segunda-feira, 30 de junho de 2025

Aumento dos voos pelo Brasil

 



O Brasil se prepara para uma alta temporada de inverno aquecida no mês de julho. Durante as férias escolares, empresas aéreas nacionais vão disponibilizar mais de 11 milhões de assentos em 68,3 mil voos domésticos, um crescimento de 6% na comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), confirma o fortalecimento do setor como motor de desenvolvimento do turismo no país.


A lista de rotas ampliadas inclui os trajetos de São Paulo (SP) para Porto Seguro (BA); Belo Horizonte (MG), Ilhéus (BA), Jericoacoara (CE) e Manaus, além de conexões em Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Recife (PE) para diversos destinos do Norte e Nordeste do país. A LATAM opera atualmente a maior malha aérea de sua história no Brasil, com voos para 52 aeroportos e uma previsão de crescimento de até 8% na oferta de assentos domésticos em 2025. 



Com o reforço de voos, os principais destinos turísticos do Brasil já se preparam para um fluxo intenso de visitantes.


O empresários do trade turístico estão aprimorando seus empreendimentos, além de novos estabelecimentos para receberem os turistas, com o resultado do momento especial do turismo brasileiro, com mais voos, mais rotas e mais pessoas viajando pelo país, fortalecendo a  economia e posicionando o Brasil como um destino cada vez mais atrativo, acessível e preparado para receber bem.


Com reforços estratégicos, a Gol Linhas Aéreas, por exemplo, anunciou mais de 27,5 mil pousos e decolagens na alta temporada de inverno, um acréscimo de 10% em relação a julho de 2024.



A LATAM Airlines Brasil também fortaleceu sua atuação, com mais de 1.300 viagens extras entre 23 de junho e 10 de agosto. A companhia estima transportar até 4,1 milhões de passageiros no período, totalizando 23,1 mil voos domésticos.



Consulte as agências e operadoras de viagens para desfrutar das belezas de Minas Gerais e pelo Brasil

André Yuki participa do 24º Encontro da Hotelaria com empresários de todo o país

 

                            Olimpia

                          Olimpia Eventos

        Solenidade de abertura

Nos dias 26 e 27 de junho, a Estância Turística de Olímpia , interior paulista sediou o 24º Encontro da Hotelaria, um dos mais relevantes eventos do setor no Brasil. André Yuki, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (SEHAV), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Sul de Minas e da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (ACIV), participou do evento, ao lado de sua diretora executiva, Ana Luísa Alves.


Promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), com patrocínio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o encontro, realizado pela primeira vez no estado de São Paulo, reuniu representantes da hotelaria, alimentação e turismo de diversas regiões do país. O evento contou a presença do presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, além dos representantes dos sindicatos filiados de Minas Gerais: Pouso Alegre, Caxambu, Monte Verde e Triângulo Mineiro.


De acordo com André Yuki, o Encontro da Hotelaria fortalece significativamente o setor de hospitalidade e gastronomia. “O evento trouxe temas relevantes para debate, proporcionou o contato com novos fornecedores, gerou parcerias promissoras e fortaleceu o networking entre profissionais e lideranças do setor. Um verdadeiro ponto de encontro para quem acredita no potencial da hospitalidade brasileira! A união dos sindicatos patronais é fundamental para impulsionar ainda mais o crescimento da hotelaria e da gastronomia, promovendo a economia, gerando empregos e oferecendo mais segurança tanto para empresários quanto para trabalhadores”, ressaltou.


Com 23 edições anteriores realizadas em cidades estratégicas de Minas Gerais, como Pouso Alegre, Belo Horizonte, Poços de Caldas, Ouro Preto, Araxá, Tiradentes, entre outras, o Encontro da Hotelaria em Olímpia reconhece a importância do município como um dos destinos turísticos mais expressivos e em crescimento no Estado de São Paulo e no Brasil. 

O primeiro dia contou com palestras como: “Investimento imobiliário hoteleiro - trajetória e tendências”, com Caio Calfat (presidente da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil); ⁠”Escala 12 x 36 - uma solução para a hotelaria”, “Fim do Perse - as consequências para hotelaria” e “Cobrança 40% insalubridade”, com Ricardo Rielo (advogado da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); ⁠”Trajetória da maior rede de hotéis 100% brasileira - 85 hotéis - 32 cidades - 8 estados”, com o presidente da Rede Nacional Inn e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares de Poços de Caldas” e ⁠”Excelência em hospitalidade - o papel essencial das camareiras”, com Ariadne Silva (diretora da AS Consultoria Hoteleira).



Já no segundo dia, foram debatidos temas como: “Construindo uma carreira na hotelaria - geração de empregos e profissionais mais qualificados”, com Taiza Krueder (CEO da Clara Resorts) e Antônio Henrique Borges (assessor de Relações Institucionais do SENAC Nacional); “⁠Parques temáticos e ecológicos - como conciliar turismo de massa com preservação ambiental, lazer e educação”, com Pablo Morbis (presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT) e diretor presidente do Grupo Cataratas); “Os impactos da aprovação do projeto de lei que legaliza os cassinos no turismo e na hotelaria”, com Magnho José (presidente do Instituto Brasileiro Jogo Legal - lUL); “Gestão 5.0 | marketing, distribuição e gestão de sistemas de informação / Tendências e indicadores econômicos de viagens corporativas”, com Maarten Van Sluys (executivo e consultor hoteleiro) e Gustavo Syllos (executivo e gestor de Marketing e Vendas) e “Cortando na alta - motivação e comprometimento da sua equipe”, com Cristiano Lopes (professor, jornalista, especialista em Estratégia de Marketing).



Ana Luísa Alves explica que além das palestras, foram realizados debates sobre as perspectivas da hotelaria no Brasil, estandes com exposição de produtos e serviços, rodadas de negócios e visitas técnicas aos parques aquáticos, promovendo o intercâmbio de experiências e a atualização profissional. “Participar do 24º Encontro da Hotelaria, representa muito mais do que marcar presença em um dos principais eventos do setor – é uma oportunidade estratégica de conexão, aprendizado e fortalecimento da nossa atuação. Estar ao lado de empresários, especialistas e lideranças da hotelaria e alimentação nos permite acompanhar as tendências, discutir desafios comuns e, principalmente, buscar soluções inovadoras que possam ser aplicadas em Varginha e em toda a nossa região”, enfatizou.



André Yuki parabeniza o coordenador da FBHA em Minas Gerais, Marcos Valério Rocha, pela organização impecável, e ao presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, que segue firme no apoio ao desenvolvimento do setor. “O SEHAV acredita na força do associativismo e na importância da troca de experiências para a evolução do nosso segmento. Em um momento em que a hospitalidade se reinventa, é essencial estarmos abertos ao diálogo, à capacitação e à construção de parcerias. Levar a nossa voz para esse encontro e trazer novas ideias para casa é parte do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e competitivo do setor”, concluiu.


Por: Ana Luísa Alves

Campos do Jordão aquece nosso coração







Por Leonardo Perez

A cidade mais alta do Brasil é um dos locais com mais alto astral neste país .Campos do Jordão é conhecida como  "Suíça" brasileira. 


A cidade possui  arquitetura de influência europeia e baixa temperatura com lindas paisagens da Serra da Mantiqueira. 



A cidade é conhecida por sua vasta rede hoteleira que inclui desde hotéis de luxo até pousadas mais econômicas: aproximadamente 280 locais de hospedagem e mais de 14.000 acomodações . 





Com isto a cidade fica cheia e em alguns horários o trânsito fica intenso . 

O serviço de transporte alternativo Uber é satisfatório. Utilizar este tipo de transporte em uma viagem turística é interessante porque nos pontos de concentração o valor dos estacionamentos chegam a custar uma oncinha : R$50,00. 




Uma cidade com muito chocolate para adoçar a vida. A Spinassi Chocolate tem várias unidades espalhadas pela cidade e multi produtos : chocolates , vinhos , cachaças, licores e muitas outras opções . 





Para esquentar o frio além do chocolate temos a opção do café . 

A Cafeteria Sans Souci é uma parada obrigatória. Importante ir preparado para enfrentar uma fila de espera .



Local super instagramável internamente, com decoração impecável e de super bom gosto, e externamente , imóvel tradicional, estilo europeu,  com jardins muito bem cuidados e muitos detalhes : bicicletas decoradas , bancos, etc. Em 2019, o casal Lélio Gomes e Paula Padovan resolveram concentrar se totalmente na gastronomia e fizeram deste local um dos mais disputados na cidade . O cardápio é variado e qualidade dos produtos excelente . Torta de maçã com sorvete é uma das sobremesas mais pedidas. 



Para os leitores, amantes de  livros impressos, existe uma livraria, incluindo autores regionais como Lélio Gomes e Edmundo Rocha .

O cuidado do casal com os detalhes é um diferencial. Até os pés das cadeiras "usam" meias para aquecer o coração dos turistas mais observadores . 




Um dos melhores locais para o contato com a natureza é o  Parque Lagoinha com seus 48.000m2. Cenário com muitos lagos cercados pelas araucárias. Tem uma lojinha que vende ração "limitada" para as ovelhas .







A limitação é para balancear a alimentação dos animais. A população local utiliza o parque para fazer piquenique . A entrada é gratuita e o estacionamento de carros pequenos é R$20,00.   



Outro ponto turístico é o Parque Capivari que tem muitas atrações .







O trenó, teleférico com cabines e cadeiras são os locais mais movimentados . Existem muitas lojas de lembrancinhas, grifes  e inúmeros bares e restaurantes : Baden Baden, Pastelão Maluf, Elephant Bar, Pipocas Gourmet, Extranjero Burguer, Milkshake Mágico e muito mais . Até uma pequena pista de patinação para os mais animados .



Um parque de diversões completa o local com diversas opções de brinquedos para adultos e infantis. Uma grande roda gigante fazem a alegria de todas as gerações .

A Cervejaria local Baden Baden é muito bem montada e possui uma visitação com degustação que merece ser apreciada. 

                        

                                                 

Existem vários quiosque pela cidade e também máquinas para compras diretas da  cervejaria local. A Rua Capivari é o local mais agitado da cidade com inúmeras opções gastronômicas. Lugar super badalado e muito bem frequentado . 

O frio e o romantismo desta cidade sugerem um jantar com rodízio ou sequência de fondue . 

Existem muitas opções por toda a cidade para todos os bolsos e gostos. 


O restaurante  Chalezinho super recomendo. Os diferenciais são o Catupiry entre as oito opções de queijos  e o do Pistache ou Língua de Gato na sobremesa .

Aprendi a gostar de Pistache com meu saudoso pai jornalista Rogério Perez que saboreava nas suas andanças por este mundão afora. O ambiente do Chalezinho é excelente com música ao vivo : piano e saxofone . 


O mês de julho é o mais procurado devido às baixas temperaturas e período de férias escolares .





 Campos do Jordão é um local de diversão garantida que agrada turistas nacionais e internacionais. 


Um lugar do Brasil que mostra o tanto que o turismo daqui é rentável e atrativo . 

Viva o frio e aqueça se com as atrações de Campos do Jordão.