segunda-feira, 30 de setembro de 2024

The Westin Porto de Galinhas participa da FIT América Latina

A FIT (Feira Internacional de Turismo) América Latina 2024 começou  dia 28 de setembro e segue até 1º de outubro, em Buenos Aires, Argentina. Como um dos principais resorts do Brasil, o The Westin Porto de Galinhas participa do evento através de Cláudia De Zan, gerente comercial internacional do hotel, responsável direta por coordenar as ações promocionais e comerciais do empreendimento nos países do Mercosul.

“Esse ano nossa participação na FIT tem possibilitado um crescimento expressivo de novos negócios. Esperamos crescer em 15% nosso movimento em relação à temporada passada”, afirma a executiva, que vai divulgar durante o evento a bandeira hoteleira mais diferenciada de Porto de Galinhas, pertencente à rede Marriott International.

A FIT 2024 consolida-se como um cenário de excelência para aqueles que procuram expandir seus horizontes comerciais na indústria turística. É o evento ideal para estabelecer novos contatos com clientes potenciais, identificar e atrair novos distribuidores, fortalecer relações profissionais e potencializar oportunidades de crescimento.

The Westin Porto de Galinhas- Localizado na Rodovia PE-009, km 06, Porto de Galinhas – Ipojuca- Pernambuco


Reservas: (81) 3311-1717 / reservas@westinportodegalinhas.com.br

informações em: westinportodegalinhas.com.br

Doar salva vidas ! Santa Casa BH reforça a importância da doação de órgãos

“O transplante me deu uma nova vida. Desde um café com a minha avó até um passeio com a minha mãe, tudo para mim é incrível e vale cada segundo”. O sentimento de gratidão presente em cada palavra de Gustavo Henrique Alcântara, de 31 anos, que ganhou um novo fígado em janeiro de 2022, ilustra como o ato solidário de doar órgãos pode transformar a realidade dos milhares de pacientes que esperam na fila no país.

                                                       foto: divulgação Santa Casa

O tema ganha força em mais uma campanha do Setembro Verde e a Santa Casa BH, maior hospital transplantador de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil, encabeça uma campanha de conscientização sobre o assunto. A iniciativa foi lançada dia 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos. 


Com o mote “o show pode continuar…”, a instituição associa a vida de cada pessoa a um espetáculo único que, muitas vezes, parece que vai acabar antes do tempo previsto. Foi o que aconteceu com o Gustavo, que descobriu, em 2019, que tinha colangite esclerosante primária, doença rara que consiste na inflamação do fígado, causando cicatrização progressiva e estreitamento dos dutos, podendo acarretar cirrose, insuficiência hepática e até câncer.

O diagnóstico foi feito na Santa Casa BH e Gustavo tratou a doença com medicamentos até que, no final de 2021, entrou para a fila de transplantes. Pela gravidade do quadro, subiu de posição na lista e, após 37 dias, o tão esperado órgão chegou. 


“A minha vida antes do transplante era muito difícil. Fiquei anos doente e passei por várias internações, usei dreno biliar e não conseguia estudar, trabalhar ou realizar outras atividades diárias. Depois do transplante, foi como se eu nunca tivesse tido a doença e um mundo de novas possibilidades se abriu. Pude concluir a minha graduação em arquitetura e voltei a fazer tudo que queria, como ir à academia, sair com meus amigos, entre outras coisas”, relata. 



Fila de transplantes ainda é alta - Graças à solidariedade de uma família que perdeu seu ente querido, o “show” do Gustavo não foi interrompido, mas a angústia da espera ainda é realidade para as mais de 44,6 mil pessoas que aguardam na fila de transplante de órgãos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Só em Minas Gerais, o número ultrapassa 3,8 mil. 


Em contrapartida, o estado registrou um aumento no número de transplantes realizados entre janeiro e junho deste ano, subindo de 1.025 para 1.124, em comparação com o mesmo período do ano passado. Referência na área, a Santa Casa BH realizou, no ano de 2023, 337 procedimentos, o melhor resultado dos últimos anos.


Apesar dos avanços, o médico intensivista e presidente da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa BH, Dr. Lucas Timm, reforça que o tema precisa ser discutido continuamente, uma vez que ainda é rodeado de inúmeros tabus.


“Muitas pessoas ainda têm receios, acreditando, por exemplo, que a morte encefálica do possível doador pode ser diagnosticada de maneira incorreta ou que não terão a oportunidade de se despedir do ente querido. É um tema sensível e cercado de mitos que só serão desconstruídos com informações confiáveis e de qualidade, esclarecendo que todo o procedimento é realizado de forma segura e respeitosa, tanto em relação ao doador quanto aos seus familiares”, diz Timm.



Campanha de conscientização - O médico lembra que é justamente para conscientizar, informar e esclarecer dúvidas da sociedade que a Santa Casa BH participa do Setembro Verde. Para isso, na última sexta-feira, a instituição deu início a uma série de ações que se desdobrarão ao longo dos próximos meses. 


“Fizemos intervenções internas, com nossos funcionários, e nas ruas do entorno da Santa Casa BH, entregando folders educativos, bottons e pulseiras para a população, tudo seguindo o mote da campanha que é ‘o show pode continuar…’. Também colocamos faixas nos sinais. Outras ações, como blitz em bares, aulas coletivas de funcional e fitdance também serão realizadas nos próximos meses”, revela Timm.


Um dos destaques é o vídeo produzido pelo setor de Comunicação e Marketing da Santa Casa BH especialmente para a campanha e estrelado por Gustavo Henrique Alcântara. Na mensagem, ele ressalta a importância de informar à família sobre o desejo de ser doador e que esse simples gesto pode permitir que o espetáculo da vida de várias pessoas continue. Clique aqui e assista ao vídeo.


Como ser um doador? Para se tornar um doador, o primeiro e mais importante passo é deixar claro esse desejo para a família. No Brasil, a doação ocorre somente com a autorização do parente responsável, após a constatação da morte encefálica. No entanto, atualmente, também é possível manifestar o interesse por meio do sistema de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedo), lançado este ano, em uma parceria do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Notarial do Brasil. Basta acessar o link www.aedo.org.br.


Reveillon no Vila Galé

 A Vila Galé está preparando mais um Natal mágico e cheio de alegria para as famílias, casais e amigos que optarem por celebrar a data em um dos 11 hotéis e resorts do Brasil. Na véspera de Natal, na noite do dia 24 de dezembro, uma farta ceia será servida com opções para todos os gostos, desde o saboroso chester assado até o tradicional panetone, para completar e adoçar o jantar.


Os resorts à beira-mar, localizados na Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio de Janeiro e Pernambuco, se transformarão na casa do Papai Noel, com iluminação, enfeites natalinos e árvore de Natal.

                        Vila Galé em Salvador

Os hóspedes poderão participar de uma programação temática voltada para toda a família, com teatro, gincanas, apresentações musicais, festas e muito mais.

A procura por hóspedes nesse período tem crescido ao longo dos últimos anos pela comodidade que traz às famílias. “Notamos que as famílias vêm em busca de relaxar e não se preocupar com nada. Aqui a ceia está pronta, não é necessário arrumar a casa para receber os parentes, nem lavar a louça no final”, brinca o Diretor de Operações, José António Bastos.

                       Vila Galé no Rio de Janeiro
O ponto alto é o momento em que o Papai Noel, junto com as mascotes infantis da Vila Galé, entrega presentes para os pequenos. “Os papais podem trazer os presentes e nós fazemos a entrega de um jeito mágico. É inesquecível para toda a família”, explica Gil Paz, Coordenador Artístico da rede.

                         Vila Galé em Maceió

O pacote de hospedagem já está disponível e pode ser parcelado em até 12x sem juros. Uma criança de até 12 anos, alojada no mesmo quarto que os pais, não paga hospedagem.

                                         Vila Galé em São Paulo

Hotéis de Cidade  -   Os hotéis urbanos, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza, também participam dessa celebração com uma saborosa ceia, aberta também para não hóspedes.

Entre as opções escolhidas pelo Chef Executivo do Brasil, Clodoaldo Ramos, estarão saladas variadas, tender marinado, tábua de queijos e peru com farofa cortado na hora. Além disso, o menu contará com arroz com maçã e nozes, lombo de bacalhau, chester assado, entre outros. Para finalizar e adoçar a noite, os clientes terão à disposição crème brûlée, tiramisù, rabanada, mousse de chocolate, éclair de chocolate e o clássico panetone.

Faça a sua reserva de estadia e ceia antecipadamente e garanta uma ceia sem preocupações para toda a sua família.

No Vila Galé Fortaleza e Vila Galé Salvador*, a ceia custará R$190,00. No Vila Galé Paulista e Vila Galé Rio de Janeiro*, a ceia custará R$ 210,00. Crianças até 12 anos pagam metade do valor. (*acrescentar taxa de 10% de serviço)

Reserve agora e garanta sua mesa: 

  • Vila Galé Salvador: salvador.ab@vilagale.com (E-mail)        
  • Vila Galé Fortaleza: (85) 9602-1323 (Whatsapp)
  • Vila Galé Paulista: (11) 9 9496-2180 (Whatsapp)
  • Vila Galé Rio de Janeiro: (21) 99002-9957 (Whatsapp) -

Cidades mineiras mais procuradas pelos viajantes no BH Airport

Com localização estratégica, a 90 minutos dos principais centros econômicos do país, o BH Airport projeta Minas Gerais para o Brasil e o mundo, por meio dos seus 14 destinos regionais. Do terminal internacional mineiro, partem viajantes de diferentes lugares com destino às cidades do interior do estado com objetivos diversos. Há quem viaje a negócios, há quem busque lazer e descanso, além daqueles que estão voltando para casa, depois de uma temporada fora.

De janeiro a agosto de 2024, cerca de 220 mil passageiros partiram do BH Airport com destino ao interior de Minas Gerais. Desse total, 85% escolheram 4 cidades como destino: Uberlândia, que recebeu quase 60 mil passageiros do terminal mineiro nesse mesmo período; Montes Claros, que foi o destino escolhido por quase 50 mil viajantes; Ipatinga, que recebeu cerca de 46 mil passageiros; e Governador Valadares, para onde viajaram cerca de 30 mil pessoas, partindo do BH Airport.
                         
Uberlândia
Entre os passageiros que voam para o interior de Minas, uma parcela significativa vem de conexões de outros estados do Brasil e de outros países. Dos passageiros que partiram do BH Airport com destino a Uberlândia, entre janeiro e agosto deste ano, 36% vieram de outras cidades, como São Paulo, Porto Seguro, Recife e Maceió. A rota BH – Montes Claros também atraiu muitos passageiros em conexão: mais da metade dos viajantes vieram de cidades como Recife, Salvador, Porto Seguro e São Paulo.
                         
Governador Valadares

No destino Ipatinga, 27% dos passageiros vieram de outras cidades, entre elas Montes Claros, Goiânia, São Paulo e Porto Alegre. Entre os viajantes que se dirigiram a Governador Valadares nesse período, 28% estavam em conexão, vindo principalmente de cidades nos Estados Unidos, como Boston, Nova York e Fort Lauderdale.
                               
Montes Claros
gestor de Conectividade e Aviação do BH Airport, Clayton Begido, destaca a importância dos destinos regionais e lembra que Minas Gerais é o estado do Brasil com mais cidades atendidas pela aviação comercial regular“Temos orgulho de ser o segundo aeroporto do país em número de destinos nacionais, e esses 14 destinos dentro de Minas Gerais são fundamentais para levarmos ainda mais conectividade aos nossos passageiros.

Além de facilitar o acesso ao interior do estado, essas rotas desempenham um papel essencial no estímulo à economia local, fortalecendo o turismo e criando oportunidades para negócios e desenvolvimento em cada uma dessas cidades”, afirma.
                             Ipatinga
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

domingo, 29 de setembro de 2024

Turismo em Minas em destaque

 

Minas são muitas, como escreveu o grande Guimarães Rosa, um estado maior que a França, com 853 municípios, tradições diversas, barroco histórico, músicas poéticas e tradicionais, que chamam de Música Mineira Popular- MMP, a boa prosa do mineirês e a gastronomia que encanta a todos , seja turista brasileiro ou do exterior, eleita a melhor do Brasil pela diversidade  .

 

Com tantas atrações o turismo em Minas Gerais vem crescendo a cada dia. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pelo Observatório do Turismo (OTM) da Secult-MG, Minas Gerais manteve-se pelo segundo ano consecutivo como líder no crescimento da atividade turística no país.


No primeiro semestre de 2024, o estado registrou uma variação positiva de 9% no Índice de Atividades Turísticas (IATUR) em relação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho coloca Minas Gerais 592,31% acima da média nacional, que foi de apenas 1,3%, junto com a Bahia. 

Em julho de 2024, o estado consolidou ainda mais sua posição de destaque, com um crescimento de 10,5% em relação a julho de 2023. Minas tem mantido essa liderança desde julho de 2022, quando apresentou um expressivo aumento de 60%, mesmo após os desafios impostos pela crise econômica e pela pandemia.


Além dos dados econômicos, Minas Gerais também se destaca como um destino turístico completo. Cidades com rico patrimônio histórico como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina atraem turistas em busca de cultura, história e arquitetura colonial, enquanto as belezas naturais de destinos como Capitólio, Serra do Cipó, Cordilheira do Espinhaço e Ibitipoca encantam aqueles que buscam aventuras ao ar livre.


Outro ponto forte é a amada cozinha mineira, reconhecidamente rica e autêntica. Os queijos mineiros, em especial, têm se consolidado como os melhores do mundo, levando títulos e conquistando paladares. Prova disso é a expectativa do reconhecimento dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A Unesco avalia a candidatura, entregue em março de 2023, e o parecer será divulgado em dezembro deste ano.A hospitalidade do povo mineiro também é um diferencial e tem reconhecimento amplo. 

Em abril deste ano, Minas foi eleito o destino turístico mais acolhedor do Brasil, a partir de uma pesquisa realizada pela Preply com 1 mil pessoas de todo o país.

O título já havia sido dado antes, pela plataforma de reservas online Booking. Na premiação Travellers Review Awards 2021, Minas Gerais apareceu com três das 10 regiões mais acolhedoras do Brasil. O prêmio é o mesmo que concedeu a Minas o título de um dos destinos mais acolhedores do mundo, sendo o único brasileiro a fazer parte dos locais selecionados.

Na lista divulgada pela Booking, Monte Verde, no Sul de Minas, aparece em segundo lugar. Já Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, na região central, está na sétima posição. Quem fecha o rol dos locais mais acolhedores do país, ocupante do 10º lugar, é a Serra do Cipó, compreendida pelo município de Santana do Riacho, também na região central de Minas Gerais.

Com tantos motivos para comemorar, Minas Gerais segue inovando e proporcionando experiências inesquecíveis para todos os turistas, consolidando-se como um destino que une história, cultura, natureza e a autêntica cozinha mineira de forma única.

“Comer com os Olhos”

 O  artista plástico Fernando Pacheco, mineiro de São João del Rey, é reconhecido pelos seus trabalhos artístico pelas cores em destaque.


Fernando é premiado no Brasil e exterior e com inúmeras participações importantes por museus e galerias do Brasil e exterior, inaugurará a exposição inédita e especial “Comer com os Olhos”.

O evento vai acontecer no dia 3 de outubro, às 19h, na Casa Belloni (Avenida João Pinheiro, 287 - Funcionários) em Belo Horizonte. A mostra contará com total de 32 obras, sendo 28 tridimensionais (objeto pintura) e 4 bidimensionais (pintura gráfica). As tridimensionais, consistem em pintura acrílica, s/pratos de porcelana, da série conceito “Comer com os olhos”; s/ caixas de madeira da série conceito “Presente in box”; e s/garrafas de vidro da série conceito “Mensagem”. As bidimensionais consistem em pintura acrílica sobre cartão duplex. Sobre a Casa Belloni, situada em local privilegiado, anexo ao Circuito Praça da Liberdade, é um bistrô, café, local para eventos e galeria de arte.

Casa cuja arquitetura resgata e mantém viva parte da memória arquitetônica da cidade. “Diferentemente do alimento para o corpo, arte é alimento de primeira necessidade para a reflexão e crescimento do ser humano. Comer com os olhos é se criar território, onde a fantasia e os mistérios de cada um e da vida, encontram diálogo”, afirma o artista Fernando Pacheco.

O público poderá visitar a exposição  de 3 de outubro a 19 de dezembro de 2024, na Av. João Pinheiro, 287, Funcionários.

 ContatosCasa Belloni: 98495-5337 ;Nina Pacheco: 99209-7030

sábado, 28 de setembro de 2024

Queijo Minas Artesanal candidato a Patrimônio da Humanidade

 Celebrando o “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, e como parte do programa Mais Turistas, a secretaria realizou diversas ações na AVAV Expo, uma das maiores feiras turísticas da América Latina, com destaque para a promoção da candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Promover as múltiplas riquezas de Minas Gerais e atrair investimentos para o estado. Foi com esses objetivos que o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG).


 No estande, criado com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio do Sebrae Minas, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), João Paulo Martins, ressaltou o empenho do governo na obtenção do título internacional. A candidatura será avaliada na 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental da Unesco, que acontecerá no início de dezembro, em Assunção, no Paraguai.

                                    fotos: Leo Bicalho

 “A proposta de candidatura faz parte de uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, junto com o Iepha.


O reconhecimento pela Unesco significa Minas ter a divulgação internacional, trazendo também oportunidades e reconhecimento para todas as nossas regiões queijeiras.

Dessa forma, também conseguiremos difundir mais os produtos, melhorar as condições de produção e incentivar a promover o turismo de experiência, cada vez mais crescente em nosso território”, avaliou João Paulo durante apresentação na ABAV Expo 2024. 

A cozinha mineira fez sucesso no estande Minas Gerais. Centenas de pessoas passaram pelo espaço para saborear as delícias da Cozinha Viva, comandada pela chef Mariana Correia, convidada em parceria com o Sebrae, neste primeiro dia de ABAV Expo.

Mariana preparou pão de queijo com carne de lata e biscoito amanteigado de fubá com doce de leite, acompanhado de café. A chef também elaborou o menu degustação servido no estande, composto por delícias mineiras como queijo, linguiça, vinho, cachaça, requeijão de raspa, cocada, castanha de caju, doce de leite, geleia de figo e chocolate.

 O espaço também contou com a participação da Rota Frango e Cachaça, idealizada pela Instância de Governança Regional (IGR) Grutas em parceria com a Diretoria de Gastronomia do Senac Minas. Os chefs prepararam massa ao molho de frango e ora-pro-nóbis e as empadinhas de Cachoeira da Prata, patrimônio imaterial do município.


Drinks a base de whisky e cachaça também puderam ser apreciados pelos visitantes.

 Minas Gerais teve programação rica e diversa a quando termina evento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV). . A ABAV Expo 2024 deve reunir mais de 42 mil participantes, entre operadores, agentes de viagem, empresas e representantes de diversos segmentos do setor.


 Além das delícias da cozinha mineira, o estande do Governo de Minas  promove vários destinos turísticos do estado.


Quem passou pelo local poderá conhecer roteiros voltados para a cultura, ecoturismo, gastronomia e turismo de aventura – Rota das Artes, Café do Cerrado, Cafés do Sul de Minas e Rota de Cicloturismo Bahia-Minas, agradando a todos os perfis de viajantes. Ao todo, expositores de 10  Instâncias de Governança Regionais (IGRs)  promovem seus destinos.

A Invest Minas, agência de atração de investimentos ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), também esteve presente nos três dias de feira mostrando a Invest Minas Tur, ferramenta digital que conecta oportunidades de negócios no turismo de Minas Gerais aos investidores e possíveis interessados no setor. A Invest Minas Tur já atraiu R$ 3,7 bilhões em investimentos e gerou mais de 20 mil empregos desde 2022.

 

Festuris será em novembro

 O Festuris vem realizando várias visitas para divulgar  a 36ª edição do Festuris divulga Gramado internacionalmente , com reuniões em Punta Del Este no Uruguai, Buenos Aires na Argentina, Lima no Peru e Brasília .O propósito  é promover a conexão com players do turismo e marcas internacionais, divulgar e fortalecer a imagem de Gramado como destino turístico de destaque, são algumas das missões das comitivas que marcam presença nos principais eventos e feiras de turismo da América Latina.


A CEO do Festuris, Marta Rossi, acompanhada pela gerente de comunicação Cibele Marcon, o executivo comercial Abimael Rodrigues, o brand designer Moisés Castilhos , o administrador Sérgio Prade , Eduardo e Juliana Zorzanello estiveram no Uruguai, nos dias 26 e 27 de setembro, onde ocorreu a Gramado Summit Punta Del ,e estiveram reunidos com o Ministério do Turismo do Uruguai.

De 28 de setembro a 1º de outubro, a gerente de projetos especiais, Kênia Jaeger, estará em Buenos Aires, na Argentina, para participar da Feira Internacional de Turismo da América Latina, que vai reunir dezenas de países e o Brasil é o grande homenageado desta edição.

“A FIT sempre está no calendário do Festuris, pois encontramos muitas possibilidades de relacionamentos e prospecções, além dos principais destinos internacionais estarem lá. Estar lá é conectar o Festuris à FIT e principalmente levar um olhar às marcas de alto padrão. Lá teremos espaço para participar de rodadas de negócios e reuniões com o mercado internacional”, destaca Kênia.

De 25 a 28, a executiva comercial do Festuris, Endi Betin, e o jornalista Fernando Gusen participam da ABAV Expo em Brasília, realizada pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens e que deve receber mais de 40 mil participantes. Na capital federal uma das agendas é com o ministro do Turismo, Celso Sabino.

“A presença em eventos globais permite estabelecer parcerias estratégicas com operadores turísticos e agentes de viagens, ampliando a rede de contatos e oportunidades de negócios. A troca de experiências com outros destinos também enriquece o conhecimento local, contribuindo para a inovação nos serviços oferecidos. Ao atrair investimentos e aumentar a visibilidade, o Festuris reforça seu papel como catalisador do desenvolvimento econômico e turístico de Gramado, beneficiando toda a comunidade”, destaca o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.

Recentemente, nos dias 17 e 18, a gerente Comercial Andrea Oliveira e a gerente de Logística e Viagens Débora Dilkin estiveram no Peru, onde participaram de encontro com a PROMPERÚ - Comissão de Promoção do Peru para Exportações e Turismo e operadoras de viagens para promover o destino Brasil e o turismo de negócios. 

Outra parte da agenda ocorreu na Embaixada do Brasil em Lima, onde foi possível apresentar o destino Gramado e a 36ª edição do Festuris. “Nesta missão, tivemos a confirmação da presença de um grupo peruano de compradores que estarão em Gramado para negociar com os nossos expositores”, comemora Andreia. 





 O Festuris - Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores.


Em 2023, vieram 2500 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 27 mil metros quadrados de área. A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

No Dia Mundial do Turismo, Governo de Minas lança Rota do Frango e Cachaça na Abav Expo

    

O turismo nacional e internacional estão reunidos em Brasília na ABAV Expo, de 26 a 28 de setembro. A participação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), na Abav Expo 2024, em Brasília,  no dia 27 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, foi marcada pelo lançamento nacional da Rota do Frango e Cachaça, entre outras ações. O estande de Minas Gerais, criado com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio do Sebrae Minas, foi palco da apresentação do projeto, idealizado pela Instância de Governança Regional (IGR) Grutas em parceria com a Diretoria de Gastronomia do Senac Minas.

O novo roteiro, que conta com o apoio da Secult-MG, fortalece a cadeia produtiva da gastronomia no Circuito Turístico das Grutas, além de gerar emprego e renda por meio da promoção da cozinha mineira em 15 municípios. Participam da Rota Frango e Cachaça diversos estabelecimentos de Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Confins, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Santana de Pirapama, São José da Lapa e Sete Lagoas.

A secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza, ressaltou a importância do projeto: “Minas Gerais ganha mais uma rota que evidencia nossa cozinha como potência cultural, turística e econômica e é especial que o lançamento nacional aconteça no Dia Mundial do Turismo e também aqui na Abav.
                                     fotos: Leo Bicalho

Com os roteiros turísticos apoiados pelo Governo de Minas e pela Secult, criamos um cenário favorável ao desenvolvimento de todas as regiões do estado”.

Para celebrar o lançamento da Rota do Frango e Cachaça na Abav Expo 2024, a Secult-MG ofereceu aos convidados as empadinhas de Cachoeira da Prata,

patrimônio imaterial do município, e promoveu a Cozinha Viva com o chef Henrique Brud,
que preparou frango com ora-pro-nobis e penne para quem visitou o estande de Minas no evento.


O especialista em drinks Victor Quaranta ficou responsável por criar bebidas com que mesclaram gin, vinho, cachaça e uísque com ingredientes como pequi, hortelã, pimenta, gengibre, limão, doce de leite e café. 

A Abav Expo é uma das maiores feiras de turismo da América Latina e acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

O evento, realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav), reunirá mais de 42 mil participantes, entre operadores, agentes de viagem, empresas e representantes de diversos segmentos do setor. 
Cozinha Mineira atrai público
O estande de Minas Gerais em Brasília destacou os sabores e a diversidade da Cozinha Mineira, reconhecida por turistas de todo o mundo como uma das principais riquezas do estado. Além disso, o pintor Ataíde Miranda realizará uma intervenção artística nos três dias de feira e expositores de 10 Instâncias de Governança Regionais (IGRs) farão a promoção de seus destinos. 
No dia 27, os chefs Ana Gabriela Costa e Igor Anaxagoras participaram da programação da Cozinha Viva.
Broa de fubá com milho verde tostado, creme de pipoca e queijo do Serro e creme de canastra com goiabada cítrica e farofa de castanha atraíram o público. 

Quem visitou o espaço de Minas Gerais se deliciou com degustação de queijos, doce de leite, goiabada e compota de jabuticaba. 

A influenciadora mineira Vera Lúcia mostrou aos visitantes como se prepara o biscoito “Montanha Russa”, cuja receita ficou famosa nas redes sociais.

No Instagram, Vera Lúcia da Chácara Cristal, como é conhecida na internet, tem um milhão de seguidores. 
Também , o pintor Ataíde Miranda, presente nos três dias de feira, realizou intervenções artísticas. 
As atividades no estande mineiro ainda contemplaram a promoção, em parceria com o Sebrae Minas, de quatro roteiros – Artes, Café do Cerrado, Cafés do Sul de Minas e Rota de Cicloturismo Bahia-Minas voltados para a cultura, ecoturismo, gastronomia e o turismo de aventura. 
                   
    Participantes de vários setores de MG no estande de Minas
Já a Invest Minas, agência de atração de investimentos ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG),
também esteve presente no espaço de Minas na Abav apresentando a Invest Minas Tur, ferramenta digital que conecta oportunidades de negócios no turismo de Minas Gerais aos investidores e possíveis interessados no setor.