quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Voos diários conectam BH a Lisboa


Belo Horizonte terá voos diários para Lisboa a partir de junho. A ação, que busca fortalecer o intercâmbio, o turismo e os investimentos entre Brasil e Portugal, foi anunciada no estande de Minas Gerais, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), pelo diretor da TAP para o Brasil e América do Sul, Carlos Antunes. A novidade foi acertada em reunião com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, o secretário-chefe de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, e o diretor de administração e finanças da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Lincoln Teixeira Genuino de Farias. Hoje, Minas Gerais tem cinco frequências para o destino europeu.


“A ocupação está muito boa. Esse é o grande desafio da TAP: manter os voos rentáveis. Hoje, apenas 25% dos passageiros do voo BH-Lisboa são estrangeiros, e 75% são viajantes de Minas. Temos uma grande oportunidade para melhorar a ocupação e a rentabilidade, gerando emprego e um desenvolvimento econômico absurdo para o estado”, disse o executivo da TAP.

Ele também destacou a parceria com o Governo de Minas. “Estou aqui no estande comendo pão de queijo, experimentando a culinária mineira. E isso de trazer um pouco de Minas para Portugal suscita curiosidade, o desejo do agente de viagens português em vender Minas para seus passageiros. E o primeiro impacto é a gastronomia. Graças ao trabalho entre a TAP e a Secretaria de Estado Cultura e Turismo de Minas Gerais, estamos conseguindo melhorar a ocupação dos voos e aumentar uma frequência no estado”, avalia Carlos Antunes.

                                                                    Foto: Marden Couto


Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, tudo isso é resultado de um trabalho multidisciplinar do Governo de Minas. “O turismo em Minas lidera o crescimento do setor no país. Conexão é fundamental, e esse anúncio é de extrema importância para nosso estado, não somente para a atração de turistas, mas também para que nós, mineiros, possamos ter mais conexão com a Europa”, enfatiza.

“A Codemge destaca a importância de estabelecer essa parceria e está a disposição para fortalecer ainda mais a promoção do Estado de Minas Gerais para o mundo, trazendo muitas oportunidades para todos os mineiros”, acrescenta Lincoln de Farias. “Mais voos significam desenvolvimento, turistas e conectividade de Minas Gerais com o mundo”, conclui Aro.


Intercity BH Expo e Instituto Show promovem show de solidariedade com Feijoada do Bem

 O Intercity BH Expo e o Instituto Show se uniram para promover a "Feijoada do Bem" no domingo, dia 10 de março, a partir das 12h. O evento beneficente, que tem o objetivo de arrecadar recursos para projetos socioeducativos e esportivos voltados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, contará com open bar, show de pagode, além da presença de influenciadores e personalidades renomadas do mundo do futebol. Podemos contar com seu apoio para divulgação?

 A receita arrecadada será revertida para os projetos sociais do Instituto Show que atendem centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na capital mineira

 Solidariedade e gastronomia são duas paixões que unem o brasileiro. Ciente disso e impulsionado por uma causa nobre, o Intercity BH Expo e o Instituto Show, promovem a "Feijoada do Bem" no domingo, dia 10 de março, a partir das 12h. O evento beneficente, que tem o objetivo de arrecadar recursos para projetos socioeducativos e esportivos voltados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, contará com open bar, show de pagode, além da presença de influenciadores e personalidades renomadas do mundo do futebol.


 O diretor do Intercity BH Expo, Rodrigo Cançado, expressa sua satisfação em participar dessa iniciativa única. "É uma honra para nós colaborarmos com o Instituto Show nessa nobre causa. Ficamos extremamente gratos pelo Instituto ter nos procurado para promover esse evento significativo. Essa parceria que fortalece nosso engajamento com a responsabilidade social, também está em perfeita sintonia com os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança) que valorizamos profundamente."

 Para Rodrigo essa é uma oportunidade única para quem ama degustar uma feijoada ao som contagiante do pagode, enquanto, faz o bem. “A Feijoada do Bem não é apenas uma celebração gastronômica, é um convite para fazer a diferença. É um chamado para contribuirmos com o futuro de centenas de crianças por meio do esporte e da educação”. A receita arrecadada será revertida para os projetos sociais do Instituto Show.


 Com sabor potente e ingredientes típicos de Minas Gerais, a feijoada do Intercity BH Expo é uma celebração da autêntica culinária brasileira. Sob o comando do chef Marcelo de Paula, a cozinha do hotel oferecerá um buffet completo, repleto de acompanhamentos. E para complementar essa experiência gastronômica única, o evento conta com chopp livre, além das opções não alcoólicas que estarão disponíveis para toda família desfrutar plenamente desse show de solidariedade.

 Os ingressos que estão no 1º lote podem ser adquiridos por R$ 150 pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/feijoada-do-bem/2336805?referrer=www.google.com , pelo @institutoshow ou pelo telefone (31) 9646-9604.

  Instituto Show: Criado há 10 anos em Belo Horizonte, o Instituto Show é um projeto social dedicado a oferecer aulas de futebol e 16 modalidades de formação para crianças carentes da capital mineira. Sob a liderança do ex-jogador de futebol Somália, o instituto busca impactar positivamente as comunidades locais, proporcionando um ambiente enriquecedor e inspirador durante o contraturno escolar para 1.700 crianças.


 Feijoada do Bem

Local: Intercity BH Expo (Av. Amazonas, 7702 – Gameleira)

Data: Domingo, 10 de março, a partir das 12h 

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/feijoada-do-bem/2336805?referrer=www.google.com , pelo @institutoshow ou pelo telefone (31) 9646-9604.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Culinária mineira a melhor do Brasil

 


Comida mineira a melhor do país. O Guia Viajar Melhor divulgou, divulgou os três destinos brasileiros mais citados pelos turistas quando o assunto é viagem gastronômica. Os colocados demostram a diversidade culinária nacional e o valor cultural de cada região. Segundo a publicação, o ranking é um desdobramento da pesquisa realizada com os turistas, levando em consideração o número de menções durante o levantamento.Em primeiro lugar, Minas Gerais levou o título de melhor destino para viajar e comer bem. Segundo a publicação, a culinária mineira tem a maior diversidade de pratos da gastronomia brasileira, com preparos conhecidos em todo o país.


A Bahia que, conforme apuração do guia de viagens, tem uma culinária diversa com influência de diferentes regiões do Brasil, ficou em segundo lugar. Já na região Norte, os pratos do Pará conferiram ao estado o terceiro lugar entre os três principais destinos para viagens gastronômicas, tendo inclusive o tacacá, prato da culinária paraense, conquistado o reconhecimento internacional ao entrar na lista das 100 melhores sopas do mundo, pelo ranking assinado pelo TasteAtlas, uma plataforma especializada em gastronomia.

  A feijoada é uma das mais representativas expressões da gastronomia do país. Não atoa ela foi eleita como o melhor prato típico do Brasil, de acordo com a pesquisa feita pela equipe do Guia Viajar Melhor, em conjunto com a Travel Media PR, agência global de marketing turístico e análise de dados. Originada durante o período colonial, a feijoada tem raízes históricas e culturais profundas, refletindo a diversidade e a fusão de influências presentes na sociedade brasileira.

O levantamento reuniu as iguarias mais votadas e criou um ranking com os 10 melhores pratos típicos do Brasil. Entre os mais votados, a feijoada alcançou a primeira posição com um total de 568 votos, sendo 26,4% das respostas. Segundo reportagem do Guia Viajar Melhor, o sabor da combinação de feijão preto com carnes de porco fez com que o prato superasse as demais opções com folga.

Na segunda colocação entre os melhores sabores da culinária nacional ficou o tradicional churrasco brasileiro. Foram 379 votos a favor do preparo, sendo cerca de 17,58% do total das respostas. Completando o top 3, não poderia faltar o arroz com feijão, escolhido por 312 turistas que participaram da pesquisa. A publicação destacou que o prato é frequente na mesa dos brasileiros e vai bem tanto com o feijão preto quanto com o carioca.

Outras delícias entraram na lista do Guia Viajar Melhor, como a moqueca, que ficou com o quarto lugar do ranking que indica os melhores pratos típicos do Brasil, com 106 votos. De acordo com a pesquisa, o maior destaque ficou com a versão da moqueca baiana, feita com peixes, frutos do mar, vegetais, leite de coco e óleo de dendê, mas há também a versão capixaba, que segue um preparo similar, mas não leva leite de coco e óleo de dendê, além de ser servida com arroz e pirão.

O feijão tropeiro apareceu no quinto lugar, com 69 votos. Em seguida, os viajantes indicaram o baião de dois (6º lugar, 59 votos), o acarajé (7º lugar com 52 votos ao todo) e o tacacá (8º lugar com 47 votos). Na 9ª posição, porém, houve um empate entre os mais votados: o vatapá e o cuscuz receberam 38 votos cada. E, finalizando o ranking com os 10 dos melhores pratos típicos brasileiros, os viajantes que participaram da pesquisa elegeram o virado à paulista na décima posição do ranking.O Guia Viajar Melhor divulgou, também, os três destinos brasileiros mais citados pelos turistas quando o assunto é viagem gastronômica. Os colocados demostram a diversidade culinária nacional e o valor cultural de cada região. Segundo a publicação, o ranking é um desdobramento da pesquisa realizada com os turistas, levando em consideração o número de menções durante o levantamento.


Minas em destaque na BTL Lisboa

 

 “A comida mineira é um sonho”, confidenciou o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa ao secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, ao inaugurar o estande do Governo de Minas na 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL 2024), uma das maiores e mais importantes feiras de turismo do mundo, dia 28 de fevereiro. O chefe do executivo português degustou o Queijo Minas Artesanal, candidato a patrimônio imaterial mundial da Unesco e um dos produtos típicos levados especialmente para a feira.

O chef Felipe Rameh, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que visitou o estande do Governo do Estado na BTL Lisboa e disse que 'a comida mineira é um sonho

A Cozinha Mineira é a protagonista do estande, que também recebeu a visita do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Ao todo, cerca de 300 pessoas passaram pelo estande mineiro no primeiro dia da BTL Lisboa.

As ações do Governo de Minas na feira lisboeta, por meio da Secult, da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da TAP Air Portugal, fazem parte do programa “Minas para o Mundo: Mundo para Minas”. O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, lidera a comitiva de Minas em Portugal e diz que a participação do Estado é fundamental, pois o país é muito importante para a conexão de Minas com a Europa. "Mostrar Minas Gerais e atrair turistas é o objetivo da nossa participação na feira. Minas para o Mundo, e o mundo para Minas”.

Até domingo (3), Oliveira participará de reuniões no estande ao lado dos representantes da Codemge, os executivos Lincoln de Farias, diretor de Administração e Finanças, e Paulo Guilherme, gerente de Comunicação. “Ao atrair turistas para conhecer toda a essência da Cozinha Mineira, além das belezas naturais do Estado, atraímos também uma cadeia de geração de novos negócios, atividades, empregos e renda. As cidades ocupadas por turistas trazem uma grande movimentação em toda uma cadeia de negócios”, afirma Thiago Toscano, presidente da Codemge, que firmou parceria com a Secult-MG para promover a cultura e o turismo em todas as feiras turísticas dentro e fora do Brasil. 

                                                              Fotos Marden Couto/Turismo de Minas


Pelo segundo ano consecutivo, Minas Gerais tem um estande no evento com fotos do patrimônio histórico estampadas nas paredes, exibição de vídeos em painéis e TVs e distribuição de material promocional. Os participantes da BTL Lisboa são atraídos também pelos aromas e sabores das Minas Gerais, que exalam pelos corredores da feira. O chef Felipe Rameh preparou em um showcooking purê de baroa com pequi, acompanhado de galinha na lata, que os participantes provaram e aprovaram. “Farei cinco aulas, ao vivo, com menus-degustação repletos de ingredientes que contam a história do nosso amado estado”.

Visitas ao estande- Além do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, que se rendeu aos queijos, aos pães de queijo, às cachaças, aos doces e aos cafés que estão sendo oferecidos aos participantes, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, também prestigiou o estande de Minas Gerais e degustou os pratos preparados pelo chef Felipe Rameh. Carreiro destacou a importância da participação de Minas na feira: “Minas Gerais é um Estado tão grande quanto a BTL, e não poderia ficar de fora dessa feira que é um sucesso”. 


Jorge Rebelo, presidente do Vila Galé, também marcou presença no estande do mineiro. A rede abrirá um resort em Ouro Preto, no próximo ano, e está em negociação com o governo para abertura de outros hotéis pelo Estado.

BTL Lisboa- A programação da 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) se estende até domingo (3/3). O evento, realizado no Parque das Nações, ocupa quatro pavilhões, com 45 mil m², tem 1.400 expositores e espera receber mais de 60 mil visitantes. A BTL Lisboa reúne operadoras, redes hoteleiras, companhias aéreas e prestadores de serviços turísticos para desenvolvimento de negócios e promoção de networking. Minas Gerais se destaca entre os 75 destinos internacionais. São três dias exclusivos só para profissionais da área e no final de semana o evento será aberto ao público, que poderá conhecer destinos, hotéis, operadoras, cias aéreas, cruzeiros, locadoras, atrativos e fornecedores.

Flávio Manoel é o novo Gerente Nacional de Vendas e Marketing do Grupo Royal Hotéis


O grupo Royal Hotéis, referência em hospitalidade mineira, anunciou o executivo Flávio Manoel como novo Gerente Nacional de Vendas e Marketing. O profissional, que tem no currículo passagens pelas redes Pestana Hotels, Vila Galé Hotéis e Palladium Hotel Group, ficará responsável pelos times das duas áreas, além da renovação das estratégias em produtos e serviços em B2B e B2C.

A atuação do novo Gerente nacional abrangerá ações voltadas aos mercados brasileiro e internacional, tendo em vista a crescente demanda de eventos e expansão do mercado corporativo em Belo Horizonte. Além dos quatro hotéis que o grupo tem em Belo Horizonte, o executivo também ficará responsável pelas áreas de Vendas e Marketing da unidade em São Paulo, nos Jardins.

“O lema com o qual chego ao Royal Hotéis é inovação. A tradicional hospitalidade mineira ficará ainda mais sob o holofote como um dos diferenciais do grupo, tanto nos hotéis de BH, quanto no de São Paulo”, disse o novo Gerente Nacional, Flávio Manoel. “Além disso, estamos reforçando as inovações estratégicas, ampliando o leque de parcerias e assumindo um novo protagonismo no digital”, explica.


Com a chegada do executivo, a rede Royal Hotéis inicia uma nova fase, marcada pela consolidação no mercado e pela renovação baseada na nova estratégia. “A chegada do Flávio Manoel a este posto reforça o nosso momento de ampliarmos presença nos mercados mineiro e paulista, sob a nova estratégia de posicionamento de marca”, disse o Superintendente de Operações Javier Chabot. “Em breve nossos hóspedes já poderão encontrar parte destas novidades em nossos hotéis. Nossa filosofia corporativa é saber que o aumento de receitas vem junto com o aumento de satisfação dos clientes”, disse Rafael Kuperman.

O executivo Flávio Manoel é graduado em Administração Hoteleira, pós-graduado em Marketing de Serviços pela Universidade Anhembi Morumbi e tem especialização em Comportamento do Consumidor pela Universidade de Columbia nos Estados Unidos.

Sua trajetória profissional inclui passagens por redes nacionais e internacionais, como Intercontinental Hotels Group, Pestana Hotels, Vila Galé Hotéis, na qual atuou por 12 anos nas áreas comercial e de marketing, além do Palladium Hotel Group, onde atuou como gerente de marketing. Com vasta experiência em eventos, Manoel foi idealizador e executor de projetos hoteleiros e de ativação de marcas realizados no Carnaval do Rio de Janeiro, na Parada da Diversidade em São Paulo e na Fórmula 1.

Fundada por Israel Kuperman na década de 1960, a Royal Hotéis estabeleceu-se como uma referência na indústria hoteleira, com empreendimentos em duas das principais cidades do Brasil: Belo Horizonte e São Paulo. Com uma variedade de opções que incluem o Royal Boutique Savassi Hotel, Royal Golden Hotel, Royal Center Hotel e Royal Design Savassi Hotel em Belo Horizonte, e o renomado Royal Jardins Boutique Hotel em São Paulo, a rede oferece aos hóspedes uma experiência incomparável em cada estadia.

Sob a liderança dos Vice-presidentes Rafael Kuperman e Ilan Kuperman, a Royal Hotéis incorpora o espírito da "Hospitalidade Mineira", buscando proporcionar uma estada memorável para cada hóspede. Com um compromisso inabalável com a excelência e um foco contínuo na satisfação do cliente, a Royal Hotéis visa oferecer a melhor combinação entre qualidade e tarifas acessíveis, adaptando-se às necessidades individuais de cada hóspede.

Para mais informações sobre a rede Royal Hotéis e suas propriedades, visite o site royalhoteis.com.br.

São Lucas Hospital Particular e Convênios inaugura novo Centro de Diagnóstico e Tratamento com um investimento de R$ 6 milhões

foto Marcus Coelho

Localizado no coração da região hospitalar da capital mineira há mais de 100 anos, o São Lucas Hospital Particular e Convênios, braço da saúde suplementar da Santa Casa BH, inaugurou, na última sexta-feira (23/2), seu novo Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT) - setor voltado para a realização de exames e procedimentos de imagem para diagnósticos e tratamentos.

Com um investimento de R$ 6 milhões na ampliação do CDT, o hospital passa a realizar ainda mais exames na Hemodinâmica, com foco em Cardiologia, Neurologia e Radiologia Intervencionista e, com isso, reitera o seu compromisso com a excelência e o pioneirismo no atendimento aos pacientes das redes particular e convênios de todo o estado de Minas Gerais. 

A inauguração do novo espaço contou com a presença do provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, dos diretores, superintendentes, gerentes, coordenadores e médicos da instituição, além de representantes das operadoras de planos de saúde.

foto Marcus Coelho

 provedor realizou a abertura do evento e, em seguida, descerrou a placa - um símbolo oficial da ampliação do novo Centro de Diagnóstico e Tratamento -, juntamente com diretores, gestores e demais membros da Hemodinâmica do São Lucas Hospital Particular e Convênios e da Santa Casa BH.

A gerente do CDT do hospital, Vitória Bispo, explica que a revitalização do serviço não se limita apenas à estrutura física, mas também à incorporação de equipamentos de ponta, visando oferecer atendimento de alto padrão no diagnóstico e prevenção de doenças em diversas especialidades médicas.

Entre as principais inovações, destaca-se a aquisição de um moderno angiógrafo Siemens Artis Zee, equipamento que viabiliza procedimentos terapêuticos e diagnósticos minimamente invasivos, elevando a qualidade do atendimento oferecido pelo hospital centenário. O aparelho promete revolucionar o diagnóstico e o tratamento de doenças cardiovasculares, mapeando anormalidades e prevenindo condições graves, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC), além de possibilitar procedimentos intervencionistas, como drenagens, embolizações, quimioembolizações, dentre outros. 

O novo CDT do São Lucas proporcionará, ainda, uma gama expandida de exames, incluindo colonoscopia e hemodinâmica, reforçando o compromisso da instituição em oferecer um serviço abrangente e de alta qualidade nas principais áreas da medicina. 

                                                             foto Wander Veroni

Durante a inauguração, o diretor técnico do hospital, Dr. Pedro Augusto Macedo de Souza disse que esta é mais uma etapa do “Projeto São Lucas 100 anos”, uma iniciativa que visa modernizar e aprimorar as instalações do hospital, oferecendo um ambiente propício para a prestação de cuidados de saúde de vanguarda. “Investimos significativamente para consolidar nossa posição como referência em cirurgias eletivas, medicina diagnóstica e intervencionista. Nosso objetivo é oferecer uma infraestrutura completa e moderna aos nossos pacientes", afirma.

A superintendente assistencial do São Lucas, Dra. Raquel Felisardo, disse estar muito feliz e emocionada. “Hoje é um marco para toda a sociedade, mas também para todos os profissionais do hospital, em especial aqueles que estiveram envolvidos no projeto de revitalização do CDT. Foram diversas reuniões, vários projetos sempre pensando em oferecer o melhor para os nossos pacientes. Além disso, esse ano teremos mais novidades, aguardem”.

Para o provedor da Santa Casa BH, com a ampliação do CDT, o hospital reafirma o seu papel como um dos líderes da saúde suplementar em Minas Gerais. “O São Lucas Hospital Particular e Convênios tem tradição em seu corpo clínico renomado, na oferta de tratamentos inovadores e na excelência de sua estrutura. Esse investimento é mais um passo para a instituição proporcionar o que há de melhor em assistência médica e hospitalar, oferecendo saúde de ponta para todos”, afirma.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Lançamento do Minas Santa 2024 atrai 18 voos extras

 O Minas Santa 2024, projeto lançado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, para promover o turismo durante a Semana Santa, já gera resultados positivos para o estado. Uma das maiores companhias aéreas do país, a Azul terá 18 voos extras para Minas Gerais, durante a Semana Santa, sendo 16 para Belo Horizonte, um para Governador Valadares e um para Uberlândia.

                                                                       Foto: Ane Souza

O número, que representa 17,4% dos 103 voos extras anunciados pela companhia para todo o Brasil, reflete o sucesso do Minas Santa de 2023. Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a campanha, juntamente com a Semana da Inconfidência, fez o fluxo turístico em Minas crescer 720% acima da média nacional em abril do ano passado.


“A ampliação da malha aérea é fundamental para suprirmos a demanda, especialmente porque este ano o Minas Santa está ainda maior. Temos cerca de 600 municípios participantes e esperamos em torno de 400 mil turistas. O turismo da fé é uma grande potência em Minas Gerais e a Semana Santa é um forte atrativo. Em Minas Gerais, as imagens barrocas saem às ruas e essa característica de termos um cenário onde o patrimônio histórico se confunde com a vida contemporânea é motivo de atração de muitos turistas”, declara o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira. 

Valladolid, Salamanca e Sevilha inspiram Minas Gerais. Nas três cidades espanholas, a Semana Santa foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco e atrai turistas de todo o mundo. Para Oliveira, a riqueza e diversidade das manifestações religiosas de Minas colocam o estado em posição privilegiada para o turismo da fé. “Aqui temos as encenações da Paixão de Cristo, as afromineiridades, as comemorações evangélicas. Promovemos todos os festejos em prol do bem comum. A meta final é posicionar Minas Gerais como o principal destino turístico nacional durante a Semana Santa, gerando emprego e renda”, complementa o secretário.  


Minas Gerais, de fato, tem grande vocação para o turismo da fé. Segundo pesquisa do Observatório do Turismo do Estado, 36% dos visitantes têm como principal motivação conhecer os bens religiosos, além dos lugares de riqueza histórico-cultural presentes no território. O segmento gera uma movimentação econômica de cerca de R$ 5 bilhões por ano.

 

Programação do Minas Santa 2024- A segunda edição do Minas Santa contará com programação especial nos equipamentos culturais do Circuito Liberdade, incluindo a encenação da Via Sacra a céu aberto. Também será lançado o portfólio com a agenda de eventos dos municípios, que abrangem atrações como as tradicionais procissões, confecções de tapetes devocionais, encenações da Paixão de Cristo e missas. O catálogo pode ser acessado no portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br).  


A programação, que contempla expressões culturais e religiosas católicas, evangélicas e das afromineiridades e se estenderá até o domingo de Páscoa (31/3), contará com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS). A Reitoria do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade (padroeira de Minas Gerais), a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), a Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais são instituições que apoiam o projeto.

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Brasil recebe mais de 956 mil turistas estrangeiros


O verão brasileiro continua a ser a apoteose do turismo, e em janeiro a entrada de visitantes internacionais voltou a demonstrar o interesse mundial por nossos destinos, especialmente os de sol e praia. Ao todo, 956.737 turistas do exterior vieram ao Brasil, com aumento do fluxo de todos os principais emissores, com exceção da Argentina, que vive um agravamento da sua crise econômica.

Os dados registrados pela Embratur, Ministério do Turismo  e Polícia Federal demonstram a manutenção do patamar do verão anterior, com ligeiro recuo de -1,4%, puxado justamente pela menor frequência dos argentinos. No total, foram 14.538 turistas internacionais a menos, já que nos primeiros 31 dias de 2023 o país recebeu 971.275 visitantes de fora.

Os turistas da Argentina, principal emissor do Brasil, a queda chegou a 19%, ou -110.310 turistas na comparação com janeiro de 2023, quando 562.446 hermanos vieram curtir o verão e as festas pré-carnavalescas. Este ano, foram 452.136 argentinos. O resultado negativo foi atenuado devido às ações da Embratur, que estabeleceu um plano de contingência à crise econômica que atravessa o país vizinho.

Com informações de inteligência de dados, em contato com entidades na Argentina e com a análise de relatórios da Embaixada do Brasil na Argentina, desde maio de 2023 a Embratur reorientou suas ações em duas direções: a de reforçar a promoção do Brasil como uma alternativa aos turistas argentinos de alto poder aquisitivo, que recalcularam suas viagens devido ao preço do dólar e do euro; e reforçar a promoção do Brasil nos países da América Latina, para garantir um acréscimo de visitantes que compensasse a queda na chegada de argentinos.

Os argentinos seguem como principais emissores de turistas para o Brasil. Já o segundo maior emissor, no período, foi o Paraguai, que apresentou um aumento no número de entradas no país de 19.454, indo de 84.884 em janeiro de 2023 para 104.338 em 2024. O crescimento percentual foi de 22,9%.


O terceiro lugar em emissões, no mês de janeiro, ficou com o Chile, que apresentou, também, o maior crescimento percentual: 47,8%. O país foi de 52.217 turistas no Brasil no primeiro mês de 2023 para 77.221 em janeiro último, um acréscimo de 25.004 visitantes. Além disso, no acumulado de 2023, o Chile retornou ao patamar pré-pandemia registrado em 2018 e retomou a posição de terceiro maior mercado emissor de turistas para o Brasil, com um total de 458.576 chegadas.

Em quarto lugar, no mês de janeiro, o Uruguai passou de 56.438 turistas enviados ao Brasil para 62.848 no mesmo período deste ano - um aumento de 6.410, ou 11,3%. Na sequência, em quinto, vem os Estados Unidos, com alta no número de turistas em janeiro que chegou a 8,9%. O país foi de 47.651 em janeiro do ano passado para 51.919 este ano, 4.268 a mais.

Já a Bolívia enviou 17.686 turistas para o Brasil em janeiro último, um crescimento de 4.396, e ficou em sexto. O Peru, em sétimo, teve aumento de 2.194 visitantes, com 9.214 entradas registradas. O Equador vem em seguida, com 1.690 entradas e aumento de 78 turistas, e a Venezuela registrou 1.184 turistas nos primeiros 31 dias deste ano, um crescimento de 158 visitantes em relação a janeiro do ano anterior. Os demais países emissores cresceram, juntos, 40.636, passando de 167.639 para 208.275 no comparativo entre os períodos.

 

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Hotel Vila Rica Campinas


Campinas tem sido um destino cada vez mais procurado para a realização de grandes eventos, tanto por habitantes locais quanto por pessoas que vem de outras localidades. Nesse cenário, o hotel Vila Rica vem se destacando por possuir um salão apropriado para grandes celebrações e uma sala para reuniões mais intimistas, além de uma infraestrutura completa para atender os hóspedes e visitantes.

Localizado estrategicamente próximo ao centro da cidade, o Vila Rica Campinas oferece um local de fácil acesso para aqueles que viajam pelas rodovias Anhanguera, Santos Dumont e Bandeirantes. Esta localização privilegiada torna o hotel uma escolha ideal para eventos de todos os tipos.

O salão Luiz Serson é especialmente projetado para acomodar uma variedade de eventos, desde reuniões corporativas até casamentos e festas sociais. As instalações são adaptáveis para eventos de diferentes tamanhos, garantindo que cada ocasião seja realizada com perfeição e conforto. Com capacidade para até 350 pessoas em estilo auditório, o espaço oferece um ambiente elegante e espaçoso para grandes eventos e conferências.

Além do Salão Luiz Serson, o hotel também oferece uma sala de reunião, ideal para encontros mais íntimos e reuniões executivas.


O hotel Vila Rica Campinas não só atende às necessidades de eventos corporativos, mas também se especializa em eventos sociais, incluindo casamentos. Desde a recepção até a hospedagem dos convidados, o hotel oferece um serviço completo para garantir que cada detalhe seja cuidadosamente planejado e executado.

Além da área de eventos o empreendimento oferece comodidades como piscina, restaurante, café da manhã incluso na diária, estacionamento e carregador de carro elétrico.

Seja qual for a natureza do seu evento, o Hotel Vila Rica Campinas está pronto para proporcionar uma experiência inigualável.

Mais informações: www.hoteisvilaricacampinas.com.br

Festival Gastronômico de Atibaia.

 Foi lançado dia 19 de fevereiro, o Cine Itá Cultural recebeu empresários, empreendedores e representantes do Turismo de Atibaia para o lançamento do novo conceito do Festival Gastronômico de Atibaia. Uma plateia de 200 participantes acompanhou as novidades do festival, que neste ano alcança a oitava edição e já está com inscrições abertas pelo link:  8º Festival Gastronômico 



Entre as novidades do novo modelo do festival estão a categorização dos pratos e o fim do limite de preço para os pratos, além de prêmios para clientes e garçons. E tem mais novidade na área: o lançamento da oitava edição acontecerá em praça pública, com shows e workshops para toda a população prestigiar.

Estiveram presentes no evento o prefeito Emil Ono; o vice-prefeito, Prof. Fabiano de Lima; o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Souza; o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Adriana Andreo; o presidente do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau, Luiz Américo Gonçalves; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA), Renato Russomanno; o secretário de Turismo de Atibaia, Bruno Leal; o secretário de Turismo de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano; e demais autoridades.

 

Experiência de Caraguatatuba-O lançamento contou com a presença de Rodrigo Tavano, secretário de turismo de Caraguatatuba, que compartilhou toda a experiência de seu município com a realização de um festival local. O evento da cidade litorânea serviu de modelo para o novo conceito do Festival Gastronômico de Atibaia.


“Em nome do município de Caraguatatuba agradeço a recepção e todo o carinho com a nossa cidade. Com certeza vai ser um sucesso o evento gastronômico de Atibaia”, afirma Rodrigo.



“Nossa equipe debateu essa questão de lançar uma inovação e concordamos em apresentar um novo modelo do Festival Gastronômico. Oxigenar o formato do festival era uma ideia bem-vinda, e peço ao Turismo que acolha as sugestões dos comerciantes também. Agradeço ao secretário de Caraguatatuba pela importante contribuição e também por ter vindo para Atibaia apresentar essa experiência exitosa de vocês”, destacou o prefeito Emil Ono durante o evento.



Novas categorias-

Diante da diversidade da gastronomia de Atibaia, neste ano o festival contará com divisões de categorias, para que cada estabelecimento seja avaliado conforme o prato produzido: Hamburguerias; Pizzarias; Sobremesas; Culinária Internacional; Comida Saudável (vegana ou vegetariana); Culinária Oriental; Pastelaria; Culinária Brasileira; e Café (bebidas a base de café).

O objetivo é contemplar e incentivar ainda mais a participação dos estabelecimentos, além de deixar a competição mais justa, já que os pratos concorrerão entre suas categorias específicas.

 

Trade turístico-Uma novidade significativa desta edição é o envolvimento do trade turístico no festival. A ideia é usar a hotelaria de Atibaia, que é a maior da região, para fortalecer o festival, ampliando a divulgação do evento e garantindo ainda mais turistas para a cidade. Atibaia tem hoje mais de 40 estabelecimentos no setor hoteleiro, com mais de 6.700 leitos na rede.

Sem falar da importância dos receptivos e guias de turismo, que são pontos de ligação entre a hotelaria, os atrativos turísticos e todo o comércio municipal. A Secretaria de Turismo irá envolvê-los no processo e auxiliar na construção de uma rede de parceiros.


Nova data-Tradicionalmente realizado entre os meses de agosto e setembro, o novo Festival Gastronômico também acontecerá em novo período: junho e julho. O objetivo é aproveitar as festividades do aniversário da cidade e também o Festival de Inverno, épocas que registram aumento do turismo e da circulação de pessoas em Atibaia.


Regras de Votação-Também haverá uma pequena mudança na votação. Os estabelecimentos receberão cédulas de votação e cada cédula terá duas partes: um canhoto

com numeração; e uma parte destacável, com a mesma numeração do canhoto, além de um QRCode direcionando para o site de votação. O cliente usará o QRCode para acessar o site, preencher seus dados, votar no prato e indicar o número que consta na sua cédula. Neste momento, ele também poderá inserir o nome do garçom, para que ele também concorra à premiação.


Vale ressaltar que não haverá mais júri técnico, já que a estimativa é de que o número de participantes aumente, e, seguindo o modelo de outros festivais, nesta edição será lançado um chamamento para patrocínio de empresas.


Estatísticas-Durante as setes edições anteriores do festival, a Prefeitura contabilizou 316 estabelecimentos inscritos, que fomentaram o turismo da cidade e reforçaram a importância do evento para os estabelecimentos e toda a rede de turismo do município. 


quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Mais voos para Minas durante a Semana Santa

 


A Azul anunciou a ampliação de sua frequência para o feriado prolongado da Semana Santa em Minas Gerais. A companhia vai ofertar 16 frequências para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. No total, dos 103 voos extras entre 27 de março a 1º de abril, 52 serão para a região Sudeste.

Essas ampliações serão oferecidas para 35 cidades de 17 Estados e o Distrito Federal, com foco nos aeroportos de Viracopos (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), os três hubs da companhia.Outros pontos de chegadas incluem Aracaju (SE), Brasília (DF), Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Governador Valadares (MG), Guarapuava (PR), Ilhéus (BA), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Navegantes (SC), Palmas (TO), Sinop (MT), Vilhena (RO) e Vitória (ES), entre outros.



Monte Verde no Encontro da Pedra

 Monte Verde é destino de charme no sudeste brasileiro, muito procurado no inverno, mas que também atrai nas outras estações do ano justamente por não alcançar temperaturas tão elevadas como no restante da região.


Visitar Monte Verde é ter a oportunidade de se deslumbrar com a paisagem serrana, que encanta desde a estrada, onde fazendas se descortinam à medida que o caminho avança. Chegando no distrito, que pertence à mineira Camanducaia, o visitante se depara com um centrinho inspirado em arquitetura alpina, com muitas lojinhas e restaurantes para todos os gostos.

Ali é possível fazer um passeio de trenzinho, que leva para alguns pontos turísticos. O destino oferece opções variadas de contato com a natureza, seja num passeio a cavalo, quadriciclo, numa trilha ou com esportes de aventura, como arborismo, tirolesa e escalada. No centro é possível ainda se refrescar com duas atrações congelantes: o bar de gelo e a patinação no gelo.


Com diversas opções de hospedagem, uma mais charmosa e aconchegante que a outra, a pousada Encontro da Pedra se destaca por oferecer uma exclusividade extra aos hóspedes: com apenas duas suítes, o espaço faz os visitantes se sentirem como se estivessem em sua própria casa nas montanhas. Para quem vem de cidades maiores, imagine a delícia de desfrutar da hidromassagem ou de um descanso na rede e receber em seu quarto um café da manhã delicioso sem o barulho e a aglomeração do dia a dia. Ali você vai, no máximo, cruzar com mais uma família de hóspedes, e contar ainda com o atendimento atencioso da equipe da pousada.


Em meio a um belo jardim, o local ganha pontos ainda por oferecer estacionamento gratuito e por estar pertinho do centro, a cerca de 2km da praça do distrito.

Por todos esses motivos a Pousada Encontro da Pedra vem conquistando boas avaliações no Google e caindo ainda mais nos gosto do público.


Mais informações: https://dapedra.tripcombined.com


Grand Mercure Ibirapuera lança novo brunch


 O Grand Mercure Ibirapuera, hotel do portfólio da Accor, líder global em hospitalidade, lançará um novo Brunch mensal. Marcando sua estreia no próximo dia 25 de fevereiro, o evento ocorrerá no último domingo de cada mês, das 11h às 15h, prometendo uma experiência gastronômica singular para a região.

O cardápio será composto por ingredientes brasileiros, oferecendo uma experiencia sensorial com diferentes sabores e texturas. O Brunch contará com oito pratos principais, uma seleção de sobremesas, opções a la carte e itens cuidadosamente selecionados, que incluem desde uma estação de bebidas até uma variedade de queijos nobres e frios, pães artesanais, bolos frescos e uma mesa de saladas.


O evento é aberto ao público com ingressos à venda para esta edição por R$149,00 por pessoa. O valor do ingresso pode sofrer alterações em outras edições do brunch.



Para reservas e informações: https://wa.me/message/JGRJPQGESBJGE1

 

Grand Mercure Ibirapuera: Rua Sena Madureira, 1355, Vila Clementino

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

BH terá refúgio climático

 

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou dia 21 de fevereiro as obras do primeiro refúgio climático da capital. O espaço de resfriamento, que servirá para o cidadão se abrigar do sol, amenizar os efeitos do calor e descansar, começou a ser instalado na Rua dos Carijós, 679, no Centro da cidade. O secretário municipal de Meio Ambiente, José Reis, assinou, no local, a Ordem de Serviço para o início das intervenções.


A estrutura, que faz parte do programa Centro de Todo Mundo - que prevê a requalificação da região central da cidade -, funciona como uma “ilha verde”. Tendo como elemento central uma árvore, o refúgio contará com uma estrutura concebida a partir de técnicas de resfriamento passivo, contendo um conjunto de pisos permeáveis (gramado e também revestimento de micro eixos drenantes). Dessa forma, ele contribuirá para a correta infiltração da água da chuva no local, evitando acúmulo e, consequentemente, alagamentos. 

O espaço também contará com outras estruturas, como um banco sob a árvore, uma espreguiçadeira e um bebedouro. Dessa forma, o cidadão pode utilizar o refúgio para não apenas se abrigar do sol e reduzir a sensação de calor, mas também descansar e se hidratar. Ao todo, o refúgio climático ocupará uma área de 25,61 metros quadrados. 

A espécie de árvore escolhida para este primeiro refúgio climático foi o oiti, também chamada de goiti (Licania tomentosa), por questões dimensionais e também porque deveria ser uma espécie que harmonizasse com outras já existentes no hipercentro da capital. Teria que ser uma árvore cuja copa não interferisse com a marquise vizinha, e cujas raízes ficassem afastadas o máximo possível da caixa da rede de drenagem pluvial. Por fim, devia ser uma espécie que gerasse sombra em todo o perímetro do refúgio climático durante o maior número possível de horas durante o dia, para que se crie um microclima próprio. 

A obra, que tem orçamento de R$ 177.588,80, será executada pela empresa EPO Empreendimentos, de Belo Horizonte, por meio de compensação ambiental. A entrega do primeiro refúgio climático da capital mineira está prevista para acontecer entre o final de abril e início de maio. Outras unidades serão implantadas. 

No caso dos refúgios climáticos que serão implementados na capital mineira, o diferencial está na árvore, que desempenhará o papel central no resfriamento do ambiente sob ela e ao seu redor. Segundo a Gerência de Ações para Sustentabilidade (GEASU), da Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte, não foram encontrados, no Brasil, espaços urbanos com essa combinação de atributos: árvore, pisos permeáveis, banco e bebedouro. 

Refúgios Climáticos -A implementação de espaços públicos para resfriamento é uma tendência já observada em outras cidades, tanto no Brasil quanto no exterior, como os cooling places de metrópoles como Paris e Barcelona. São equipamentos que contribuem para tornar os centros urbanos mais sustentáveis e menos suscetíveis aos impactos das mudanças climáticas. Parques arborizados contendo lagos também são considerados espaços de resfriamento, assim como uma praça com um chafariz.