Minas são muitas, como escreveu o grande Guimarães Rosa, um estado maior que a França, com 853 municípios, tradições diversas, barroco histórico, músicas poéticas e tradicionais, que chamam de Música Mineira Popular- MMP, a boa prosa do mineirês e a gastronomia que encanta a todos , seja turista brasileiro ou do exterior, eleita a melhor do Brasil pela diversidade .
Com tantas atrações o turismo em Minas Gerais vem crescendo a cada dia. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pelo Observatório do Turismo (OTM) da Secult-MG, Minas Gerais manteve-se pelo segundo ano consecutivo como líder no crescimento da atividade turística no país.
No primeiro semestre de 2024, o estado registrou uma variação positiva de 9% no Índice de Atividades Turísticas (IATUR) em relação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho coloca Minas Gerais 592,31% acima da média nacional, que foi de apenas 1,3%, junto com a Bahia.
Em julho de 2024, o estado consolidou ainda mais sua posição de destaque, com um crescimento de 10,5% em relação a julho de 2023. Minas tem mantido essa liderança desde julho de 2022, quando apresentou um expressivo aumento de 60%, mesmo após os desafios impostos pela crise econômica e pela pandemia.
Além dos dados econômicos, Minas Gerais também se destaca como um destino turístico completo. Cidades com rico patrimônio histórico como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina atraem turistas em busca de cultura, história e arquitetura colonial, enquanto as belezas naturais de destinos como Capitólio, Serra do Cipó, Cordilheira do Espinhaço e Ibitipoca encantam aqueles que buscam aventuras ao ar livre.
Outro ponto forte é a amada cozinha mineira, reconhecidamente rica e autêntica. Os queijos mineiros, em especial, têm se consolidado como os melhores do mundo, levando títulos e conquistando paladares. Prova disso é a expectativa do reconhecimento dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A Unesco avalia a candidatura, entregue em março de 2023, e o parecer será divulgado em dezembro deste ano.A hospitalidade do povo mineiro também é um diferencial e tem reconhecimento amplo.
Em abril deste ano, Minas foi eleito o destino turístico mais acolhedor do Brasil, a partir de uma pesquisa realizada pela Preply com 1 mil pessoas de todo o país.
O título já havia sido dado antes, pela plataforma de reservas online Booking. Na premiação Travellers Review Awards 2021, Minas Gerais apareceu com três das 10 regiões mais acolhedoras do Brasil. O prêmio é o mesmo que concedeu a Minas o título de um dos destinos mais acolhedores do mundo, sendo o único brasileiro a fazer parte dos locais selecionados.
Na lista divulgada pela Booking, Monte Verde, no Sul de Minas, aparece em segundo lugar. Já Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, na região central, está na sétima posição. Quem fecha o rol dos locais mais acolhedores do país, ocupante do 10º lugar, é a Serra do Cipó, compreendida pelo município de Santana do Riacho, também na região central de Minas Gerais.
Com tantos motivos para comemorar, Minas Gerais segue inovando e proporcionando experiências inesquecíveis para todos os turistas, consolidando-se como um destino que une história, cultura, natureza e a autêntica cozinha mineira de forma única.
Nenhum comentário:
Postar um comentário