| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Jornalista Sérgio Moreira. Divulgação sobre o Turismo, Gastronomia e Cultura. Informações para o email sergio51moreira@bol.com.br
Jornalista Sérgio Moreira. Divulgação sobre o Turismo, Gastronomia e Cultura. Informações para o email sergio51moreira@bol.com.br
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A BeFly Travel, marca integrante do ecossistema BeFly, anuncia a abertura de sua primeira unidade no coração de Belo Horizonte.
À frente do empreendimento, está Milena Pereira, empresária e profissional do turismo desde 2012. “Eu conheci a BeFly em 2022 e já me apaixonei. Todo o suporte que a holding oferece aos franqueados é essencial para o nosso crescimento.
Localizada próxima ao BeFly Hall, na rua Paraíba, a BeFly Travel Savassi chega para atender à crescente demanda da região por serviços de turismo e entretenimento, nacionais e internacionais, de forma personalizada, com mais garantias, mais opções e mais qualidade.
“Estamos muito entusiasmados com a expansão no Sudeste! Belo Horizonte foi uma escolha natural para a nova unidade, já que buscamos alcançar um perfil de consumidor que valoriza as experiências. A proximidade com o BeFly Hall é estratégica, conectando nossa marca ao planejamento de viagens e ao entretenimento”, comenta Rui Pimenta, Gerente Executivo de Vendas da BeFly Travel.
O novo espaço será inaugurado no dia 3 de setembro em um coquetel aberto ao público, das 16h às 20h.
Endereço: Rua Paraíba, número 1102, Loja 1 - Bairro Savassi, Belo Horizonte (MG).
Sobre a BeFly Travel - A rede de franquias do ecossistema BeFly, conta com todos os serviços de viagens e marcas do grupo, dando foco a experiências de entretenimento e viagens de lazer. Em sinergia com as lojas BeFly Travel, estão marcas como Flytour Consolidadora, Flytour Business Travel, Belvitur, STB, Vai Voando, entre outras empresas e startups. Ao todo, são mais de 30 operadoras, mais de 100 mil hotéis, cruzeiros marítimos, agências com serviços de câmbio e parcerias com todas as companhias aéreas.
A Carreta da Família, uma parceria inovadora entre a Santa Casa BH e a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE), iniciou sua jornada de atendimentos oncológicos nas cidades mineiras com um impacto significativo em sua primeira parada: a Expedição Serro. Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, o projeto esteve na cidade famosa por seus queijos artesanais, onde foram atendidos 339 pacientes do SUS e realizados 362 procedimentos, incluindo mamografias, raio-X, dermatoscopias e avaliações de cabeça e pescoço.
Um dos destaques dessa expedição foi a realização de 233 exames da mama, número que impressiona por estar quase à altura da cota anual do município, que é de 240 mamografias. Esse resultado reforça o objetivo da Carreta da Família de levar saúde de ponta e acesso a exames preventivos essenciais, em localidades onde muitas vezes a oferta é limitada.
Após a primeira parada, o projeto parte para a sua próxima missão: a Expedição Serra do Cipó. A gerente do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, Lorena Lima, explica como será esta etapa. “A unidade móvel estará em Santana do Riacho, entre os dias 2 a 6 de setembro. O objetivo é continuar oferecendo atendimentos com foco em prevenção e rastreio oncológico para a população local, garantindo que mais pessoas tenham acesso a educação, conscientização, identificação precoce de casos de alta suspeição oncológica e encaminhamentos assertivos, mediante aos achados”, explica Lorena.
A gerente ressalta, ainda, que “os atendimentos serão realizados conforme o cronograma estabelecido com os gestores dos municípios atendidos, respeitando as regulamentações estaduais e municipais vigentes”, pontua.
Assim como aconteceu no Serro, a expectativa é que o impacto nas próximas cidades seja grande, já que, além da assistência proporcionada pela tecnologia de ponta e pela equipe especialmente treinada, a Carreta da Família leva um atendimento humanizado e acolhedor para a população local. “A recepção calorosa dos moradores do Serro foi um testemunho da resiliência e gratidão da comunidade e isso inspirou e motivou ainda mais todos os profissionais envolvidos”, disse Lorena.
A equipe que roda as estradas mineiras junto com a carreta conta com colaboradores da própria Santa Casa BH, sobretudo do Instituto de Oncologia. O time inclui dois médicos, um enfermeiro, dois técnicos de radiologia, dois técnicos de enfermagem, além de outros profissionais administrativos e de suporte.
Fruto da parceria entre a Santa Casa BH e a CAPE, a Carreta da Família foi adquirida por meio de investimentos próprios das duas instituições, além da dos Supermercados BH, da parceria do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e dos deputados Weliton Prado e Elismar Prado, que destinaram emendas parlamentares para o custeio de toda a operação do projeto
Instituto de Oncologia Santa Casa BH -A Santa Casa BH oferece tratamento oncológico à população há mais de cem anos, sendo a primeira instituição de saúde de Minas Gerais a cuidar de pacientes com câncer. O Instituto de Oncologia Santa Casa BH, inaugurado em 2021, conta com uma equipe multiprofissional e uma infraestrutura moderna, consolidando-se como um dos dez maiores prestadores de serviços oncológicos do Brasil. Em 2023, o Instituto realizou 134.637 atendimentos adulto e infantil, incluindo primeiras consultas, sessões de quimioterapia, radioterapia, procedimentos e retornos para controle.
Evento: Atendimento da Carreta da Família – Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS
Datas: 2 a 6 de setembro
Horário: de 8h às 19h
Local: Santana do Riacho (Serra do Cipó)
Endereço: Praça Santana, Centro, Santana do Riacho
Organização: Santa Casa BH e Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE)
Apoio: Secretaria de Saúde Municipal de Santana do Riacho
Estão abertas as inscrições do Coffee of the Year 2024. O prêmio tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando o desenvolvimento e o aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens.
Produtores de todo o Brasil podem registrar seus melhores cafés, nas categorias arábica e canéfora, por R$ 180. Neste ano, o prazo de recebimento das amostras (4 kg) pela IFSULDEMINAS - Campus Machado , destalhes no fim deste post, é 7 de outubro.
As amostras serão disponibilizadas durante a Semana Internacional do Café, que acontece em Belo Horizonte, na sala Cupping&Negócios. Do total, os 10 melhores arábicas e os 5 melhores canéforas participam do voto popular através de degustação às cegas, pelo método filtrado, nas garrafas térmicas disponibilizadas nos dois primeiros dias de evento (20 e 21 de novembro).
Atenção: A ficha da amostra, devidamente preenchida (digitada), deve ser assinada pelo produtor e encaminhada com a amostra de 4 kg para o endereço abaixo:
Envio das amostras:
IFSULDEMINAS – CAMPUS MACHADO
A/C PROFESSOR LEANDRO PAIVA – NÚCLEO DE QUALIDADE DE CAFÉ CONCURSO COFFEE OF THE YEAR 2024/ SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
RODOVIA MACHADO PARAGUAÇU KM 03 – BAIRRO SANTO ANTÔNIO
CEP 37750-000 – MACHADO (MG)
A SIC será realizada de 20 a 22 de novembro no Expominas, em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café (SIC) é realizada pelo Sistema Faemg Senar, Espresso & Co., Sebrae e Governo de Minas, com o apoio institucional do Sistema Ocemg.
Os sete primeiros meses de 2024 garantiram mais um indicador positivo para o turismo no Brasil. Conforme dados do Ministério do Turismo (MTur), da Embratur e da Polícia Federal (PF), 4 milhões turistas internacionais chegaram ao país de janeiro a julho, resultado 10,4% superior ao verificado no mesmo período de 2023, e 1,9% maior que os primeiros sete meses de 2019, antes da pandemia de Covid-19.
Em 2023, o Brasil recebeu um total de 5,9 milhões de turistas internacionais e nos primeiros sete meses deste ano, já registrou 4 milhões. Isso indica uma possibilidade concreta de alcançar um novo recorde de visitantes internacionais nos diversos municípios brasileiros de, pelo menos, 7 milhões.
Os números divulgados pelo MTur mostram que a Argentina foi o principal emissor de viajantes ao território nacional (1,8 milhão), seguida dos Estados Unidos (668,4 mil), do Chile (458,5 mil), do Paraguai (424,4 mil) e do Uruguai (334,7 mil). As principais portas de entrada no país ficaram por conta dos estados de São Paulo (1,2 milhão), Rio de Janeiro (868,3 mil), Rio Grande do Sul (647,7 mil), Paraná (573,5 mil) e Santa Catarina (328,2 mil).
A chegada de visitantes internacionais no sétimo mês do ano foi de 437,1 mil pessoas e também representou um avanço de 16,4% na comparação com o quantitativo contabilizado no mesmo período de 2023. Os números revelam, ainda, que a via aérea mantém o posto principal de desembarque de turistas no país (2,5 milhões), sendo que outros 1,3 milhão chegaram por meios terrestres, 98,2 mil por via marítima e 54,5 mil por meio fluvial.
Os últimos resultados do turismo internacional no Brasil se somam a outros números positivos, como por exemplo o de gastos de viajantes vindos de outros países. No primeiro semestre deste ano, foram (US$ 3,7 bilhões) R$ 20,9 bilhões, segundo o Banco Central. O crescimento de janeiro a junho de 2024 é de 15% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 2023, o Brasil já havia batido recorde de receita: US$ 6,9 bilhões, superando 2014, ano da Copa do Mundo.
O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), por sua vez, lançado neste ano numa parceria entre MTur, Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e Embratur, viabilizou, no primeiro edital, uma alta de 70 mil assentos em voos estrangeiros com destino ao Brasil entre outubro deste ano e março de 2025.
Destino típico de inverno, Monte Verde se reinventa na primavera, oferecendo aos visitantes um espetáculo natural único. As montanhas, cobertas de verde e salpicadas de flores, criam um cenário perfeito para aqueles que desejam escapar da rotina e se conectar com a serenidade da Serra da Mantiqueira. Nesta estação, o destino revela sua melhor face, combinando trilhas, gastronomia ímpar e hospedagem de excelência para uma experiência completa e inesquecível.
Durante a primavera, Monte Verde ganha cores vibrantes com a floração de diversas espécies de plantas e árvores, tornando os passeios ao ar livre ainda mais agradáveis. Trilhas que levam a mirantes com vistas deslumbrantes, como o Pico Selado e a Pedra Redonda, ficam especialmente encantadoras, proporcionando momentos de conexão profunda com a natureza.
Além das atividades ao ar livre, a gastronomia local também é um atrativo à parte, com restaurantes, chocolatarias e cafés oferecendo delícias que combinam perfeitamente com o clima fresco da estação.
Para completar essa experiência única, as pousadas Pedras e Sonhos e Jardim da Mantiqueira se destacam como opções de hospedagem que aliam charme, conforto e proximidade com a natureza.
A Pousada Pedras e Sonhos encanta com suas suítes espaçosas equipadas com lareira e hidromassagem, onde os hóspedes podem apreciar a beleza das montanhas enquanto desfrutam de um café da manhã artesanal, repleto de sabores locais. Já a Pousada Jardim da Mantiqueira é conhecida por seus jardins bem cuidados e atmosfera familiar, além da proximidade ao centro, permitindo fazer diversos passeios à pé. O estabelecimento possui ainda carregador para carro elétrico.
As duas pousadas se destacam pela excelente administração e pelo atendimento excepcional aos visitantes, além do aconchego proporcionado por suítes bem cuidadas e estruturadas com todos os confortos necessários. Seja para quem prefere um ambiente mais contemplativo ou para quem deseja ficar mais próximo do centro do distrito, os estabelecimentos oferecem a hospedagem memorável que todo viajante deseja ter.
Mais informações: www.pedrasesonhos.com.br e www.pousadajardimdamantiqueira.com.br
Carta Aberta à Embratur
São Paulo, 22 de agosto de 2024
À Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo,
A Febtur Nacional, entidade que representa Federações de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, vem por meio desta carta aberta destacar uma oportunidade ímpar para o fortalecimento do turismo no Brasil, considerando o cenário atual em que países europeus passaram a exigir vistos e cobrança de taxas de turistas estrangeiros, incluindo brasileiros. Esse novo requisito pode gerar um impacto na escolha dos destinos turísticos, e o Brasil está em posição privilegiada para aproveitar essa mudança a seu favor. Dados recentes do mercado de turismo apontam que a América Latina, em especial o Brasil, é vista como uma alternativa atrativa para turistas que buscam experiências únicas, especialmente em tempos de maior burocracia para visitar destinos europeus. O Brasil, com sua vasta diversidade de atrativos naturais e culturais, apresenta uma oferta turística robusta que vai desde a Amazônia exuberante até as praias paradisíacas do Nordeste, passando pelas riquezas culturais e históricas de cidades que compõem o mapa turístico divulgado pelo Ministério do Turismo.
Em 2023, o turismo interno no Brasil movimentou cerca de R$ 238 bilhões, segundo dados do Ministério do Turismo. No mesmo período, o número de turistas estrangeiros que visitaram o país ultrapassou a marca de 7 milhões, gerando uma receita de mais de US$ 6 bilhões. Com a mudança nas regras de visto na Europa, é esperado um desvio natural de turistas, especialmente dos Estados Unidos e Canadá, para destinos que ofereçam menos barreiras de entrada. O Brasil, portanto, pode se posicionar como a escolha preferida. Nesse contexto, propomos à Embratur a realização de uma campanha de marketing internacional que destaque o Brasil como uma alternativa de viagem fácil, acessível e rica em experiências autênticas. É a oportunidade do Brasil criar uma campanha utilizando o CRISTO dizendo: Sejam todos bem vindo ao Brasil, recebemos todos de braços abertos e não cobramos taxas...
Estamos certos de que, com uma estratégia bem direcionada, o Brasil poderá não apenas mitigar os impactos da queda de turistas brasileiros na Europa, mas também conquistar uma fatia significativa do mercado internacional, reafirmando-se como um dos principais destinos turísticos globais. Contamos com a colaboração da Embratur para que, juntos, possamos transformar este desafio em uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento para o turismo nacional.
Atenciosamente,
Gorgônio Loureiro
Presidente da Febtur Nacional - Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo
Descontos e vantagens especiais em passagens aéreas, pacotes de viagem, hospedagens e passeios turísticos para conhecer o Brasil. Tudo isso estará disponível no 1º Feirão do Turismo, que acontece dia 24 de agosto, de modo presencial, em 14 cidades, e até o dia 26 de agosto, de forma online, em todo o país. A ação do Ministério do Turismo tem o objetivo de movimentar o setor na baixa temporada, garantindo a estabilidade dos serviços turísticos durante todo o ano.
As secretarias de Turismo dos estados participantes vão publicar em seus sites a lista das empresas cadastradas no feirão. Assim, para aproveitar todos os benefícios, o consumidor deve ficar atento as informações disponíveis no site do evento: feirao.turismo.gov.br.
As ofertas estarão disponíveis nas diversas plataformas de comercialização de cada empresa habilitada para participar da ação. Ao acessar as plataformas credenciadas, o turista poderá escolher a oferta que tiver interesse, realizar a compra e viajar pelo Brasil com descontos e vantagens.
É importante ficar atento se o site da compra possui o selo “Feirão do Turismo: Conheça o Brasil” e se a empresa contratada possui registro ativo no Cadastur, cadastro do MTur para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico, clicando AQUI.
O portal feirao.turismo.gov.br não intermedia nenhuma negociação. Os serviços contratados são fechados diretamente entre o cliente e as empresas cadastradas no Feirão, responsáveis pelas ofertas.
As empresas participantes da ação serão identificadas com um selo especial do evento nos sites de comercialização dos produtos. Ao todo serão três dias de ofertas para quem deseja conhecer o Brasil.