A FEBTUR- Federação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo, realizou de 1 a 4 de agosto , o I Encontro Nacional da FEBTUR , que reuniu mais de 70 jornalistas de 12 estados e do Uruguai. Com o importante tema central Fronteiras Digitais Explorando Novas Dimensões no Jornalismo de Turismo, o encontrou começou na quinta feira, dia 1 de agosto, no auditório do Hotel Escola Senac Barreira Roxa, situado na Via Costeira, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Presidente Gorgônio LoureiroA abertura do evento com as boas-vindas aos congressistas foram proferidas pelo presidente da FEBTUR Nacional , jornalista Gorgônio Loureiro e o presidente da FEBTUR RN, jornalista José Maria Pinheiro. A mesa da solenidade foi composta por: Marcelo Queiroz, Presidente do Sistema Fecomércio RN; deputado estadual Luiz Eduardo, Presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte; vereador Felipe Alves, representando a Câmara dos Vereadores de Natal; Solange Portela, Secretária de Estado de Turismo do Rio Grande do Norte, e neste ato representando a Governadora Fátima Bezerra; Ohana Fernandes, Secretária de Turismo de Natal, representou o prefeito Álvaro Dias, empresário Abdon Gosson, presidente da ABIH RN -Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte, todos destacaram a importância do evento que coloca o Turismo potiguar na mídia nacional e além das fronteiras brasileiras.
Participantes durante a plenária e debates
O I Encontro Nacional da FEBTUR trouxe temas importantíssimos que foram proferidos por pela representante do governo estadual, a secretária de Turismo Solange Portela reforçou a importância da visibilidade do destino por meio dos jornalistas e comunicadores. “Divulguem o que o RN tem de melhor”, “O Rio Grande Norte está muito feliz com vinda de todos vocês comunicadores de turismo aqui”, agradeceu o deputado estadual Luíz Eduardo, um grande incentivador para que o encontro da Febtur Nacional acontecesse no estado. “Tenho certeza de que todos aqui presentes ficaram supressos com os roteiros deste estado e que serão produzidos conteúdos fantásticos,” completou ao registrar que o turismo traz divisas é uma das principais atividades econômicas do estado.
As entidades do trade turístico do estado que estavam presentes na abertura, falaram da importância do encontro com profissionais de renomes nacionais e mundiais. “O Sistema Fecomércio reconhece a importância do Turismo”, lembrou o presidente da entidade no RN, Marcelo Queiroz, citando a atuação da Câmara de Turismo nas discussões sobre o desenvolvimento do Estado e completou, ressaltando a formação profissional por meio do restaurante escola do Hotel Barreira Roxa, do Senac/RN.
Jardiana Costa, presidente executiva do Natal Convention Bureau, enfatizou o grande potencial da capital potiguar para a realização de eventos, além do Polo Gastronômico. “Estivemos no Congresso em Salvador, em 2023, apoiando o Encontro de Natal por acreditar na importância deste evento”, comemorou. Representando a hotelaria do estado, Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih/RN), falou do preparo da rede hoteleira para receber o turista e da geração de 300 mil empregos diretos e indiretos.
Também houve as participações dos expositores: Solange Portela com foco no “SÍRIO – Inteligência de dados para impulsionar o Turismo do Rio Grande do Norte; o empresário Graco Parente, vice- presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. Diretamente de Portugal, o presidente da internacional Rede Villa Galé, o empresário Jorge Rebelo, ; Ana Paula, Coordenadora da Embratur, Jonhatan Góes que foram, dentre outros, palestrantes importantes que destacaram a importância da valorização e da modernidade da indústria turística e o secretário de Estado de Turismo de São Paulo, Roberto Lucena
A programação do evento constou o lançamento literário do livro Pontes, Céus e Mitologia do jornalista Paulo Atinzing, fundador e diretor do Diário do Turismo. Os congressistas foram contemplados com almoço e coffee break com apoio da Fecomércio RN. Outros assuntos de suma importância atinentes a FEBTUR Nacional foram abordados pelo jornalista Gorgônio Loureiro, e dentro dos temas discutidos ficou para a após as eleições municipais a escolha da edição do próximo Congresso Nacional da FEBTUR. O primeiro dia começou às 8 hs e terminou às 20 horas, com 12 horas de debates e projetos para o turismo brasileiro e o fortalecimento da FEBTUR que existe há apenas dois anos, reunindo jornalistas e escritores de turismo de vários estados.
encantadoras, Maracajaú, de onde sai o passeio em alto mar para mergulho nas áreas de formação de corais, e Genipabu, com seus passeios de Buggy que deixam as pessoas com a adrenalina no alto,
Adrenalina na alta em Genipabu
além da beleza das dunas de areias que encantam, as belezas das falésias, que são paredões íngremes encontrados no litoral, e enchem de emoção os turistas.
Os participantes visitaram as instalações do Centro de Treinamento Barreira do Inferno, da Agência Espacial Brasileira. O Centro serve de base para lançamentos de foguetes e abriga o Museu Aeroespacial, onde estão à mostra protótipos de foguetes já utilizados, e informações das atividades ali desenvolvidas que são muito importantes para diversos setores.
Também estiveram no maior cajueiro do mundo, segundo o Guiness Book, o qual, em tempos passados, produzia mais de 70 mil frutos a cada safra. Maior cajueiro do mundo
Nesse período, os frutos são apanhados e oferecidos aos turistas que visitam o local.
Para encerrar o encontro com chave de ouro, a comitiva foi conhecer o Complexo Cultural da Rampa, pertencente à Marinha, onde está o Museu da 2ª Guerra, com uniformes e armamentos utilizados pelos pracinhas e as fotos dos presidente Roosevelt, dos EUA e Getúlio Vargas, do Brasil, assinando o Acordo de Potengi, que envolvia a cooperação dos países a fim de enfrentar os nazistas. Imperdível, até pelo esplêndido pôr-do-sol que se avista dali. Um espetáculo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário