sábado, 30 de dezembro de 2023

Concessão do Parque das Águas de Caxambu

 


Está aberta desde o dia 29 de dezembro,a consulta pública sobre a concessão do Parque das Águas de Caxambu, no Sul de Minas. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), responsável pela gestão do espaço, a consulta ficará disponível até 8 de março de 2023, no site da Codemge.

O objetivo da iniciativa é que entidades da sociedade civil, turistas e investidores, assim como a população em geral, contribuam com as definições do edital a ser elaborado para concessão do parque. De acordo com o comunicado feito pela Codemge, a concessão tem o  intuito de aprimorar a qualidade do serviço prestado ao cidadão.


O primeiro edital publicado com essa finalidade foi suspenso em abril deste ano, atendendo a um pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Prefeitura de Caxambu e de deputados estaduais, pedindo melhorias no documento. Ele previa a administração, conservação, operação, manutenção, exploração econômica e realização de investimentos no Parque das Águas de Caxambu e no Balneário Hidroterápico, mas os direitos minerários não estavam incluídos no processo.

Além da consulta pública, já foram incluídas na proposta algumas alterações como garantia da passagem gratuita para os moradores, previamente cadastrados, do bairro Bosque; impedimento de mudança no nome do parque, sendo obrigatório manter o nome Parque das Águas de Caxambu; maior clareza e delimitação do objeto da concessão, de forma a deixar mais evidente que o direito minerário, a mata (próxima ao parque) e a envasadora não fazem parte da concessão.


Outra mudança está relacionada ao prazo para entrega das obras de restauro e modernização dos equipamentos, reduzido de 12 para três anos. A garantia de acesso gratuito da população de Caxambu às fontes do parque, das 7h às 9h, foi mantida.

Entre as ações a serem realizadas pelo futuro concessionário está o investimento de R$ 5 milhões na gestão, operação e manutenção, bem como na execução de obras e serviços de engenharia no parque durante os 30 anos de vigência do contrato. A água e as fontes poderão ser usadas para manutenção do parque e do próprio balneário, porém a Codemge continuará com a responsabilidade pelo direito minerário no local.

Feriados de 2024


 O brasileiro que é brasileiro já termina o ano pensando no outro, não é verdade? E 2024 promete vários feriados nacionais, uma excelente oportunidade para tirar do papel aquela tão sonhada viagem pelo Brasil.

A tradicional data de Corpus Christi (30 de maio) já é certa para um feriadão estendido. É que o dia cairá em uma quinta-feira e a portaria estabelece a sexta-feira como ponto facultativo. Já a Proclamação da República (15 de novembro) será em uma sexta-feira, e o Dia do Servidor Público Federal (28 de outubro), em uma segunda-feira.

O Natal (25 de dezembro), o Dia Mundial do Trabalho (1º de maio) e o novíssimo feriado de 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, cairão no meio da semana, na quarta-feira, mas continuam prometendo movimentar o turismo. Há, ainda, o período de Carnaval, com três dias na semana, e a Paixão de Cristo (29 de março), sempre nas sextas-feiras.


O turismo sempre organiza o mercado para os feriados, veja as datas do próximo ano, veja as datas para viajar, organize seus planos , consulte as agências de viagens

1º de janeiro (segunda-feira) - Confraternização Universal (feriado nacional)
12 de fevereiro (segunda-feira) - Carnaval (ponto facultativo)
13 de fevereiro (terça-feira) - Carnaval (ponto facultativo)
14 de fevereiro (quarta-feira) - Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)
29 de março (sexta-feira) - Paixão de Cristo (feriado nacional)
21 de abril (domingo) - Tiradentes (feriado nacional)
1º de maio (quarta-feira) - Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
7 de setembro (sábado) - Independência do Brasil (feriado nacional)
12 de outubro (sábado) - Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
28 de outubro (segunda-feira) - Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo)
2 de novembro (sábado) - Finados (feriado nacional)
15 de novembro (sexta-feira) - Proclamação da República (feriado nacional)
20 de novembro (quarta-feira) - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional)
25 de dezembro (quarta-feira) - Natal (feriado nacional)

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Virada da Liberdade

 


Belo Horizonte terá uma grande festa de reveillon. A partir das 18h do dia 31, milhares de moradores e turistas vão se reunir na Praça da Liberdade para celebrar a chegada de 2024

Com programação totalmente gratuita, inclusiva e que contempla todas as idades com música, dança, artes visuais, espetáculo de drones, manifestações afro-mineiras, cozinha mineira e boas energias, a segunda edição da Virada da Liberdade traz novidades quando o assunto é a segurança mobilizada para a festa do dia 31 de dezembro, a partir das 18h, pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio da Cemig e recursos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

 A expectativa é que 30 mil pessoas se reúnam no Circuito Liberdade, fundamental espaço turístico e cultural que recebeu, neste ano, 4,5 milhões de pessoas em seus equipamentos culturais, estimulando a economia da criatividade e a geração de emprego e renda. Além do caráter celebratório, a Virada da Liberdade contribui para ampliar o fluxo turístico na capital, que, no início do mês, alcançou o recorde de 100% de taxa de ocupação hoteleira em algumas regiões da cidade, e proporciona a geração de aproximadamente mil empregos diretos e indiretos. 

 


Concebido como um produto turístico que ressalta as potencialidades culturais de BH, o evento é mais uma ação do Governo de Minas para posicionar a capital mineira entre os principais destinos do país no período de fim de ano e faz parte do Natal da Mineiridade, série de ações que vai registrar, na capital e em todas as regiões do estado, um fluxo de 3,2 milhões de pessoas. 

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o período de Natal e Réveillon será responsável por movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões na cidade. “Enxergamos a Virada da Liberdade como um produto turístico, e o turismo é política de estado neste governo, além de uma potência na geração de emprego e renda”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira. 

 


 A Virada da Liberdade, cuja produção é assinada por Sete e Meio Filmes e Chacoalha, conta com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Associação Mineira de Municípios (AMM), FECITUR – Federação das Instâncias de Governança Regional de Minas Gerais e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Accor celebra 50 anos da marca Mercure

 

                                          Lobby do hotel Mercure Belo Horizonte Lourdes

Accor, rede hoteleira líder em hospitalidade, está comemorando o 50º aniversário de Mercure, marca Midscale de seu portfólio. A campanha celebrativa se estenderá por todo o mês de dezembro e janeiro nos canais de mídia paga e também nos canais de comunicação interna, destacando as características da marca que valorizam a culinária regional, além das experiências únicas que Mercure oferece para os viajantes.

 

“O posicionamento de Mercure diferencia-se por inspirar viajantes a explorar o mundo de maneira única, mergulhando na rica cultura regional através de descobertas culinárias. A marca acredita que viajar vai além de visitar lugares, é sobre saborear autênticas experiências locais e descobrir as histórias e lendas de cada destino”, pontua Roberta Vernaglia, SVP de Marketing e Digital Strategy da Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy.

 


                                                     Mercure Iguazu Hotel Iru 


Para marcar o meio século de história, em parceria global com Munchies e TOPJAW, Mercure está oferecendo uma "Bucket List" com 50 experiências gastronômicas exclusivas para inspirar os paladares dos viajantes ao redor do mundo, destacando pratos e bebidas que capturam a essência de cada destino Mercure. Com 950 hotéis em todo o mundo e cerca de 60 na região das Américas, os hóspedes têm a oportunidade de vivenciar a cultura regional através da oferta gastronômica proporcionada pelo programa Discover Local de Mercure. Confira a Bucket List aqui.

                         Grand Mercure Brasilia  5 estrelas

 

Descoberta nas Américas- Bucket List oferece opções para explorar os autênticos sabores da América Latina, com paradas especiais no Brasil, Peru e Argentina. No Brasil, o destaque é o Mercure Belo Horizonte Lourdes, em Minas Gerais, com uma visita obrigatória ao Mercado Central e o restaurante Casa Cheia, para experimentar a culinária tradicional local, eleita a melhor do país, além de ter ficado entre as 30 melhores do mundo segundo site americano Taste Atlas. Na Argentina, o ponto alto é o Mercure Iguazu Hotel Iru, onde os hóspedes podem visitar o Quincho del Tio Querido para desfrutar das melhores carnes e peixes grelhados argentinos, além de apreciar um show de música folclórica. Finalmente, no Peru, ao se hospedar no Mercure Ariosto Lima, o hóspede pode explorar o Mercado 28, o primeiro mercado gastronômico do país, descobrindo especialidades peruanas, como o anticucho ou o ceviche, um prato de peixe marinado.

"Ao celebrar esses 50 anos de sucesso, Accor e Mercure reforçam o compromisso de proporcionar experiências únicas e autênticas aos viajantes, inspirando-os a descobrir o mundo de uma maneira verdadeiramente local”, comenta Olivier Hick, COO dos hotéis Premium, Midscale & Economy do Brasil.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Recursos para o turismo

 O Verão brasileiro deste ano promete ser aquecido não apenas pelas altas temperaturas! O Ministério do Turismo empenhou um saldo remanescente de R$ 100 milhões em crédito para empresas turísticas potencializarem seus negócios com investimentos em modernização de infraestrutura, pequenas reformas e até capital de giro, o que permitiria, por exemplo, novas contratações. Os recursos serão inscritos em restos a pagar e poderão ser liberados mediante solicitação de 15 agentes financeiros parceiros do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) espalhados nas cinco regiões do país.


Podem acessar a verba todas as empresas do setor de turismo registradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Além do recurso reservado, já estão disponíveis créditos de mais R$ 2 milhões para Alagoas (Fomento Alagoas) e R$ 5 milhões (Desenbahia) para os que atuam na Bahia.

Operado a partir de verbas disponibilizadas pelo MTur, o Fungetur permite acessar crédito de até R$ 15 milhões, com taxas de até 5% mais INPC e até 5 anos de carência. O novo recurso beneficiará, principalmente, os micros e pequenos empresários.


A lista de beneficiários do Fundo inclui todos os prestadores de serviços, como meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares.

De janeiro a novembro deste ano, o Ministério do Turismo registrou a contratação de R$ 466 milhões em financiamentos e um total de mais de mil operações. Entre as modalidades de créditos oferecidas, a que mais se destaca é a linha de financiamento para capital de giro, representando 73% do total contratado.


COMO ACESSAR - Para facilitar o crédito, o Ministério do Turismo publicou este ano, uma portaria ampliando o limite individual das suas linhas de financiamento para até R$ 15 milhões, do valor de operações para a compra de bens e capital de giro, e do prazo de carência à aquisição de bens de capital, que passou de 12 para 30 meses.

ORIENTAÇÕES – Ampliar o acesso ao crédito para empresas que atuam no turismo tem sido uma prioridade do ministro Celso Sabino desde que assumiu a Pasta. Ele tem percorrido o país estimulando a política de crédito do MTur, que está inserida a contratação de financiamentos pelo Fungetur. A ação faz parte do “MTur Itinerante”, tem o objetivo de descentralizar a atuação do órgão, levando programas do Ministério aos municípios.

Congresso Sul Minero de Municípios

 Será realizado nos dias 27 e 28 de junho de 2024, em Capitólio , o IX CONGRESUL - Congresso Sul Mineiro de Municípios.


O IX CONGRESUL contará como Presidente da Comissão Científica, o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira e como Presidente, o Prefeito de Capitólio e Vice-presidente da ALAGO, Cristiano Silva.

Leônidas Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo e Presidente da Comissão Científica do IX CONGRESUL e Braz Pagani

Os principais painéis terão como temas: 

* a importância do agronegócio no turismo gastronômico e rural

* A importância da comunicação no desenvolvimento dos Lagos de Furnas e Peixoto

* A infraestrutura dos municípios dos Lagos de Furnas e Peixoto na consolidação dos turismos náutico, de negócios, rural, gastronômico e lazer 

* A importância do debate jurídico na modernização das outorgas e legislação dos Lagos de Furnas e Peixoto 

* O saneamento e a qualidade das águas dos Lagos de Furnas e Peixoto 


Braz Pagani, Presidente EDERSUL e Cristiano Silva, Prefeito de Capitólio e Presidente do IX CONGRESUL

À frente do evento temos a EDERSUL - Empresa de Desenvolvimento Regional do Sul de Minas, representada pelo seu Presidente, Braz Pagani

IX CONGRESUL buscando soluções para o desenvolvimento da região Sul Mineira! Em breve informações sobre inscrições.

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Réveillon no Intercity BH Expo!

O Intercity BH Expo está preparando uma festa de Réveillon extraordinária para receber 2024 com muita alegria, inovação e paixão pelo futebol!

O Tema Inovador do Futebol & Anos 80:

Este ano, vamos além do convencional, unindo o fascínio pelo futebol com a nostálgica e animada Banda Retrô BH, trazendo os hits que marcaram os anos 80. Uma combinação perfeita de esporte e música para uma noite inesquecível!

Destaques no reveillon:- Banda Retrô BH: Reviva os clássicos dos anos 80 e dance até o amanhecer.

- Espaço Amplo e Aconchegante: Desfrute de um ambiente confortável para receber o novo ano com estilo.

- Temática Inédita: Este Réveillon, trazemos uma abordagem inédita ao falar sobre o tema de futebol na virada do ano, unindo a paixão pelo esporte com as boas energias do novo ano que se inicia.

Diversão para Todos:

Além das atrações principais, teremos fogos indoor espetaculares, um Espaço Kids para os pequenos e uma atmosfera contagiante de celebração.


Hospedagem Exclusiva:Ao garantir seu pacote, você terá a oportunidade única de se hospedar no Intercity BH Expo e ficar no epicentro dessa festa extraordinária 

Venha torcer por um ano novo repleto de festa, união e boas energias!

Garanta Seu Pacote - Últimos Convites Disponíveis:

Reserve agora em www.sympla.com.br ou ligue para (31) 97171-8650. Não perca a chance de participar desta celebração única!


Seja parte da história do Réveillon 2024 no Intercity BH Expo. !

Local do evento: Hotel Intercity BH Expo, Av. Amazonas, 7.702 | Gameleira | Belo Horizonte 


BH entre as principais cidades a serem visitadas

 


Com o verão se aproximando, as cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte se destacam como destinos turísticos preferidos dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest. As preferências revelam não apenas as cidades mais procuradas, mas também informações sobre o perfil dos viajantes e suas tendências para os próximos meses.Em relação aos destinos mais desejados, Rio de Janeiro lidera com 21%, seguido por São Paulo com 18% e Belo Horizonte com 10%. Já os lugares visitados nos últimos 12 meses mostram uma preferência por São Paulo (24%), seguido pelo Rio de Janeiro (17%) e Belo Horizonte (13%).

A pesquisa revela que 6 em cada 10 brasileiros planejam realizar alguma viagem nacional nos próximos 12 meses. As mulheres lideram as estatísticas de viagens, representando 61% dos entrevistados que viajaram nos últimos doze meses. A faixa etária entre 25 e 39 anos é a mais propensa a aventuras, totalizando 43% dos viajantes, enquanto as classes B e C são responsáveis por 74% das viagens nacionais.


Os dados também revelam que aproximadamente 1/3 dos entrevistados viajaram para outro estado nos últimos 12 meses, com uma expectativa de crescimento significativo para os próximos meses, especialmente entre a geração X (nascidos entre 1965 e 1981).

BELO HORIZONTE - A capital de Minas Gerais, surge como uma opção encantadora para quem busca experiências culturais e gastronômicas. Com sua arquitetura marcante e uma cena artística em crescimento, a cidade conquista visitantes que desejam explorar a riqueza histórica das Minas. Além disso, a hospitalidade mineira e a culinária regional são atrativos irresistíveis para aqueles que procuram uma viagem repleta de sabores autênticos.

SÃO PAULO – A maior metrópole do Brasil, atrai turistas não apenas pela agitação urbana, mas também por sua rica cena cultural. Com uma ampla oferta de museus, teatros, restaurantes e eventos, a cidade conquista tanto os amantes das artes quanto os que buscam experiências gastronômicas únicas. Além disso, a capital paulista é um polo de negócios e entretenimento, tornando-se um destino versátil para diferentes perfis de viajantes.

RIO DE JANEIRO - Eleito o destino mais procurado pelos entrevistados, mantém sua posição privilegiada como um dos cartões-postais do Brasil. Com suas praias icônicas, como Copacabana e Ipanema, e pontos turísticos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, a cidade maravilhosa encanta visitantes de todo o país. A combinação de belezas naturais e a atmosfera descontraída carioca fazem do Rio uma escolha frequente para os viajantes em busca de sol, mar e cultura.


sábado, 23 de dezembro de 2023

Carnaval de BH recebe mais patrocínios

A Prefeitura de Belo Horizonte informou dia 23 de dezembro, que o Carnaval 2024 terá mais dois patrocínios. O Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) irão apoiar financeiramente. O primeiro anunciado foi o Governo de Minas.


O investimento da Fecomércio-MG foi de R$1 milhão em verba direta. Já a CDL/BH aportou R$ 500 mil na folia belo-horizontina. Os acordos de patrocínio foram publicados na edição deste sábado do Diário Oficial do Município (DOM).

No dia 14 deste mês, foi anunciado que o Estado irá investir R$ 8,5 milhões, entre patrocínio direto e recursos via Lei Estadual de Incentivo a Cultura. E, também, o investimento de R$ 4,5 milhões para melhoria no som da festa: caixas de som serão instaladas em avenidas da cidade.


O Carnaval de BH tem se tornado uma boa oportunidade para que entidades e empresas apresentem seus produtos e serviços, e realizem ações de relacionamento com o público. Entre as contrapartidas, disponibilizadas de acordo com cada uma das duas cota de patrocínio, estão: possibilidade de ativações de marca em logradouros públicos com apoio operacional da prefeitura da capital; exposição de marca nas redes sociais, portal e imprensa e a exibição da marcas patrocinadoras em peças gráficas e de sinalização de avenida e decoração de logradouros, além do direito de uso da marca da festa nas ações de comunicação.

O período oficial do Carnaval de Belo Horizonte será entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro de 2024. A estimativa é que a festa tenha a participação de 5,5 milhões de pessoas.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Decreto flexibiliza algumas medidas nos cânions em Capitólio

 

 Entrou em vigor em Capitólio desde o dia 14 de dezembro, um novo decreto que regulamenta o acesso aos cânions e flexibiliza algumas medidas de segurança impostas desde a queda do paredão que atingiu uma lancha e matou dez pessoas em janeiro de 2022.

O prefeito Cristiano Gerardão (PP) atribuiu as flexibilizações aos bons resultados dos estudos geológicos que estão sendo feito nos cânions desde março do ano passado. 

Apesar disso, a Prefeitura afirma que as medidas de segurança impostas pela Marinha devem continuar sendo seguidas.

Uso de capacetes e estudos geológicos: veja quais as novas regras para acesso aos Cânions


 O que muda- Agora, o uso de capacete de proteção durante todo passeio pelo Lago de Furnas é facultativo, assim como o uso de coletes salva-vidas.

 Em caso de chuvas ou verificação de algum tipo de deslocamento, ou movimentação de blocos rochosos, ou de solo, os passeios poderão ser interrompidos em qualquer ponto dentro do atrativo.

Outra medida de flexibilização é quanto o prazo das avaliações geológicas nos cânions. De 19 de dezembro de 2023 até 31 de março de 2024, a análise deverá ser realizada dia sim dia não.

 Após esse prazo, a avaliação deverá ser realizad


a de forma quinzenal no período de estiagem (entre abril e setembro) e semanal no período chuvoso (entre outubro e março), com a continuidade de elaboração de relatórios mensais.

Conforme o decreto, a periodicidade do monitoramento poderá ser feito diariamente em caso de acidentes e/ou incidentes de alta significância, como, por exemplo, movimentos de grandes massas de solo e rocha, tombamento, queda ou desplacamento de blocos de grande magnitude.


Nestes casos, os cânions serão fechados até a liberação pelo responsável técnico pelo monitoramento e a Prefeitura.

Consulte as agências de viagens para pacotes de hospedagem e visitas a região

Virada da Liberdade no reveillon

 


Show de luzes, drones e lasers, apresentações musicais, artísticas e manifestações religiosas vão compor a festa de réveillon na Praça da Liberdade neste ano. Na segunda edição da Virada da Liberdade, a Praça deve receber 30 mil pessoas na passagem do dia 31 de dezembro para primeiro de janeiro de 2024.

"Teremos dois grandes palcos, com shows de samba, pagode e DJs, além de diversas atrações desde às 18h, para o público infantil. Vamos ter chefs de cozinha levando o melhor da gastronomia mineira ao público, além de food trucks. O coreto da praça será destinado para simpatias, o espaço Alamedas também será um espaço para bênçãos e celebração do sincretismo religioso", detalhou o diretor cultural da Fundação Clóvis Salgado, Bruno Hilário.

Ao todo, 300 drones importados do exterior vão desenhar elementos da Mineiridade no céu no evento que é uma parceria do Governo do Estado, da Cemig, da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL-BH) e da Fundação Clóvis Salgado. 

Para o secretário estadual de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a festividade marcará a união de diferentes crenças para a chegada de um novo ano. "Enquanto no natal da Mineiridade, as igrejas evangélicas e católicas fazem as cantadas, na nossa tradição da virada, em que nos vestimos de branco, vamos as praias pular ondas, vamos trazer isso para a praça da Liberdade,  com a saudação dos terreiros, desejando um novo ano especial para a cultura afromineira", disse o secretário.


Economia aquecida 

O período do final de ano e os eventos que movimentam Belo Horizonte geram milhares de empregos diretos e indiretos, segundo a Secult. A estimativa da CDL-BH é que o período de Natal e Réveillon será responsável por movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões na cidade. “Enxergamos a Virada da Liberdade como um produto turístico, e o turismo é política de estado neste governo, além de uma potência na geração de emprego e renda”, afirma Leônidas Oliveira. 

 

Serraria Souza Pinto poderá ter concessão

 


Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), divulgou o edital de concorrência para uso da Serraria Souza Pinto, localizada no Centro de Belo Horizonte. O documento, publicado dia 20 de dezembro., está disponível no site da Fundação Clóvis Salgado, juntamente com seus anexos.   

O contrato de concessão onerosa terá vigência de 20 anos, período no qual o selecionado deverá repassar cerca de R$ 23 milhões à FCS. Os investimentos previstos para a infraestrutura do imóvel somam, no mínimo, R$ 7 milhões. Entre as melhorias prioritárias destaca-se a revisão geral de todas as instalações, adequações elétricas, drenagem e acessibilidade. 

O presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, ressalta os múltiplos impactos positivos da iniciativa. “Com esta concessão, possibilitamos a geração de empregos e renda na cidade, somos beneficiados com o recolhimento de royalties e ainda ajudamos a preservar o patrimônio histórico e arquitetônico de Minas Gerais”, destaca. 


O vencedor da licitação ficará responsável pela elaboração e gestão direta ou indireta de produtos, serviços, espetáculos, shows e demais eventos em geral, assim como pela eventual exploração de outras atividades econômicas relacionadas ao objeto, tais como bares, lanchonetes, restaurantes, lojas e camarotes, ampliando a vocação turística do equipamento. 

A FCS, por sua vez, continuará cuidando do fomento, produção e difusão das artes no âmbito estadual, além de gerir e fiscalizar o contrato de concessão da Serraria. Após a finalização do período contratual, o Estado voltará à gestão operacional do ativo público, incorporando todas as benfeitorias realizadas no imóvel. A concessão da Serraria Souza Pinto também vai garantir novos recursos para a FCS no período em que o vencedor da licitação for o responsável pelo equipamento, através do pagamento anual à FCS de porcentagem da receita bruta auferida pela concessionária. 

Requisitos e seleção 

Podem participar pessoas jurídicas em funcionamento, brasileiras ou estrangeiras, sendo proibido que uma pessoa física ou jurídica represente mais de um licitante. Os interessados em realizar visita técnica à Serraria Souza Pinto podem agendá-la até 4 de março de 2024, por meio do e-mail serrariasesop@fcs.mg.gov.br, sendo necessário solicitar com pelo menos dois dias de antecedência.  

No dia 20/3/24, os proponentes devem entregar, presencialmente, os documentos de credenciamento, que incluem procuração em nome da licitante e certidão simplificada expedida pela Junta Comercial. Além disso, é necessário entregar dois envelopes: o que nº 1, referente à garantia de proposta, e o de nº 2, ligado à proposta econômica. Toda documentação deverá ser entregue pessoalmente, no Protocolo Geral da Portaria do Palácio das Artes, das 9h às 12h. A sessão pública para abertura de envelopes e conhecimento das propostas acontece no dia 25/3, às 14h, na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes.  

Consulta pública 

Para aprimorar e dar mais transparência ao processo de concessão, foi realizada uma consulta pública a respeito do projeto entre julho e setembro. Na ocasião, gestores, produtores e articuladores do setor cultural puderam enviar sugestões, dúvidas e demais contribuições sobre a iniciativa.  

A Fundação Clóvis Salgado também promoveu duas audiências públicas para a estruturação do projeto, tanto no formato virtual quanto presencial, com a presença de representantes da instituição e de outros órgãos do Governo de Minas envolvidos na condução do projeto. 


Este projeto é uma iniciativa da Fundação Clóvis Salgado, com o apoio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), em conformidade com as diretrizes do Governo do Estado. 

Serviço 

Edital de concessão: aqui 

Anexos e outras informações: aqui 

Protocolo Geral da Portaria do Palácio das Artes: Av. Afonso Pena, 1.537, Centro de Belo Horizonte 

SINDLOC completa 30 anos

O Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais (SINDLOC-MG) completa 30 anos. Para celebrar as três décadas, irá...