domingo, 20 de abril de 2025

Curiosidades do Museu da Inconfidência e estátua de Tiradentes em Ouro Preto

 


Ouro Preto está distante 100 Km da capital mineira, foi a primeira cidade do Brasil a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido em 1980, pela UNESCO.  Quem chega no centro de Ouro Preto, as primeiras imagens marcantes são a estátua de Tiradentes e ao fundo o Museu da Inconfidência. 



Curiosidade sobre a estátua de Tiradentes: o imponente monumento à Joaquim José da Silva Xavier, é um marco na paisagem ouropretana. Com a Proclamação da República, o primeiro congresso mineiro deliberou erguer um monumento em homenagem a Tiradentes, na Praça da Independência, em substituição à Coluna Saldanha Marinho. Em 21 de abril de 1892, foi lançada a pedra fundamental do monumento; eram as comemorações do primeiro centenário da execução de Tiradentes. Dois anos após, era solenemente inaugurado pelo Dr. Affonso Augusto Moreira Penna, Presidente do Estado de Minas Gerais. A partir de então, a praça passou a se chamar Praça Tiradentes. Com uma altura total de 19 metros, o monumento foi feito em granito extraído do Morro da Viúva, no Rio de Janeiro. A Estátua do Tiradentes tem 2,85 metros, foi fundida na Itália e as vinte e quatro peças decorativas foram executas em Buenos Aires.

Também na Praça Tiradentes, o imponente edifício do Museu da Inconfidência chama atenção.  Construído entre 1785 e 1855, funcionou originalmente como Casa de Câmara e Cadeia, mas já nas primeiras décadas do século XX desempenhou exclusivamente a função de cadeia.



Na década de 1930, os restos morais dos inconfidentes extraditados para a África foram trazidos de volta ao Brasil e instalados no Panteão dos Inconfidentes, imponente e respeitoso salão do edifício. Posteriormente, por meio de decreto-lei, todo o prédio foi transformado em museu, função que exerce desde 1944.



A exposição permanente do museu aborda a Inconfidência a partir da relação com diferentes aspectos da vida em Ouro Preto entre os séculos XVIII e XIX. Nos dois pisos as salas são dedicadas a diferentes aspectos, como mineração, transportes, construção civil, pintura e escultura, arte e religião.  



O Museu da Inconfidência conta com três anexos, dois deles logo ao lado do prédio principal. No primeiro anexo fica o Auditório (sala de projeções), a Sala Manoel da Costa Athaíde (exposições temporárias) e a reserva técnica.



No segundo anexo funciona a Diretoria, a Secretaria, os setores de Museologia, Difusão do Acervo e Promoção Cultural, Segurança e o Laboratório de Conservação e Restauração, este com ateliês de pintura, escultura, madeira e papel.

A Casa do Pilar, terceiro anexo, abriga o Arquivo Colonial, com cerca de 40 mil documentos (processos da justiça do século XVIII e XIX e papéis musicais do mesmo período), a Biblioteca (com 19 mil volumes), os setores Educativo, Pesquisa e Musicologia, além de todo o setor Administrativo.




Horário de visitação: Terça a Sexta de 10h às 18h, Sábados de 10h às 16h e Domingos de 9h às 14h

sexta-feira, 18 de abril de 2025

Turismo mineiro e nacional no MTM

 

 Minascentro

Realizado e organizado pela BBC Eventos em parceria com a ABAV-MG, o MTM – Minas Travel Market é um evento de destaque no setor de turismo, reunindo mais de 3.000 profissionais de todo o Brasil. A programação inclui Feira, Capacitações e Rodadas de Negócios, criando um ambiente estratégico para aprendizado e geração de oportunidades.

O MTM- Minas Travel Market traz uma grande novidade: pela primeira vez, o evento adota o formato de Pitch, substituindo a tradicional Rodada de Negócios. Agora, os fornecedores terão a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços diretamente no palco, diante de uma plateia qualificada de 100 participantes.




Cada apresentação terá um tempo máximo de 10 minutos, garantindo dinamismo e objetividade. O novo formato permite uma comunicação mais estratégica e impactante, aumentando as chances de engajamento e fechamento de negócios.


Agentes e operadores de viagens são esperados em caravanas de diversos estados.

MTM fortalece conexões e impulsiona o mercado, consolidando-se como um evento essencial para o trade turístico.



Participantes do trade turístico no MTM de 2024


 

As inscrições para o MTM – Minas Travel Market estão oficialmente abertas. O evento, que promete reunir 3.000 profissionais do turismo, será realizado nos dias 24 e 25 de abril de 2025, no BeFly Minascentro, em Belo Horizonte-MG.

Todos os profissionais do turismo maiores de 18 anos estão convidados a participar e podem se inscrever por meio do site oficial (mtmminas.com.br) ou do Instagram do evento (instagram.com/minastravelmarket).

As inscrições para as caravanas exclusivas para agentes de viagem também já estão abertas. Os interessados devem entrar em contato com os parceiros oficiais do MTM para garantir sua vaga.



                                        Estande de Minas no ano passado

Com uma programação diversificada, que inclui feira, capacitações e rodada de negócios, o MTM – Minas Travel Market 2025 será o principal palco para networking, troca de conhecimentos e fortalecimento da cadeia turística.



quinta-feira, 17 de abril de 2025

Mercado Central BH mostra modelo de gestão a Uberaba

 

                             Mercado Municipal de Uberaba

O Mercado Central de Belo Horizonte foi fundado em 1929, é considerado o melhor do Brasil e está entre os três melhores do mundo, com a tradição nas 400 lojas, que recebe por dia uma média de 30 mil pessoas por dia, é um dos pontos turísticos mais visitados pelos turistas, é referência em gestão administrativa e comercial, levou a Uberaba o modelo de gestão.





                                          

O superintendente do Mercado Central de BH, Luiz Carlos Braga esteve dia 16 de abril,  em Uberaba , com a prefeita Eliza Araújo , Celso Neto - Secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação, Alexandre Cury -  Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação, Maria Aparecida Basílio - Diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação, Aguinaldo Silva - Secretário de Agronegócios ,Rafael Guarita - Secretário Adjunto de Agronegócios, Cario Pressoto - Chefe de Gabinete, Marcelo Venturoso - Procurador Geral do Município, Sandoval - Responsável pelo Mercado Municipal na Secretaria de Agronegócios, Lúcia - colaboradora da Secretaria de Agronegócios  e  Cléssia -  colaboradora da Secretaria de Agronegócios, sobre modelo gestão que o Mercado Central realiza ao longo dos seus 96 anos de atividades para ser desenvolvido no Mercado Central de Uberaba.



quarta-feira, 16 de abril de 2025

Bate o recorde de turistas estrangeiros no Brasil

 


O turismo vem sendo destaque na economia brasileira, com o dinamismo do trade turístico, novos empreendimentos de hospedagem , criação de rotas turísticas e voos internacionais vem crescendo a chegada de turistas estrangeiros no país. O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após mês, o país vem superando seus próprios recordes, impulsionado por um aumento contínuo na chegada de turistas internacionais.



Esse ritmo acelerado de crescimento pode ser observado no primeiro trimestre. Só em março foram recebidos no país o total de 929.096 turistas vindos de fora. Esse número representa um crescimento de 25,5% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal. Nesse período, o Brasil registrou a maior entrada de visitantes estrangeiros de toda a sua história: 3.739.649 turistas de fora do país chegaram aos destinos nacionais. No acumulado dos três primeiros meses, o aumento é ainda mais expressivo - 47,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Esse avanço reflete o trabalho conjunto entre o governo, o setor privado e os parceiros internacionais.



O bom desempenho foi impulsionado por ações estratégicas de promoção internacional e pelo fortalecimento da infraestrutura turística.



O mundo está sendo atraído cada vez mais pelo Brasil do respeito e da valorização da diversidade, das manifestações culturais únicas, da riqueza de paisagens naturais e da sustentabilidade, importante na geração de emprego e renda à população.



A pesquisa apontou que o fluxo de turistas argentinos continuou em alta no mês de março. Mais uma vez, a fronteira entre os dois países esteve bastante movimentada, bem como as demais vias de acesso, com o Brasil recebendo 395.149 argentinos - um aumento de 76,72% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mas não são apenas os “hermanos” que demonstram interesse pelo Brasil. O número de europeus entrando no país também cresceu de forma significativa no primeiro trimestre, com alta de 88,29%. Países como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha lideram a lista de visitantes europeus.



 O estado de São Paulo segue sendo a principal porta de entrada dos turistas internacionais, com 277.266 chegadas em março. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, com 241.812 entradas.

O Rio Grande do Sul também se destacou, com 168.507 visitantes internacionais, demonstrando a força da região Sul como destino.

No Nordeste, a Bahia mantém a liderança no receptivo internacional, com 17.583 turistas estrangeiros que optaram pelo desembarque no estado.

O Plano Nacional de Turismo (PNT) traçou diretrizes ambiciosas para os próximos três anos, com o objetivo de posicionar o Brasil como o destino mais visitado da América do Sul até 2027, atraindo 8,1 milhões de turistas internacionais por ano.



Alinhado ao Plano Plurianual 2024-2027, o PNT também contempla 20 programas e planos setoriais para alcançar essas metas. As estratégias de implementação estão sendo desenvolvidas de forma colaborativa, no âmbito das Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Turismo (CNT). Entre as iniciativas está o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, que reforça os compromissos com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Visitar Bonito com responsabilidade ambiental



O aumento da busca por destinos que unam natureza, segurança e práticas sustentáveis coloca Bonito (MS) em evidência no cenário turístico brasileiro. Famosa por suas águas cristalinas, cachoeiras e grutas, a cidade atrai visitantes em busca de ecoturismo e aventura, mas exige, ao mesmo tempo, uma postura consciente para preservar seu ecossistema. 

Em tempos de crescente preocupação com os impactos ambientais do turismo de massa, o ecoturismo se destaca como um segmento dinâmico e ferramenta essencial de educação ambiental, representando atualmente 60% do faturamento do turismo nacional, conforme dados do Sebrae. 

Essa preferência também se reflete no interesse dos viajantes, com o ecoturismo e o turismo de natureza figurando como a segunda atração favorita dos brasileiros, com 29% da preferência, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. Nesse cenário promissor para práticas sustentáveis, Bonito, reconhecida como a capital nacional do ecoturismo, surge como um destino naturalmente propício para experiências que conciliam a exploração da natureza com a sua preservação.

                        fotos:Flávio André



Pensando nisso, a Acqua Viagens, agência especializada na região, reforça seu compromisso com o turismo sustentável, oferecendo roteiros que priorizam a experiência do viajante sem descuidar da conservação ambiental.

Isso porque a responsabilidade na oferta de serviços turísticos na região é uma prioridade. A cidade, inclusive, se destaca por iniciativas como o Voucher Único, sistema pioneiro no Brasil que controla em tempo real o número de visitantes nos atrativos, evitando sobrecarga e garantindo o cumprimento das normas ambientais. Além disso, operadoras e pousadas locais seguem diretrizes rígidas para reduzir impactos, como uso racional de recursos e apoio à economia regional.


Como explorar Bonito com responsabilidade ambiental  - Para quem planeja visitar o destino sul-mato-grossense, pequenas atitudes fazem a diferença. Escolher hospedagens com certificação sustentável, optar por transporte coletivo ou bicicleta para os passeios e evitar o desperdício de água e energia são medidas essenciais. Da mesma forma, a preferência por restaurantes que utilizam ingredientes locais e o apoio ao artesanato da região também fortalecem a comunidade e reduzem a pegada ecológica da viagem.

A Acqua Viagens destaca que a experiência em Bonito pode ser ainda mais significativa quando alinhada à responsabilidade ambiental. A agência oferece opções de roteiros que combinam aventura e conservação, como flutuação no Rio Sucuri e visitas à Gruta do Lago Azul, sempre com orientações para que os turistas minimizem seu impacto.



Mais do que um destino paradisíaco, Bonito é um exemplo de como o turismo pode ser uma força positiva para a preservação. Com planejamento e consciência, os visitantes contribuem para que as belezas naturais da região permaneçam intactas para as próximas gerações.

Mais informações: acquaviagens.com.br.  

terça-feira, 15 de abril de 2025

Minas lança atrações turísticas

 


Reconhecida por sua beleza natural intocada, trilhas desafiadoras, cachoeiras cristalinas e rica gastronomia típica mineira, Grão Mogol desponta agora como destino estratégico para o ecoturismo e o turismo de aventura no país. Localizada ao norte da imponente Cordilheira do Espinhaço, Grão Mogol se destaca com o lançamento de três produtos turísticos lançados na WTM, em São Paulo.

                                         Foto: Leo Bicalho



Turismo sobre duas rodas - Entre as principais novidades estão duas expedições de bicicletas elétricas (E-bikes) organizadas pelo Sertões, referência nacional e internacional no universo dos esportes de aventura, já responsável por levar anualmente para Minas Gerais o Sertões MTB, competição de Mountain Bike, em Nova Lima e Ibitipoca.


Os tours, que acontecerão de 5 a 8 de junho e 18 a 21 de setembro de 2025, oferecerão experiências imersivas para pequenos grupos — com apenas 10 vagas por edição — e terão vendas abertas já no dia do lançamento na WTM. A expectativa é de crescimento rápido da iniciativa, com novas datas planejadas para 2026, com expedições bimestrais.

De acordo com Fernanda Hummel, head de sustentabilidade e turismo do Sertões, Grão Mogol foi escolhida como destino-piloto para esse novo produto voltado ao cicloturismo com bicicletas elétricas graças ao seu conjunto único de atrativos naturais, trilhas de nível intermediário e forte apelo cultural.

"Grão Mogol surgiu como primeiro destino desse produto pelo seu potencial entre os destinos de cicloturismo com foco em Ebikes. Alinhado com a proposta da Plataforma Sertões, que é descobrir o Brasil profundo e revelar esses destinos ao grande público, vimos na cidade uma oportunidade de dar visibilidade a um lugar ainda pouco explorado, mas com enorme potencial turístico", explica.

Já Leonora Guedes, CEO do Sertões, ressalta o alinhamento do projeto com a missão da plataforma, além do apelo inclusivo das bicicletas elétricas.

“Quando lançamos a primeira prova do Sertões MTB, em 2022, logo identificamos o crescimento das bicicletas elétricas e seu potencial para o turismo. É um meio de locomoção inclusivo, ideal para diferentes idades e níveis de preparo físico. O contato com a natureza e a descoberta de paisagens únicas fazem parte do DNA do Sertões. Grão Mogol é um lugar incrível, que merece ser vivenciado sobre duas rodas.”, conta.

Roteiros guiados em meio às montanhas de Minas

O município, que já vem chamando a atenção para iniciativas de turismo sustentável, passará a contar também com um roteiro de cicloturismo guiado, organizado pela operadora Logística

Aventura, em parceria com a renomada agência Pisa Trekking, que opera atualmente mais de 300 roteiros na América Latina, Europa, África, Ásia e Oceania.

Em quatro noites, o passeio de bike oferece uma jornada pelas principais paisagens e pontos históricos da cidade, como igrejas centenárias, antigas construções de pedra, vinícolas, banhos de cachoeiras e cenários de tirar o fôlego — uma verdadeira imersão no coração montanhoso de Minas Gerais.

"Somos operadores especializados em turismo de aventura e viagens de bicicleta, atuando há mais de 15 anos nesse setor. Grão Mogol tem se voltado fortemente para o desenvolvimento turístico. O público sempre elogia muito o destino, principalmente pela hospitalidade. Agora apresentamos um produto novo, com a adesão de outros municípios da Cordilheira do Espinhaço. Para quem não quer sair do Brasil, é uma excelente opção com atrativos gastronômicos e bons vinhos.", destaca Nilo Sérgio Lanza, tour leader da Logística Aventura.

Além disso, Grão Mogol será promovida como um destino para trilhas de trekking, voltado para os amantes da natureza e da cultura regional, um outro lançamento da parceria que também vai adentrar nos atrativos turísticos da cidade.



Para Ítalo Mendes, secretário de Turismo de Grão Mogol, os novos roteiros representam uma conquista importante:

"O lançamento desses roteiros em parceria com grandes operadoras de turismo de natureza é o coroamento de um trabalho intenso nos últimos quatro anos para estruturar e divulgar Grão Mogol como destino. Os visitantes vão se encantar com o centro histórico tombado, as trilhas, cachoeiras, hospitalidade, gastronomia mineira e um belo vinho local. O turismo em Minas tem crescido de forma acelerada, e Grão Mogol segue essa tendência, tornando-se um dos destinos mais promissores do país.", destaca.



A presidente da IGR Lago de Irapé, Poliana das Dores Soares Caldeira acredita que as novas atrações reforçam a atratividade da Cordilheira do Espinhaço como um destino de ecoturismo e turismo de aventura. “A beleza natural e a rica cultura da região são verdadeiros tesouros que merecem ser explorados. Com as expedições de E-bikes e os roteiros guiados, estamos oferecendo experiências únicas que conectam os visitantes à natureza e à história local. É um passo importante para consolidar Grão Mogol como um dos destinos mais promissores do Brasil" , define.

A participação de Minas na WTM é organizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) em parceria com a Codemge, e conta com o apoio do Sebrae-MG, Instâncias de Governança e Prefeituras Municipais que buscam fortalecer o turismo mineiro e posicionar o estado como um dos principais destinos do Brasil e da América Latina.

 


São Thomé das Letras, um dos destinos mais enigmáticos da Mantiqueira de Minas, se reposiciona no cenário turístico nacional e internacional com o lançamento de sua nova marca: “São Thomé das Letras – Onde você é o mistério”. A apresentação oficial foi realizada na WTM Latin America 2025, em São Paulo, com a presença de autoridades e operadores do setor.

                                                    Foto: Reprodução/Vídeo EMC


A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), e a Prefeitura Municipal de São Thomé das Letras, e marca uma nova fase para o turismo local, que conta com mais de 19 mil leitos disponíveis, além de uma oferta crescente de experiências ligadas à espiritualidade, à ancestralidade e à natureza.



“A nova marca traduz com sensibilidade aquilo que São Thomé representa para seus moradores e visitantes: um lugar de energia, introspecção e beleza natural. Convidamos todos a se reencontrarem aqui, onde cada um é parte do mistério que envolve a cidade”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

A identidade visual renovada é inspirada nas texturas das pedras locais, na arte rupestre e nas cores vibrantes do pôr do sol da região. Ela reflete a conexão entre o passado ancestral e as vivências contemporâneas que caracterizam o destino.

Durante a WTM, também foi apresentado o novo vídeo institucional de São Thomé das Letras, produzido pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC).

“Este vídeo buscou traduzir a experiência sensorial que é estar em São Thomé. Não é apenas um destino, é uma vivência. A luz, o som, o silêncio, tudo ali comunica transcendência e liberdade. É um lugar onde a câmera precisa mais sentir do que registrar”, destaca o reitor da EMC, Leonardo Vitor.

A campanha digital #SouSãoTomé também foi lançada na ocasião, com foco em depoimentos de moradores e visitantes, convidando influenciadores das áreas de espiritualidade, arte e slow living a vivenciar e compartilhar suas experiências no destino.




Estande de Minas Gerais lança projetos estratégicos e vivências culturais na WTM Latin America





Vários municípios participando no estande de Minas na WTM


Minas Gerais iniciou com força total sua participação na WTM Latin America 2025, um dos principais eventos de turismo do continente, que acontece até 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. No primeiro dia do evento, dia 14 de abril, o estande do estado apresentou lançamentos estratégicos, manifestações culturais e novos produtos turísticos, reafirmando Minas como um destino inovador, afetivo e sustentável.

O dia começou com o reposicionamento oficial de São Thomé das Letras, destino místico da Mantiqueira de Minas, que agora adota a nova marca São Thomé das Letras – Onde você é o mistério”. A ação inclui identidade visual inédita, vídeo institucional e a campanha digital #SouSãoTomé. O objetivo é valorizar a vocação espiritual e sensorial da cidade, com forte apelo para o turismo de introspecção, natureza e ancestralidade.
                              Fotos: Leo Bicalho

Logo depois, o Governo de Minas, em parceria com o Sebrae-MG, lançou a Rota Vulcânica – Águas, Vinhos e Termas na Mantiqueira, um produto que une bem-estar, enoturismo e saúde em municípios como Poços de Caldas, Caldas e Andradas. Com águas sulfurosas, vinhos premiados e balneários históricos, a rota se posiciona como um dos mais completos roteiros de relaxamento e experiência sensorial no Brasil.

Outro destaque foi o lançamento de três novos produtos turísticos em Grão Mogol, no norte da Cordilheira do Espinhaço. A cidade passa a integrar o cenário nacional do ecoturismo com expedições de E-bike promovidas pelo Sertões, roteiros guiados de cicloturismo com a Pisa Trekking e percursos de trekking que valorizam o patrimônio natural e histórico da região.
 
A culinária mineira com degustação de cafés especiais, doces, cachaças artesanais e outros produtos mineiros, e ações ao na cozinha ao vivo que valorizam a gastronomia mineira

As ações reforçam Grão Mogol como novo polo de turismo de aventura no Brasil, com atrativos como trilhas, cachoeiras, vinícolas e o centro histórico tombado.
Encerrando o dia, o público foi presenteado com a apresentação musical do grupo Os Ingênuos, que trouxe ao palco o charme do chorinho mineiro, promovendo uma verdadeira viagem sonora pelas montanhas do Sul de Minas. A experiência reafirma o compromisso da Secult-MG em promover a cultura como parte essencial da oferta turística do estado.


“Em Minas, cultura e turismo são indissociáveis. A tradição cultural, a força das manifestações populares, o patrimônio histórico e a cozinha mineira são também experiências turísticas potentes. Essa transversalidade tem impulsionado o crescimento do setor, promovendo o desenvolvimento das cidades, a geração de renda e a valorização do que somos. Na WTM, mostramos ao mundo que Minas é um lugar de encontros entre passado e futuro, entre afeto e inovação”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

A participação do estado na WTM Latin America 2025 é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Codemge, com apoio do Sebrae-MG, prefeituras, Instâncias de Governança e entidades locais.

domingo, 13 de abril de 2025

Semana da Inconfidência e o legado dos inconfidentes

 


Neste ano, a Semana da Inconfidência ganha um significado ainda mais simbólico ao celebrar os 250 anos da Polícia Militar de Minas Gerais, instituição que carrega em sua origem a história de Tiradentes, que serviu na antiga tropa de Dragões Reais, precursora da atual PMMG, o que confere à instituição um lugar de honra na narrativa da independência brasileira. 

                       Praça Tiradentes

Por isso, serão realizadas homenagens especiais à corporação e atividades que resgatam a presença da PMMG na construção da identidade mineira.

 O por meio do Governo de Minas  ,por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo  e da Fundação de Arte de Ouro Preto( FAOP), realiza, entre os dias 21 e 27 de abril, a Semana da Inconfidência em Conexões 2025, com uma rica programação cultural nas cidades de Ouro Preto, Tiradentes e Ritápolis. A iniciativa tem parceria com as prefeituras locais e patrocínio da CEMIG.


Panteão dos Inconfidentes, no museu da Inconfidência



A Semana da Inconfidência em Conexões 2025 une cultura, história, memória e sentimento cívico. Para o governador Romeu Zema, as diversas atrações culturais e artísticas oferecidas gratuitamente no período reforçam o espírito mineiro influenciado pelo Alferes Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes, mártir da Inconfidência e símbolo maior da luta pela liberdade. 

 

Ouro Preto  



A cidade-símbolo da Inconfidência abre a programação no dia 21 de abril, na Praça Tiradentes, com a cerimônia oficial do Dia de Minas. Em seguida, a exposição "Minas Para Sempre" e a ocupação artística "Passa na praça que a arte te abraça!" trazem música, teatro e performance para o centro histórico de Ouro Preto.

No dia 22 de abril, o projeto "Territórios da Inconfidência" convida a todos para percorrer um roteiro interativo por lugares históricos do movimento da Inconfidência. A caminhada parte do Museu da Inconfidência, e realiza intervenções na Casa dos Contos, na Casa dos Inconfidentes e na Casa de Tomás Antônio Gonzaga, todas em Ouro Preto.




O dia 23 de abril é dedicado às escolas, com oficinas voltadas para a área de patrimônio histórico e contação de histórias. À noite, o evento “Sarau da Inconfidência: Heroínas” presta tributo a mulheres como Hipólita Jacinta, recentemente inscrita no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, além de Bárbara Heliodora e Maria Dorotéia Joaquina de Seixas. O evento ocorre no Museu da Inconfidência, com poesia, música e arte.




A programação se estende até 27 de abril com feira gastronômica, oficinas criativas, a Resenha Cultural da Inconfidência, que reúne diversos artistas de Ouro Preto e da região para apresentações na rua, e o espetáculo de encerramento "Conexão Marília", que celebra a cultura e a liberdade com arte, música e tradição, em atividades realizadas na Praça Antônio Dias e no Largo Marília de Dirceu.

 

Tiradentes 


                       Estátua de Tiradentes


                              Busto de Tiradentes

A cidade de Tiradentes, que leva o nome do herói nacional, realiza a solenidade cívico-militar no dia 21 de abril, com o tradicional hasteamento das bandeiras, desfile da Polícia Militar e homenagem ao Alferes. Em seguida, o Largo das Forras se transforma em palco para apresentações artísticas e concertos durante todo o dia.

                      Largo das Forras


No dia 23 de abril a cozinha mineira ganha destaque com o "Banquete da Inconfidência", um jantar servido gratuitamente ao público em plena Rua Direita, fruto da união dos restaurantes do município, que oferecem à comunidade local e aos turistas variados pratos já consagrados na cidade, com foco na gastronomia mineira.

 

Já entre os dias 25 e 27 de abril, Tiradentes recebe a Feira da Mineiridade, com estandes de produtores locais, oficinas gastronômicas, artesanato e shows. Concertos na Matriz de Santo Antônio, com o som do órgão histórico e um roteiro narrado sobre o barroco mineiro, encerram a semana com emoção e beleza.

Ritápolis  

Berço da família de Tiradentes, Ritápolis participa da programação com atos cívicos e ações culturais que aproximam a comunidade do legado do Alferes.

Oficinas, apresentações de escolas e grupos locais estão previstos dentro da homenagem.