Uma celebração baseada nas raízes da cultura mineira. Assim será a abertura do “Descobrindo a Cachaça d’Alambique”, no dia 11 de setembro, a partir das 10h, no Palácio da Liberdade.
Na ocasião, haverá a apresentação da Guarda de Moçambique de Santa Bárbara do Reino de Nossa Senhora do Rosário, tradicional grupo de Congado de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Evento que celebra a história e a cultura da cachaça em Minas Gerais, o “Descobrindo a Cachaça d’Alambique”, que acontece de 11 a 15 de setembro e tem curadoria de Humberto Candeias, ocupará vários espaços do Mercado de Origem, em Belo Horizonte.
No primeiro piso ficará concentrada a feira, com palestras e bate-papos com o público, que acontecerão na Cava Zé Ribeiro. As atrações musicais ocorrerão no terraço do Mercado de Origem. Aulas-show e rodadas de negócios também estão na programação do evento.
O “Descobrindo a Cachaça d’Alambique” tem patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio institucional do Sebrae Minas, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Sindicato da Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas MG) e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e do Circuito Liberdade, além de apoio cultural da Associação Nacional dos Produtores e Integrantes da Cadeia Produtiva e Valor da Cachaça de Alambique (Anpaq), Cachaça Gestor, Cava Zé Ribeiro e Mercado de Origem – Unidade Olhos D’Água.
Cerimônia de abertura - A Guarda de Moçambique de Santa Bárbara do Reino de Nossa Senhora do Rosário foi formada no dia 10 de dezembro de 2017, em Vespasiano, por amigos e familiares que passaram a festejar a primeira festa em homenagem a Santa Bárbara e a Nossa Senhora do Rosário com muita fé e alegria. No início de agosto, os congados e reinados foram reconhecidos como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.
A apresentação artística que será realizada na abertura do “Descobrindo a Cachaça d’Alambique”, no dia 11 de setembro, reforça a tradição cultural do estado, maior produtor do destilado de cana-de-açúcar no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário