sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Novidade no ar: BH voo direto para Buenos Aires


O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
, em Confins, informa através da BH Airport, terá voo de uma rota direta para Buenos Aires, na Argentina, agora pela GOL. O primeiro voo partindo do aeroporto já tem data para acontecer: 16 de dezembro, com decolagem às 23h10. Já a saída do Aeroporto Internacional de Ezeiza ocorre aos domingos, às 3h40. Inicialmente, a rota é sazonal e ocorre até 17 de fevereiro. A venda das passagens aéreas estará disponível no início de outubro, no site da companhia aérea. 

 

“Buenos Aires é o primeiro destino internacional de muitos brasileiros e já era um desejo antigo dos mineiros. Realizar essa rota com a GOL é uma oportunidade ímpar de estreitar os laços e fortalecer a parceria. Com o anúncio desse novo voo, vamos quadruplicar a oferta de destinos internacionais no BH Airport em 2023, o que nos consolida como um dos três principais hubs de destinos do Brasil. Essa é uma notícia a ser celebrada pelo estado de Minas Gerais que fica cada vez mais internacional e mais acessível para turismo, geração de oportunidades e negócios”, destaca Clayton Begido, gestor de Conectividade e Aviação do BH Airport.  

 

“Com a alta temporada de verão 2023/2024, a GOL enxerga uma grande oportunidade de fortalecer ainda mais sua liderança em decolagens entre o Brasil e destinos da América do Sul, como Buenos Aires, Córdoba, Montevidéu e Santa Cruz de la Sierra. Nesse cenário, uma importante expansão do fluxo Brasil-Argentina vai acontecer com o lançamento da rota sazonal Belo Horizonte/Confins-Buenos Aires/Ezeiza, motivo de grande alegria para a GOL. Assim, os mineiros poderão se deslocar com comodidade e rapidez até Buenos Aires durante as férias, e, no sentido oposto, os argentinos vão estar a poucas horas de um estado rico em cultura, história, arte, música, natureza, gastronomia e hospitalidade”, afirma Bruno Balan, gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da GOL. 


"Temos um compromisso com o estímulo ao desenvolvimento, e isso passa também pelo incentivo ao turismo, setor que movimenta a economia e gera empregos para os mineiros", reforça o governador Romeu Zema. "Com mais um importante voo internacional, Minas amplia a sua conectividade, facilitando tanto a ida dos mineiros para a Argentina, como também trazendo diretamente mais pessoas para o Destino Minas Gerais. Tudo isso só é possível com trabalho e atuação conjunta com nossos parceiros estratégicos", completa. 

 

“A Argentina é um dos maiores parceiros comerciais de Minas Gerais e o principal dentro do Mercosul, movimentando milhões de dólares todos os anos em exportações e importações. Voltar a ter uma ligação direta regular com Buenos Aires torna mais ágil e fácil essa relação e amplia as oportunidades de negócios para as empresas das duas localidades, além de incrementar o turismo. A nova rota reforça a posição do de Minas Gerais como um dos mais importantes hubs aéreos do país, o que também ajuda a atrair mais investimentos para o nosso Estado”, diz Ronaldo Alexandre Barquette, diretor de atração de Investimentos da Invest Minas.


Experiência do cliente -Recentemente, o BH Airport recebeu o Prêmio ASQ, em evento na Coreia, sendo reconhecido pelo seu compromisso com a satisfação do cliente, por meio do programa Airport Customer Experience Accreditation. A iniciativa faz parte do Airport Service Quality (ASQ) do Airports Council International (ACI) Word e contribui para que os aeroportos possam melhorar suas práticas para proporcionar ao público viajante uma experiência singular.  

 

Sobre o BH Airport     

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 60 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.    

 

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

BH divulga atrações da capital e a gastronomia diversificada

 


O destino Belo Horizonte estará presente na Abav Expo 2023, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro. Representada pela Belotur, a cidade vai ocupar o estande C025, no Pavilhão 3 do Riocentro, levando como principais atrativos a gastronomia - que rendeu à capital mineira a designação à Rede de Cidades Criativas da Unesco - e o carnaval. O presidente e a diretora de Promoção e Marketing Turístico da Belotur, Gilberto Castro e Marina Simião, estarão presentes para agendas estratégicas com operadoras e órgãos representativos do turismo nacional. Entre elas, uma reunião com representantes da BRAZTOA, entidade à qual a Belotur recentemente se associou, para o desenvolvimento do plano de trabalho para as ações ao longo dos próximos 15 meses. 


“Nosso desejo é levar à ABAV Expo, essa que é uma das mais relevantes feiras para o setor do turismo do país e da América Latina, o que Belo Horizonte vem trabalhando como seus principais ativos: a nossa reconhecida gastronomia e os grandes eventos que a cidade vem organizando e recebendo, tendo como estrela o Carnaval. É a oportunidade de mostrar uma cidade pulsante e que surpreende, pelos seus sabores e sua receptividade. Esperamos fechar muitos negócios e colocar a capital mineira em destaque dentre os destinos turísticos brasileiros”, afirma Gilberto Castro. 

A folia momesca aparece como protagonista do estande de Belo Horizonte, que traz uma réplica de um dos ícones turísticos da cidade, o Viaduto Santa Tereza, ocupado pelas cores e pela alegria do Carnaval. O objetivo é apresentar aos visitantes um dos principais eventos de rua do município, que tem atraído cada vez mais turistas e se destacado nacionalmente pela sua essência democrática e plural, além dos ótimos índices de segurança e satisfação dos foliões. 

O estande da Belotur terá a presença de três Receptivos Turísticos, cadastrados no programa "Belo Horizonte Receptiva". As empresas Primotur, HT Happy Travel e Espinhaço Operadora aproveitam a ocasião para lançarem roteiros desenvolvidos especialmente para o período do Carnaval, que contemplam a visita aos principais atrativos da cidade e programações diretamente ligadas ao Carnaval, como a ida a grandes e renomados Blocos de Rua. A finalidade é garantir a comercialização do Carnaval de Belo Horizonte pelas grandes operadoras. 

A gastronomia belo-horizontina também terá destaque na ABAV Expo 2023. Durante a feira haverá degustação de produtos do Mercado Central, como queijo, goiabada e doce de leite. Também será o momento de apresentar aos visitantes mais detalhes sobre a Bienal da Gastronomia, evento pioneiro que será realizado entre 16 e 31 de outubro, em Belo Horizonte, com grandes nomes da gastronomia nacional e internacional. A Bienal faz parte das ações da capital como membro da Rede de Cidades Criativas da Unesco, para a qual foi designada em 2019 dentro do campo criativo da Gastronomia. 

Para fechar cada dia de feira com um gostinho especial, e celebrar tanto o Carnaval, quanto a gastronomia de Belo Horizonte, haverá degustação de chopp da Cervejaria Läut a partir das 18h, no estande da Belotur. 

Inovação, tecnologia e negócios consolidam o Espaço Business & Innovation do Festuris



Em 2023, na 35ª edição, o Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, realiza mais uma edição do espaço Business & Innovation. São 1.000 m² para uma verdadeira imersão em um ambiente que proporciona novos negócios e conexões com o mercado nacional e internacional.

O espaço traz as melhores oportunidades de negócios, nos segmentos  de inovação, tecnologia e intensa troca de informação, oportunizando visibilidade às marcas de expositores, além de apresentá-las a um público qualificado. Este ano, o local contará com: 

Arena de Conteúdo: Onde importantes temas de interesse para os setores corporativo e tecnológico são apresentados por grandes nomes do mercado. Para mais informações sobre os talks, acesse: https://acesse.dev/UsN9x.

Appointments entre expositores e compradores: O que garante um maior aproveitamento das reuniões e facilita a geração de negócios durante e pós-evento. Baixe o aplicativo Festuris 2023 para agendamento de reuniões.

MICE: (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), reunindo marcas, destinos, Conventions e Visitors Bureau, Hotelaria Corporativa, Centro de Eventos, Empresas de Receptivos, DMCs, Companhias Aéreas, entre outros.

Inovação: Voltada para startups, empresas de software, destinos inteligentes e demais negócios que apostam na tecnologia para transformar o ecossistema de viagens e turismo.

Sobre o Festuris-O Festuris - Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9.

Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No período da tarde, ocorre a Feira de Negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia. O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h. Ao longo do dia, muito networking, mentorias e experiências. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região.

O Festuris conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto. O Hospital Pompéia assina como assistência médica oficial do evento. Informações  www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

Minas mostra seu potencial turístico

 


A cozinha mineira está na centralidade do estande de Minas Gerais na 50ª ABAV Expo, feira de turismo anual realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), que acontece de 27 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro. Uma área dedicada a cooking shows e outras experiências gastronômicas funcionará no meio dos 200 m² do estande, criado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

O objetivo é dar visibilidade e valorizar um dos principais atrativos turísticos do estado, a cozinha mineira, cuja versão clássica, recentemente protegida como patrimônio cultural imaterial do estado, convive com a contemporânea. “Uma grande característica dessa nova cozinha é o respeito ao território, ao que as comunidades fazem, com esse olhar para o original e apresentado de forma mais internacional, em um menu de vários passos, com nossos vinhos, azeites, cachaças, cervejas e cafés. É um fenômeno que acontece no nosso estado, sobretudo, em alguns restaurantes da capital, do Sul de Minas e de Tiradentes. Nós identificamos uma continuidade em relação à cozinha mineira, no que diz respeito à pesquisa, à valorização dos produtos da terra, mas com uma apresentação oriunda da forma francesa”, explica o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira. 

Sete experiências da gastronomia mineira prometem agradar o paladar de quem passar pelo local. A Instância de Governança Regional (IGR) Circuito das Águas, por exemplo, promoverá uma degustação de cafés especiais, cultivados nas montanhas do Sul de Minas, acompanhada de quitutes variados. Já a IGR Veredas vai oferecer degustação do doce de leite, confeccionados pela Artesanal Sabores, próxima ao Inhotim.

O bartender Léo Gomes, que fez sucesso durante o 1º Festival da Cozinha Mineira Contemporânea, vai preparar o já consagrado Caipiblue – drink que mistura nossa cachaça com o Curaçao Blue, bebida típica da ilha caribenha de Curaçao. O espaço contará ainda com feijão tropeiro, vinhos mineiros de inverno, queijos da Serra da Canastra e, claro, a cachaça mineira.


Luiz Carlos Braga , superintendente do Mercado central de BH e a secretária adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, Minas Gerais vive um momento muito especial da sua história contemporânea, reencontrando com seu papel de protagonismo no cenário nacional. “Nossa capital e nosso Estado possuem um imenso potencial a ser explorado e principalmente, uma gente hospitaleira que sabe, como ninguém receber o turista de forma carinhosa e acolhedora em torno de um boa mesa”, aponta o dirigente da entidade, que patrocina a Cozinha Show. 

“Este novo olhar de Minas Gerais para a culinária e o turismo está gerando emprego e renda para os mineiros, além de impulsionar o espírito empreendedor em milhares de pessoas. É mais um estímulo à nossa economia criativa. Ao promover a nossa gastronomia e movimentar o Estado em torno da cultura, do lazer e do turismo, tenho a certeza que estamos fazendo de Minas o melhor lugar para se viver e empreender”, completa.

Formato em ilha
Uma das características do estande é que ele será montado como uma ilha, permitindo a entrada de visitantes por todos os lados. O design foi pensado para facilitar o acesso para o público da feira, que deve receber mais de 34 mil pessoas nos três dias de evento, garantindo mais visibilidade para Minas e seus atrativos turísticos. Apesar disso, haverá um pórtico principal com a bandeira mineira no topo, abaixo do qual um tapete de LED com alguns dos atrativos do estado dará as boas-vindas a quem adentrar no local.

Espaços instagramáveis
Duas salas instagramáveis prometem agitar o estande. Uma delas, chamada A Liberdade Mora Em Minas, terá um balanço e asas de anjo e, ao fundo, a reprodução do teto da Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto, pintada pelo Mestre Ataíde. Neste cenário, o público poderá “voar” pelos ares do Barroco mineiro.  O outro espaço é o Quem ama Minas Gerais, dá 5 estrelas. Ele contará com um painel mostrando os principais atrativos mineiros: a experiência gastronômica, os patrimônios históricos, a natureza, a arte moderna e contemporânea. Estarão representadas diversas cachoeiras, igrejas, equipamentos do Circuito Liberdade e o Queijo Minas Artesanal, candidato a patrimônio mundial pela Unesco. O público poderá escolher entre as diversas imagens para registrar sua presença no estande de Minas Gerais.  

Negócios
O estande ainda terá sala reservada para reuniões e balcões de atendimento, ocupados por representes dos receptivos do Minas Recebe, hotelaria e de diversos destinos mineiros. Por meio deles, o público poderá comprar pacotes de viagens para diversos lugares do nosso estado, facilitando os negócios e impulsionando a geração de emprego e renda.

Mais Turistas
A participação de Minas Gerais na Abav Expo 2023 está inserida no Mais Turistas. O programa da Secult tem como meta incentivar e fortalecer a atividade turística de forma sustentável e, para isso, busca promover o destino Minas Gerais aos principais agentes de viagens do país e do exterior. Apenas nesta edição, estão confirmados mais de 50 representantes de países como Estados Unidos, México, Argentina, Itália, Alemanha, Reino Unido e Portugal, com os quais o Estado poderá firmar negócios e atrair turistas.

Em 2023, a Secult já participou da Fitur e Madrid Fusion (Espanha); BTL (Portugal); WTM (São Paulo); Ta On (Campinas); Salão Abav e Travel Next (Belo Horizonte); além das missões em Bogotá (Colômbia), Frankfurt (Alemanha), Miami (EUA) e Curaçao (Caribe)

Foto: Leo Bicalho

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Embaixadores da Cultura Mineira tem o propósito de fortalecer Cultura, Gastronomia, Esporte e Turismo


O Embaixadores - MG é um projeto de iniciativa privada e finalidade social idealizado pela empresária, apresentadora e influenciadora digital Edivane Miguel, conhecida artisticamente como a “Loirinha do PobreCast Mineiro”. O principal objetivo é divulgar o Estado de Minas Gerais no Brasil e no exterior, com ênfase nas áreas da Cultura, Gastronomia, Esporte e Turismo, contemplando projetos sociais e microempreendedores de várias regiões do Estado. 

“Minas são muitas…”palavra abissal e plural, carregada de mineiridades que se encontram no Mercado Central! (Madrinha Rosilene Campolina)

Para isso, foram convidadas grandes personalidades reconhecidas pelo público mineiro em cada um dos setores representados pelo projeto.


Os Embaixadores 

Antonélio Souza 

Jornalista com uma longa trajetória de sucesso na imprensa mineira, iniciou a carreira profissional como apresentador na Rádio Extra FM, atualmente apresenta os programas Rota 98, 98 Esportes, Rádio Cast e Boteco 98, todos na Rádio 98 FM e com transmissão por TV a cabo

Carlos Nunes 

Ator e humorista, natural da cidade do Serro em Minas Gerais, é considerado um dos artistas mineiros mais bem-sucedidos de sua geração. Possui em seu currículo diversas comédias de sucesso como: Com Jeito Vai, O Noviço e A Comédia dos Sexos, onde dividiu o palco com o inesquecível ator Rogério Cardoso. Depois de revelado nacionalmente no Prêmio Multishow do Bom Humor, estrelou dois monólogos que juntos chegam a mais de 500 mil espectadores: Pérolas do Tejo, onde conta "causos" de sua família costurados com piadas clássicas; e Como Sobreviver em Festas e Recepções com Buffet Escasso, uma paródia a cursos de auto ajuda. Carlos Nunes também tem passagens em conhecidas séries de TV, como Sai de Baixo, A Diarista, Zorra Total e Ô... Coitado!

Carlos Henrique

Membro da 3ª geração da Família Rocha, fundadora do icônico Bolão Rei do Espaguete, atualmente com diversas unidades em Belo Horizonte. É sócio e administrador do Bolão Santa Tereza, 1ª unidade lançada na capital mineira no ano de 1961.

Christiano Rocco

Fundador e CEO das marcas BBQ Show World, Ouro de Minas e Trem BãoD+ que englobam uma rede de empreendimentos, produtos e serviços nossetores de eventos, gastronomia e comércio exterior. Empresário, especialista em Economia Criativa e Chef de Cozinha com atuação destacada no Brasil e exterior, é reconhecido também pela realização de grandes festivais multiculturais e gastronômicos, com destaque para Meeting Point Oficial da FIFA realizado durante a Copa do Mundo de 2014 na Savassi em Belo Horizonte, o Festival Gastronomia na Praça que foi o 1º evento do gênero e ser realizado na capital mineira e contou também com edições também em Nova York e Portugal, o evento O Maior Feijão Tropeiro do Mundo com registro no Guinness Book e os Festivais Internacionais Comfort Food e o Foodie Experience

Edilberto Mendes

Natural de Corinto no interior de Minas Gerais, tornou-se um dos brasileiros mais influentes e respeitados nos Estados Unidos após ter exercido durante mais de 30 anos o cargo de CEO e Produtor Executivo responsável pela realização do Brazilian Day, maior evento brasileiro realizado no mundo, com público superior a 2 milhões de pessoas. Jornalista de formação, Edilberto atuou ainda como Editor-Chefe do The Brazilians, a maior publicação brasileira dos Estados Unidos, e foi também empresário do premiado cantor brasileiro Emílio Santiago.

Eliza Fonseca

A famosa Lôra do Mercado Central, possui diversas premiações, com destaque para o título de campeã no concurso Comida di Buteco. Já há alguns anos é bastante requisitada para matérias jornalísticas e convidada para os principais festivais gastronômicos de Minas Gerais. Recentemente inaugurou a sua 2ª unidade no Centro de Belo Horizonte e está prestes a inaugurar uma 3ª unidade na Savassi.

José Batista Martins

Conhecido por todos como Zezé, nasceu em São Domingos do Prata, interior de Minas Gerais, e veio para Belo Horizonte aos 12 anos de idade. Após trabalhar alguns anos em uma grande empresa do setor da siderurgia, reuniu todos os seus recursos; e juntamente com a sua esposa Alfa, decidiu investir em uma pequena Mercearia no Barreiro em BH, que tempos depois viria se tornar o icônico “Bar do Zezé”, tricampeão do concurso Comida di Buteco, e que até hoje é um dos empreendimentos mais requisitados, respeitados e premiados da capital mineira.

José Márcio Ferreira

Mais conhecido como “Marcinho”, é empresário e fundador do Barbazul, tradicional boteco que há mais de 25 anos é considerado um dos principais pontos de encontro de boêmios e amantes da tradicional cozinha mineira, localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

José Nilson Fundador do Grupo Olubatá Percussão Étnica, que desde a sua criação em 2008, promove um importante trabalho social de resgate da cultura afro-brasileira, realizando oficinas multiculturais e apresentações musicais em todo o país.

Leonardo Oliveira

O famoso “Bolota”, é empresário e sócio fundador do Bolota’s Bar. Com duas unidades em Belo Horizonte, atualmente é uma das maiores referências de “boteco raiz” na capital, com suas famosas estufas, tira-gostos tradicionais, rodas de samba, chorinho e gafieira. É requisitado e participa sempre com muito destaque dos principais eventos e festivais gastronômicos realizados em todo o estado.

Maurinho Berrodagua

Fundador e vocalista da banda Maurinho e os Mauditos, ex-integrante e vocalista da banda mineira Tianastácia, é cantor, instrumentista, compositor e considerado uma das vozes mais marcantes do rock nacional. Além da carreira musical, Maurinho atua também como empresário, é sócio do Chopperhead Garage, um pub localizado no Bairro Prado em BH, onde realiza diversos eventos multiculturais que abrem as portas para apresentações de jovens e desconhecidos talentos da música mineira.

Paulo Roberto 

Prestes Ex-jogador de futebol e lateral esquerdo com grande destaque no Clube Atlético Mineiro, onde atuou por uma década, entre 1986 e 1996, sendo titular absoluto e capitão em algumas temporadas. Com a camisa alvinegra, marcou 38 gols e foi pentacampeão mineiro. Em 11 temporadas atuando pelo Galo, foi o segundo jogador que mais atuou pelo clube em Brasileiros, com 189 partidas. Atualmente, concilia a carreira de comentarista esportivo de televisão com o cargo de secretário adjunto de Esportes de Belo Horizonte.

Raimundo Nonato da Silva

Ex-jogador de futebol, o lateral esquerdo Nonato faz parte da história do Cruzeiro Esporte Clube, sendo um dos maiores jogadores da sua posição na história do clube. Titular do time por 7 anos seguidos, este potiguar de Mossoró que adotou Belo Horizonte como sua morada definitiva, tem em seu currículo 14 títulos com a camisa do Cruzeiro, entre conquistas regionais, nacionais e internacionais. Em todas as finais, a honra de levantar a taça era dele, ídolo e capitão do time durante praticamente todo o período em que atuou com a camisa azul celeste.

Ricardo Penninha 

Umas das maiores referências e autoridades em Churrasco no Brasil e no mundo, é autor de 32 manuais, três publicações com DVDs e três livros: “O Manual de Instruções do Churrasco”, “Alquimia do Churrasco” e “Transformando Carnes de Segunda em Carnes Nobres”. Atua como professor e consultor gastronômico, responsável pela elaboração de cardápios em mais de 500 empresas, incluindo diversas churrascarias e restaurantes no Brasil e exterior.

Robson Rodrigues 

Pesquisador, Consultor em Gestão Gastronômica, Vigilância Sanitária e Segurança Alimentar, Chef de Cozinha, já atuou em alguns dos principais eventos e festivais gastronômicos já realizados em Minas Gerais. É membro da FIC, maior Federação Italiana de Chefs do Mundo, além de empresário consultor e especialista em charcutaria.

Roney Almeida 

De Itabirito para o mundo, Roninho como é conhecido, faz parte das 5 gerações que administram há décadas a icônica Mercearia Paraopeba de Itabirito, atualmente com uma unidade também na histórica cidade de Tiradentes. Muito requisitado para participações em programas de TV de grande audiência em todo o Brasil, é referência no fomento ao trabalho dos pequenos produtores rurais e na preservação da cultura e tradições de Minas Gerais.

A posse


Os Embaixadores - MG tomarão posse em uma solenidade que acontecerá no dia 02 de Outubro, a partir das 19h no espaço de eventos do Mercado Central de Belo Horizonte, quando também serão homenageados os padrinhos e patrocinadores que apoiam a iniciativa, já que a mesma não possui finalidade lucrativa.

O evento contará ainda com a presença de autoridades, imprensa, influenciadores digitais, empresários, artistas e grandes personalidades mineiras que apoiam institucionalmente o projeto. Ao todo, serão 200 convidados.

Projetos e programas sociais 

Um dos primeiros projetos que será realizado pela iniciativa Embaixadores - MG logo após a solenidade de lançamento, será uma Web Série que contará com a produção, gravação, edição e divulgação de 10 Episódios com a apresentação da idealizadora do projeto, a influenciadora digital Edivane Miguel, que estará sempre acompanhada pelos Embaixadores representantes da área que estiver em pauta a cada episódio.

Nessa 1ª Temporada, a equipe vai visitar representantes de projetos sociais e microempreendedores da Grande BH, que serão entrevistados com o objetivo de divulgar o trabalho realizado por eles e atrair apoiadores e incentivadores para seus empreendimentos. A presença dos Embaixadores nesses encontros será de grande importância, pois além de atuarem como fonte de inspiração e conhecimento para os entrevistados participantes, haverá ainda uma ação de divulgação com grande impacto, realizada com apoio de uma assessoria de imprensa especializada, mídias e redes sociais de todos os Embaixadores, parceiros, padrinhos e demais envolvidos no projeto.

Além de fomentar a economia e gerar novas fontes de renda para os microempreendedores contemplados, o projeto tem ainda como objetivo, tornar-se uma importante ferramenta de interesse público; com alcance em várias partes do Brasil e do mundo, revelando riquezas multiculturais e atrativos únicos até então desconhecidos até dos próprios mineiros, mas que em breve poderão se tornar destinos atraentes e memoráveis para visitantes que desejam explorar a diversidade histórica e cultural de Minas Gerais.

Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte de 11 a 22 de outubro



Todos os filmes inscritos foram avaliados e selecionados por duas comissões ,uma para as obras nacionais e outra para as internacionais , ambas compostas por seis profissionais brasileiros dedicados à pesquisa, à curadoria, à crítica e à realização cinematográfica.

Os filmes exibidos nas mostras competitivas serão avaliados por Júri Técnico e concorrem ao prêmio oficial de R$ 5 mil. As demais obras, exibidas nas mostras paralelas, concorrem, juntamente com os filmes da mostra competitiva, ao prêmio do Júri Popular no valor de R$ 3 mil. As duas categorias de mostras também concedem o já tradicional “Troféu Capivara”. O Festival organizado pelo  Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), promoveu o lançamento de mais um Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FestCurtasBH, que ocorrerá de 11 a 22 de outubro. Realizado pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), o festival comemora 25 edições celebrando o recorde de filmes inscritos em uma única edição: foram 3.031 obras enviadas, sendo 944 filmes nacionais, de todos os estados brasileiros, e curtas vindos de 106 países.

A coletiva de imprensa para o lançamento do FestCurtasBH aconteceu nessa segunda-feira (25/9), no Foyer do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Além de autoridades e servidores da Secult e da Fundação Clóvis Salgado, o evento contou com a participação dos responsáveis pela coordenação e curadoria do 25º FestCurtasBH.

A Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa, ressaltou a longevidade do FestCurtasBH e a relevância dos debates suscitados pelo Festival. “Esse é o poder da política pública, com essa continuidade e o entendimento da importância do setor audiovisual, uma cadeia tão grandiosa e que desenvolve social e economicamente o nosso estado. Um festival que já é realizado há mais de duas décadas e segue despertando a sensibilidade do público e fomentando todas as discussões tão importantes que o audiovisual promove”, celebrou.

O presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, destacou que o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte é uma grande janela de exibição para as múltiplas formas do audiovisual. “A cada novo FestCurtasBH, somos surpreendidos com a criatividade e as provocações dos realizadores. É motivo de orgulho que a Fundação Clóvis Salgado invista em uma iniciativa tão potente quanto o Festival. De forma gratuita e democrática, oferecemos ao nosso público uma programação extensa, variada e que sempre busca refletir as urgências da contemporaneidade por meio de produções em curta-metragem. Teremos aqui dias muito ricos, não só para quem puder vir presencialmente, mas também para quem estiver em casa e quiser conferir a programação”, disse.


Programação diversa e gratuita-Nos dias 11 e 12 de outubro serão realizadas atividades para introduzir o público nos temas que serão debatidos ao longo da programação do evento. No dia 11, no Cine Humberto Mauro, acontecerá a sessão de première especialmente preparada para dar largada nessa jornada cinematográfica. Dia 12, integrando o Dia do Pequeno Artista, promovido pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da FCS, o público infantil poderá se divertir com a realização do FestCurtinhas, em duas sessões especialmente preparadas para a garotada.

Já na sexta-feira (13/10) ocorre a abertura das mostras especialmente curadas para a 25ª edição do evento. A ocasião contará com a participação da cantora Adriana Araújo, comandando uma roda de samba, em uma ocupação diferenciada do Palácio das Artes.

Ao todo, serão exibidos 142 filmes nacionais e internacionais, distribuídos entre mostras competitivas, paralelas e especiais, incluindo uma destinada exclusivamente à produção mineira. Haverá ainda sessões comentadas, mesa-redonda, debates, exposição e oficina crítica.

A programação presencial acontecerá no Cine Humberto Mauro, na Sala Juvenal Dias, no Espaço Mari'Stella Tristão e na Galeria Aberta Amilcar de Castro – todos espaços do Palácio das Artes com acesso gratuito. O público poderá ainda ter acesso online às sessões de cinema por meio da plataforma Cine Humberto Mauro MAIS.

A coordenadora de Programação e Curadoria do festival, Ana Siqueira, explicou que, nesta edição, o FestCurtasBH propõe um olhar mais atento às produções das mulheres, em um recorte mais regionalizado. "Para além da sempre instigante produção contemporânea nacional e internacional, presente nas mostras competitivas e paralelas, o 25º FestCurtasBH apresenta duas mostras especiais que se dedicam a cinemas de criações estéticas e políticas tão fundamentais quanto pouco conhecidos entre nós. Temos uma mostra com a história do cinema feito por mulheres na América Latina desde os anos 1960 até os dias de hoje, e que é tão inventivo e admirável quanto pouco acessível no Brasil. Já a segunda mostra especial se volta para o aclamado trabalho da cineasta e artista visual estadunidense Cauleen Smith, em sua primeira visita ao Brasil ", destacou Ana Siqueira.

Já o coordenador executivo do festival, Matheus Antunes, pontuou que a diversidade da programação é um dos grandes atrativos do evento. “Se manter plural e estar em constante desenvolvimento e movimento é uma das características mais marcantes do FestCurtasBH. A diversidade e a constante ampliação dos mais diversos colaboradores que contribuem não apenas para a criação da programação cinematográfica, mas também, para a ampliação de nossa programação - que em tempos atuais não se limita apenas ao fazer/ver cinematográfico, é um dos principais marcos do Festival. O crescente número de inscrições - nacionais e internacionais - reflete cada vez mais a consolidação do FestCurtasBH entre os principais eventos dedicados ao curta-metragem. Ao longo de dez dias da intensa programação, o festival cria um ambiente dedicado à exibição e à reflexão sobre as obras - contemporâneas ou históricas exibidas em cada edição - mas também propõe um olhar em diálogo, um convite à experimentação, para outros campos da expressão artística. Entre eventos musicais, exposição, atividades formativas, e intervenções artísticas o FestCurtasBH se consolida hoje como um espaço de reflexão do cinema para além da tela”, destacou.

Exposições e oficina Corpo Crítico

Durante o Festival, a cineasta Cauleen Smith – que será tema de uma das mostras especiais – apresentará pela primeira vez no Brasil a obra “SPACE STATION: A Rock in a River”. A mostra ficará em cartaz de 13 a 29 de outubro, com entrada gratuita.

Outra atração para além do cinema é a Oficina Corpo Crítico, integrada à programação do FestCurtasBH desde 2018. Criada com o intuito de propiciar a construção conjunta de pensamento em torno dos filmes, a oficina gratuita ocorrerá nos dias 11, 12, 16 e 17 de outubro. Para participar, é preciso se inscrever pelo site do festcurtasbh até 1º de outubro. 

Nesta edição, a oficina será realizada pela INDETERMINAÇÕES, plataforma criada pela historiadora e crítica cinematográfica pernambucana Lorenna Rocha e pelo jornalista e curador mineiro Gabriel Araújo. O tema da edição é “Autorias em disputa; ou crítica como contaminação", proposta pela dupla para fomentar a discussão em torno da ideia de autoria e coletividade.

Além do Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e  Fundação Clóvis Salgado, o Festival Internacional de Curtas de BH é apresentado pelo Ministério da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte. A realização é da FCS, com correalização da APPA - Arte e Cultura e patrocínio máster da , por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O festival conta ainda com o apoio da MGS, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e apoio cultural da Embaixada da França no Brasil e do Instituto Cervantes de Belo Horizonte. A Fundação Clóvis Salgado tem como mantenedores a Cemig e o Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e apoio da Anglo Gold Ashanti.

Foto: Leo Bicalho

Bienal da Gastronomia e a tradição da cozinha mineira

 O especialista em geleias e doçarias, Bruno Bethonico Assunção , a professora de gastronomia Rosilene Campolina e o diretor da Belotur, Marcos Boffa, na entrevista na Rede Prime de Comunicação, no programa Minas Turismo Gerais, sobre a Bienal da Gastronomia e muitas receitas da culinária, veja no link
https://lnkd.in/d8EGnGaH




 

Inhotim vai receber R$ 400 milhões para investir no maior museu a céu aberto do mundo

 

Doug Aitken, Sonic Pavilion, 2009, Instituto Inhotim. Foto: João Kehl.


O maior museu a céu aberto do mundo, está a apenas 60 Km da capital mineira. O Inhotim vem ao longo dos anos encantando e a cada dia uma novidade aos visitantes com as artes ao meio da natureza.A potência e a grandiosidade do Inhotim, um dos atrativos mais relevantes do país, ganharam um importante impulso. Uma parceria com a Vale, no valor de R$ 400 milhões para os próximos dez anos, está permitindo a ampliação da programação e da atuação do instituto. “Essa parceria inédita fortalece Inhotim como uma instituição viva, dinâmica e relevante na contemporaneidade. Com os recursos, poderemos manter um colecionismo ativo e ampliar nossa programação artística e cultural, além de expandir nossos projetos socioeducativos”, declara Lucas Pessôa, diretor-presidente do Inhotim.

Yayoi Kusama, I’m Here, But Nothing, 2000, Instituto Inhotim. Foto: Inhotim Daniel Mansur

Uma das primeiras ações implantadas graças à parceria foi a ampliação da gratuidade – que, desde julho, acontece todas as quartas-feiras. Somente nos primeiros 30 dias, houve um aumento de 33% no número de visitantes em relação ao mesmo período do ano passado. No mesmo mês, foi inaugurada a Galeria Yayoi Kusama, dedicada a uma das mais renomadas artistas da atualidade. O projeto arquitetônico é assinado pelos arquitetos Fernando Maculan (MACh) e Maria Paz (Rizoma) e a galeria abriga duas instalações imersivas da artista: I’m Here, But Nothing (2000) e Aftermath of Obliteration of Eternity (2009), trabalhos pertencentes à Coleção do Instituto Inhotim, adquiridos em 2008 e 2009, respectivamente.

Com o novo espaço, o Instituto Inhotim totaliza 24 galerias distribuídas em 140 hectares de área de visitação, que compreende todo o jardim botânico com mais de 4,3 mil espécies de diversos continentes. Um acervo composto por 1.862 obras de 280 artistas de 43 países, formado por pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações. Atualmente, cerca de 597 trabalhos de 56 artistas estão em exposição, representando 18 países. As obras estão dispostas ao ar livre, entre os caminhos do Jardim Botânico do Inhotim ou exibidas em galerias.

Outra novidade é a parceria recém firmada entre o Inhotim e o catálogo Céu de Montanhas – uma coletânea de experiências turísticas desenvolvida pela Vale com curadoria do designer mineiro Ronaldo Fraga e da especialista em turismo de experiência Miriam Rocha. A partir de agora, quem acessar o site do instituto, encontrará um amplo cardápio de vivências rurais, gastronômicas, artísticas e bem-estar disponíveis na região.

 

“Brumadinho é a casa do Inhotim, como de tantas outras vidas e histórias, agora consolidadas com as experiências oferecidas pelo Céu de Montanhas. E, com essas histórias, esperamos atrair cada vez mais turistas para estar por mais tempo em Brumadinho e consolidar este município como uma referência de turismo sustentável no Brasil”, comenta Felipe Paz, diretor de Relações Institucionais do Inhotim.

Essa parceria entre o Inhotim e o Céu de Montanhas, que possibilita a apresentação de opções mais diversificadas para o visitante do Inhotim e de Brumadinho, pode ser acessada no site do Instituto, no link “visite”, na parte relacionada à “Conheça Brumadinho: https://www.inhotim.org.br/visite/


No sítio Fotossíntese, o almoço é preparado pelo casal e servido na varanda de casa. Foto: Marcelo Belém – Instituto Rede Terra

 

Lançado em julho de 2022, o Céu de Montanhas é resultado de um extenso trabalho de mapeamento, assessoria técnica e sistematização da oferta de turismo rural e de base comunitária no município. Segundo Daniele Teixeira, analista de Sustentabilidade da Vale e coordenadora do projeto, o catálogo foi pensado para diversificar a oferta da região e facilitar o acesso do turista aos atrativos. “Essa ação busca aumentar o tempo de permanência do visitante que vai a Brumadinho e fortalecer a contribuição do turismo para a economia local”.

 

Foi criado, ainda, um mapa turístico georreferenciado com a sinalização de atrativos naturais e culturais da região, além de informações sobre serviços e estabelecimentos turísticos de Brumadinho. O mapa está disponível no modelo  impresso e também em uma plataforma virtual articulada com o Google Maps. Ao reunir e organizar os principais pontos de interesse da região, o material – que pode ser acessado aqui – oferece ao visitante uma visão completa das potencialidades do município, incentiva seu deslocamento interno e favorece sua estadia por mais tempo. 



Lenine e Cecília apresentam todo o processo da cerâmica durante a vivência no Ateliê Cerâmica Raiz. Foto: Marcelo Belém – Instituto Rede Terra

 

Um mergulho nas cores e nos sabores de Brumadinho

 

Extrair o barro e produzir uma peça de cerâmica. Tomar um banho de imersão em cerveja em um belo e tranquilo jardim. Colher alimentos no quintal e participar da feitura de uma refeição tipicamente mineira. Essas são apenas algumas das dezenas de vivências reunidas na coletânea. “Brumadinho é um município imenso, que guarda uma riqueza cultural ainda pouco conhecida. A proposta de Céu de Montanhas é oferecer um mergulho na tradição e na história desse lugar”, explica Daniele.


A busca por uma conexão com a vida rural, por exemplo, inspirou o desenho de vivências como a do Sítio Fotossíntese. Uma horta com temperos tradicionais, um extenso pomar, um quintal com mais de 40 espécies de árvores nativas e comida de verdade servida na varanda formam o cenário perfeito para que os visitantes possam vivenciar o dia a dia no campo.


Já o Ateliê Cerâmica Raiz é parada obrigatória para quem se interessa pela arte da cerâmica. Os anfitriões Cecília Lobo e Lenine abrem as portas de casa e compartilham todo o seu processo de trabalho– da extração do barro à modelagem e queima das peças.

Os amantes da boa comida se surpreenderão com as mais inusitadas experiências gastronômicas. É o caso d’A Cachaçaria Itinerante, que apresenta aos convidados uma imersão no universo da cachaça envolvendo histórias, drinks e pratos da gastronomia molecular.

 

Atividades voltadas para a saúde e o bem-estar também foram contempladas no catálogo Céu de Montanhas. Um banho de imersão em cerveja é a proposta de A mi manera-Bistrô, Pousada e Cervejaria Artesanal. No Espaço Samtoshala, a vivência inclui massagens com óleos essenciais, exercícios de respiração, yoga e pilates.


Todas as vivências do catálogo Céu de Montanhas podem ser acessadas em: www.ceudemontanhas.com.br.

 



O banho de imersão na cerveja é uma das vivências voltadas para a saúde e o bem-estar. Foto: Marcelo Belém – Instituto Rede Terra

 

 

Natureza exuberante e esportes radicais

 

Para quem gosta de turismo de natureza, Brumadinho é um prato cheio. Conhecida por atrair amantes de esportes radicais como voo livre, trekking e ciclismo, a região abriga importantes áreas preservadas, a exemplo do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, com seus 4 mil hectares de natureza exuberante e uma rica biodiversidade constituída por uma série de espécies da fauna, como o lobo-guará, onça parda, cachorro-do-mato, veado campeiro e o carcará; e da flora, como a canela-de-ema, várias espécies de orquídeas, bromélias e cactáceas. O Parque guarda ainda seis mananciais, trilhas e mirantes. 

Outra opção interessante é o Monumento Natural Serra da Calçada, que ganhou esse nome por preservar em alguns trechos calçamento original do século XVIII. Entre as ruínas remanescentes na região, estão a fábrica de São Caetano da Moeda Velha e o complexo minerário Forte de Brumadinho, ambos tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) em 2008. Com cerca de 8 km de extensão, ele é perfeito para diversos tipos de atividades.


O Topo do Mundo é a principal base para salto de parapente na região de Belo Horizonte. Foto: Marcelo Belém – Instituto Rede Terra

Um pouco mais adiante, a Serra da Moeda ostenta uma das paisagens mais majestosas e exuberantes do estado. O Topo do Mundo, rampa natural com 500 metros de desnível, é a principal base para salto de parapente na região de Belo Horizonte.


O novo momento do setor turístico de Brumadinho, em Minas Gerais, será um dos destaques da ABAV Expo 2023, evento promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens entre os dias 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro. Como resultado de parcerias e articulações entre os atores do trade, o município conta hoje com uma oferta turística atrativa e estruturada, capaz de encantar os visitantes mais exigentes. Além de abrigar o Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto da América Latina, a cidade vem se posicionando como um dos principais polos de turismo de experiências do país. Um destino completo para quem procura natureza, arte e gastronomia regados à hospitalidade mineira.

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Superminas deverá movimentar mais de R$ 2 bilhões em negócios

 


Nos dias 17, 18 e 19 de outubro, o varejo supermercadista e a indústria fornecedora de Minas Gerais e do Brasil têm um megaencontro para atualização profissional, networking, negócios e muitas novidades em produtos, serviços e tecnologias. É a 35ª edição da Superminas Food Show (Superminas 2023), que será realizada no Expominas (avenida Amazonas, 6.200), em Belo Horizonte.

A Superminas é realizada pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e tem apoio master do Sebrae Minas, e participação como expositoras e patrocinadoras de diversas entidades empresariais e governamentais do estado. Maior evento empresarial do estado é também o mais importante encontro do varejo supermercadista mineiro com a indústria fornecedora, num ambiente para negócios, atualização profissional e relacionamento.


As projeções da direção da AMIS são de superar os recordes do evento de 2022, que já foram elevados. No ano passado, a Superminas recebeu um total de 58.656 participantes e os negócios gerados chegaram a R$ 2,37 bilhões. A Superminas 2022 recebeu 547 empresas expositoras e/ou patrocinadoras.

A feira é composta, em grande maioria, por estandes das indústrias que abastecem as gôndolas dos supermercados. As maiores empresas fornecedoras do setor expõem seus lançamentos ou produtos tradicionais aos compradores no segundo maior mercado supermercadista do Brasil. Nos estandes estão itens tradicionais do mercado, lançamentos em produtos, serviços e tecnologias aplicadas ao segmento supermercadista.  Pequenos fornecedores também têm espaço garantido no evento.

 

Espaço Minas 360o é mais uma novidade


A área de feira é dividida em pavilhões, com a denominação que faz homenagem ao estado mineiro: O pavilhão Minas e o Gerais. Este ano, porém, foi necessário mais espaço para abrigar o megaevento com a expansão para um novo pavilhão.

A Superminas 2023 chega com mais um marco na sua expansão: o Espaço Minas 360°. O pavilhão “circular” inteiro, numa área de 4,090 mil metros quadrados, é destinado à exposição e valorização das indústrias genuinamente mineiras.

Além, de pela primeira vez, ocupar todos os pavilhões do Expominas, o Espaço Minas 360° é um avanço da feira e uma inovação para abrigar boa parte da produção mineira de alimentos e bebidas numa área exclusiva.

Os compradores poderão visitar empresas novas ou já tradicionais oferecendo o que há de melhor e mais atual no mercado. 

 

Valorização dos negócios familiares

Os compradores terão uma grande oportunidade de adquirir produtos exclusivos e ainda contribuir para o crescimento de pequenos empreendedores do estado. É o que propõe o Circuito Mineiro de Oportunidade e Negócios (CMON), um projeto de promoção de acesso a mercados, em parceria entre a AMIS, o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE).

O objetivo é aproximar e inserir os pequenos fornecedores na rede varejista.  Esses empreendedores são formados por agricultores familiares, associações de produtores, cooperativas e pequenas indústrias com potencial para se tornarem fornecedores dos supermercados.

No evento, eles têm a oportunidade de demonstrar seus produtos a compradores e diretores das redes supermercadistas, criando assim, mais oportunidades de desenvolverem seus negócios e contribuírem para o crescimento da economia nas suas regiões de origem e no estado.

Os empreendedores participantes do CMON estarão numa área exclusiva no pavilhão Gerais.

 

Projeto Origem Minas

Também no pavilhão Gerais, próximo ao CMON, e organizado pelo Sebrae Minas, estará outro projeto de valorização dos pequenos negócios. É o Projeto Origem Minas, uma iniciativa do Sebrae Minas e do Sistema Faemg, que prepara as agroindústrias mineiras para terem os melhores produtos do mercado, preservando seu maior diferencial - a mineiridade.

Rodada de Negócios

A Superminas contará também com rodada de negócios organizadas pelo Sebrae Minas.

Trata-se de uma oportunidade para o empresário varejista conhecer produtos, gerar bons negócios e criar uma boa rede de conexões com grandes fornecedores. É mais uma ação estratégica que apoiará efetivamente para geração de negócios entre os visitantes e expositores.


 

Congresso debate momento atual e as tendências do setor

 Nos auditórios, uma rica programação com próximo de 80 atrações como palestras, fóruns, oficinas e talk shows antecipam os debates sobre tendências, transformações e os principais temas que impactam diariamente a operação e estratégias do setor supermercadista. Novas tecnologias, mudanças de hábitos dos consumidores, além de temas como sustentabilidade, prevenção de perdas, fortalecimento de marcas e experiências do cliente que são tratados por grandes especialistas.  

Somam-se ainda às atrações nos auditórios, as visitas técnicas a empresas varejista e da indústria com atuação diferenciada no mercado. É mais uma forma de atualização e conhecimento oferecida na programação da Superminas 2023.

 

Novo visual

Neste ano a Superminas traz também como novidades a nova marca e a comunicação visual, que estarão totalmente reformuladas. 

 


Superminas Food Show 2023-Dias 17, 18 e 19 de outubro.-Expominas - Belo Horizonte-Avenida Amazonas, 6.200 - Gameleira.

Site oficial do evento: www.superminas.org.br