quinta-feira, 17 de outubro de 2024

 


Será realizado, realizado no Clube Escarpas do Lago, em Capitólio, nos dias 28 e 29 de novembro, o IX CONGRESUL, que vai discutir ações potenciais de investimentos em diversos setores da economia em diversos setores dos municípios do sul de Minas, na infraestrutura dos municípios dos Lagos de Furnas e Peixoto, na consolidação do turismo náutico e nos municípios, além de investimentos de negócios na agroindústria, gastronômico, cultural e do lazer.

O Congresul terá a participação de diversos setores dos poderes púbicos federal e estadual, senadores, deputados federais e estaduais, empresários, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores da região Sul de Minas.

A região Sul de Minas abrange 155 municípios, com mais de 2 milhões 500 mil habitantes e com um PIB aproximado de R$ 50 bilhões.

Diversas reuniões estão sendo realizadas para a organização do Congresul, que deverá ter um público de 1000 pessoas durante os dois dias.

Há meses são realizadas em Belo Horizonte, reuniões no escritório Campos e Campos Advocacia, onde participam vários segmentos do governo estadual, municipais, entidades do trade turístico como ABIH, ABAV, Federação dos Convention Bureau, jornalistas, representes do governo estadual, advogados entre outros setores.

 No dia 14 de outubro, aconteceu mais uma reunião no escritório Campos e Campos Advocacia, com a presença do prefeito reeleito de Capitólio, Cristiano Silva, presidente do IX Congresul, o presidente da EDERSUL, Braz Pagani, coordenador geral do evento, Bruno Freitas Campos, coordenador cientifico do evento e diretor da Campos e Campos Advocacia, José Nelson de Almeida Machado, coordenador de meio ambiente e saneamento, Vitor Calixto Curi, chefe do Núcleo de Tecnologias Inovadoras do DER/MG, o presidente da Federação dos Convention Bureau MG, Roberto Fagundes, jornalistas, o consultor empresarial Rodrigo Paiva, a advogada Amanda Souza Batista. Na  coordenação de projetos pelo legislativo mineiro, o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins e a deputada Amanda Dias, também o Ministério Público, com o procurador geral Jarbas Soares.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

AS DELÍCIAS DA EMPADA

Receita de Empadinha de Fubá - Cozinha Brasileira

O Shopping Sete Lagoas recebe a Exposição Empada de Cachoeira e celebra tradição centenária
A cidade de Cachoeira da Prata, reconhecida por sua rica tradição cultural e gastronômica, leva ao público a Exposição “Empada de Cachoeira”. O evento acontece de 14 a 21 de outubro, das 10h às 22h, no Shopping Sete Lagoas, reunindo história, cultura e o legado dessa iguaria que se tornou símbolo do município.
A exposição tem como objetivo compartilhar a fascinante história da empada de Cachoeira da Prata, que há décadas encanta gerações da comunidade e visitantes. No espaço, os visitantes poderão conhecer mais sobre a origem dessa iguaria, que remonta ao início do século passado, passando por gerações de famílias que preservaram a receitas e modo de preparo ao longo do tempo. A exposição é composta por fotografias das principais personagens desta história. O evento é uma excelente oportunidade para os moradores de Sete Lagoas e região se conectarem com a cultura de Cachoeira da Prata e celebrarem juntos a autenticidade e o sabor desse prato icônico. Não perca a chance de participar dessa experiência única e valorizar a história gastronômica que representa Minas Gerais.

 Eternas empadas | O Imparcial

EXPOSIÇÃO “EMPADA DE CACHOEIRA” – HÁ MAIS DE UM SÉCULO DE SABERES E HISTÓRIAS A Exposição de Fotografias das Salgadeiras celebra as mulheres que foram protagonistas no processo de produção artesanal da famosa empada de Cachoeira da Prata, reconhecida como bem imaterial cultural. A mostra apresenta imagens históricas e atuais das salgadeiras, revelando suas histórias e a dedicação que atravessa gerações. Com um acervo que cobre mais de um século de tradição, a exposição destaca o papel fundamental que essas mulheres desempenharam para que a empada fosse reconhecida como um bem imaterial, perpetuando o sabor e a identidade de Cachoeira da Prata.

 Mini Empada de Frango - Delícias da Doces e Salgados BH

Exposição Empada de Cachoeira
Data: 14 a 21 de outubro de 2023
Horário: 10h às 22h
Local: Shopping Sete Lagoas – Av. Otávio Campelo Ribeiro, 2801, Eldorado, Sete Lagoas – MG
Entrada: Gratuita

Para mais informações, entre em contato com a organização da exposição através das redes sociais da Prefeitura de Cachoeira da Prata (Instagram: https://www.instagram.com/prefeituracachoeiradaprata/ e whatsapp: 31 3716-1392)
Prefeitura de Cachoeira da Prata
Contatos de Imprensa:
Email: comunicacao2@cachoeiradaprata.mg.gov.br
Telefone: (31) 99944-1104
Apoio: Prefeitura de Cachoeira da Prata, Shopping Sete Lagoas e Circuito das Grutas / Rota do Frango e Cachaça

Blocos canavalescos devem inscrever no carnaval em BH

Carnaval em BH: o que esperar da festa na cidade em 2024 

O carnaval 2025 já começou na capital mineira, os blocos que participam pelas ruas devem chegar a mais de 500, com a previsão de 6 milhões de pessoas pelas ruas e o movimento de mais de R$ 1 bilhão de movimentação durante a festa do momo.Novo Rio de Janeiro? BBC indica BH como coração do Carnaval no Brasil | O  Tempo 

Já estão abertas as inscrições para os Blocos de Rua que desejam desfilar no Carnaval de Belo Horizonte 2025. O credenciamento é gratuito e estará disponível até o dia 5 de novembro no site eventos.pbh.gov.br.

  

Durante o processo de inscrição, os representantes dos blocos devem informar os principais dados sobre os desfiles, como a data, o horário, o trajeto e o tipo de equipamento de som que será utilizado. Para facilitar, o manual com o passo a passo do credenciamento e o guia com orientações gerais estão disponíveis no mesmo link da inscrição.

Os dados obtidos no cadastramento auxiliam a Prefeitura de Belo Horizonte no planejamento da folia momesca junto aos órgãos públicos, prevendo demandas de desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança. Ele é também requisito obrigatório para a inscrição no Edital de Auxílio Financeiro, que será publicado em breve. O período oficial do Carnaval de Belo Horizonte será entre os dias 15 de fevereiro e 9 de março de 2025.Vai ter bloco na rua? Festas fechadas estão liberadas? Veja como fica BH e  outras cidades mineiras no carnaval | Carnaval 2022 em Minas Gerais | G1

Os blocos que já desfilaram em outras edições do Carnaval de Belo Horizonte poderão cadastrar até dois desfiles. Os estreantes poderão submeter somente um. Os interessados precisam estar atentos aos requisitos exigidos. Entre eles estão o limite de 6h para cada desfile (levando em consideração o tempo de concentração, desfile e encerramento) e o trajeto dos cortejos (que não pode passar por áreas com risco de alagamento, áreas destinadas à programação oficial da Prefeitura de Belo Horizonte, áreas hospitalares e seus acessos, rota protocolar de ambulância, áreas de segurança militar, interior de túneis, pontes, passarelas e viadutos). A fim de garantir maior segurança para os foliões, dentro da escala de operação urbana possível, o horário máximo permitido para dispersão em toda a cidade será 22h, com algumas observações em áreas específicas que podem ser conferidas no Manual.

 Pré-Carnaval 2024 em BH - BH em Detalhes

Os blocos de rua só poderão se cadastrar para desfilarem no período oficial da folia. Possíveis dúvidas podem ser enviadas para o e-mail carnaval.belotur@pbh.gov.br.

Santa Casa BH assina Pacto Global da ONU

Reforçando seu compromisso com os valores universais de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, a Santa Casa BH, maior hospital do país em número de internações, oficializou sua adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), um marco importanteem sua história.

 A assinatura simbólica do documento aconteceu dia 9 de outubro, em um evento realizado no Salão Nobre da instituição. Estiveram presentes o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, diretores, superintendentes e outros colaboradores. Também compareceram o representante da ONU no Brasil, Fernando Yazbek, a doutora em direito internacional e direitos humanos, Maria Bueno, o secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, além de outras autoridades e convidados.


O evento teve o intuito de celebrar a adesão oficial ao pacto, realizada durante o "SDGs in Brazil 2024", em Nova York, no mês de setembro. Segundo o provedor da Santa Casa BH, essa iniciativa coloca a instituição em um seleto grupo de organizações de saúde internacionalmente comprometidas com práticas éticas e sustentáveis, tornando-se o primeiro hospital 100% SUS do Brasil a fazer parte dessa rede.

“Hoje, renovamos o compromisso assinado na sede da ONU, em Nova York, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Reproduzimos essa ação aqui na Santa Casa BH para celebrar junto aos nossos colaboradores e parceiros e reafirmar a nossa posição em prol da conformidade e de um mundo melhor. Há 125 anos, a Santa Casa BH já compartilha os valores e princípios do Pacto Global, mas agora oficializamos esse compromisso, com o objetivo de acelerar a implementação de ações e medidas previstas. Esse é um motivo de orgulho para todos nós”, ressaltou Roberto Otto.

Especialista em sustentabilidade corporativa, Fernando Yazbek destacou a representatividade da adesão da Santa Casa BH. “A ONU é muito voltada para governos e estados, e a ideia do Pacto Global é justamente ser a 'casa' do setor privado dentro da organização. Para além da saúde, a Santa Casa BH também se torna, agora, uma referência para o pacto no Brasil, por ser o primeiro hospital 100% SUS a compor esse grupo no país. O efeito positivo disso é até difícil de mensurar, mas a tendência é que outras instituições sigam o exemplo”, pontuou o representante da ONU.

Como reiterado pelo provedor durante o evento, a assinatura do Pacto Global pela Santa Casa BH reflete o avanço de uma trajetória já em andamento. Isso porque, nos últimos anos, a instituição tem implementado práticas sólidas, alinhadas aos princípios do acordo, com destaque para ações em prol dos direitos humanos, diversidade e inclusão, responsabilidade ambiental e combate à corrupção.

Desde abril de 2024, a Santa Casa BH conta com uma Comissão de Ambiental, Social e Governança (ASG), pioneira entre os hospitais filantrópicos do Brasil, composta por 33 membros de diversas áreas. O grupo visa promover práticas sustentáveis, mitigar riscos, garantir o desempenho financeiro a longo prazo, atrair investidores responsáveis e fomentar uma cultura de responsabilidade social.

Representando o poder público, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais reconheceu o protagonismo da instituição nesse sentido.

“A Santa Casa BH está de fato à frente na busca de novas formas de se fazer saúde de qualidade e também está antenada nas tendências mundiais, pensando em sustentabilidade, compliance e todas as outras diretrizes que fazem parte do Pacto Global da ONU. Muitas empresas aderem à metodologia ASG por uma questão de mercado, mas a Santa Casa BH faz isso de forma genuína, sem esperar retorno financeiro. Essa é uma iniciativa muito robusta, que certamente gerará resultados positivos nos próximos anos”, enfatizou Fábio Baccheretti.

Durante o evento, a instituição também aderiu aos seguintes movimentos do Pacto:  Transparência 100% (sobre integridade empresarial), Mente em Foco (empresas comprometidas com a saúde mental de seus colaboradores), Ambição NetZero e Conexão Circular (redução da geração de resíduos e de emissões de carbono, até 2030) e Elas Lideram (comprometimento com a valorização da liderança feminina na organização).

Compromisso social na prática - Desde 2022, a Santa Casa BH tem reforçado sua atuação nas áreas de direitos humanos, ética e integridade. Um exemplo ocorre por meio do Programa de Diversidade e Inclusão, voltado para cinco grupos de afinidade: pessoas com deficiência (PCD), raça e etnia, LGBTQIAPN+, equidade de gênero e gerações. Além disso, a instituição também realiza treinamentos contra assédio moral, sexual e outros tipos de condutas abusivas. 

A Santa Casa BH conta, ainda, com uma área de Compliance bem estruturada, com claras regras de conduta e rigorosos controles internos. A instituição atua ativamente para garantir que todas as suas lideranças e colaboradores adotem práticas transparentes e éticas, tanto no atendimento aos pacientes quanto nas relações com parceiros e fornecedores.

Na área ambiental, a Santa Casa BH adota uma abordagem inovadora, comprometida com a gestão consciente dos recursos naturais. A instituição conta com um setor especializado em Gestão Ambiental, responsável por monitorar o uso consciente da água, a gestão de resíduos e efluentes, a utilização de energia renovável e a preservação de áreas verdes em seu complexo hospitalar.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

13 países estarão em Furnas realizando exercício da Marinha do Brasil

 

A Marinha do Brasil (MB) realizará, entre os dias 16 e 20 de outubro, exercícios no Lago de Furnas, em Minas Gerais. A Operação “Furnas 2024”, que conta com mais de 1.000 Fuzileiros Navais e que esse ano terá a participação de militares de 13 nações amigas, é um dos maiores treinamentos militares realizados no estado. Estarão presentes representantes da Alemanha, Argentina, Camarões, China, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França, Itália, México, Nigéria, Países Baixos e Peru.

Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf) em operação no Lago de Furnas – Imagem: Marinha do Brasil

 Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf) em operação no Lago de Furnas – Imagem: Marinha do Brasil

Além disso, os exercícios serão executados com o emprego de Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), helicópteros UH-15 Super Cougar, dezenas de embarcações, viaturas leves e pesadas, dentre outros equipamentos militares da MB que evidenciam a capacidade expedicionária da Força.

Conforme o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), Vice-Almirante (FN) Roberto Rossatto, a presença dos observadores estrangeiros promove a troca de experiências com as Forças parceiras além do fortalecimento dos laços de amizade. “A operação visa treinar a Força de Fuzileiros em Operações de Paz, Ribeirinhas e de Apoio à Defesa Civil, utilizando diversos meios, como helicópteros e embarcações. Também será realizado um Workshop Interagências de Cooperação com a Defesa Civil de Minas Gerais para fortalecer a cooperação em assistência humanitária, tão importante na atualidade”, destacou o Almirante.

Este treinamento integra unidades da FFE aos meios aéreos e embarcações da MB em Operações Ribeirinhas, de Paz e Interagências com a participação de outros órgãos estaduais e municipais. A atuação da FFE na região contribui para uma maior presença da Marinha nas áreas do entorno do Lago de Furnas.

Helicóptero UH-15 Super Cougar durante a operação em Minas Gerais – Imagem: Marinha do Brasil
Helicóptero UH-15 Super Cougar durante a operação em Minas Gerais – Imagem: Marinha do Brasil


As atividades desenvolvidas durante a Operação “Furnas 2024” contarão com ações relacionadas às Operações Ribeirinhas e ao desdobramento de um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Força de Paz de Reação Rápida. Nesse caso, serão desenvolvidos treinamentos de Ajuda Humanitária, Assalto Ribeirinho, Transposição de Curso d'Água, além de missões de combate envolvendo aeronaves da Marinha. Destaca-se que esse Grupamento possui o nível 3 da Organização das Nações Unidas (ONU), grau máximo concedido pelo órgão.

Como citado pelo Almirante, será ainda conduzido pela FFE um Workshop Interagências de Cooperação com a Defesa Civil, reunindo agências correlatas de Minas Gerais. O evento tem como objetivo promover o conhecimento mútuo sobre as capacidades e limitações das instituições envolvidas e incrementar a cooperação em ações de assistência humanitária, visando soluções preventivas e respostas eficazes em situações de potenciais desastres na região.atalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais em operação no Lago de Furnas – Imagem: Marinha do Brasil

Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais em operação no Lago de Furnas – Imagem: Marinha do Brasil


Estarão presentes na Operação “Furnas 2024”, nos dias 17 e 18 de outubro, o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida; o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga; o Comandante do Treinamento e do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Renato Rangel Ferreira, e o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, entre outras autoridades.

Saiba mais sobre a presença da Marinha em Furnas -A Marinha está presente no Mar de Minas porque se trata de uma região estratégica para o País. O Lago de Furnas é uma das maiores represas fluviais do mundo, banhando 34 municípios e com um volume de água quatro vezes maior do que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Seu perímetro corresponde a quase metade do litoral brasileiro e oferece um ambiente propício para atividades que integram mar, ar e terra, conciliando o uso de meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais.

Além de ser responsável pela proteção dos mares, a Marinha também ordena o espaço aquaviário dos rios, lagos e áreas interiores, como, por exemplo, a região de Furnas. A presença da Força Naval é importante para ampliar a segurança aquaviária da região e zelar pela preservação ambiental de um dos principais pontos turísticos do estado de Minas Gerais, o Lago de Furnas. A Delegacia de Furnas, subordinada à Capitania Fluvial de Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte, é a autoridade fluvial da cidade de São José da Barra. Ela sempre atua na salvaguarda da vida humana, na segurança da navegação e na prevenção da poluição hídrica.

A MB está presente também na região por meio da Base Aérea Expedicionária (BAE), localizada no antigo aeroporto de Furnas, em São José da Barra. A BAE, ativada no ano de 2022, conta com uma pista de 1.700 metros de comprimento por 30 metros de largura, além de um hangar e uma torre, dispondo também de um destacamento de Fuzileiros Navais.


Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/

 



Santa Casa BH inaugura serviço especializado em Hematologia Pediátrica

A Santa Casa BH, maior hospital transplantador do estado e líder em número de internações no Brasil, deu mais um importante passo em direção à excelência na saúde com a criação de um serviço especializado em Hematologia Pediátrica e Transplante de Medula Óssea Pediátrico (TMO), voltado para pacientesinfantojuvenis.

 foto  Samuel Ramos

 


O serviço de Transplante de Medula Óssea Pediátrico já era oferecido anteriormente pela Santa Casa BH, porém com uma equipe mista, que atendia tanto adultos quanto crianças. Com a nova formação, composta exclusivamente por hematologistas pediátricos especializados em TMO (autólogo e alogênico; aparentado, não aparentado e haploidêntico) de doenças hematológicas graves, como leucemias e linfomas, anemias e hemoglobinopatias, o serviço visa ampliar significativamente o atendimento. A expectativa é que a Santa Casa BH aumente a capacidade de transplantes pediátricos já realizados, com cerca de 12 procedimentos porano.

No dia 8 de outubro, a instituição apresentou os novos leitos e a equipe da Hematologia Pediátrica, marcando um avanço expressivo para a medicina em Minas Gerais, especialmente nos transplantes de medula óssea infantil pelo SUS. Esse novo time reforça a estrutura da Santa Casa BH, trazendo mais oportunidades de tratamento para crianças e adolescentes que necessitam de cuidados de alta complexidade.

 

 Equipe da Hematologia Pediátrica (Atrás: Dr. Bruno Cardoso, Dra. Luiza Schiavini, Dra. Raquel Neves, Dra. Lorena Bicalho. Na frente: Dra. Ana Karine Vieira)

Conduzida pelo assessor de Relações Institucionais Luiz Antunes, a inauguração reuniu lideranças como o provedor Roberto Otto; o diretor de Assistência à Saúde, Cláudio Dornas; o diretor de Educação e Relações Institucionais, Carlos Couto; a superintendente de Relações Institucionais, Raquel Ratton; a coordenadora médica do Instituto Materno Infantil, Dra. Filomena do Vale (Dra. Filó); a gerente de Governança Clínica e Transplantes, Patrícia Gato; as coordenadoras do serviço de Transplantes, Sonale Oliveira e Thaís Azevedo; além da coordenadora da Hematologia Pediátrica, Dra. Raquel Neves, e toda a equipe médica.

O evento, realizado na parte da manhã, teve como destaque a presença dos deputados federais Diego Andrade e Mário Henrique Caixa, que desempenham um papel fundamental como "Guardiões dos Transplantes" no projeto "Guardiões da Saúde" – uma iniciativa da Santa Casa BH que aproxima os parlamentares da instituição e assegura melhorias nos serviços.

 foto:WanderVeroni

 Durante a visita, o deputado Mário Henrique Caixa expressou sua alegria ao falar sobre a inauguração da Hematologia Pediátrica: “estou muito feliz de estar aqui. Destinar recursos é importante, mas vir à Santa Casa BH e ver de perto tudo o que está acontecendo, conhecer a equipe formada e o trabalho realizado com tanto carinho é motivo de muito orgulho. Isso renova a nossa esperança e a vontade de querer ajudar cada vez mais, porque a causa émuitonobre.”


O deputado Diego Andrade, por sua vez, destacou a relevância do trabalho realizado: “A Santa Casa BH acolhe todos os mineiros. Nós ficamos muito orgulhosos do trabalho desenvolvido e de poder participar, indicando emendas parlamentares que vemos serem muito bem aplicadas. Hoje, vimos tudo o que foi implantado, principalmente com os transplantes infantis. Queremos ajudar ainda mais. Temos total confiança na instituição, comandada pelo provedor Roberto Otto, com uma gestão competente e essa equipe maravilhosa do hospital, o maior transplantador de Minas Gerais. Temos um imenso orgulho de sermos os Guardiões dos Transplantes.”

A coordenadora do serviço de Hematologia Pediátrica, Dra. Raquel Neves, destacou que, com a criação da nova equipe, a Santa Casa BH se torna o único hospital 100% SUS em Minas Gerais a ter uma equipe transplantadora composta exclusivamente por hematologistas pediátricos, assegurando um atendimento altamente especializado e humanizado para crianças e adolescentes.

Uma das coordenadoras do serviço de Transplantes da instituição, Sonale Oliveira, ressaltou o caráter inovador dessa conquista: “Este é um marco significativo, não apenas para a Santa Casa BH, mas para todos os pacientes de Minas Gerais e de outros estados que dependem do SUS. Agora, nossos pacientes terão acesso ao melhor tratamento, com toda a atenção e especialização necessárias, além de usufruírem de um ambiente mais acolhedor e humanizado.”

Ambiente lúdico e acolhedor - Os leitos do Transplante Pediátrico contam com um ambiente lúdico, acolhedor e especialmente projetado para receber as crianças. Inspirado no "espaço sideral", as paredes foram decoradas com figuras de astronautas, planetas e estrelas, rompendo com o estereótipo hospitalar e ajudando a minimizar o impacto emocional que uma internação prolongada pode causar. “Nossa ideia foi tirar a 'cara de hospital' e criar um ambiente onde a criança se sinta segura e tranquila, como parte de uma jornada de cura e cuidado”, completou a Dra. Raquel, coordenadora do serviço de Hematologia Pediátrica.

O setor de Transplantes da Santa Casa BH conta com o apoio dos "Guardiões dos Transplantes", que destinam emendas parlamentares para a estruturação, manutenção e expansão dos serviços. “O papel dos deputados foi fundamental para viabilizar a contratação da equipe e a ambientação dos leitos. É importante reforçar que, a partir do momento em que o paciente realiza qualquer tipo de transplante na Santa Casa BH, ele passa a ser nosso por toda a vida. Nosso compromisso vai muito além do transplante. Queremos garantir que cada criança receba todo o suporte necessário, desde o pré-transplante até o seguimento contínuo e integral”, afirmou o provedor, Roberto Otto.

Referência em transplantes - Com 355 transplantes realizados em 2023 e pacientes oriundos de 212 municípios mineiros e 25 estados do país, a Santa Casa BH reafirma sua posição como um dos maiores centros transplantadores do Brasil. A chegada do serviço de Hematologia Pediátrica representa não apenas um avanço no número de transplantes, mas também na qualidade do atendimento, garantindo um tratamento especializado, contínuo e acessível.

domingo, 13 de outubro de 2024

Exposição Nacional do Cavalo Campolina


 44ª Exposição Nacional do Cavalo Campolina acontece neste mês no Parque da  Gameleira

Depois de dois anos longe da capital mineira, a 44ª Exposição Nacional Campolina está de volta ao Parque de Exposições Bolivar de Andrade, também conhecido como Parque de Exposições da Gameleira. O evento começa domingo, 13 de outubro, e vai até 19 de outubro. As atividades da raça Campolina começam efetivamente com os julgamentos e os campeonatos de marcha e a partir de quarta-feira dia 16, tem shows, festas, espaço Kids e praça gastronômica.

 Origem da raça - O Brasil tem um dos maiores rebanhos de equinos do mundo. Entre as raças de animais marchadores mais conhecidas no país está o cavalo Campolina.

 

 O animal é o resultado de vários anos de seleção e cruzamentos de raças de cavalo feitos por Cassiano Campolina, fazendeiro de Entre Rios de Minas, Minas Gerais. O criador começou seus esforços para criação da nova raça de cavalos nos anos 1870. Há 70 anos foi fundada a ABCC Campolina que atualmente conta com cerca de 1,2 mil associados no país e 60 mil animais registrados.

 A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas visitem o evento, que oferece opções para toda família com shows, espaço kids, boutique do Campolina, praça de alimentação com restaurantes, boate, além de programação técnica, julgamentos de Marcha e Morfologia e três leilões cuja expectativa de negócios é da ordem de R$ 3 milhões. São esperados ao todo cerca de 400 animais oriundos de várias partes do país. Parque de Exposições Bolivar de Andrade - Parque da Gameleira | Portal  Oficial de Belo Horizonte

 Ainda acontecem as festas, dias 17, 18 e 19 de outubro no complexo Rancho Campolina (dentro da exposição) e vai contar com bandas e djs.

 Os ingressos para acessar a exposição são gratuitos (limitados) e podem ser retirados pelo ingresse.com/campolina e o evento acontece 13 a 19 de outubro, de 8 às 22h no Parque de exposições da Gameleira.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte tem movimento recorde

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte inaugura Passarela Mineira -  Feito com ♥ em BH 

O BH Airport durante o mês de outubro, um crescimento de 26% em relação ao mesmo mês em 2023.

O aumento de volume de passageiros segue uma tendência do ano, que tem registrado alta histórica de movimentação. De janeiro a setembro, o BH Airport recebeu 8,8 milhões de passageiros, o melhor resultado para o período na história do aeroporto.

 BH Airport completa 40 anos de conexões estratégicas em MG; conheça essa  história

Outra festa que vai atrair passageiros para o terminal é a Oktoberfest, que acontece em Blumenau, durante todo o mês de outubro. Serão 10 voos extras operados pela Azul com destino a Navegantes (SC), que devem transportar cerca de 2200 passageiros, entre 5 e 27 de outubro.
O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, avalia que o volume de passageiros segue uma trajetória de crescimento gradual. “É positivo ver o terminal ganhando movimento novamente, mas ainda estamos longe dos níveis pré-pandemia. Nosso foco é continuar ampliando rotas e serviços, contribuindo para a recuperação do setor e do BH Airport. Sabemos que o cenário econômico e o comportamento dos passageiros ainda apresentam desafios, mas seguimos comprometidos em oferecer mais opções de conectividade, mantendo o aeroporto como o segundo em destinos domésticos no Brasil”, afirma.
Espaço Kids -Para quem viaja com crianças, o BH Airport preparou uma novidade para essa semana que antecede o recesso escolar: a reinauguração do espaço kids, que passou por um retrofit e agora é Espaço Kids Localiza. 
Ele fica no saguão público, próximo aos elevadores da entrada, e ganhou novos brinquedos como um fusca e um jogo da memória, além de uma área com banco e pufes para os pais se sentarem e acompanharem os filhos na brincadeira. O espaço também ganhou pintura e iluminação novas e oferece muita diversão aos pequenos com uma réplica de um avião com espaço para piloto, co-piloto e passageiros.
 BH Airport está novamente entre os melhores aeroportos do Brasil
O BH Airport oferece mais de 70 destinos no Brasil e no mundo. Confira as operações ativas em outubro:
Voos regionais:Araxá; Governador Valadares; Ipatinga; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia e Varginha.
Voos nacionais:Aracaju (SE); Barreiras (BA); Belém (PA); Brasília (DF); Cabo Frio (RJ); Caldas Novas (GO); Campina Grande (PB); Campinas (SP); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Guanambi (BA); Guarulhos (SP); Ilha de Comandatuba (BA); Ilhéus (BA); Imperatriz (MA); Jericoacoara (CE); João Pessoa (PB); Lençóis (BA); Linhares (ES); Maceió (AL); Manaus (AM); Marabá (PA); Natal (RN); Navegantes (SC); Palmas (TO); Parauapebas (PA); Parnaíba (PI); Porto Alegre (RS); Porto Seguro (BA); Porto Velho (RO); Recife (PE); Ribeirão Preto (SP); Rio Branco (AC); Rio de Janeiro - GIG (RJ); Rio de Janeiro - RRJ (RJ); Rio de Janeiro - SDU (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São José do Rio Preto (SP); São Paulo - CGH (SP); Teresina (PI); Vitória (ES); Vitória da Conquista (BA).
 
Voos internacionais:Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Fort Lauderdale (EUA); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

The Westin Porto de Galinhas é premiado como melhor hotel all-inclusive

 

O The Westin Porto de Galinhas foi mais uma vez reconhecido por seu alto grau de excelência, dessa vez pela própria Marriott International, a maior rede hoteleira do mundo, ao receber o prêmio de Hotel do Ano na categoria All-Inclusive no CALA Rising Awards Presented by Marriott Bonvoy. 

A premiação aconteceu durante cerimônia especial para convidados no dia 9 de outubro, em Cancún.
Para escolher os vencedores, o CALA Rising Awards Presented by Marriott Bonvoy leva em consideração uma série dos critérios mais relevantes e exigentes dentro dos padrões da hotelaria internacional. 

O The Westin Porto de Galinhas foi escolhido como o Hotel do Ano em meio a dezenas de propriedades all-inclusive da Marriott. 

 Resort all inclusive fica de frente para a praia de Porto de Galinhas
Resort de classe mundial com serviço all-inclusive premium, o The Westin Porto de Galinhas é um convite ao bem-estar em um dos destinos mais desejados do Brasil, proporcionando uma estadia completa em meio a jardins tropicais e uma vista majestosa do Oceano Atlântico. Totalmente renovados, os quartos, suítes, villas privativas com piscina, espaços públicos e pontos de A&B aprimoram a experiência de férias de luxo na praia e o contato pleno com a natureza.Veja a história da executiva responsável por trazer o primeiro hotel do  grupo Westin para o Brasil | Cidade e Cultura

Conta ainda com uma ampla área de lazer ao ar livre com santuários para relaxamento e piscinas a poucos passos da praia, além de beach club, kids club, teens club, experiente equipe de recreação, academia completa e o Heavenly Spa by Westin. Há dez pontos gastronômicos sofisticados para todos os gostos e ocasiões, entre restaurantes temáticos, bares, café e food truck. 

As aconchegantes acomodações são verdadeiros refúgios luxuosos, projetados para proporcionar conforto, espaço e elegância aos hóspedes.The Westin Porto de Galinhas All-Inclusive, Porto de Galinhas (preços  atualizados para 2024)

Rodovia PE-009, km 06, Porto de Galinhas – Ipojuca/PE

Reservas: (81) 3311-1717 / reservas@westinportodegalinhas.com.br


informações em: westinportodegalinhas.com.br


Laghetto Hotéis celebra 35 anos

Laghetto - Capa
 

Com 35 anos de história, a Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências celebra sua trajetória de sucesso no mercado hoteleiro, marcada por uma expansão sólida e constante. Fundada em 1989 em Gramado, segue consolidando sua presença no cenário nacional. 

Com 24 unidades, a rede se destaca como a maior da Serra Gaúcha, com 12 hotéis em Gramado, dois em Canela e dois em Bento Gonçalves, além de atuar em importantes cidades como Porto Alegre, Rio Grande, São Paulo e Rio de Janeiro. Recentemente, a Laghetto deu um novo passo em sua estratégia de expansão, chegando também a Guarapari, no Espírito Santo, ampliando seu alcance para um total de oito destinos.

A chegada ao Espírito Santo representa mais um importante marco na história da rede. A visão da Laghetto para o hotel em Guarapari é torná-lo um destino de destaque no turismo brasileiro, oferecendo luxo, conforto e uma localização privilegiada à beira-mar, além de levar a hospitalidade gaúcha para mais uma importante região turística do país.

Ao longo desses 35 anos, a rede tem seguido um ritmo acelerado de expansão, com 10 novos projetos previstos para os próximos anos, reafirmando sua posição como uma das principais redes hoteleiras do Brasil. Segundo Plínio Ghisleni, sócio-diretor da rede, “a história da Laghetto é marcada por inovação e crescimento. Estamos extremamente orgulhosos ao celebrar 35 anos com uma expansão tão significativa. Nosso objetivo é continuar levando a hospitalidade gaúcha a cada vez mais destinos, sempre com foco no bem-estar e na experiência única dos nossos hóspedes.”Laghetto | Blog: Laghetto assume gestão do icônico Hotel Porto do Sol em  Guarapari-ES

Com a missão de manter seu DNA gaúcho em cada novo destino e sempre ratificando seu lema de paixão em servir, a Laghetto segue se destacando no mercado nacional, trazendo sua expertise em hospitalidade e inovação para cada novo empreendimento.


  Será realizado, realizado no Clube Escarpas do Lago, em Capitólio, nos dias 28 e 29 de novembro, o IX CONGRESUL, que vai discutir ações po...