terça-feira, 30 de abril de 2024

Festival Fartura em Conceição do Mato Dentro

 


Após iniciar o ano em Portugal, a Plataforma Fartura volta ao interior de Minas Gerais, para a 5ª edição do Festival Fartura Gastronomia Conceição do Mato Dentro, entre os dias 24 e 26 de maio de 2024, com o tema “Comida de Família”. O evento gratuito tem a participação de renomados chefs como Luana Sabino (SP), Juliana Duarte (MG), Bruna Rezende (MG) e Lucas Corazza (SP) entre outros, em aulas, cozinhas ao vivo e, é claro, nos estandes servindo seus pratos ao som de muita música boa, com artistas locais e nacionais, ao longo de todo o dia. 

O jornalista Zeca Camargo será o padrinho da edição e, além de participar do festival, irá ministrar uma aula e visitar o produtor da Cachaça Bento Velho, na região. Um grande apaixonado por gastronomia, Zeca já passou por diversos programas abordando receitas, entrevistas e histórias que atravessam a gastronomia. 


“A nossa principal inspiração para esse evento é a comida de família, de dia-a-dia, que está presente na casa de todo mundo. O Zeca Camargo carrega esse espírito de querer conhecer as pessoas comuns, de estar intimamente ligado ao povo, por isso combina tanto com o festival. Também estamos fazendo uma grande homenagem à boemia belo-horizontina, com verdadeiras instituições como o Bar do Zezé. Temos ainda mulheres, como as chefs Juliana Duarte, da Cozinha Santo Antônio, e Bruna Rezende, d’A Porca Voadora, que escrevem a história da culinária mineira, cada uma da sua forma”, comenta Carolina Daher, curadora. 



A quinta edição marca a consolidação do do Festival Fartura Gastronomia em Conceição do Mato Dentro. “Conceição nos recebeu tão bem que já somos parte do calendário fixo da cidade. Com grande potencial ao turismo, belezas naturais, cachoeiras famosas, um evento de gastronomia integra muito bem essa programação. De forma leve, com opções que nem sempre estão disponíveis na região, levando um fim de semana agradável aos moradores e turistas”, comenta Rodrigo Ferraz, Diretor da Plataforma. 


O Festival Fartura Gastronomia - Conceição do Mato Dentro tem patrocínio da Anglo American e da Cemig.



PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA

No Espaço Restaurantes, chefs servem pratos especiais ao longo do dia. Entre eles, três belo-horizontinos que levam a típica comida de boteco mineira:

  • Flávia Baltazar, da Taberna Baltazar (BH);
  • Marcelo Haddad, do restaurante-fazenda Paladino (BH); 
  • Vitor Martins, do Bar do Zezé, outro boteco tradicional da capital (BH);
  • João Paulo, da pizzaria local Monte Castelo; 
  • Simone Cardoso, do Quintal, diretamente do Serro (MG);
  • Lurdinha Majó e Vânia Queiroz com o famoso pastel de angu de Conceição do Mato Dentro. 


Para quem gosta de acompanhar as receitas em tempo real, as Cozinhas ao Vivo terão uma programação especial com chefs preparando seus pratos na hora. Já confirmados estão:

  • Luana Sabino, chef do Metzi de São Paulo, considerado o 18° restaurante da América Latina pelo respeitado e internacional “50 Best Restaurants”.
  • Lucas Corazza, chef paulista e apresentador do programa Que seja Doce, do canal GNT;
  • Bruna Rezende, que após passar pela Cozinha Tupis e Birosca, agora é uma das sócias do bar e armazém A Porca Voadora (BH);
  • Cristiano Seabra, do restaurante local Sr. Pork, que convida Carolina Daher, curadora do festival;
  • Juliana Duarte, da Cozinha Santo Antônio, reconhecida por respeitar a sazonalidade dos alimentos;
  • Rafael Pires, do Mia, restaurante de cozinha contemporânea em Tiradentes.


Já no Brasa e Lenha, os assados são preparados ao longo do dia e sendo liberados direto do fogo para apreciação do público. Bruna Rezende, Marcelo Haddad, Rafael Pires e Cristiano Seabra também participam desse espaço, além de:

  • Marcelo Aparecido, do Chapa Burger, famoso na cidade de Serro (MG). 


No Espaço do Conhecimento, os chefs que vão cozinhar no festival compartilham suas experiências e receitas em aulas gratuitas. Participam Luana Sabino, Lucas Corazza, Vitor Martins, Bruna Rezende e Juliana Duarte, além da aula super especial do padrinho Zeca Camargo. 


E na Mercearia Fartura, produtores locais terão produtos de origem à venda. Neste espaço, participam empreendedores da Nossa Feira Sabor e Arte, de Conceição do Mato Dentro, e do Projeto Crescer, da AngloAmerican.


Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. As Expedições Fartura já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil km rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web. Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014.



FESTIVAL FARTURA GASTRONOMIA - CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

DATA: 24 a 26 de maio de 2024

HORÁRIOS:

Sexta: 18h às 00h

Sábado: 12h às 00h

Domingo: 11h às 21h

Local: Largo do Rosário, Conceição do Mato Dentro - MG

Mais informações: www.farturabrasil.com.br 

Instagram.com/farturabrasil/

7º CONEXIDADES impulsiona participação de jovens na política

Nesta edição, o evento vai reconhecer, em parceria com a Coordenadoria de Políticas para a Juventude, programas municipais voltados a esse público.

A 7ª edição do CONEXIDADES, que vai acontecer de 4 a 8 de junho em São Sebastião, vai contar com uma novidade que pretende estimular a presença dos jovens na política. Em parceria com a Coordenadoria de Políticas para a Juventude, integrada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, o evento será palco da entrega do primeiro Certificado Câmara Parceira da Juventude.


Essa é uma ação que visa reconhecer programas municipais para jovens, de forma que estes se preparem para se envolver de forma mais qualificada nas discussões das políticas públicas de juventude nos municípios. 

A iniciativa reforça ainda que cada vereador ou vereadora é uma liderança e, sem dúvida, um exemplo e referência para jovens em seus municípios. 


Segundo o coordenador da Juventude, Juliano Borges, aproximar o legislativo local da juventude e trazê-los para somar com ideias e propostas de melhoria para cidade é canalizar esse potencial que há nos jovens em prol dos próprios jovens. “A participação desses adolescentes e jovens que de alguma forma exercem uma certa liderança em suas cidades em eventos como o CONEXIDADES é importante para conhecer novas realidades e potencializar em seus municípios novas ideias”.

Borges ressalta ainda que a inserção da agenda da governança e gestão de políticas públicas de juventude nos municípios no CONEXIDADES ganha importância em virtude da credibilidade e do alcance que tem o evento. 

“Tanto o Governo do Estado, através da Coordenadoria da Juventude, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, e a UVESP, juntas, reconhecem a importância dos legislativos na formação cidadã e estímulo à participação social e política. E isso tem um desdobramento muito forte na ponta com mais Câmaras Municipais propiciando esse espaço aos jovens. Soma-se a isso o fato que, diante das inúmeras demandas juvenis nos municípios, é importante envolver todos e fazer esse diálogo para buscar respostas e soluções para melhor a qualidade de vida dos nossos jovens”, explica.

Já a CEO do CONEXIDADES, Silvia Melo, afirma que "a introdução do Certificado Câmara Parceira da Juventude é um passo vital para estimular o envolvimento juvenil em processos políticos significativos. Estamos extremamente animados com a entrega deste certificado nesta edição do CONEXIDADES. Acreditamos firmemente que este reconhecimento não apenas valoriza os esforços dos municípios em engajar os jovens na política, mas também serve como um catalisador para novas políticas públicas que atendam às necessidades dos jovens. Esperamos que esta novidade inspire mais câmaras municipais a implementarem programas similares, fortalecendo assim o tecido social e político de nossas comunidades”.

A entrega do Certificado Câmara Parceira da Juventude ocorrerá, em cerimônia solene, no dia 6 de junho de 2024 (quinta-feira), às 18h.

O CONEXIDADES chega a sua sétima edição com um histórico de público e painéis de sucesso. O encontro de agentes públicos e privados neste ano tem como tema central a “Eficiência e Inovação para transformar cidades”. Realizado pela Multiplicidades em parceria estratégica com a UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo, está de volta ao Litoral Norte de São Paulo e vai ocorrer no Complexo Turístico Rua da Praia, em um amplo espaço que será montado na Avenida Dr. Altino Arantes. A programação completa deve ser divulgada em breve.

7º CONEXIDADES - Data: 4 a 8 de junho de 2024

Local: Complexo Turístico Rua da Praia (Av. Dr. Altino Arantes) – São Sebastião/SP

Mais informações e inscrições gratuitas em: conexidades.com.br

Ouro Minas anuncia Tamara Andrade como nova Executiva de Marketing

O setor de marketing do Hotel Ouro Minas Dolce By Wyndhampassa tem Tamara Andrade, nova executiva que traz consigo um notável histórico profissional fora do setor hoteleiro. Tamara assume o desafio de elaborar novas campanhas e ações alinhadas como o novo momento do hotel que recentemente se tornou o primeiro resort urbano de Minas Gerais.  “Estou muito otimista com essa oportunidade, poisrepresenta um desafio estimulante e uma chance de aplicar minhas habilidades em marketing para elevar ainda mais a experiências dos hóspedes e ampliar a visibilidade de forma positiva do hotel perante o mercado”. Paralelamente à a sua chegada, Tamara Andrade lança no mês de maio uma emocionante campanha de Dia das Mães, intitulada "Memórias Eternas: Celebrando a essência das Mães no Hotel Ouro minas"

Tamara Andrade e a diretora do Ouro Minas, Erica Drumond

 Pós-graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul cursando MBA em Branding, Marketing e Gowth pela faculdade PUC-RS, Tamara está entusiasmada com este novo capítulo em sua carreira. "Desenvolvi habilidades importantes em comunicação, marketing e eventos ao longo da minha carreira. Estou ansiosa para criar experiências inesquecíveis e contribuir para o crescimento contínuo do Ouro Minas", afirmou.

Tamara desenvolveu sua carreira em Belo Horizonte, destacando-se como analista de marketing no Clube Chalezinho. Lá, ela foi essencial na implementação de sistemas inovadores como chatbots e na melhoria do atendimento ao cliente, expandindo significativamente seu círculo profissional. Com experiência também como Gestora de Mídia Digital na Marketing Digital 360, Tamara conduziu diversas campanhas de mídia e prestou consultoria para a NP Digital Brasil, uma referência em marketing digital. Além disso, na Komuh, ela se especializou na gestão de campanhas de grande porte e na análise de resultados detalhados.


Campanha dmarketing Dia das Mães - A frente do Hotel Ouro Minas Tamara lança campanha de Dia das Mães, intitulada "Memórias Eternas: Celebrando a essência das Mães no Hotel Ouro minas". Com o tema “Na cidade onde cada esquina conta uma história, as mães são a nossa essência”, a campanha reflete o papel vital das mães na tecelagem da rica tapeçaria cultural da cidade e do hotel.

O conceito da campanha gira em torno de mostrar que em Belo Horizonte, uma cidade repleta de história e cultura, o Ouro Minas não é apenas um destino, mas um verdadeiro lar que celebra a essência maternal que enriquece nossa comunidade. “A campanha deste ano enfatiza que as mães são mais do que visitantes; elas são a alma e o coração do Ouro Minas. É a essência de cada mãe que faz deste lugar único. Aqui, elas não são apenas hóspedes; são o coração que pulsa em cada canto, o sorriso que ilumina nossos dias e a inspiração que guia nossa jornada, destaca a gerente de marketing.


A nova campanha contará com a divulgação de quatro vídeos emocionantes que serão veiculados nas mídias digitais do hotel, cada um destacando um aspecto único da maternidade: acolhimento, alegria, referência e eternidade. Além celebrar o Dia das Mães, a ação ressalta a importância das mães na construção da identidade e no enriquecimento da atmosfera do hotel. “No vídeo que simboliza a eternidade da maternidade, farei uma homenagem especial à minha mãe Luzinete Andrade, destacando como seu amor e legado continuam a inspirar a todos," finaliza Tamara. As peças vão emocionar e homenagear todas as mães, reconhecendo-as como o coração pulsante do Ouro Minas Dolce By Wyndham.

segunda-feira, 29 de abril de 2024

FESTUR em Ouro Preto

 


A cidade de Ouro Preto é reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade , pela UNESCO, está a apenas 90 Km da capital mineira, A cidade está no coração das montanhas das Minas Gerais, será realizada o FESTUR, com o Tema, Sabores, Tradições e Negócios. O evento promete encantar, inspirar e criar oportunidades de negócios no turismo e na cultura. A 4ª. Edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura– FESTUR, está sendo aguardada e se realizará nos dias 05, 06 e 07 de junho de 2024, no Centro de Artes de Convenções da UFOP. Este ano, o evento promete ir além, conectando culturas, pessoas, marcas e oportunidades como nunca antes.

O FESTUR nasceu com a missão de promover o turismo, mas também celebrar a rica herança cultural de Minas Gerais. O evento é uma verdadeira vitrine do melhor que o turismo mineiro tem a oferecer, reunindo uma variedade de atrações, que vão desde exposições de produtos e roteiros turísticos até shows culturais, palestras, cases inspiradores, encontros e experiências gastronômicas inigualáveis.


Uma das características mais marcantes do FESTUR é sua capacidade de conectar pessoas de diferentes origens e culturas. Com mais de 50 cidades circunvizinhas e outras regiões do estado, o evento se torna um verdadeiro ponto de encontro para troca de experiências, conhecimentos e oportunidades de negócios. O FESTUR é um reflexo da diversidade e riqueza cultural que permeia todo estado.

A cada ano, o FESTURlança tendências e traz o que há de mais inovador no setor do turismo e da cultura. Em 2024, o espaço Turismo Tech, propõe uma conexão direta com startups e suas inovações para o turismo, além de novos modelos de negócios para o setor por meio de meetups,talks e apresentação de cases.


A programação do evento contempla ainda palestras inspiradoras, painéis de discussão, rodadas de negócios,roadshows e oficinas práticas, que oferecem insights valiosos sobre temas como sustentabilidade, tecnologia, economia criativa, inclusão, turismo de experiência e gastronomia. Além disso, o evento proporciona uma oportunidade única para empreendedores locais e regionais apresentarem seus produtos e serviços inovadores para um público diversificado.


Além de ser uma fonte de inspiração e resultados, o FESTUR também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social da região. Através da promoção do empreendedorismo, do fortalecimento do ecossistema de negócios turísticos inteligentes e da geração de oportunidades de emprego e renda, o evento contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e para o crescimento sustentável do turismo em Minas Gerais.

Para garantir que todos tenham acesso a este universo de conhecimento e negócios, todas as atividades técnicas e culturais serão gratuitas, com exceção do “Fórum de Guias de Turismo, Profissionais de Cultura e Turismo de Minas Gerais”, promovido pela AGTURB em comemoração a seus 44 anos. No entanto, toda Programação Oficial estará disponível no Symplaa partir da segunda quinzena de abril/2024.


“Estamos comprometidos com a transformação e potencialização econômica por meio do setor, e expectativas defomento por meio de atração de demandas e alavancagem de negócios turísticos para Ouro Preto e outras regiões turísticas de Minas Gerais”,afirmam  Ceo e Presidente do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention &Visitors Bureau, Márcio Abdo de Freitas ,   e   Ceo da CM Business Hub, Cássia Neves . De acordo com os realizadores, a proposta do evento é difundir e fomentar o trade e a cadeia produtiva do turismo, possibilitando intercâmbios enriquecedores e momentos de aprendizado e negócios.

Com sua atmosfera vibrante, programação diversificada e compromisso com a excelência, o FESTUR 2024 promete ser uma experiência inesquecível para todos os participantes. Seja para entusiastas do turismo, seja empreendedor em busca de oportunidades de negócios ou simplesmente alguém apaixonado pela cultura e história de Minas Gerais. Este é um evento que não pode faltar em seu calendário. Junte-se a nós e faça parte deste movimento único que celebra a diversidade e o potencial infinito do turismo e da cultura em Minas Gerais.

 informações www.linktr.ee/festivaldeturismodeop

 @festivaldeturismodeop

DATA: 05 a 07 de junho 2024 (quarta à sexta-feira)

HORÁRIO: 14h00 às 22h00 (Espaço Gourmet até 00h00)

LOCAL: Centro de Artes e Convenções da UFOP

  Rua Diogo de Vasconcelos, 328 –Pilar ,   Ouro Preto 

www.centrodeconvencoes.ufop.br

ENTRADA: GRATUITA

INSCRIÇÕES:Sympla

domingo, 28 de abril de 2024

Geoparque Uberaba recebe incentivos para se tornar nova rota turística do estado



Após entrar oficialmente para a rede mundial de geoparques da Unesco, Uberaba recebe apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), para se transformar em uma das principais rotas turísticas de Minas Gerais. A iniciativa prevê uma série de ações voltadas para estruturação de novos produtos e promoção do destino .


A concessão do título de geoparque ocorreu em março deste ano. O ‘Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes’ passou a ser o sexto do país e o primeiro da região Sudeste a receber reconhecimento internacional. A certificação é dada aos territórios que têm sua história e cultura preservadas de forma sustentável. São locais propícios para estudos científicos, educação ambiental e turismo responsável, contribuindo para o crescimento socioeconômico e a preservação do patrimônio natural e cultural.



“Ter o Geoparque Uberaba com a chancela da Unesco é motivo de orgulho. Esse reconhecimento internacional inaugura um novo momento para Uberaba, para o Triângulo Mineiro e para Minas Gerais, projetando o estado para todo o mundo e gerando ainda mais desenvolvimento econômico, emprego e renda. Estar ao lado do Sebrae Minas será fundamental para fazer com que o Geoparque Uberaba atraia ainda mais turistas para Minas”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.



O nome ‘Terra de Gigantes” é uma alusão às três principais identidades históricas e culturais uberabenses, relacionadas ao patrimônio geológico – por abrigar fósseis de dinossauros -, ao potencial agropecuário – Uberaba é reconhecida como capital mundial da raça Zebu -, e por ser a cidade onde viveu o médium Chico Xavier.



No município são encontrados diversos museus, casarões antigos e geossítios que retratam as riquezas geológicas e a herança histórica. Uberaba possui ainda depósitos fossilíferos importantes, especialmente do período Cretáceo. Entre os fósseis de dinossauros encontrados na região, destacam-se espécies como o Titanossauro (herbívoros) e Abelisaurídeos (carnívoros), além de outras descobertas de vertebrados e plantas, que tem alimentado o interesse científico e atraído pesquisadores e paleontólogos de diversas partes do mundo.


Já a religiosidade é representada por diversas igrejas católicas, por manifestações como a folia dos reis e o congado. O município também tem a reputação de ser um importante centro para os adeptos do espiritismo, por ser o local onde viveu e trabalhou Francisco Cândido Xavier – o Chico Xavier -, um dos mais renomados médiuns do Brasil, reconhecido por suas obras filantrópicas, psicografias de livros e mensagens espíritas.


Por outro lado, a vocação agropecuária acompanha Uberaba desde sua fundação. A cidade é referência mundial no melhoramento genético e zebuíno de elite, e sedia importantes centros de pesquisa, fazendas e criadores especializados nesse tipo de gado. Além disso, promove eventos e feiras agropecuárias que atraem criadores de todo o país e do exterior.



Com todo esse potencial turístico, o Sebrae Minas, por meio do programa Check in Minas, e a Secult vão estruturar, mapear e qualificar novos produtos e experiências da Rota Turística Caminhos do Geoparque de Uberaba. “A intenção é proporcionar aos visitantes experiências científicas, educativas e culturais únicas. Não será apenas um local de lazer, mas também de aprendizado e conexão com a natureza e a história da região. O objetivo é potencializar e promover o turismo local, valorizar a identidade regional e o estimular o desenvolvimento econômico e sustentável”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.


Novas ações - Até o final de 2024, a Rota Caminhos do Geoparque Uberaba também vai receber outros incentivos, como as ações do convênio firmado entre o Sebrae Minas e a Prefeitura Municipal de Uberaba.


Entre as iniciativas está a realização de capacitações gerenciais para artesãos, produtores rurais e pequenas empresas, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos turistas. Haverá ainda iniciativas voltadas para o fortalecimento da governança, por meio do apoio à Associação Geoparque Uberaba, articulação de novas parcerias públicas e privadas, e a troca de experiências e boas práticas com outros geoparques brasileiros, como o de Araripe, durante missão técnica ao Ceará.



O convênio também prevê esforços para a realização da 4ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba e do Seminário de Turismo, Cultura e Gastronomia. Além disso, será criada uma estratégia de promoção do geoparque por meio do city branding. “Vamos construir uma marca que identifica e promove atributos singulares do município, criando um senso de pertencimento da população, fomentando novos investimentos, e atraindo mais visitantes e investidores para a cidade”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.


União de forças  - A iniciativa para tornar Uberaba em geoparque teve início em 2014, quando o geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro identificou a cidade do Triângulo Mineiro como um parque ecológico em potencial. A partir desse estudo foi comprovado que o município concentra uma diversidade de sítios paleontológicos com fósseis de inúmeras e diferentes espécies, em um território que se estende por 4.523,957 km², dimensão semelhante a outros geoparques europeus.


Desde 2018, o Sebrae Minas tem se unido a parceiros locais – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Prefeitura de Uberaba e Associação Geoparque Uberaba – em um esforço contínuo para o reconhecimento do patrimônio geológico, cultural e histórico do território.


O planejamento estratégico das ações foi elaborado por uma consultoria especializada, que norteou o andamento dos trabalhos e a criação dos grupos temáticos.


Também foi proposto um modelo de governança para a criação da Associação Geoparque Uberaba, que reúne 34 associados entre empresários, representantes de instituições públicas e privadas, lideranças e sociedade civil. Com a formação da governança, foram realizadas duas missões técnicas aos geoparques de Seridó, no Rio


Grande do Norte (2022), e de Arouca, em Portugal (2023), propiciando a troca de experiências, principalmente, relacionadas às boas práticas.

Foram oferecidas, ainda, capacitações em gestão e design para os artesãos, além de orientações sobre precificação, comercialização e Procedimento Operacional Padrão (OPO) para meios de hospedagens locais. Também foi criado um selo de identidade dos geoprodutos feitos no território para a cachaça, doces e souvenires.


Em 2022, o Sebrae Minas participou da elaboração do dossiê do projeto ‘Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes’. Em 2023, uma comitiva de avaliadores da Unesco visitou o município e conferiu a documentação do dossiê. O projeto foi apresentado na 10ª Conferência Internacional de Geoparques da Unesco, em Marrocos. Na ocasião, Uberaba teve sua candidatura a “Aspirante Geoparque” aceita por unanimidade pelo Conselho da Rede Global de Geoparques.


Em 2024, Uberaba se juntou aos geoparques brasileiros de Araripe (CE), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (RS e SC), Quarta Colônia e Caçapava (RS), levando o país a um patamar de destaque internacional no que diz respeito à conservação e valorização do seu patrimônio geológico e cultural.


Atrativos turísticos - 

       . Geossítio de Peirópolis - Dinossauros

  • Sítio Memorial Chico Xavier - Turismo Religioso
  • Sítio ABCZ - Museu do Zebu, Parque Fernando Costa - Sede da ABCZ
  • Sítio Santa Rita - Museu de Arte Sacra, Mercado Municipal e Igreja São Domingos
  • Fazenda Cassu - primeira fazenda mineira a receber espécies zebuínas vindas da Índia.
  • Geossítio Univerdecidade
  • Geossítio Vale Encantado
  • Parque das Barrigudas
  • Parque das Acácias
  • Parque Ecológico Mata do Ipê
  • Parque Municipal Mata do carrinho
  • Máquina Locomotiva Maria Fumaça 
  • Mercado municipal
  • Estádio João Guido - Uberabão
  • Vinícola Ar Puro Wine
  • Memorial Chico Xavier
  • Igreja São Domingos
  • Museu de Arte Sacra é Igreja Santa Rita
  • Fundição Artística de Sinos -Fasu
  • Paróquia Santa Terezinha
  • Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia
  • Santuário da Medalha Milagrosa
  • Sítio histórico e cultural Memorial das Irmãs Dominicanas de Monteils - Museu da Capela
  • Comunhão Espírita
  • Casa da Prece
  • Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier
  • Estátua Chico Xavier
  • Casas de Matrizes Africanas
  • Comunidade Rural de Santa Rosa
  • Fazenda Morro Alto
  • Cachoeira dos Quartéis
  • Museu de memória do judiciário
  • Museu dos Dinossauros
  • Museu de Arte Decorativa 
  • Museu do comércio
  • Museu do Zebu
  • Projeto Museu da Nossa gente



Informações sobre o Geoparque Uberaba: www.geoparqueuberaba.com.br

Nova diretoria do PIC toma posse

 Durante solenidade realizada no PIC Cidade, dia 26 de abril, que contou com a presença dos ex-presidentes, conselheiros, familiares e gestores, a Diretoria do PIC tomou posse para mais dois anos de mandato - biênio 2024/2026.



Antonio Eustáquio, ou Taquinho como é conhecido, inicia assim seu quarto mandato à frente da presidência do Clube. A Diretoria empossada conta com os seguintes vice-presidentes: Afonso Cozzi, Arnaud Grazzi e Veiga, Hudson Venâncio, Jamil Nahass, João Henrique Franco Garcia, Marcos Nannetti, Pedro Eduardo Cortez e Ricardo Scalabrini.

Na ocasião, vários conselheiros também foram empossados, entre eles uma mulher, Itatiane, a terceira conselheira do Clube.

Em seu discurso de posse, o presidente agradeceu o inestimável apoio do conselho Consultivo formado pelos ex-presidentes: Edison Simão, Evandro Veiga Negrão de Lima, Carlos Augusto Passos, Antônio Mafra e Wilson Alvarenga.

Agradeceu ainda aos Conselhos Deliberativo e Fiscal, à sua Diretoria e aos colaboradores.

Taxa de mortalidade por hipertensão arterial atinge seu ápice no Brasil

 Conhecida também por pressão alta, a doença afeta mais de 30 milhões de brasileiros e mortes aumentam 72% em 10 anos; A Santa Casa BH possui Ambulatórios Especializados para prevenir e tratar a hipertensão em adultos e crianças


O dia 26 de abril, é lembrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial – caracterizada pela elevação da pressão arterial, podendo causar diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, insuficiência renal, derrame, dentre outras. Por isso, é fundamental que a população seja conscientizada sobre a importância do diagnóstico e do tratamento preventivo da doença, que mata mais de 10 milhões de pessoas por ano, no mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

No Brasil, a hipertensão arterial afeta 30 milhões de indivíduos e tem se revelado uma preocupação de saúde pública cada vez mais significativa, conforme indicam os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde. A taxa de mortalidade por pressão alta atingiu seu ápice nos últimos dez anos, com um registro de 18,7 óbitos por 100 mil habitantes, em 2021.

A hipertensão arterial é uma doença crônica muito comum na população adulta e idosa, mas cada vez mais tem acometido crianças e adolescentes. “Assintomática, na maioria das vezes, a doença pode gerar repercussões para os pacientes cardiológicos, cerebrais, renais e até mesmo oftalmológicas. Por isso é necessário fazer o rastreio, avaliação periódica da pressão, uma vez que a hipertensão arterial é definida como elevação da pressão arterial persistentemente alta”, explica o cardiologista da Santa Casa BH, Dr. Rafael Luís Silva.

                                                         foto Marcus Coelho

                                             Ambulatórios Especializados_da Santa Casa BH 

A hipertensão arterial não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. A Santa Casa BH oferece tratamento preventivo e após o diagnóstico da doença, tanto em adultos como em crianças. O Ambulatório Especializado Santa Casa BH possui um grupo de apoio multidisciplinar especializado em obesidade clínica e cirúrgica para adultos, que proporciona um tratamento individualizado da hipertensão arterial, diabetes e obesidade, incluindo apoio no processo de emagrecimento clínico ou cirúrgico, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Já para as crianças e adolescentes, a Santa Casa BH oferece, há mais de 15 anos, um Ambulatório de Obesidade Infantil para o acompanhamento e tratamento de pacientes hipertensos, obesos, diabéticos, dentre outras patologias. 

Tanto o Ambulatório Infantil quanto o de Adultos estão localizados nos Ambulatórios Especializados, antigo Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na rua Domingos Vieira, nº416, no bairro Santa Efigênia.

Os pacientes que necessitam passar por um desses tratamentos devem procurar o Posto de Saúde mais próximo da sua residência para receber o encaminhamento para os Ambulatórios da Santa Casa BH ou para qualquer outra unidade da rede de saúde pública que realiza esse serviço por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

No entanto, apesar da disponibilidade de tratamento e das recomendações de prevenção, o diagnóstico precoce, o acesso a um estilo de vida saudável e o controle adequado da doença são fundamentais para reduzir o impacto da hipertensão arterial na população.

O coordenador da Endocrinologia da Santa Casa BH, Dr. Pedro Weslley Rosário, ressalta a necessidade de ter uma vida mais saudável. “Para prevenir a hipertensão arterial, é fundamental adotar hábitos saudáveis, como manter um peso adequado, reduzir o consumo de sal, praticar atividade física regularmente, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool”, explica. 

Para os pacientes já diagnosticados com pressão alta, principalmente quando ela é associada a outras doenças como diabetes mellitus, obesidade, doença cardíaca, doença renal, colesterol alto, ou a hábitos como fumar e o sedentarismo, a chance de complicações aumenta mais. “Para aqueles que já possuem outros problemas de saúde, a alimentação saudável, a atividade física e acompanhamento médico regular se tornam primordiais”, reforça Dr. Pedro.

sexta-feira, 26 de abril de 2024

BH Airport é o melhor e o mais pontual aeroporto do país na categoria dos maiores terminais

 O BH Airport foi reconhecido como o melhor e o mais pontual aeroporto do Brasil na categoria dos maiores aeroportos pelo Prêmio Aviação + Brasil, da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Em sua nona edição, a premiação foi entregue durante cerimônia em Brasília, nesta quinta-feira (25), e contou com a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.


O prêmio avaliou 61 aeroportos do país com base nos resultados da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros realizada pela SAC ao longo de 2023 e premiou aeroportos regionais e nacionais nos quesitos satisfação geral e pontualidade. Na categoria acima de 10 milhões de passageiros, o BH Airport recebeu ambos os prêmios, sendo considerado o melhor em satisfação dos passageiros e o mais pontual do Brasil.

 


“Liderar o ranking dos melhores e dos mais pontuais entre os maiores do Brasil em um prêmio que reflete a satisfação dos passageiros é muito gratificante e reforça nosso compromisso em oferecer a melhor experiência aos nossos passageiros. Além da pontualidade e segurança, que são quesitos chaves na operação de um aeroporto, também estamos atentos à jornada de experiência dos viajantes, oferecendo um ambiente confortável, funcional, inclusivo e com amplo leque de opções de operações comerciais e de serviços. Tudo isso sem esquecer o nosso legado social e ambiental, que também está entre nossas prioridades”, afirma o diretor-presidente do BH Airport, Daniel Miranda.

                                                             fotos: Sérgio Francês /MPOR


Durante a cerimônia, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou a importância social e econômica do setor de aviação e parabenizou a organização do prêmio, que estimula o desenvolvimento dos aeroportos no país. “Aviação não é só o transporte de ir e vir, mas sobretudo inclusão social, é turismo de negócios, é turismo de lazer, é o transporte de órgãos e a gente precisa, cada vez mais, apresentar ao país o papel das companhias aéreas e dos aeroportos na economia do Brasil”, disse.


Melhor no Indicador de Qualidade (Fator Q) entre os aeroportos concedidos - Além do reconhecimento da SAC, o BH Airport também obteve, em 2023, o melhor resultado em qualidade de serviços prestados por aeroportos concedidos, segundo a Anac. A medição é realizada anualmente pela associação, com base em indicadores de serviço como conforto térmico, tempo em fila de inspeção, restituição de bagagem, limpeza, entre outros. O BH Airport alcançou o índice de 2%, o melhor resultado do Fator Q, instrumento de qualidade dos serviços que avalia o desempenho de -7,5% a 2%.

 Sobre o BH Airport  - Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a quase 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.