segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Festuris destaca- Segurança é fundamental nos eventos

 “Segurança é um segmento do Turismo”, diz capitão Montini, comandante da BM em Gramado



Na escolha de um destino turístico, o primeiro item que está na mente do viajante é a segurança pública. Na lista daqueles destinos mais seguros, Gramado, no Rio Grande do Sul, figura nas primeiras posições.

Para garantir esta condição aos visitantes da Região das Hortênsias, o 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT) tem realizado ações permanentes para garantir aos moradores e turistas a melhor estadia possível. 


Uma mostra desta preocupação do 1º BPAT ocorrerá durante o 35º Festuris - Feira Internacional do Turismo, no Serra Park, entre 10 e 11 de novembro. Durante o evento estará no local uma unidade móvel para garantir segurança e registro de ocorrências como perda de documentos, por exemplo. “A segurança é um segmento importante do turismo”, afirmou o capitão Marcelo Montini, comandante da Brigada Militar de Gramado.



O CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, destacou que esta parceria é mais um olhar aos visitantes do evento e comunidade regional. “Assim estamos cuidando do Capital Humano, o grande centro de discussão desta edição do nosso evento”, ressalta Zorzanello.


Segundo o capitão Montini, a unidade móvel será uma extensão dos serviços que a Brigada Militar oferece na Região das Hortênsias, através do 1º BPAT. O Batalhão abrange as cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, Jaquirana, Cambará do Sul, Igrejinha e Três Coroas. O contingente populacional desta região é de aproximadamente 210 mil habitantes. O comandante do 1º BPAT é o tenente-coronel, Cezar Augusto Chaves.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte quadruplica número de destinos internacionais

 


Ao longo do ano, o BH Airport quadruplicou o número de destinos internacionais atendidos. Até o final do ano passado, eram operadas as rotas para Lisboa, em Portugal, pela TAP, e Panamá, pela Copa. Em março de 2023, foi lançado o voo para Bogotá, na Colômbia, pela Avianca. Em junho, foi a vez, de inaugurar as rotas para Curaçao, na ilha no Caribe, e para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, pela Azul. Em setembro, aconteceu o lançamento do voo para Orlando, também pela Azul. Além da operação da Latam para o Chile, a oitava operação internacional está prevista para dezembro deste ano, quando começam os voos da Gol para Buenos Aires, na Argentina. 

 

A primeira operação partindo do aeroporto já tem data para acontecer: 16 de dezembro, com decolagem às 23h10. Já a saída do Aeroporto Internacional de Ezeiza ocorre aos domingos, às 3h40. Inicialmente, a rota é sazonal e ocorre até 17 de fevereiro. A venda das passagens aéreas está disponível no site da companhia aérea.  

O BH Airport se fortalece diariamente como um hub de conexões e inaugurou, nesse domingo (29), a rota Belo Horizonte-Santiago, uma operação da Latam que acontecerá três vezes por semana. Como é um voo direto, sem conexão, a viagem reduz o seu tempo médio de 8 para 5 horas entre as duas localidades. A previsão da companhia aérea é que mais de 46 mil passageiros sejam transportados anualmente entre Minas Gerais e o Chile. 


 

 “Estamos muito felizes com o início de mais uma operação internacional no nosso aeroporto. Estamos dedicados em ampliar a conectividade de Minas Gerais com o mercado internacional e nos fortalecer como hub. Em 2023, quadruplicamos o número de destinos internacionais no BH Airport e contamos com uma rota direta para o Chile, que além de Santiago, conecta os visitantes à Nova Zelândia e à Austrália, tem amplo potencial. Estamos confiantes no voo e certos do seu sucesso”, ressalta Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport. 

 

Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, explica os impactos positivos para Minas Gerais. “Quando ampliamos a conectividade internacional de Belo Horizonte com o Chile, estamos ampliando também o acesso a destinos internacionais únicos e abrindo mais portas para o Brasil. Isso porque a partir de Santiago é possível conectar-se rapidamente com a Latam para todo o país andino e também para lugares muito procurados pelos turistas, como Sydney, Auckland, Melbourne e Ilha de Páscoa. Em contrapartida, em todos esses destinos também podemos embarcar mais estrangeiros que agora podem descobrir Minas Gerais com muito mais facilidade”. 

 

Os voos para Santiago decolam do BH Airport todas as quartas, sextas e domingos às 18h20 (hora local) e pousam no destino às 23h20 (hora local). No sentido inverso, decolam de Santiago às 13h06 (hora local) com pouso no BH Airport às 17h05 (hora local). Os voos são operados em aeronaves Airbus A320, que comporta até 12 passageiros em cabine Premium Economy e 162 em Economy. Além disso, permitem a conexão de passageiros que têm como origem ou destino São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e Rio de Janeiro (Santos Dumont). 

 

  

Sobre o BH Airport     -Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 60 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.    

SG Facas como "aquece" para a Confraria SG




Uma das mais tradicionais Confrarias do Rio Grande do Sul, a “Confraria do Pedro Ernesto”, terá edição especial em Gramado na sede da SG Facas Artesanais. O evento ocorre na Serra Grande, no próximo dia 10 de novembro de 2023.

A atração deve receber convidados do narrador da Rádio Gaúcha, Pedro Ernesto Denardin, um dos mais premiados e reconhecidos narradores esportivos do país. O evento na SG terá transmissão ao vivo no programa Show dos Esportes da Rádio Gaúcha e também no aplicativo de GZH e Youtube de GZH.


A Confraria do Pedro Ernesto em Gramado reunirá convidados e marcas parceiras do apresentador e abrirá os trabalhos da 13ª edição da Confraria SG, Festival de Churrasco que acontece no dia seguinte, dia 11 de novembro, reunindo centenas de assadores de todo país, e mais de 3 mil pessoas.


Confraria SG ainda tem ingressos disponíveis e terá sete horas de evento com open churras, open chope, open de vinhos e espumantes, além de shows nacionais e regionais. O evento terá mais de 3 toneladas de churrasco e 10 mil litros de chope para os participantes, tudo inclusi no ingresso. Em um circuito de sete mil metros quadrados estarão distribuidas 12 estações de churrasco com diferentes técnicas de assado e uma verdadeira demontração da arte do fogo e da cutelaria. Completam a programação os shows com as duplas Felipe & Rodrigo, Augusto & Rafael e Rui & Mateus.

A SG Facas Artesanais é comandada pelo empresário Maciel Burttet, líder em cutelaria artesanal no Sul do país e já conta com franquias e pontos de vendas espalhados por todos os Estados do Brasil. A empresa gramadense já exporta seus produtos para diversos países como Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, França, Bélgica, Portugal, Austrália, Uruguai, Paraguai e Chile.


SERVIÇO
Confraria do Pedro Ernesto em Gramado
SG Facas Artesanais
Sexta-feira, 10 de novembro de 2023
Transmissão no Show dos Esportes da Rádio Gaúcha e também no aplicativo de GZH e Youtube de GZH.


Confraria SG- Festival de Churrasco
Arena SG em Gramado
Sábado, 11 de novembro de 2023
A partir das 11 horas
Open churras, open chope, open vinho e espumantes e shows nacionais e regionais

Ingressos e informações: www.confrariasg.com.br

domingo, 29 de outubro de 2023

Bienal da Gastronomia tem seus últimos dias de atividades

 


Desde o dia 16 de outubro, está acontecendo a Bienal da Gastronomia . Nos últimos dias de programação da 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, nos dias 30 e 31 de outubro, a Belotur promove o Fórum Internacional de Gastronomia (FIG-BH),  no Sesc Palladium, com programação gratuita e aberta ao público, mediante inscrição.  O evento proporcionará uma experiência inesquecível para todos os amantes da culinária, profissionais da área e entusiastas do setor. Uma celebração da alimentação e gastronomia, que refletem um aspecto relevante e atual de Belo Horizonte enquanto cidade que busca sua consolidação como um Destino Turístico Gastronômico e Cidade Criativa.

O Fórum contará com diversos palestrantes renomados, entre eles estão: Leonor Espinosa,  Léo Paixão, David Mora, Janaína Rueda, David Hertz, Edson Leite e Tássia Magalhães. Na pauta, importantes temas da gastronomia mundial como Protagonismo Feminino, Valorização de Produtos Locais, Gastronomia Social, Eventos Gastronômicos, Inserção Profissional, Gastronomia Mineira, entre outros tópicos. O Fórum Internacional de Gastronomia proporciona aos participantes a chance de explorar as últimas tendências e avanços do mercado gastronômico, além de dar oportunidade para compartilhamento de boas práticas, experiências e relatos. 

No dia 31 de outubro, último dia da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, a ação Saboreando o Amanhã vai tomar conta da Cozinha Tupis, no Mercado Novo, das 12h às 13h30. O projeto apresentará aos presentes um prato típico de Mérida, cidade do México, a ser interpretado pelas chefs Mariana Gontijo (Restaurante Roça Grande - BH) e Mariana Aleixo (Restaurante Maré de Sabores - RJ). A atividade faz parte das ações de intercâmbio entre as cidades da Rede da Unesco no campo da Gastronomia e promove o debate sobre as mudanças climáticas no planeta. A ação é gratuita e aberta ao público com degustação para, no máximo, 150 pessoas.


Informações   https://portalbelohorizonte.com.br/bienaldagastronomia

Unidade da FAOP em Guaxupé

 


Um edifício construído no início do século XX, onde já funcionou a antiga cadeia pública e uma delegacia, mas inutilizado desde 2008, será um novo espaço para a arte e o restauro em Guaxupé, localizada no Sul de Minas. Nesse local, funcionará a partir de agora a FAOP – Guaxupé, a qual foi inaugurada dia 26 de outubro, pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da FAOP, em parceria com o município.

Esta será a segunda unidade da Fundação fora de Ouro Preto, onde a instituição atua desde 1968. A primeira foi aberta em 2021, em Paracatu, cidade situada na região Noroeste do estado. A iniciativa demonstra o trabalho realizado pelo Governo do Estado em promover a descentralização de suas ações, fomentar a cultura e ampliar o acesso dos mineiros à educação e à formação artística.

“Isso significa muito, representa um sonho antigo da cultura, o qual está descrito no Plano Estadual de Cultura. Este reúne demandas de toda a comunidade e, sobretudo, atende às leis do Sistema Nacional de Cultura. O objetivo é descentralizar, levar as artes e as escolas onde o acesso é restrito. A FAOP ficou circunscrita por 50 anos somente em Ouro Preto, e Ouro Preto é um celeiro de arte. Quando a FAOP vai para o interior, ela leva Ouro Preto, leva a mineiridade e abraça as Gerais”, pontua Oliveira.


A FAOP – Guaxupé oferecerá atividades culturais e também cursos formativos relacionados à arte e ao patrimônio, dentre outros conhecimentos e saberes, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, para a educação patrimonial e para a preservação dos bens históricos. O objetivo é transformar vidas, criando oportunidades de geração de emprego e renda para as pessoas de todas as idades.

No município, a FAOP já participa de projetos desde 2021, quando apoiou a exposição e o Concurso Regional de Presépios promovido no local. A partir de 2022, iniciou junto com a prefeitura, o programa Pertencimento, Identidade, Patrimônio e Arte (PIPA), o qual já viabilizou cursos de pintura, desenho, mostras de filmes e também um mapeamento cultural e artístico dos agentes culturais de Guaxupé.

Entre 2022 e 2023, 31 estudantes participaram da 1ª edição do Programa PIPA Jovem, que ofereceu atividades de formação e qualificação profissional no âmbito da cultura, da arte, do artesanato e do patrimônio. Adolescentes de 15 e 16 anos, que integram o Programa Juventude Positiva (PJP), também tiveram aulas de Desenho e Pintura; e de Auxiliar de Conservação de Bens Culturais. A 2ª edição dos cursos começará no próximo dia 30/10.

Neste ano, a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) celebra 55 anos de história, e a inauguração da FAOP-Guaxupé se insere nas ações comemorativas dessa trajetória dedicada à cultura, à arte e à preservação do patrimônio. Além dessa, outras unidades estão fase de implantação: Santa Luzia, na região metropolitana de BH; Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto; e Belo Horizonte.

BH-Santiago direto

 


O primeiro voo ligando o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte a Santiago, capital do Chile, partiu hoje às 18h20, um Airbus 320 da Latam decolou do Aeroporto em Confins com destino a Santiago do Chile, marcando o início da nova rota internacional que a companhia aérea vai operar a partir de agora, com três frequências semanais. Os voos serão importantes para o turismo e para os negócios, com empresas mineiras e brasileiras exportando para o Chile.

A previsão é que a ligação Belo Horizonte a Santiago, que reduzirá o tempo de viagem em três em comparação com um voo com conexão, transporte 46 mil passageiros no primeiro ano de operação da rota. Segundo a diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Aline Mafra, os voos devem ter entre 75% e 80% de ocupação no primeiro ano, o que significa decolar com pelo menos 131 dos 174 lugares da aeronave ocupados. Destacando que o movimento de passageiros nos voos teve crescimento de 18% este ano, Aline explica que a decisão de criar a rota passou pela importância da Grande Belo Horizonte. 


“BH é a sétima maior emissora de demanda (passageiros) e quando a gente fala sobre onde crescer, não tinha como não passar por ela”, afirma a diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil. Ela informa ainda que as operações da empresa no estado incluem os aeroportos de Juiz de Fora, Uberlândia e Montes Claros. “O regional cresce bastante. Uberlândia, por exemplo, a gente já fez mais de 1.600 voos de/para Uberlândia este ano”, afirma Aline Mafra. “A Latam quer ter mais capilaridade e gerar mais conectividade”, acrescenta Aline. A Latam é a maior companhia aérea no Brasil, com 37,7% do mercado doméstico e 24% do mercado internacional.

Consulte as agências de viagens para os voos e passeios pelo Chile.

sábado, 28 de outubro de 2023

Carnaval da Liberdade


                                                    Foliões  na festa momesca por Minas Gerais

Um incentivo de R$ 5 milhões para o Carnaval de Minas Gerais, uma das maiores festas populares do Brasil, foi anunciado dia 27 de outubro, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com a Cemig, em um evento na casa de shows Autêntica com a presença de artistas e representantes de blocos e escolas de samba. O edital Carnaval da Liberdade Cemig 2024 vai contemplar projetos artísticos com temática carnavalesca já aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura ou que irão se inscrever no mecanismo, o que já pode ser feito a partir de agora.

 As inscrições são gratuitas e serão encerradas às 23h59 do dia 30 de novembro. Podem participar pessoas físicas e/ou jurídicas (com ou sem fins lucrativos), blocos, blocos caricatos, grupos e bandas de marchinhas e escolas de samba. Quem ainda não submeteu seu projeto à lei de incentivo deve cadastrar as propostas na plataforma da Secult até o dia 30/11. Feito o registro, o proponente terá de preencher o cadastro no formulário da Cemig no site www.cemig.com.br.

 A comissão julgadora fará a análise técnica dos projetos entre os dias 27 de outubro e 15 de dezembro. A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado em 18 de dezembro. O prazo de habilitação dos projetos selecionados, após prazo recursal, será entre os dias 21 de dezembro e 5 de janeiro de 2024. A expectativa é de que o resultado definitivo dos projetos aprovados seja publicado no dia 8 de janeiro do ano que vem

 O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira,

                                                                                              Foto: Renata Garboci


celebrou o lançamento do edital Carnaval da Liberdade e o consequente impacto positivo para o Carnaval de Minas Gerais. “Vamos atrair mais turistas para o Carnaval de BH e de Minas Gerais, um território diverso culturalmente. A promoção irá acontecer em todo o estado. O Carnaval é o maior fenômeno da economia de criatividade que nós temos atualmente em Minas. Números do ano passado dão conta de que mais de R$ 1 bilhão veio em retorno aos municípios que realizaram a festa, com especial atenção para BH, e isso gera emprego e renda. O edital é uma política de Estado que contempla toda a cadeia produtiva dessa grande festa”, destacou Oliveira.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo também anunciou que o Governo de Minas, após ouvir e atender reivindicações dos blocos, irá disponibilizar um espaço para ensaios no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, localizado na avenida dos Andradas, na região Leste de BH.

A diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, ressaltou a importância do Carnaval de Minas Gerais para a economia e o turismo no estado: “Hoje é um dia muito especial. Quero convidar todo mundo para mostrarmos, mais uma vez, a força de Minas Gerais. Estamos contribuindo com o desenvolvimento do nosso estado, com o turismo e a geração de emprego e renda. Entendemos que apoiar a cultura mineira é, também, impulsionar a economia local. Os hotéis ficam cheios, os bares e restaurantes enchem de foliões. É a cultura gerando emprego e renda para a população em Minas”.

Etapas e critérios do edital

As iniciativas contempladas com o incentivo de R$ 5 milhões, valor que supera em 20% o montante viabilizado no mesmo edital para 2023, vão desenvolver as atividades nas diferentes cidades das várias regiões de Minas Gerais durante a folia, proprocionando desenvolvimento econômico e turístico em todo o estado.

A seleção dos projetos aprovados nos termos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura será realizada em três etapas: a de análise dos projetos, publicação do resultado preliminar e fase de recurso; a segunda será de análise documental da regularidade e adequação dos documentos; e, por fim, a terceira etapa é a da divulgação do resultado definitivo.


Para seleção das propostas, serão utilizados critérios como cumprimento dos requisitos, apresentação do custo per capita (valor total do projeto dividido pela estimativa de público), adequação e aderência em relação ao tema Carnaval da Liberdade, exequibilidade da proposta, criatividade e inovação e acessibilidade e inclusão.

O presidente da Liga dos Blocos de Santa Tereza, Kerison Lopes, também comemorou a iniciativa, que marca, segundo ele, o pontapé inicial da folia do ano que vem: “O Carnaval de 2024 teve seu lançamento hoje com essa iniciativa da Cemig, que apresenta o edital de fomento ao Carnaval, imprescindível para colaborar com os blocos de rua, blocos caricatos e escolas de samba, que são os trabalhadores que promovem de fato o Carnaval. A Cemig e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, têm um papel fundamental na realização do Carnaval de BH e Minas Gerais”.


Senac reassume hotel Grogotó

 O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac em Minas reassumiu a gestão do renomado Hotel-Escola Senac Grogotó, localizado na cidade de Barbacena, situada a 170 km da capital mineira. Nos próximos meses, o Senac dedicará esforços à revitalização da infraestrutura e à elevação dos padrões de atendimento, além de buscar a ampliação dos serviços e espaços disponíveis.


Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, ressalta que “o retorno do Hotel-Escola para o Senac valoriza a importância da região de Barbacena para o turismo e comércio em nosso estado, ao mesmo tempo em que contribui para a capacitação de profissionais diferenciados e alinhados às expectativas do mercado".



Para Edson Puiati, Diretor de Hospitalidade e Gastronomia do Senac, a reintegração do Hotel Grogotó a sua gestão reitera a relevância deste estabelecimento como um local fundamental para o ensino. "Durante esse período de aprimoramentos e reestruturação, nossa missão é contribuir de forma efetiva para a formação de profissionais diferenciados, preparando-os para atender às expectativas e demandas do mercado", afirmou, ressaltando que as melhorias também visam ao aumento do conforto e à melhoria da qualidade no atendimento aos hóspedes.

Esta ação reflete o compromisso contínuo do Senac em Minas com a excelência no ensino e a contribuição para o desenvolvimento dos setores de Hospitalidade e Gastronomia, fortalecendo sua posição como referência no mercado educacional e hoteleiro.

​Hotel-Escola Senac Grogotó




Inaugurado em Barbacena, em 1960, o Hotel-Escola Senac Grogotó representa um marco na história, sendo o primeiro hotel-escola da América Latina. Até o ano de 2022, a administração do estabelecimento esteve sob responsabilidade do Senac em Minas Gerais. Além do hotel, o complexo abriga uma unidade educacional do Senac, que continuou a funcionar de forma ininterrupta.

O hotel dispõe de 88 quartos, incluindo suítes padrão e de luxo, bem como saunas seca e a vapor, duchas, duas piscinas externas, uma piscina interna aquecida, academia, playground, salões de estar e leitura, sala de jogos, salas de televisão, quadra poliesportiva e amplas áreas verdes propícias a agradáveis passeios.

​Além das instalações voltadas ao lazer, o Hotel Grogotó oferece uma infraestrutura completa para a realização de eventos empresariais, treinamentos, congressos, palestras, reuniões, jantares e coquetéis. São disponibilizadas cinco salas de apoio, com capacidade para até 50 pessoas cada, um salão multiuso com capacidade para até 300 pessoas (em formato coquetel) ou 200 pessoas (para jantares), e um auditório com capacidade para acomodar mais de 120 pessoas.

Mercado de limpeza profissional atrai evento em Uberlândia


Estima-se que a atividade de limpeza profissional movimente mais de R$ 100 bilhões ao ano, segundo dados da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a Synapse Business Consulting, levantados a pedido da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp). A atividade emprega mais de um milhão de trabalhadores em todo o País, sendo um dos principais geradores de emprego, especialmente para a base da pirâmide social. Há muitas oportunidades para o crescimento deste mercado que atrai empreendedores interessados em ingressar na atividade.

 Dia 8 de novembro será realizado um Congresso em Uberlândia (MG) com a finalidade de compartilhar conhecimento sobre esse mercado tão representativo para a economia brasileira com empresários e lideranças de Facility Management. A Abralimp está promovendo o Higicon Regional.  

 


Denominado Higicon Sudeste, terá como palestrante Carlos Aldan, renomado especialista em liderança e gestão empresarial, que falará sobre “Investindo em bem-estar e liderança: A chave para otimizar custos e impulsionar a produtividade no setor de limpeza”. Ele abordará tópicos como a importância do bem-estar dos colaboradores para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, liderança inspiradora, o impacto da produtividade no setor de limpeza, entre outros.

 Segundo o presidente da Abralimp, Ricardo Nogueira, o evento deverá aproveitar as oportunidades comerciais do setor de limpeza profissional na região.  As vagas são limitadas. Inscrições gratuitas até 30 de outubro em: https://www.sympla.com.br/evento/higicon-sudeste/2124447


sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Concurso Nacional de Geleia de Jabuticaba


 


A Aspodrejas (Associação dos Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará) traz uma novidade para o concurso de derivados de jabuticaba. Pela primeira vez, será realizado o "Concurso Nacional de Geleia de Jabuticaba”, marco significativo na história do evento. O concurso acontecerá no dia 1º de novembro de 2023, no renomado restaurante Xapuri, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Este evento promete reunir produtos dos melhores produtores de geleia de jabuticaba do Brasil e oferecer uma experiência única para os amantes da gastronomia e da cultura local.

 O concurso contará com um painel de jurados de renome, incluindo os chefs Flavio Trombino, Carol Haddad, Carol Dinelli e Sinval Espírito Santo. Esses especialistas em gastronomia trarão sua paixão pela culinária e sua vasta experiência para avaliar e selecionar as geleias mais saborosas e inovadoras feitas com jabuticaba.

                                                     Bruno Bethonico

 Uma das mudanças mais notáveis neste ano é a abertura das inscrições para qualquer produtor artesanal, independentemente de sua afiliação com a Aspodrejas (Associação dos Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará). Isso amplia a participação no concurso e permite que produtores de geleia de jabuticaba de todo o país demonstrem seus talentos únicos.

 


Os jurados deste concurso não são novatos na avaliação de delícias à base de jabuticaba. Recentemente, eles estiveram no Solar Padre Correia, no dia 18 de outubro, para julgar as geleias, licores e produtos inovadores produzidos pelas associadas da Aspodrejas, além de edições passadas. A presença desses renomados chefs certamente garante uma competição de alto nível.

 

A professora de gastronomia Rosilene Campolina no evento no ano passado

Os vencedores de cada categoria do concurso de geleia de jabuticaba serão anunciados na cerimônia de abertura do festival, criando uma atmosfera de entusiasmo e expectativa entre os participantes e visitantes. O Festival da Jabuticaba Sabará está na sua 37ª edição e ocorrerá entre os dias 17 e 19 de novembro, oferecendo uma programação rica em cultura, música, artesanato e, é claro, delícias à base de jabuticaba.

Instagram: www.instagram.com/festivaldajabuticabasabara



Créditos: Priscila Cristina e Marcelino Mateus

As fotos de Bruno Bethônico crédito de Rey Tharles

Empreenda Caraguatatuba



De 25 a 28 de outubro, o Circuito Litoral Norte de São Paulo está participando do Empreenda Caraguatatuba 2023. O consórcio turístico, que integra as cidades de Bertioga, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, além da anfitriã do evento, Caraguatatuba, está presente prestando atendimento e orientações aos empresários do trade turístico junto à Setur-SP.

A feira, que está em sua quinta edição, tem como objetivo alavancar negócios, melhorar o atendimento ao cliente, turismo, inteligência artificial e muito mais. Sua programação diversificada conta com rodadas de negócios, onde é possível fazer networking e estabelecer parcerias, e palestras sobre temas de grande relevância como: Liderança mais humanizada, Construindo experiências no turismo, StartUps, tecnologia e ferramentas de inovação, e Como utilizar a Inteligência Artificial para alavancar os negócios.


Com um histórico de sucesso, a feira não apenas trouxe vitalidade à economia regional, mas também fortaleceu as conexões entre empresas e consumidores. Ao longo dos últimos quatro anos, as rodadas de negociações na feira geraram um impacto econômico significativo, movimentando mais de R$36,1 milhões em transações empresariais. 

Só em 2022, o evento registrou um R$13 milhões em negócios, e as expectativas para este ano são ainda mais altas, com 132 expositores, um aumento notável em relação aos 107 do ano anterior. 

A participação do Circuito Litoral Norte na feira reforça seu trabalho de divulgação, promoção, desenvolvimento e capacitação para todo o trade regional visando, principalmente, profissionalizar o turismo e organizar a região do Litoral Norte como um produto completo e pronto para ser vendido tanto ao mercado nacional, quanto internacional.

O 5º Empreenda Caraguatatuba acontece até 28 de outubro, das 14h às 21h, na Praça da Cultura. A entrada é gratuita.

Mais informações e programação completa: empreenda.caraguatatuba.sp.gov.br.

Sobre o Circuito Litoral Norte-O Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo vem se consolidando como referência neste segmento para o Estado, apresentando uma gestão integrada e focada no desenvolvimento conjunto das cidades participantes (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba).

O Circuito soma atrativos, equipamentos e serviços turísticos das cinco cidades integrantes, com o objetivo de enriquecer a oferta turística, ampliar as opções de visita e a satisfação do turista, com consequente aumento do fluxo e da permanência dos visitantes na região do Litoral Norte de São Paulo, assim como a geração de trabalho, renda e qualidade de vida.

Nos últimos quatro anos, o consórcio vem realizando importantes parcerias com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado e Ministério do Turismo, entre outras entidades, para garantir o retorno das atividades turísticas de forma segura e apoiar o trade regional a se restabelecer da melhor forma.

Para viver o melhor da Região Turística acesse o guia de fornecedores locais:


https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral 

Prado litoral da Bahia em destaque


 As praias de Prado, no litoral da Bahia, vem recebendo turistas do Brasil e exterior. Entre os destaques de hospetagem  está a Pousada Casa de Maria. Imagine um lugar onde o romance e a aventura se fundem perfeitamente, onde você pode celebrar o amor e explorar a natureza em um só destino. Essa é a Pousada Casa de Maria, e há inúmeras razões pelas quais este refúgio é a escolha definitiva para sua estadia em Prado, no extremo sul da Bahia.

 Intimidade e Romance: A Pousada Casa de Maria foi projetada com amor em mente. Com uma política de receber hóspedes a partir de 17 anos, este é um ambiente tranquilo e exclusivo, perfeito para casais apaixonados. Os quartos são meticulosamente decorados com temas românticos, criando um ambiente acolhedor e amoroso.





Variedade de Acomodações: Não importa quais sejam suas preferências, a pousada oferece uma variedade de acomodações para atender às suas necessidades. Desde as suítes premium, luxo até as confortáveis suítes standard, você pode escolher a experiência que mais combina com o seu estilo.

Conforto e Comodidades: Todos os quartos são equipados com comodidades de primeira qualidade, como ar-condicionado, TV de LED com canais a cabo, cofre digital, frigobar, secador de cabelo, espelho de aumento e ventilador de teto. Cada detalhe é pensado para garantir seu conforto e conveniência.

 Gastronomia Excepcional: Comece suas manhãs com um delicioso café da manhã incluso na diária. Servido em um ambiente íntimo e aconchegante, você poderá desfrutar de uma ampla variedade de pratos típicos da culinária baiana, mineira e internacional. Uma verdadeira festa para o seu paladar.

 Relaxamento e Lazer: Se você deseja relaxar e descontrair, a pousada oferece opções como sauna, espaço para massagem e uma piscina com bar. Isso cria um ambiente descontraído e convidativo para momentos de lazer a dois.



E, como se tudo isso não fosse suficiente, a Pousada Casa de Maria oferece uma experiência verdadeiramente única: um terraço astronômico. Aqui, você pode observar a lua e os planetas com um acompanhamento personalizado da equipe. Imagine contemplar o céu estrelado com a orientação de especialistas, uma experiência que tornará sua estadia ainda mais especial e memorável.
Informações de pacotes nas agências de viagens, ou https://www.pousadacasademaria.com.br/ 

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

20º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura

 Para apresentar os destinos turísticos mineiros de natureza e de aventura e mostrar como eles são inseparáveis da riqueza cultural, histórica e gastronômica do estado, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais participa, entre os dias 25 a 28 de outubro, em Grão Mogol (MG), do Abeta Summit 2023 – 20º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura.  



A Secult participará, em mais uma ação do programa Mais Turistas, promovendo os destinos de aventura e também dará visibilidade a outras potencialidades do estado, como as experiências da cozinha mineira e as manifestações culturais presentes em Minas, que tanto falam da identidade do nosso povo. Organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), o evento é patrocinado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). 


A importância da comunicação responsável para o turismo sustentável, perspectivas para o turismo brasileiro de natureza, Inteligência Artificial aplicada ao turismo e  povos originais, comunidades tradicionais e a ancestralidade são alguns dos temas que serão abordados nos próximos dias em Grão Mogol, destino anfitrião desta 20ª edição. 


Serão mais de 52 horas de conversas, oficinas, mesas de negócios e mais de 70 palestrantes convidados, além de espaço para apreciar a gastronomia local, que une traços da cozinha mineira e baiana. O evento também receberá representantes dos Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, do Sebrae e de outros órgãos governamentais para falar sobre as perspectivas para o turismo brasileiro de natureza.



O Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura tem periodicidade anual e acontece ininterruptamente desde 2033. Reunindo empresários, gestores públicos, consultores, acadêmicos, ativistas, jornalistas, guias e condutores, é considerado o principal encontro da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil e um fundamental fórum de debates do setor. 



Neste ano, o destino anfitrião do Abeta Summit 2023 é a Cordilheira do Espinhaço, a maior cadeia de montanhas do país, patrimônio reconhecido pela Unesco como Reserva da Biosfera. A região também está na rota internacional da prática de observação de pássaros, especialmente a cidade de Botumirim. O local é o único no mundo onde se pode avistar a espécie rolinha-do-planalto.



Hotel Fazenda Horizonte Belo

 



A 9 km do Inhotim, situado numa das mais belas paisagens de Minas, o Hotel Fazenda está a 5 Km após o centro de Brumadinho, em direção à cidade de Bonfim, na localidade denominada Ponte das Almorreimas. 



O Hotel oferece conforto, requinte, aconchego, tranquilidade, excelente culinária, várias opções de lazer, atendimento personalizado pelos proprietários e espaços para reuniões empresariais, em um ambiente muito agradável.

Trata-se de uma fazenda completa, com curral, chiqueiro, galinheiro, pomar, horta e grande variedade de animais como bois, cavalos, carneiros, galinhas, gansos, patos, perus, pássaros e muito mais. São mais de 160 hectares com uma vegetação muito bonita, vários lagos e um dos horizontes mais belos de Minas. Todos se encantam com a beleza do lugar.



VÁRIAS ATIVIDADES PARA O SEU LAZER-Piscinas com cascata para adultos e crianças, jacuzzi climatizada, sauna, academia, salão de jogos, playground, campo poliesportivo, lagos para pescaria, pedalinho, trilhas para caminhadas, cavalos e toda infra estrutura de fazenda e muito mais.

 informações https://www.hotelfazendahorizontebelo.com.br 

Marta Rossi será homenageada com a Medalha do Mérito Acadêmico


Por indicação da diretoria e aprovação unânime da Academia, a empresária é a primeira mulher a receber a Medalha do Mérito Acadêmico na história da instituição. A entrega da honraria acontece na Câmara de Vereadores de Gramado.



Parte do colegiado estará presente para este grande momento. Entre os acadêmicos e acadêmicas: Adenauer Góes, Alexandre Sampaio, Antônia Marisa Canton, Anita Pires, Carlos Alberto Júlio, Chieko Aoki, Elza Tsumori,  Guilherme Paulus, J. Cocco, José Guillermo Condomi Alcorta,  Marisa Canton, Milton Zuanazzi, Norton Lenhart, Romano Pansera, Roosevelt Hamam, Sergio Junqueira Arantes, Virgilio Carvalho.
A honraria tem como um dos principais compromissos conceder Diplomas, Medalhas de Honra ao Mérito e outros prêmios, para homenagear indivíduos e entidades que contribuíram ou contribuem, de forma considerável, para o progresso e aprimoramento dos setores.
A Academia, por meio das indicações do seu Colégio Acadêmico, já outorgou medalhas do mérito acadêmico para personalidades como o ministro Walfrido dos Mares Guia (2013), o reitor Gabriel Rodrigues (2014), o presidente Fernando Henrique Cardoso (2015), o publicitário Nizan Guanaes (2016), o empreendedor Ozires Silva (2017), o empresário Armindo Dias (2018), o criativo Danilo dos Santos Miranda (2019), o empreendedor cultural Roberto Medina (2020) e o promotor de eventos José Victor Oliva (2021).

Sobre Marta Rossi-Há anos, o nome Marta Rossi se tornou sinônimo de turismo em meio ao trade. Graduada em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Marta atuou na Prefeitura de Gramado desenvolvendo projetos educacionais com apenas 17 anos. Entretanto, foi em 1980 que a gramadense ingressou no segmento do Turismo, trabalhando nos principais hotéis da cidade. Em 1988, ao lado de Silvia Zorzanello, iniciou uma transformação para o mercado turístico regional e estadual. As profissionais criaram a empresa Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feira e Eventos. Visionárias, cientes da grande demanda de turismo de negócios presente no Brasil, as sócias criaram o Festival Internacional de Turismo de Gramado, que desde 2015 leva o nome de Festuris. O evento ficou consagrado e, em 2023, terá a realização de sua 35ª edição de forma ininterrupta, com estimativa de atrair 15 mil participantes, 2,7 marcas em exposição e 40 destinos internacionais.

Foto: Gustavo Merolli

SINDLOC completa 30 anos

O Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais (SINDLOC-MG) completa 30 anos. Para celebrar as três décadas, irá...