segunda-feira, 31 de julho de 2023

Encontro de Gestores de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais começa dia 1 de agosto.

 5º Encontro de Gestores de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais



A partir desta terça-feira ocorrerá, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a 5ª edição do Encontro Gestores de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, participa da abertura do evento, que visa promover espaço para troca de experiências de trabalho entre os participantes, com foco para o planejamento deste segundo semestre.

Oliveira e a secretária adjunta da pasta, Milena Pedrosa, ministram palestra no evento.  Também haverá assinatura do Plano do Desenvolvimento Sustentável do Turismo e o anúncio de quatro editais da Cemig, sendo dois com execução em 2023.  

O encontro será promovido de 1 a 3/8 e é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).


5º Encontro de Gestores de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais
Data: 1/8/2023 (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Avenida Afonos Pena. 1.537, Centro)

Dia da cerveja – Festival Mineiro de Cerveja ganha as ruas de BH

 


Neste final de semana teremos o dia da cerveja. Será dia 4 de agosto, sexta. E pra celebrar a data, no sábado, dia 5, teremos um dos maiores eventos com entrada gratuita de Minas Gerais para comemorar o sucesso da cerveja feita em Minas. É o Festival Mineiro de Cerveja na Praça. Depois de duas edições no estacionamento do Porcão, agora o evento ganha as ruas de BH.  As cervejarias mineiras Albanos, Kud, Lagoon, Artesamalt, Krug, Läut, Uaimii e Slod já estão confirmadas. As novidades desta edição são as cervejas da Verace e da 040, que somam 10 diferentes marcas neste festival.

 

Dia da cerveja. Dia 4 de agosto é o dia da cerveja O Dia Internacional da Cerveja é celebrado na primeira sexta-feira de agosto. No Brasil, a data serve para evidenciar a força da bebida para a economia nacional. Afinal, o país é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Segundo o Sindcerv, Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, em 2022 aproximadamente 15,4 bilhões de litros foram produzidos no país. E Minas já é o terceiro estado do Brasil com maior número de cervejarias. De acordo com o Anuário da Cerveja divulgado em julho pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), os mineiros superaram o estado de Santa Catarina no ranking nacional.

 No ano passado, Minas ganhou 33 novas cervejarias e esse foi o fator que fez o estado superar Santa Catarina. Agora, são 222 estabelecimentos registrados aqui que superam os 215 dos catarinenses. São Paulo ainda lidera o número de cervejarias, com total de 387. Em segundo lugar está o Rio Grande do Sul com 310 cervejarias. Segundo o anuário do Mapa, no Brasil existem 1729 cervejarias funcionando em todo o país.

 


No palco tem banda Cash, com sucessos do rock and roll, além de Coverplay, tributo ao Cold Play. Um das principais atrações será o Lurex, com seu repertório e performance em homenagem ao Queen. Tem ainda Rocknights, Balão Vermelho, com o melhor do grupo fundado por Cazuza e Frejat e o Dj Pablo Catão nos intervalos.

 Segundo João Roberto Pires, gerente de eventos da Cervejaria Läut essa iniciativa é muito positiva para o mercado mineiro. "Estamos sempre presente em eventos que julgamos importante para fortalecer esse alicerce que é a cultura cervejeira de Minas Gerais. Temos cervejas que são de respeito e merecem ser mostradas ao público através desses eventos". Você já pode adquirir seu convite através do Sympla, podendo optar por diferentes  tipos de combo que vem até com copo.

 Uma grande praça de alimentação com estrutura completa está sendo montada. Cortes angus, frango a passarinho, arroz de costela estão entre os pratos escolhidos para a área gastronômica. O evento também vai contar com espaço kids, além de ser pet friendly.

 


Festival Mineiro de Cerveja na Praça;Sábado, 5 de agosto, entre 13 e 22h

Praça Mendes Júnior – ao lado do Palácio da Liberdade

Convites no link com lote de entradas gratuitas; http://www.festivalmineirodecerveja.com.br/

Informações: https://www.instagram.com/festivalmineirodecerveja/

Olivas de Gramado


 Inspirado no tema do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado 2023, que são as PANC- Plantas Alimentícias Não Convencionais, o Olivas de Gramado criou um azeite de oliva inédito com PANC.

O novo produto será o azeite oficial, e exclusivo, do evento e também estará disponível aos visitantes do festival em setembro com uma edição limitada.

A iniciativa é do azeitólogo e sócio-proprietário do Olivas de Gramado, André Bertolucci, que também é diretor de olivoturismo do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).


“Para esta edição especial do festival preparamos um extrato com broto de bambu, broto de chicória e broto de rúcula. Além disso, usamos o talo da capuchinha, planta totalmente comestível. Tudo isso com em um azeite extra virgem com blend médio de olivas Koroneiki e Arbequina”, revela André.

Segundo o especialista, os brotos e a capuchinha agregam um leve azedo, resultando em um sabor único e marcante. A flor também dá uma beleza estética para o azeite. “Escolhi a capuchinha pois cultivamos e usamos aqui no Olivas de Gramado para finalização dos pratos servidos aos turistas”, finaliza André.


                                                                 fotos  Cleiton Thiele


“A escolha das PANC como tema para o evento, criação das receitas e fomento ao evento está sendo um sucesso com muitas surpresas como o azeite criado pelo Olivas que ficou incrível e poderá ser saboreado e adquirido pelos nossos visitantes em setembro”, destaca a executiva do Festival de Cultura e Gastronomia, Paula Kohl.

O Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado acontece de 06 a 17 de setembro e é um evento promovido pela Prefeitura de Gramado, com realização da Gramadotur e correalização da Abrasel Hortênsias. Mais informações em:  www.festivalgastronomiagramado.com.br e @festivaldegastronomia.


 fotos  Cleiton Thiele.

5º Encontro de Gestores pauta o desenvolvimento local sustentável a partir da cultura, do turismo e da criatividade



A partir do dia 1º de agosto, acontecerá, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a 5ª edição do Encontro Gestores de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais. Com o tema “Cultura, turismo e criatividade como indutores do desenvolvimento local sustentável”, o encontro visa promover um espaço para troca de experiências de trabalho entre os participantes, tendo como foco o planejamento para este segundo semestre.   https://www.secult.mg.gov.br/egmct/5-encontro-de-gestores

O evento é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).

Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de debater sobre ações de estruturação, qualificação e profissionalização dos setores da cultura e do turismo. O evento ainda servirá para qualificar os gestores municipais para acessar as políticas públicas de Minas Gerais, contribuindo para a descentralização dos recursos das áreas cultural e turística.

Inscrições

O 5º Encontro de Gestores de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais acontecerá no Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte, de 1º a 3 de agosto. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela plataforma Sympla.

São oferecidas 18 atividades, entre palestras, painéis e atrações culturais. É necessário retirar ingresso para cada uma delas, limitado a um bilhete por pessoa.

Programação

As atividades do Encontro Estadual de Gestores baseiam-se nas diretrizes da Secult para as políticas públicas turísticas e culturais. No dia 1º de agosto, toda a programação ocorrerá no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Às 14h, logo após o credenciamento, acontecerá a Cerimônia de Abertura Oficial do evento, com apresentação do ator, cantor e apresentador Saulo Laranjeira. 

Logo após, às 15h30, será realizada a palestra magna com o tema do encontro – Cultura, turismo e criatividade como indutores do desenvolvimento local sustentável. Quem ministrará a palestra é o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, a Secretária Adjunta da pasta, Milena Pedrosa. O primeiro dia do encontro ainda contará com um painel sobre os editais da Cemig, a apresentação do Coral Lírico de Minas Gerais, pertencente à Fundação Clóvis Salgado, e a cerimônia de certificação das Instâncias de Governança Regionais (IGRs).


No dia 2 de agosto, a primeira palestra, às 9h, abordará o papel transformador das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. A conferência contará com a presença do secretário Leônidas Oliveira, da secretária adjunta, Milena Pedrosa, dos Subsecretários de Cultura, Igor Arci, e de Turismo, Sérgio de Paula, e representante do Ministério da Cultura. Os subsecretários participarão ainda da palestra sobre Cultura e Turismo Sustentável e da roda de conversa sobre os novos programas Minas Criativa e Mais Turistas.

Está prevista, a partir das 16h30, a roda de conversa “Políticas culturais para povos tradicionais e povos originário” com Makota Celia Gonçalves, membro do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira, e Daru Tikuna, representante dos povos indígenas no Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec-MG), mediada por Debora Raiza, Diretora de Proteção e Memória do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. 

O segundo dia do encontro também terá atividades na sala Juvenal Dias, Teatro João Ceschiatti, Cine Humberto Mauro e no Foyer do Grande Teatro Cemig. Serão seis palestras e rodas de conversa apenas no dia, com pelo menos 14 palestrantes, além das apresentações culturais.


No dia 3 de agosto acontecerão oito atividades durante o evento. O Grande teatro Cemig servirá de palco para as explanações sobre “Atração de investimento em turismo” e “Salvaguarda e Promoção da Cozinha Mineira”. A Sala Juvenal Dias contará com o workshop “Princípios Básicos para a Construção de um Projeto” e a roda de conversa “Transversalidade entre educação, cultura e turismo”.

No Teatro João Ceschiatti, acontecerão as mesas-redondas “Empreendedoras no Turismo: Mulheres impulsionando negócios e transformando destinos” e “Liderança Transformadora: Gestão da Mulher na Administração Pública”. O Cine Humberto Mauro sediará a palestra “A importância da Faop e da Fundação Clóvis Salgado na disseminação da cultura em Minas” e o Fórum setorial de Equipamentos Culturais.

Confira a programação completa  https://www.secult.mg.gov.br/egmct/5-encontro-de-gestores

Inhotim o maior museu a céu aberto do mundo


Situado no município de Brumadinho, a 60km de Belo Horizonte, o Inhotim foi idealizado pelo empresário mineiro Bernardo Paz e aberto ao público em 2006, com forte compromisso com o desenvolvimento da comunidade na qual está inserido.

Além de romper com a arquitetura e o modo de exposição e visitação associados aos museus convencionais, o Instituto oferece aos visitantes a oportunidade da fruição, aproximando obras de arte e circuitos ambientais. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram esse lugar singular, um dos principais destinos turísticos e culturais do Brasil.

O Instituto Inhotim se preocupa com o meio ambiente e está inserido em uma relevante porção florestal remanescente de Mata Atlântica e Cerrado – dois dos biomas mais ricos em biodiversidade e, ao mesmo tempo, ameaçados do planeta, considerados hotspots mundiais.

Dos 140 hectares da área composta de florestas estacionais semi-deciduais secundárias, 42 são de jardins. Soma-se a essa porção extensa uma área de 254 ha protegida na forma de Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) que, desde maio de 2010, está determinada a colaborar de forma vitalícia para a conservação da biodiversidade conectando o Inhotim ao sul da Cadeia do Espinhaço, considerada um dos mais importantes centros de diversidade e plantas do mundo.

Em meados da década de 1980, iniciaram-se as obras paisagísticas dos exuberantes jardins que futuramente viriam formar o Instituto Inhotim. Ao longo do tempo foram sendo adquiridas diversas espécies de palmeiras e árvores nativas brasileiras e exóticas de várias regiões do mundo, que se adaptaram muito bem na região. Os jardins valorizaram a exuberância da flora integrando-a de forma espontânea e harmônica com as paisagens e lagos por meio de caminhos, escadas e pátios construídos a partir de formações rochosas de quartzito natural – inovações que se popularizaram no paisagismo brasileiro.

Em 2010, a expressiva coleção do Instituto permitiu o reconhecimento deste como Jardim Botânico com uma coleção botânica. Composta por aproximadamente cinco mil espécies, duas famílias se destacam: a de palmeiras, com cerca de mil espécies e variedades, e a dos imbés, antúrios e copo-de-leite, com mais de 400 espécies e formas – consideradas uma das maiores do mundo.


 https://www.inhotim.org.br/acervos



https://www.inhotim.org.br/institucional/




 

Buena Vista Soul, Jazz & Blues Festival - Savassi

06 ago - 2023 • 10:00 > 06 ago - 2023 • 18:00

 
Evento presencial em Praça da Savassi  https://www.sympla.com.br/evento/buena-vista-soul-jazz-blues-festival-savassi/2064630
Ingressos
R$ 0,00
Único

Grátis

Vendas até 06/08/2023

0

PUBLICIDADE


O mês de agosto chegou e com ele mais uma edição do “Buena Vista Soul, Jazz & Blues Festival”. O festival vai agitar a capital mineira no dia 6 de agosto, a partir das 10 h, na Praça da Savassi (Avenida Getúlio Vargas com Avenida Cristóvão Colombo). Será um domingo de muita diversão e entretenimento para o público. Com entrada gratuita, o evento contará com food trucks, cerveja artesanal, cachaças, vinhos, encontro de carros antigos, espaço kids, pintura ao vivo, exposição de artes plásticas, feira de manualidades, espaço kids e shows.

 

ARMANDINHO MACÊDO (A COR DO SOM)

Armandinho Macedo, é filho de Osmar, inventor do trio elétrico junto a Dodô.

No final dos anos 70, montou a banda “A Cor do Som”, que foi uma das primeiras do país a unir a música regional ao rock. Fizeram turnê nos EUA e na Europa, onde se apresentaram no Festival de Montreux, na Suíça. Em 2021 a banda ganhou o Grammy Latino 2021, na Categoria de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa.

 

Roma, na Itália, sediou a primeira ida do trio elétrico para fora do país. Em 1983, o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar levou uma multidão para Praça Navona, o local se transformou em uma verdadeira Praça Castro Alves, e uma multidão de europeus caíram no frevo. Foi a vez de Armandinho com sua guitarra incendiar Roma. A partir daí se apresentou em mais de 20 países da África, América do Sul, América do Norte e América Central.

 

Armandinho Macêdo com seus 60 anos dedicados à música é uma referência da guitarra brasileira e já foi homenageado em músicas por nomes como: Caetano Veloso com a música “Armandinho” e Baden Powell com a música “Um abraço no Trio Elétrico”.

Armandinho já dividiu o palco com: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Fafá de Belém, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Carlinhos Brown, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Cássia Eller, Hermeto Pascoal, Arthur Moreira Lima, Sivuca, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Stanley Jordan (EUA), Stanley Clarke (EUA), entre tantos outros.

 

No decorrer de sua jornada musical lançou mais de 40 álbuns, seja solo, com seus parceiros, ou com suas bandas: A Cor do Som e o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar.

 

Nesta apresentação Armandinho irá apresentar clássicos populares como o Bolero de Ravel, Brasileirinho, canções d’A Cor do Som, frevos entre outros sucessos.

 

ARMANDINHO vai tocar acompanhado por

Ébinho Souza, baixo - @ebinho_souza

Luiz Paulo Ramos, bateria - @luizpauloinsta

Maurício Olisan, teclado

 

 

INA MAGDALA

O que passa mas persiste; não em sua forma original, mas pelo efeito das transformações que causa. O que, em instantes, deixa de ser como foi concebido; mas que perdura em suas reverberações. O espetáculo "Efêmero Concreto" traz aos palcos de São Paulo uma verdadeira catarse. Idealizado pela cantora e compositora Ina Magdala, o seu repertório autoral se mescla com clássicos atemporais de maneira a transbordar o presente e instigar uma viagem em conjunto. Blues, rock e samba em fusão através da artista, ressaltam o sublime - alça mágica que faz com que a performance, efêmera por natureza, se solidifique no íntimo de cada um através da experiência compartilhada.

SHOW DIVAS DO BUENA VISTA

 

DENISE CORRÊA

Denise Corrêa é uma cantora com raízes no rock and roll, mas com influências do soul, blues e blues rock. Sua potência vocal permite passear pelas mais variadas vertentes, e tem em seu repertório grandes nomes como Whitney Houston, Diana Ross, Tina Turner, dentre outros.


Embaixadora do Make Music Day 2023, em Belo Horizonte, evento mundial de música que fomenta produção artística digital, atualmente lidera a banda Dizzy Missy, que se apresentou ano passado na edição de Sete Lagoas do Buena Vista, Soul, Jazz & Blues Festival, e agora se junta às divas do evento.

MYLENNA LOPES

A explosiva cantora de rock e blues Mylenna Lopes @myl.7l está pronta para incendiar o palco do Buena Vista Soul, Jazz & Blues Festival, trazendo uma mistura envolvente de sons e uma presença arrebatadora. Com uma voz poderosa, mais de 10 anos na profissão e uma paixão avassaladora pela música, Mylenna promete energizar e cativar o público com sua performance.


Seus projetos ativos atuais são: @doubletrouble7l , nas versões duo e trio, onde conta com repertório de rock, blues e pop; e a banda @vertigio.rock que apresenta um repertório variado que vai do Classic Rock ao Heavy Metal e Hard Rock.

Praça da Savassi

Praça Diogo de Vasconcelos, _  Savassi