sábado, 17 de fevereiro de 2024

Semana Santa em Minas terá novidades nas celebrações

 Nos últimos anos o setor turístico em Minas Gerais vem sendo destaque entre os estados brasileiros. Com o sucesso da realização do carnaval em toda Minas e bela Gerais, o trade do turismo volta seus projetos para a Semana Santa,que será na última semana de março, a sexta-feira será dia 29 de março. O governo estadual está programando várias celebrações religiosas em Belo Horizonte e no interior. 


 
Na capital mineira haverá a encenação da Paixão de Cristo, no Palácio da Liberdade. Será realizado no local pela primeira vez, que terá várias ações entre a religiosidade dos  fiéis que sairão da igreja da Boa Viagem,  em cortejo até a praça da Liberdade .

Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, essa grande novidade da Paixão de Cristo será na praça da Liberdade, no Palácio da Liberdade, começando pela igreja da Boa Viagem, caminhando com todos os corpos artísticos do Estado, como a Orquestra Sinfônica, por exemplo, para fazer a encenação da Sexta-Feira Santa. 

A programação oficial será lançada dia 19 de fevereiro, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, em Caeté,há 60 Km de BH, considerada a menor Basílica do mundo.


O lançamento contará com a presença do governador Romeu Zema e uma missa em ação de graças  pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.  

Já estão confirmados 612 municípios na participação do projeto 'Minas Santa' deste ano. "Vamos fazer uma grande chamada, nas redes sociais, para que as pessoas venham ao Estado. Temos uma Quaresma muito bonita. Em Ouro Preto, por exemplo, quando as imagens barrocas do século XVIII saem pelas ruas é uma apoteose. Em São João Del Rei, os sinos são destaque. Toda a teatralidade que tem na Semana Santa é cultura, é arte, é o barroco", diz o secretário.

Entre elas está a cidade de Alpinópolis, no Sul do Estado, que abriga um local que se chama 'Monte das Oliveiras', com cenário muito semelhante ao de Nova Jerusalém, em Recife. A cidade se mobiliza na encenação da Paixão de Cristo.  

No ano passado, o maior fenômeno de crescimento no Estado não foi o Carnaval. O turismo cresceu 720% acima da média nacional, no mês de abril, devido ao 'Minas Santa'. No ano passado, a fé representou 16% do turismo mineiro, com a injeção de  R$ 5 bilhões na economia. A previsão do governo é de que os números sejam superados em 2024.  

"Eu convido todo mundo a saltar, de forma simbólica, do profano e irmos ao sagrado que Minas tão bem representa", reafirma Leônidas Oliveira.  

De acordo com o secretário, 80% do patrimônio do mundo ocidental é religioso e 62% do patrimônio histórico tombado do país está localizado em terras mineiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário