência contra a mulher não é apenas um problema social, é uma crise humanitária que atravessa gerações, destrói vidas e corrói as bases de uma sociedade justa. No Brasil, onde os índices de feminicídio e agressões continuam alarmantes, iniciativas que rompem o silêncio e promovem a conscientização são urgentes.

Neste contexto, a Santa Casa BH, maior instituição de saúde do Brasil em número de internações, reafirma seu compromisso com a causa ao promover, em parceria com a Women in Mining Brasil (WIM Brasil)  e o capítulo mineiro da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), a campanha internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Juntas, essas organizações somam forças para transformar realidades e impactar positivamente a vida das mulheres.

A programação terá início no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, em 25 de novembro, com o evento de abertura “Basta! Juntos por Elas”, que acontecerá no Salão Nobre da Santa Casa BH, das 14h às 17h. Gratuito e aberto ao público, o encontro reunirá especialistas renomados, líderes comunitários e cidadãos engajados, promovendo debates profundos e ações concretas para enfrentar a violência de gênero.

Entre os participantes confirmados estão:

  • Clarissa Nepomuceno – Advogada e colunista do programa Protagonistas, da Rádio Itatiaia.

  • Camila Rufato – Advogada e fundadora do perfil @direito.dela.

  • Michele Menezes – Mestre em Administração e especialista em liderança feminina.

  • Frederico Marques – Advogado e palestrante de oratória e diversidade.

Programação de abertura – 25 de novembro

14h – Credenciamento

14h15 – Abertura oficial

14h20 – Rota de fuga

14h30 Abertura institucional – Santa Casa BH, Aberje Capítulo MG e WIM Brasil

14h50 – Mesa redonda 

16h15 – Interações com o público

16h30 – Dinâmica com psicóloga

16h45 – Encerramento 

16h50 - Coffee / Networking

Mobilização contínua: ações até 10 de dezembro.

A campanha não termina no evento de abertura. A programação se estende com atividades em diferentes formatos e espaços, incluindo:

  • 26/11 – Ação da Guarda Municipal: Namoro Legal

  • 28/11 – Palestra “Ouvir, Acolher e Agir”

  • 03/12 – Jogo Gerdau Minas x Bauru – Vôlei Feminino

  • 06/12 – Palestra online “Violência Contra a Mulher sob a Perspectiva Legislativa”

  • 10/12 – Happy Hour no Mining Hub

Cada atividade reforça o compromisso da Santa Casa BH, da Women in Mining Brasil e da ABERJE de engajar a sociedade, informar e, acima de tudo, proteger mulheres que vivem sob ameaça constante.

Uma causa de todos - A violência de gênero não é apenas um problema individual, mas uma ferida coletiva que exige respostas sistêmicas e sustentáveis. Empresas, governos e organizações têm um papel essencial na construção de um ambiente mais seguro e igualitário.

“Saúde de ponta para todos não é apenas um ideal; é um compromisso que guia todas as nossas ações”, afirma o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima.

O evento “Basta! Juntos por Elas” é um convite para todos os cidadãos se tornarem agentes de transformação.

Evento de abertura dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Data: 25 de novembro de 2024
Horário: Das 14h às 17h
Local: Salão Nobre da Santa Casa BH – Rua Ceará, 333, Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG
Inscrições gratuitas: Sympla
Mais informações: santacasabh.org.br/16dias

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Unesco avaliará candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Cultural da Humanidade


No próximo dia 4 de dezembro, a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal será formalmente avaliada durante a 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, que será realizada em Assunção, no Paraguai. A análise ocorrerá às 16h30 (horário de Brasília), consolidando um marco histórico para Minas Gerais e o Brasil no cenário da salvaguarda cultural.

Sob o título “Traditional ways of making Artisanal Minas Cheese in Minas Gerais”, a candidatura será apresentada e discutida diante de delegações internacionais dos países membros da Convenção da Unesco. Este é um passo fundamental para o reconhecimento dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, destacando sua importância enquanto expressão da identidade e da mineiridade.
O processo reflete o compromisso de Minas Gerais com a preservação de seus saberes tradicionais, que conectam gerações e territórios. A inclusão dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal na lista representativa da Unesco não apenas promoverá o Queijo Minas Artesanal como símbolo cultural no Brasil, mas também projetará internacionalmente a riqueza e a diversidade da cultura mineira, além de impulsionar o turismo e a economia do estado. 

Recentemente, o Comitê da Unesco deu parecer positivo para os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal se tornarem Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. No documento, o órgão afirma que a candidatura mineira – e única brasileira – reúne os critérios necessários para inscrição dos Modos De Fazer O Queijo Minas Artesanal na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Entre eles está o tempo dos saberes e técnicas, desenvolvidos ao longo dos últimos três séculos, e sua origem nos pequenos produtores rurais de Minas Gerais. 

Nos últimos meses, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), tem ressaltado, em âmbito nacional e internacional, a importância do reconhecimento para a cultura, o turismo e a economia de Minas. 

Os trabalhos do Governo de Minas em torno do reconhecimento junto à Unesco começaram em setembro de 2022, durante o 4º Festival do Queijo Artesanal Mineiro, em Belo Horizonte. Posteriormente, entre o fim de novembro e o início de dezembro, o Governo de Minas, por meio da Secult, realizou a promoção dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal na 17ª Sessão do Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, em Rabat, no Marrocos. Em março de 2023, um dossiê foi entregue ao secretário da Convenção do Patrimônio Imaterial da Unesco, Tim Curtis.

As ações da etapa final de mobilização e promoção da candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal tiveram início no dia 19 de outubro deste ano com a reunião da Comissão para Promoção e Difusão dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio, o lançamento da marca promocional e o encontro de produtores das 10 regiões do Queijo Minas Artesanal com uma grande feira na Praça da Liberdade. 

Exposição Calendário Solidário chega ao BH Airport


Quem passa pelo
 BH Airport em novembro e dezembro tem a oportunidade de conhecer mais sobre o Calendário Solidário, ação social promovida pelo Instituto Mineiridade - Ludmilla Araújo. O projeto reúne personalidades e famosos que são convidados a apoiar instituições beneficentes. Uma exposição fotográfica foi instalada no saguão do terminal internacional mineiro, próximo à área de desembarque, e pode ser conferida pelos passageiros até dia 13 de dezembro.

A mostra traz fotografias de nomes que abraçaram a causa em 2024, como o atleta Hulk Paraíba, do Atlético, e figuras da moda e da música, incluindo Carol Toledo e a dupla Rick & Nogueira. As imagens, que retratam os apoiadores ao lado de suas famílias, também estampam o Calendário Solidário, que é vendido pelo projeto e cuja renda é destinada a instituições sociais. Este ano, as organizações beneficiadas são a Associação Mineira de Reabilitação, que oferece tratamento a crianças e adolescentes com deficiências físicas em situação de vulnerabilidade social, e a creche Tia Dolores.

“O aeroporto é um espaço de encontros e conexões. No BH Airport, além de levar nossos passageiros para diferentes destinos no Brasil e no mundo, buscamos conectá-los a causas que geram impacto positivo na sociedade. Esperamos que a exposição do Calendário Solidário inspire ainda mais pessoas a praticar a solidariedade e fazer a diferença”, afirma Daniel Miranda, CEO do BH Airport.

Exposição no BH Airport
Período:
 Até 13 de dezembro
Local: Saguão, próximo ao desembarque
Entrada gratuita

Valor do calendário: R$ 150
Informações e vendas pelo instagram: @calendariosolidariola e @ludsemfiltro

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil. 

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Decoração de natal de Ouro Preto terá árvore de 22 metros

   


Ouro Preto é Patrimônio Mundial Cultural estará ainda mais linda. Dia 23 de novembro, Papai Noel estará em Ouro Preto para o acendimento da árvore de Natal de 22 metros de altura em frente ao Museu da Inconfidência, ícone da Praça Tiradentes. Quem busca viajar para a cidade histórica nesta época do ano encontrará um lugar todo decorado para o Natal, com atrações artísticas com mais de um milhão de pontos de luz.

 A expectativa da Secretaria de Turismo do município é receber 90 mil turistas ao longo do evento até 6 de janeiro de 2025, com iluminação pensada para incorporar aos casarões históricos e o legado do ciclo do ouro, proporcionando um cenário singular para as festividades natalinas, sem prejudicar a beleza da cidade Patrimônio Mundial Cultural. Declarada Monumento Nacional em 1933 e tombada pelo Iphan em 1938 por seu conjunto arquitetônico e urbanístico, foi declarada pela Unesco como patrimônio mundial em 5 de setembro de 1980, sendo o primeiro bem cultural brasileiro inscrito na Lista do Patrimônio Mundial.

 O Natal de Ouro Preto não se limita apenas a celebrar o Natal, mas também integra o Natal da Mineiridade. As tradições ancestrais das Folias de Reis, Pastorinhas, corais, bandas civis com mais de 90 anos em atividade e cortejos com artistas circenses foram cuidadosamente incorporadas à programação cultural do Natal de Ouro Preto. Outro ponto de destaque é a projeção mapeada na fachada da Igreja São Francisco de Assis, transformando as festividades em um autêntico espetáculo de Luz e História. Diferente de outros eventos natalinos, o Natal de Ouro Preto tem como peculiaridade a riqueza de história com o belíssimo cenário.


 O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, produção da Holofote Cultural e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ouro Preto, Associação Turística Circuito do Ouro, Saneouro, InterOuro, Op Expert, Restaurante Sebastião e Pouso History.

Com uma programação diversa e descentralizada, o ‘Natal da Mineiridade 2024’ estima que 800 eventos sejam realizados em 450 municípios, o que representa alta de 33% em relação ao total de ações culturais oferecidas em 2023. Ouro Preto é uma das cidades contempladas pela Cemig, com apoio do governo estadual.

 Em 2023, o ‘Natal da Mineiridade’ foi responsável por gerar uma circulação de 3,2 milhões de pessoas. Para este ano, é esperado aumento do fluxo turístico em 20%, com média de ocupação hoteleira em 80%, estimulando o intercâmbio cultural por meio de uma celebração que une tradição, fé e arte.

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo minero.

Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

 

Feriadões movimentam o BH Airport

    O  Aeroporto Internacional de Belo Horizonte vem se destacando no Brasil como sendo um dos principais mercados da aviação no embarque e ...